x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/03/2011
    Idade
    58
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Question Adaptação para motor do limpador de para-brisa do Niva




    Pessoal,

    Preciso de ajuda. Tenho que trocar a motor do limpador de para-brisa. Qual adaptação posso utilizar???

    grato pela atenção

  • #2
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MARCO MENDES Ver Post
    Pessoal,

    Preciso de ajuda. Tenho que trocar a motor do limpador de para-brisa. Qual adaptação posso utilizar???

    grato pela atenção
    Algumas adaptações usam o motor do Chevette.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Chevete

    Sim, o motor do limpador do Chevete serve perfeitamente, é quase plug and play.
    O maior porblema é fazer funcionar as 3 velociades desse motor.
    Eu instalei no meu Niva, e a instalação física é perfeita mas a elétrica é complicada.

    O detalhe é que o motor do niva só tem duas velocidades: temporizada e normal.
    A do Chevete 3: temporizada, normal e rápida.

    Dai para fazer funcionar esta última velocidade é complicado. Na auto elétrica que levei o rapaz que instalou, demorou um bocado para comseguir fazer tudo funcionar.
    Ficou assim: a velocidade temporizada e normal ficaram sendo comandadas pelo comando original do Niva, para a velocidade rápida, tive de instalar uma chavinha na moldura do painel de instrumentos de meu Niva 95 (painel moderno).

    Não me pergunte de como é o esquema elétrico que não entendo nada desta área. Tem de levar para um cara bom de elétrica e ele instala pra vc.

    Agora se quiser o motor original vendo baratinho 40 pila mais o transporte. Esta funcionando, só troquei pq queria uma velocidade a mais.

    Abraços.
    Marcelo J. Manente

  • #4
    Citação Postado originalmente por MARCO MENDES Ver Post
    Pessoal,

    Preciso de ajuda. Tenho que trocar a motor do limpador de para-brisa. Qual adaptação posso utilizar???

    grato pela atenção
    Se você conseguir achar o do laika: é tirar um e colocar o outro. Não mexe nem no plug. Só no braço de acionamento do limpador que tem de reposicionar.
    abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #5
    E se não quiser colocar a terceira velocidade? Pq acho q não é tão util. Nem nos meus carros de passeio eu uso.

    Abraços

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/07/2011
    Idade
    45
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Eu coloquei o motorzinho da Fiorino/147 antiga, pq comprei por 25 pila de um vizinho ,foi tirar o antigo e colocar o outro, só tive que acertar os fios do chicote pq do fiat tinha mais fios e isolei eles , deixei com a velocidade rápida e normal, optei por deixar sem o temporizador. Ficou bom.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    28/08/2011
    Idade
    48
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Amigo coloquei em meu niva 91 o motor do chevette, porem nao deixa eles ligarem o sistema que deixa o limpador voltar apos desligado ( no meu caso nao funcionou e queimava o fuzivel deixando todo o sistema inutilizado ) ou seja, vc tem que desligar o limpador quando ele tiver em baixo, se desligar no meio do caminho ele fica...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    No meu Niva deu certo

    No meu Niva o automático de retorno do limpador funciona sem problemas, só não sei dizer como o técnico fez. Sei que ele teve de ligar 2 reles para dar certo.Inclusive ele ligou de maneira que quando aperto para esguichar agua o limpador dá 3 limpadas e retorna ao lugar. Nunca queimou fusível.
    Um detalhe. O rele original do meu Niva 95 estava queimado e portanto desativado.

    Abraços.
    Marcelo J. Manente

  • #9
    A elétrica não tem muito segredo. Mas precisa usar os relês corretos.

    Você teria fotos da instalação Marcelo?

    Um trolleiro criou um sistema bem legal para tornar linear a temporização do acionamento.

    É simples e bem rápido de fazer!

    Instalação de temporizador para o limpador de parabrisas no Troller [Tutorial] | Clube da Graxa

    Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #10
    Se pudessem postar fotos da instalação, agradeço.

    Tenho um conhecido que precisa modificar o sistema do Niva dele.

    Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #11
    Usuário
    Entrada
    24/07/2016
    Local
    Poço Fundo/MG
    Idade
    37
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Sim, o motor do limpador do Chevete serve perfeitamente, é quase plug and play.
    O maior porblema é fazer funcionar as 3 velociades desse motor.
    Eu instalei no meu Niva, e a instalação física é perfeita mas a elétrica é complicada.

    O detalhe é que o motor do niva só tem duas velocidades: temporizada e normal.
    A do Chevete 3: temporizada, normal e rápida.

    Dai para fazer funcionar esta última velocidade é complicado. Na auto elétrica que levei o rapaz que instalou, demorou um bocado para comseguir fazer tudo funcionar.
    Ficou assim: a velocidade temporizada e normal ficaram sendo comandadas pelo comando original do Niva, para a velocidade rápida, tive de instalar uma chavinha na moldura do painel de instrumentos de meu Niva 95 (painel moderno).

    Não me pergunte de como é o esquema elétrico que não entendo nada desta área. Tem de levar para um cara bom de elétrica e ele instala pra vc.

    Agora se quiser o motor original vendo baratinho 40 pila mais o transporte. Esta funcionando, só troquei pq queria uma velocidade a mais.

    Abraços.

    Ressuscitando o tópico.

    Por um acaso vc ainda teria esse motor do limpador do Niva Marcelo?

    Off Topic: mto triste vc vender sua linda SW4, pena não poder comprar agora.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    Xaxim/SC
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Quer três velocidades, faça o seguinte. Fiz no meu Niva 1995 e ficou perfeito (mudei porque tinha quebrado a chave de setas).
    1 - Compre uma chave de setas do FIAT 147 SPAZIO (ela é IGUALZINHA A CHAVE ORIGINAL DO NIVA, mas tem 4 posições: desligada, temporizador, velocidade 1, velocidade 2).
    2 - Compre um motor do limpador com 3 velocidades (temporizador, velocidade 1 e velocidade 2). Comprei um usado numa auto elétrica, marca BOSCH (não tem o modelo, o eletricista disse que era do caminhãozinho Ford Cargo). Foi so colocar no lugar e apertar os parafusos.
    3 - Compre um temporizador (comprei um do Voyage 1979)
    INSTALAÇÃO NÃO É O BICHO (eu mesmo fiz), só não consegui ligar o temporizador. O eletricista que me vendeu o motor instalou para min.
    Para instalar, faça o seguinte:
    a)- Retire o temporizador original do NIVA e isole os fios.
    b)- Pegue a chave de setas do FIAT 147 SPAZIO, identifique a função de cada fio e e ligue na mesma função do anterior (eu fazia essa identificação com uma lâmpada).
    OBS: Na chave de setas original do NIVA entram dois fios de energia positiva e na chave de setas do FIAT SPAZIO tem somente uma entrada de energia positiva, por isso precisa eliminar um. Também na chave de setas do FIAT SPAZIO saem dois fios para a buzina, isole um.
    c)- Instalar um fio extra da chave de setas do FIAT SPAZIO para fazer a função do temporizador.

    Eu instalei o temporizador no compartimento do motor, ao lado do motor do limpador.
    Tudo ligado, perfeito, funcionando: desligado, temporizado, velocidade 1, velocidade 2.
    Você vai precisar fazer uma pequena adaptação na parte debaixo do volante para colocar um pino novo para ligar e desligar o pisca quando o volante retornar a posição normal.

    Pena que meu NIVA esta todo desmontado senão fazia um vídeo mostrando.

    Abraços
    Gaio
    Niva 1995

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade