x
Convex Datacenter
Página 1 de 10 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 111
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0

    Regulador de Voltagem GAUSS GA057




    Camaradas niveiros,

    Este é o assunto do meu tópico: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1482

    Segundo estas instruções, instalando o regulador GAUSS GA057, o fio abóbora liga-se na ignição, o fio cinza no campo. Certo.

    MAS o regulador de voltagem original (russo) inclui a instalação de dois fios que eram ligados nos próprios parafusos de encaixe do regulador, o que suponho que seja terra (??). Acontece que nas instruções do Gauss nada aparece sobre essa fiação.

    Que fazer? Há uma outra forma de ligar esses aterramentos?

    Saudações niveiras,


    Ricardo

  • #2
    Citação Postado originalmente por JBassman Ver Post
    ... dois fios que eram ligados nos próprios parafusos de encaixe do regulador, o que suponho que seja terra (??).
    ...
    Como "parafusos de encaixe" você se refere aos parafusos que prendem o regulador na lataria do carro?
    Em caso positivo, ligue-os nos parafusos que vão prender o novo regurador ou quaiquer parafusos da lataria.
    O novo regulador também deve ser convenientemente aterrado.
    Na dúvida, procure um auto-elétrico.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Como "parafusos de encaixe" você se refere aos parafusos que prendem o regulador na lataria do carro?
    Em caso positivo, ligue-os nos parafusos que vão prender o novo regurador ou quaiquer parafusos da lataria.
    O novo regulador também deve ser convenientemente aterrado.
    Na dúvida, procure um auto-elétrico.
    Caríssimo amigo de águas nórdicas,

    É precisamente a esses parafusos que me refiro. No entanto, no manual do novo regulador lê-se: «estes parafusos não servem como aterramento». Ele vem, contudo, com um terminal designado «neutro».

    Li num outro manual feito por um camarada deste fórum (em anexo) que os fios terra são para ser ligados nesse terminal.

    E camarada bacalhau, não tenho problemas com auto-elétricos, mas na minha zona não tem nenhum (que eu conheça) que seja digno desse nome... ou então o nome "auto-elétrico" se refere a alguém que se resume a trocar farol de fusca.

    Daí que queria ter alguma certeza neste procedimento, pois é possível que seja eu próprio a fazê-lo.
    Regulador de Voltagem GAUSS GA057 Arquivos Anexos

  • #4
    JBassman;

    Meu Niva está com o mesmo regulador de voltagem, e a ligação está bem estranha! Tão estranha, que a lâmpada do painel não apaga.

    Pelo que pude perceber no meu, está da seguinte forma: Dois fios vem do alternador de corrente, a certo ponto, próximo ao vaso de expansão do radiador, existe uma tomada macho-fêmea, dali, os fios seguem até a bateria e existe uma outra derivação que não consegui perceber pra onde vai. No meu, a parte que vai para a bateria está desligada (circuito que creio eu, sirva pra apagar a lâmpada do painel), os fios estão conectados do alternador diretamente para o regulador, e por esse motivo, eu acho que a lâmpada não apaga: O Circuito está desconectado.

    A solução também me interessa, mas me parece que a carga está em ordem.
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #5
    Citação Postado originalmente por JBassman Ver Post
    Caríssimo amigo de águas nórdicas,

    É precisamente a esses parafusos que me refiro. No entanto, no manual do novo regulador lê-se: «estes parafusos não servem como aterramento». Ele vem, contudo, com um terminal designado «neutro».

    Li num outro manual feito por um camarada deste fórum (em anexo) que os fios terra são para ser ligados nesse terminal.

    E camarada bacalhau, não tenho problemas com auto-elétricos, mas na minha zona não tem nenhum (que eu conheça) que seja digno desse nome... ou então o nome "auto-elétrico" se refere a alguém que se resume a trocar farol de fusca.

    Daí que queria ter alguma certeza neste procedimento, pois é possível que seja eu próprio a fazê-lo.
    Meu caro, na foto abaixo, as setas em verde (A, B e C) indicam três excelentes pontos de aterramento, você pode utilizá-los. Use uma arruela de pressão para fazer um melhor contato elétrico. Nesses pontos (parafusos) você pode ligar os dois fios a que você se referiu anteriormente ("parafusos de encaixe") que, pelo que eu entendi, estavam ligados aos parafusos A e B do antigo regulador, certo? Eles, provavelmente, não têm nada a ver com o antigo regulador. Talvez só tenham sido ligados ali para serem aterrados. Podem ser de lâmpadas, buzina, bomba do esguicho ou qualquer outra coisa. Então, mantenha-os aterrados.

    O fato do manual do novo regulador ter a indicação "estes parafusos não servem como aterramento" deve-se ao fato do circuito interno do regulador estar isolado elétricamente da carcaça (invólucro) do regulador. Como o circuito do regulador precisa ser ligado ao negativo da bateria através do terminal "neutro" (o certo seria "negativo"), você deve ligar também esse terminal à um ponto da massa do veículo.
    OBS.: Como nunca liguei esse regulador (Gauss GA057), não posso garantir que as demais ligações (setas vermelhas) apresentadas na foto abaixo estejam corretas. Estou referindo-me tão somente aos parafusos de fixação que, por estarem presos à carroceria do veículo estão aterrados (negativo).
    Fui claro?

    DICA DE SEGURANÇA: Ao mexer na parte elétrica de um veículo, desconecte o terminal negativo da bateria.










    Em todo o caso, mantenha o extintor à mão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Regulador de Voltagem GAUSS GA057-gauss-ga057.jpg  

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Caríssimo,

    Quanto aos pontos de aterramento, parfait.

    No que trata à ligação do terminal "neutro" num ponto da massa do veículo, eis o que "manda" a Sarancar (http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=1482):

    "OBS Marca Gauss Esquema de Ligação dos fios no regulador esse rele tem quatro saidas

    porém liga-se o fio cor de abóbora na Ignição

    e o fio cinza no campo

    e o encaixe escrito lampada e neutro ficam sem nada ficam sem os fios."


    ?







    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Meu caro, na foto abaixo, as setas em verde (A, B e C) indicam três excelentes pontos de aterramento, você pode utilizá-los. Use uma arruela de pressão para fazer um melhor contato elétrico. Nesses pontos (parafusos) você pode ligar os dois fios a que você se referiu anteriormente ("parafusos de encaixe") que, pelo que eu entendi, estavam ligados aos parafusos A e B do antigo regulador, certo? Eles, provavelmente, não têm nada a ver com o antigo regulador. Talvez só tenham sido ligados ali para serem aterrados. Podem ser de lâmpadas, buzina, bomba do esguicho ou qualquer outra coisa. Então, mantenha-os aterrados.

    O fato do manual do novo regulador ter a indicação "estes parafusos não servem como aterramento" deve-se ao fato do circuito interno do regulador estar isolado elétricamente da carcaça (invólucro) do regulador. Como o circuito do regulador precisa ser ligado ao negativo da bateria através do terminal "neutro" (o certo seria "negativo"), você deve ligar também esse terminal à um ponto da massa do veículo.
    OBS.: Como nunca liguei esse regulador (Gauss GA057), não posso garantir que as demais ligações (setas vermelhas) apresentadas na foto abaixo estejam corretas. Estou referindo-me tão somente aos parafusos de fixação que, por estarem presos à carroceria do veículo estão aterrados (negativo).
    Fui claro?

    DICA DE SEGURANÇA: Ao mexer na parte elétrica de um veículo, desconecte o terminal negativo da bateria.










    Em todo o caso, mantenha o extintor à mão.

  • #7
    No site da Gauss (http://www.gauss.ind.br/produto.aspx?id=79), aparece ainda mais uma ligação (D-). (ver imagem abaixo)
    (D-) é carcaça, chassis, terra. Ou seja, negativo da bateria.
    NÃO LIGUE O "NEUTRO"
    (N).

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Regulador de Voltagem GAUSS GA057-regulador-de-tensao-gauss-ga057-.jpg  

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Thiago,

    A lâmpada do meu painel também não apagava, e foi por isso que comprei um novo regulador. Acontece que, no meu caso, a bateria não estava mesmo a recarregar. Uma bela noite liguei os faróis e fiquei na estrada.

    Uns 3 eletricistas desmontaram o alternador, verificaram que estava OK. Por consequência, o problema deveria estar no regulador de voltagem. Daí que comprei o GAUSS GA057, que pelas descrições, é um bom regulador. É preciso é saber ligá-lo, coisa que, aparentemente, poucos sabem fazer.

    O alternador do seu Niva é o original?


    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    JBassman;

    Meu Niva está com o mesmo regulador de voltagem, e a ligação está bem estranha! Tão estranha, que a lâmpada do painel não apaga.

    Pelo que pude perceber no meu, está da seguinte forma: Dois fios vem do alternador de corrente, a certo ponto, próximo ao vaso de expansão do radiador, existe uma tomada macho-fêmea, dali, os fios seguem até a bateria e existe uma outra derivação que não consegui perceber pra onde vai. No meu, a parte que vai para a bateria está desligada (circuito que creio eu, sirva pra apagar a lâmpada do painel), os fios estão conectados do alternador diretamente para o regulador, e por esse motivo, eu acho que a lâmpada não apaga: O Circuito está desconectado.

    A solução também me interessa, mas me parece que a carga está em ordem.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    No site da Gauss (http://www.gauss.ind.br/produto.aspx?id=79), aparece ainda mais uma ligação (D-). (ver imagem abaixo)
    (D-) é carcaça, chassis, terra. Ou seja, negativo da bateria.
    NÃO LIGUE O "NEUTRO"
    (N).

    Posso então usar esse D- para aterramento?

    Resumindo... tenho 2 fios para ligar - um abóbora e outro cinza. Mais dois que devem ser terra.

    Será este o sistema?

    Abóbora - Ignição
    Cinza - Campo
    2 Terras - D-

    E sinceramente... quantos auto-elétricos conseguem identificar um regulador e fazer as ligações decentemente?

  • #10
    JBassman;

    Meu alternador é original sim. Quando comprei o meu Niva, ele ainda tinha o regulador de voltagem original, mecânico, não selado, da Wapsa. Após uma ANTA ter jogado água nele no lava-rápido, e eu não ter percebido (nunca mais levei pra lava-rápido) acabei perdendo uma bateria.

    Na troca do regulador, o eletricista instalou o mesmo Gauss GA057 em meu Niva, o mesmo que você tem, e desde então a lâmpada da bateria nunca mais apagou, mesmo com a bateria sendo carregada. (isso, testado por mim no multímetro diversas vezes)

    Já procurei muito a respeito pela internet, e todos os textos ou são inconclusivos, ou simplesmente não tratam da ligação.

    A Melhor dica que encontrei até o momento, é a de instalar o regulador da VW-Brasília, que tem dois pólos como o original e funciona tão bem quanto, além de ser mais barato do que o Gauss GA057. Mas pelo que estava vendo em meu carro, o serviço está estranho, pois um conector foi desligado e deste conector estão partindo as ligações do regulador - com este conector desligado, creio eu, o circuito que desliga a lâmpada está inoperante.

    Em tempo: O Alternador original do Niva pra quem não tem guincho, muitos faróis de milha e outros acessórios é ÓTIMO, portanto, não caia na troca.

    Vamos ver se conseguimos resolver essa por aqui, senão, partirei para o auto-elétrico, pois essa lâmpada precisa funcionar direitinho. Vai que um dia um componente da carga abre o bico, e eu fico na mão!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #11
    Citação Postado originalmente por JBassman Ver Post
    Posso então usar esse D- para aterramento?

    Resumindo... tenho 2 fios para ligar - um abóbora e outro cinza. Mais dois que devem ser terra.

    Será este o sistema?

    Abóbora - Ignição
    Cinza - Campo
    2 Terras - D-

    E sinceramente... quantos auto-elétricos conseguem identificar um regulador e fazer as ligações decentemente?
    Não. Os 2 terras SE estavam ligados aos dois parafusos que fixam o regulador à lataria do carro, devem ser ligados lá mesmo e NÃO ao (D-).
    O (D-) também deve ser ligado a um desses parafusos por um fio.
    Simplificando: Os dois fios que você mencionou são aterrados. O (D-) é aterrado. Aterramento significa lataria (chassi) do veículo.
    Lâmpada e Neutro ficam desligados.

    Afinal, aonde vão esses dois fios que estavam ligados aos parafusos de fixação do regulador?

  • #12
    Thiago e Ricardo, o regulador da Bosch para a Brasília é P & P, e é baratinho, além de ser selado, recomendo! Entretanto , o regulador mecânico tem a vantagem de, em uma emergência, poder ser "consertado", mesmo que seja apenas provisoriamente, para funcionar por algum tempo.

    Ricardo, você vai reconhecer o local aonde foram tiradas as fotos anexas! O cidadão de rabo de cavalo, na primeira foto, ao lado de meu Niva, é o dono do Niva do qual eu lhe falei, que está na Capivara, com sua filha.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Regulador de Voltagem GAUSS GA057-04-itamonte.jpg   Regulador de Voltagem GAUSS GA057-05-itamonte1.jpg   Regulador de Voltagem GAUSS GA057-07-itamonte3.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade