x
Convex Datacenter
Página 4 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 111
  • #37
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Certo, mas, é para confrontar o quê?
    De acordo com o esquema, o que acontecerá se a lampada queimar ?

  • #38
    Ela não acenderá.

    Vamos lá. Analizando o seu esquema...
    Quando você aciona a chave de ignição (sem dar a partida), a lâmpada é energizada e acende (se não estiver queimada ).
    Ao colocar o motor em funcionamento, o alternador começa a produzir energia e deixa de haver uma diferença de potencial entre os bornes da lâmpada. Ela apaga.
    Se ela queimar ou for retirada em nada afetará o funcionamento do gerador, uma vez que é o regulador de voltagem que atua em cima da bobina de excitação do alternador.


  • #39
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    E de onde o regulador pegará tensão para atuar sobre o rotor ? Existe outro camimho para a tensão chegar até o regulador além da lâmpada ?

  • #40
    Em verde, a tensão gerada pelo alternador.
    A tensão no circuito A (carrega a bateria) tem o mesmo valor do circuito B (que vai para o regulador). Por isso a lâmpada apaga quando o gerador começa a funcionar. Não existe mais uma DDP (diferença de potencial) entre os bornes da lâmpada.
    O regulador ao "ler" o valor da tensão gerada, vai aumentar ou diminuir o valor da tensão de excitação (circuito em vermelho) do alternador.

  • #41
    Ops, faltou a imagem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Regulador de Voltagem GAUSS GA057-deste-ponto.jpg  

  • #42
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Está certo Baca, o caminho da corrente é este mesmo. Mas o que quero mostrar é que o alternador não funcionaria se a lampada estivesse queimada porque é atravéz dela que se dá a pré excitação. De maneira nenhuma quero impor uma teoria. Por isso retirei da net o texto abaixo e a teoria completa esta neste link : http://www.mecanica2000.com.br/artig...sp?Contador=41

    CIRCUITOS DO PRÉ-EXCITAÇÃO

    Quando a ignição é acionada, surge uma corrente que flui da bateria, através da lâmpada de advertência, para a armadura do rotor, e desta para o terra, através de um regulador. Nos alternadores com regulador montado externamente, a corrente flui primeiramente através do regulador e, depois disto, ela alimenta a armadura.
    Desta maneira, a corrente que vem da bateria pré-excita o alternador. A pré-excitação é necessária, pois nos alternadores normais, o magnetismo residual no núcleo de ferro não é suficiente no instante de partida. Portanto, o alternador não é capaz d gerar um campo magnético suficiente na armadura, e conseqüentemente gerar a voltagem necessária.
    No circuito de excitação há um diodo de excitação e um diodo de potência em série para cada uma das fases. Portanto, a auto-excitação só começa depois que o alternador consegue gerar uma voltagem maior que pelo menos a queda de tensão nos dois diodos. (2 x 0,7 V = 1,4 V).
    A lâmpada de advertência, presente no circuito de pré-excitação, age como um resistor quando a ignição é acionada. Quando o motor começa a girar, a corrente que flui através da lâmpada, deve ser grande o bastante para gerar um campo magnético capaz de iniciar o processo de auto-excitação. A lâmpada permanece acesa enquanto há corrente fluindo no circuito de pré-excitação.

  • #43
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Está certo Baca, o caminho da corrente é este mesmo. Mas o que quero mostrar é que o alternador não funcionaria se a lampada estivesse queimada porque é atravéz dela que se dá a pré excitação. De maneira nenhuma quero impor uma teoria. Por isso retirei da net o texto abaixo e a teoria completa esta neste link : http://www.mecanica2000.com.br/artig...sp?Contador=41

    CIRCUITOS DO PRÉ-EXCITAÇÃO

    Quando a ignição é acionada, surge uma corrente que flui da bateria, através da lâmpada de advertência, para a armadura do rotor, e desta para o terra, através de um regulador. Nos alternadores com regulador montado externamente, a corrente flui primeiramente através do regulador e, depois disto, ela alimenta a armadura.
    Desta maneira, a corrente que vem da bateria pré-excita o alternador. A pré-excitação é necessária, pois nos alternadores normais, o magnetismo residual no núcleo de ferro não é suficiente no instante de partida. Portanto, o alternador não é capaz d gerar um campo magnético suficiente na armadura, e conseqüentemente gerar a voltagem necessária.
    No circuito de excitação há um diodo de excitação e um diodo de potência em série para cada uma das fases. Portanto, a auto-excitação só começa depois que o alternador consegue gerar uma voltagem maior que pelo menos a queda de tensão nos dois diodos. (2 x 0,7 V = 1,4 V).
    A lâmpada de advertência, presente no circuito de pré-excitação, age como um resistor quando a ignição é acionada. Quando o motor começa a girar, a corrente que flui através da lâmpada, deve ser grande o bastante para gerar um campo magnético capaz de iniciar o processo de auto-excitação. A lâmpada permanece acesa enquanto há corrente fluindo no circuito de pré-excitação.
    Dinola, como você mesmo disse aí acima, isso se aplica ao esquema de alternadores que você enviou.

    "Nos alternadores com regulador montado externamente, a corrente flui primeiramente através do regulador e, depois disto, ela alimenta a armadura".

    No NIVA e que é o caso a que se referia o que foi colocado na mensagem #28, o circuito da lâmpada nem faz parte do circuito do alternador e nem do circuito do regulador de tensão.
    Ela é acionada por um relé. O fato dela estar funcionando, estar queimada ou nem existir em nada vai alterar o funcionamento do conjunto alternador/regulador.

  • #44
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Bacalhau, o Thiago se referiu ao regulador eletronico que não possui circuito separado para a lampada , como segue abaixo :
    Neste sistema eletronico, a lampada está ligada em série com o sistema de excitação do alternador, ou seja, o alternador tem que recerber uma tensão pra excitar o rotor, para que qdo ele começar a girar dentro do estator, começe a gerar energia.
    Se a lampada do painel não acender (queimar ou por mal contato) o alternador não receberá a primeira carga pra começar a produzir eletricidade, (não carrega). Nem vou comentar. Façam o seguinte: retirem a tal lâmpada e me digam se o alternador parou de gerar. Me digam se tem lógica o sistema inteiro parar de funcionar por causa de uma lâmpada de advertência queimada ou com mau contato. Nem na Rússia.
    4X4 Brasil

  • #45
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #46
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Eu compro a briga e vc só fica na pipoca, Thiago ? Mui amigo,rs !
    []

  • #47
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Bacalhau, o Thiago se referiu ao regulador eletronico que não possui circuito separado para a lampada , como segue abaixo :
    Neste sistema eletronico, a lampada está ligada em série com o sistema de excitação do alternador, ou seja, o alternador tem que recerber uma tensão pra excitar o rotor, para que qdo ele começar a girar dentro do estator, começe a gerar energia.
    Se a lampada do painel não acender (queimar ou por mal contato) o alternador não receberá a primeira carga pra começar a produzir eletricidade, (não carrega). Nem vou comentar. Façam o seguinte: retirem a tal lâmpada e me digam se o alternador parou de gerar. Me digam se tem lógica o sistema inteiro parar de funcionar por causa de uma lâmpada de advertência queimada ou com mau contato. Nem na Rússia.
    Um de nós dois está interpretando alguma coisa errada. E não sou eu.
    O que o Thiago transcreveu foi:

    "
    ... o regulador usado (Gauss) é com sistema eletronico. Muito diferente do original mecanico (que nao é o Wapsa) pois o original é Russo.
    No sistema mecanico, a lampada recebe um comando do regulador pra apagar.
    "

    Na minha interpretação, está-se falando em NIVAs e em reguladores de tensão (originais ou adaptados) usados em NIVAs com o alternador original do NIVA.
    Ao se adaptar o regulador Gauss no NIVA, seguindo o esquema de ligações discutido anteriormente, o circuito da lâmpada vigia continua independente.

    "No sistema eletronico, quem comanda o apagamento da lampada é o alternador."

    Como, pela minha interpretação, ainda se está falando em NIVAs, reafirmo que esta informação não procede.
    Só os primeiros NIVAs (ao que me conste) vieram com o regulador mecânico. A partir de um certo ano (93, eu creio) passaram a vir com regulador de tensão eletrônico (made in URSS) e, exceto por isso, nada mais mudou no circuito de geração, que continuou com a lâmpada vigia sendo acionada por intermédio de um relé.
    Mesmos nos modelos mais atuais (ou menos antigos ) em que o regulador de tensão vem embutido no alternador, a lâmpada vigia não é ligada diretamente ao gerador, como no esquema apresentado por você, mas, continua a ser acionada por um relé, em circuito independente e não faz parte de nenhum circuito de pré-excitação do alternador.

    Me parece que quem redigiu o texto, apresentado pelo Thiago, misturou alhos com bugalhos. Ou seja, a teoria de funcionamento do alternadores mais modernos com o funcionamento do circuito de geração do NIVA.
    É certo que a lâmpada vigia recebe o comando do alternador para apagar e faz parte do circuito de excitação primária, mas, em geradores de tipo diferente dos que estão em discussão (NIVA).
    Se você comparar os diagramas dos circuitos de geração dos nossos NIVAs com o que você apresentou, retirado de uma revista de eletrônica, verá o quão eles são diverentes. E, no que se refere à lâmpada vigia, seja com regulador mecânico ou eletrônico, o que se aplica para um não serve para o outro.


  • #48
    Tô esperando uma definição!

    Mas, são discussões como essa que fazem o nosso fórum dos Nivas ter um nível tão bacana.

    Eu tô conseguindo compreender todo o exposto, mas:

    - Mantenho o mesmo regulador de voltagem?
    - Se for pra manter, como faço a luz funcionar devidamente?
    - Existe algum regulador que mantenha o sistema original funcionando e que esteja disponível em nosso mercado? (sem que eu tenha a necessidade de importar da Rússia)

    Eu vou ilustrar as ligações do meu carro com fotos, volto daqui a pouco com elas. Sei que há a opção de substituir o alternador, mas pelo valor, não acho viável no momento. Mas se existir apenas essa possibilidade, é algo a se pensar, mas futuramente. No momento, na pior das hipóteses, posso tentar importar uns dois reguladores da Rússia e já fico com um na reserva.

    E mais uma vez, parabéns pela discussão!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade