x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    Troca de óleo Caixa de Transmissão




    Niveiros de plantão, aproveitando que o Niva ainda está com carga na bateria, estou querendo ir amanhã fazer a troca do óleo da caixa de transmissão, mas em uma breve pesquisa percebi que a escolha do tipo de óleo não é das mais simples como a pesquisa foram feitas em sites gringos me gerou duvidas quanto as especificações. Qual a marca e especificação vocês utilizam?

    abraços

  • #2
    Para caixas de marchas e de transferência, diferenciais dianteiro e traseiro e caixa de direção, o manual do proprietário recomenda: SAE 90.
    Eu prefiro os multiviscosos: SAE 75W/90 ou SAE 85W/140.
    Sempre de marcas tradicionais e confiáveis.

  • #3
    Eu coloco o 90 mesmo, mas troco o óleo sempre que mando fazer uma preventiva no meu Niva... Também costumo trocar a agua do radiador e colocar um bom aditivo, e o fluido de freio e da embreagem. O filtro de óleo troco junto com o mesmo a cada 5.000 km e o de combustível e ar a cada 10.000 km.
    Não sei se é o certo, mas meus carros nunca deram nenhum problema ou me deixaram na mão.

  • #4
    Edney, o que você faz não é o certo. É o certíssimo.
    O fluído de freio e da embreagem absorvem àgua. O correto é trocá-lo anualmente em lugares de umidade elevada.
    A água do radiador deve ser trocada anualmente e deve-se usar àgua destilada (a água tratada, da torneira, é cheia de cloro, fluor e outros componentes que provocam incrustações nas galerias do motor, radiador e rotor da bomba d'água) acompanhada de um bom aditivo, sendo que este também ajuda a lubrificação da bomba d'água.
    Tem gente que ainda tem dentro do câmbio, caixa de transferência e diferenciais o óleo original que foi colocado na fábrica.

  • #5
    Pois é, Bacalhau, por isso que tem gente que reclama do Niva, diz que não é um veículo confiável e tem medo de encarar qualquer viagem ou aventura com a viatura. Eu nunca tenho problemas graças a essa manutenção toda, afinal, qualquer que seja o veículo, tem que estar sempre pronto para quando precisamos dele, confiável e devidamente preparado para o trajeto que pretendemos fazer.
    Quem sabe logo as pessoas aprendem que qualquer que seja o carro, não adianta economizar com manutenção, o certo é fazer da forma correta e periodicidade, assim sempre estamos bem.

    Abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Edney, o que você faz não é o certo. É o certíssimo.
    O fluído de freio e da embreagem absorvem àgua. O correto é trocá-lo anualmente em lugares de umidade elevada.
    A água do radiador deve ser trocada anualmente e deve-se usar àgua destilada (a água tratada, da torneira, é cheia de cloro, fluor e outros componentes que provocam incrustações nas galerias do motor, radiador e rotor da bomba d'água) acompanhada de um bom aditivo, sendo que este também ajuda a lubrificação da bomba d'água.
    Tem gente que ainda tem dentro do câmbio, caixa de transferência e diferenciais o óleo original que foi colocado na fábrica.
    Não sabia que os causadores das incrustações eram o cloro e fluor. Mais uma que aprendo.

  • #7
    Dinola, toda a porcaria que é dissolvida na água, além de sais minerais, acabam provocando aquelas inscrustações.
    Por isso, o recomendável é usar água destilada ou água da chuva. Neste último caso, deve-se recolher a água da chuva após dois ou três dias de precipitação, para que dê tempo de "lavar" toda a poeira e poluição presentes na atmosfera.
    Águas de nascentes, por mais puras que sejam para o consumo, ou água mineral, também podem conter grandes quantidades de sais minerais (água dura). Que tem ou teve aquário sabe do que estou falando. Nos aquários chega a formar, na parte de cima do vidro, um depósito duro e difícil de sair.
    No sistema de arrefecimento dos carros, não é uma coisa que aconteça de um dia para o outro, mas, com o passar dos anos...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Só para ilustrar essas incrustações, hoje consegui resolver o problema do ar quente do Mille da minha esposa. A válvula que libera a passagem de água para o radiador do AQ estava travada de tanto "lodo ferruginoso". Isso num carro de 2004 com 82.000km. Na verdade, comprei esse carro no ano passado com 64.000km e estava desse jeito. Coloquei água nova no sistema, vou deixar rodando por uma semana e colocarei água separada de ar condicionado com aditivo. o sistema tinha tanta sujeira que estou pensando como vou limpar o sistema de arrefecimento inteiro!!!
    A causa disso tudo? Água de torneira!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Ed, existe um produto (na realidade vários) indicado para limpeza de radiadores.
    É um líquido apropriado que você adiciona à água do radiador que promete limpar todas as galerias do sistema de arrefecimento (radiador, motor, bomba d'água e calefação). Normalmente, depois de atingir a temperatura normal de funcionamento você deixa o motor funcionando por cerca de 15 ou 20 minutos (melhor conferir nas instruções do rótulo). É importante, obviamente, deixar o ar quente ligado ao máximo, para que o produto também circule pelo radiador do AQ. Após esse tempo, você deve esgotar toda a água do sistema, lavando bem. Eu costumo, com o motor ligado, colocar uma mangueira, com bastante pressão de água, na entrada do radiador e deixar a saída do motor aberta, de forma que a água limpa circule por todo o sistema, removendo toda a sujeira solta. Tampo e destampo a saída de água de modo que o sistema encha e esvazie completamente. Depois de sair toda a sujeira, esgoto toda a água e completo com água desmineralizada com aditivo.
    O reservatório de espansão, que normalmente fica encardido, com cor de barro, também merece atenção especial. Retiro-o do carro e se estiver muito sujo, apelo para o velho ácido muriático (CUIDADO AO USAR ESTE PRODUTO, PRINCIPALMENTE COM OS OLHOS E A PELE. USE EM LOCAL BEM VENTILADO E NÃO INALE SEUS VAPORES. DESCARTE-O EM LOCAL APROPRIADO). Não use para a limpeza de metais, pois corrói tudo.

    Abaixo, o antes e o depois do reservatório de expansão do "Félix", limpo com ácido.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0040.jpg   -img_0041.jpg   -img_0042.jpg   -img_0170.jpg   -img_0171.jpg  

  • #10
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Por causa das trilhas, eu faço o mesmo procedimento que vc, Bacalhau a cada 2 anos. Sempre coloquei a água de torneira mas com aditivo e não há vestígio de incrustações. Acho que é devido a esta manutenção periódica.

  • #11
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Ed, existe um produto (na realidade vários) indicado para limpeza de radiadores.
    É um líquido apropriado que você adiciona à água do radiador que promete limpar todas as galerias do sistema de arrefecimento (radiador, motor, bomba d'água e calefação). Normalmente, depois de atingir a temperatura normal de funcionamento você deixa o motor funcionando por cerca de 15 ou 20 minutos (melhor conferir nas instruções do rótulo). É importante, obviamente, deixar o ar quente ligado ao máximo, para que o produto também circule pelo radiador do AQ. Após esse tempo, você deve esgotar toda a água do sistema, lavando bem. Eu costumo, com o motor ligado, colocar uma mangueira, com bastante pressão de água, na entrada do radiador e deixar a saída do motor aberta, de forma que a água limpa circule por todo o sistema, removendo toda a sujeira solta. Tampo e destampo a saída de água de modo que o sistema encha e esvazie completamente. Depois de sair toda a sujeira, esgoto toda a água e completo com água desmineralizada com aditivo.
    O reservatório de espansão, que normalmente fica encardido, com cor de barro, também merece atenção especial. Retiro-o do carro e se estiver muito sujo, apelo para o velho ácido muriático (CUIDADO AO USAR ESTE PRODUTO, PRINCIPALMENTE COM OS OLHOS E A PELE. USE EM LOCAL BEM VENTILADO E NÃO INALE SEUS VAPORES. DESCARTE-O EM LOCAL APROPRIADO). Não use para a limpeza de metais, pois corrói tudo.

    Abaixo, o antes e o depois do reservatório de expansão do "Félix", limpo com ácido.
    Só acrescento uma questão: O Reservatório de expansão do radiador também pode ser limpo com areia! Retire-o, coloque um pouco de areia dentro, água, e daí é só agitar. A Areia, que é abrasiva, retira toda a gosma e as incrustações do reservatório.

    O Ácido Muriático também é ótimo, não ataca plásticos, só tem o problema de ser um produto nocivo e perigoso se não for manuseado de acordo com as recomendações que o Bacalhau transmitiu.

    Sobre a areia, quem tem gatos deve tomar cuidado! hehe
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #12
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Por causa das trilhas, eu faço o mesmo procedimento que vc, Bacalhau a cada 2 anos. Sempre coloquei a água de torneira mas com aditivo e não há vestígio de incrustações. Acho que é devido a esta manutenção periódica.
    Dinola, tudo depende da qualidade da água e não vou comparar (porque não tem comparação) a qualidade da água da SABESP com a da CAGECE ou, no meu caso SAAE. Além do tratamento, tem a procedência da mesma, o que envolve um grau maior ou menor de dureza (sais minerais).
    Mas, onde esses depósitos (incrustações) atacam mais é no alumínio e, advinha, qual é a parte, no sistema de arrefecimento, que é de alumínio, as galerias são bem mais estreitas, a gente não vê (só desmontando) e onde é mais sensível (quanto aos problemas causados pelas obstruções) e difícil de desobstruir.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade