x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0

    Parafuso do câmbio




    Olá pessoal !

    Existe um parafuso que prende a primeira marchal á ré (ou a quinta à ré, não me lembro exatamente) que vive quebrando.
    Alguém sabe porque isto acontece e como faz para parar de quebrar ?

    Abraço a todos !

  • #2
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Olá pessoal !

    Existe um parafuso que prende a primeira marchal á ré (ou a quinta à ré, não me lembro exatamente) que vive quebrando.
    Alguém sabe porque isto acontece e como faz para parar de quebrar ?

    Abraço a todos !
    É o parafuso da quinta, geralmente quebra quando perde o aperto. Trava química nele!

  • #3
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Olá Flugêncio !

    Toda vez que tiro o câmbio, eu verifico se este parafuso não está quebrado.
    Nesta última vez, quando troquei a embreagem, notei que o parafuso havia quebrado. Acontece que não consegui tirar a parte da rosca que ficou presa. Como não estava fazendo nenhum barulho, resolvi montar sem este.
    Rodei uns 5000 Km e só agora que o barulho apareceu (conheço o ruído porque já quebrou muitas vezes).
    Já sei que quando desmontar vou me deparar com esta rosca presa.
    Vc sabe como retira-la ?

  • #4
    nao conheço o sistema nem o material onde fica alojado tal parafuso,
    mas voce pode tirar de varias formas;
    primeira delas é dando um calor na peça onde ficou alojada a rosca quebrada e dai com uma chave de fenda voce tenta rodar o que sobrou do parafuso, pois o calor tende a dilatar a parte da rosca(nao aqueça demais e nao resfrie a peça apos aquecer para nao perder a tempera)
    segundo se a primeira nao der certo utilize uma furadeira e uma serie de brocas começando por uma bem fina e fure o meio do parafuso va a uma casa de parafusa e compre um parafuso rosca inversa compativel com o tamanho de furo que consegui fazer no pedaço de parafuso quebrado e assim va rosqueando no que sobrou ele provavelmente vai sair(qualquer coisa tente um calor junto no alojamento do parafuso quebrado)
    terceira voce pode ir com a furadeira aumentando a grossura das brocas até acabar com o que restou do parafuso e depois utilizar um macho com uma medida um pouco maior e assim utilizar um parafuso maior.

    espero ter ajudado
    abraço

  • #5
    Caro amigo tenho experiencia com 4x4 a anos como mecanico de meus carros, boa parte eu faço, agora eu estou sempre pronto e querendo aprender algo mais facil para executar os serviços, entao se puder nos ensinar uma forma mais facil ou apenas outra forma de remover o parafuso agradeço pela aula.

    []"

  • #6
    O parafuso quebra pq é longo, sofre uma deformação elástica ao ser apertado. Ninguem aplica o torque adequado, ali na rosca, onde quebra, é uma área de grande stresse. Ideal é usa-lo apena uma vez, como a maioria dos parafusos que sofrem tração, como é o caso da engrangem intermediara que este parafuso prende.Usar parafuso de aço 10k ou 8.8. inox e ferro comum jamais.
    Normalmente, ao se retirar q engrenagem intermediaria, ve-se o pedaço dentro do eixo secundário. Ja tirei algumas vezes apenas com punção e martelo. Pode-se broquear e usar um extrator de parafusos. Tipo uma macho conico com rosca a esquerda. Não aconselho usar trava quimica de alto torque. Usar um de baixo torque e uma boa arruela de pressão.

  • #7
    Citação Postado originalmente por jiper Ver Post
    O parafuso quebra pq é longo, sofre uma deformação elástica ao ser apertado. Ninguem aplica o torque adequado, ali na rosca, onde quebra, é uma área de grande stresse. Ideal é usa-lo apena uma vez, como a maioria dos parafusos que sofrem tração, como é o caso da engrangem intermediara que este parafuso prende.Usar parafuso de aço 10k ou 8.8. inox e ferro comum jamais.
    Normalmente, ao se retirar q engrenagem intermediaria, ve-se o pedaço dentro do eixo secundário. Ja tirei algumas vezes apenas com punção e martelo. Pode-se broquear e usar um extrator de parafusos. Tipo uma macho conico com rosca a esquerda. Não aconselho usar trava quimica de alto torque. Usar um de baixo torque e uma boa arruela de pressão.
    Kavuska,
    bela aula... falou exatamente o que eu ia falar

    []s,
    Gustavo.


    .

  • #8
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Olá amigos !
    Ainda não desci o câmbio. Mas quando isso acontecer, levarei em conta tudo que foi escrito.
    Ainda tenho muito que aprender pois não sou mecânico profissional.
    Por isso, agradeço por todas as dicas.
    Além do que foi mencionado, acredito que os parafusos vendidos em lojas especializadas Lada são de qualidade inferior como tantas outras peças.
    Abraço a todos !

  • #9
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=jiper;1110576]O parafuso quebra pq é longo, sofre uma deformação elástica ao ser apertado. Ninguem aplica o torque adequado, ali na rosca, onde quebra, é uma área de grande stresse. Ideal é usa-lo apena uma vez, como a maioria dos parafusos que sofrem tração, como é o caso da engrangem intermediara que este parafuso prende.Usar parafuso de aço 10k ou 8.8. inox e ferro comum jamais.
    Normalmente, ao se retirar q engrenagem intermediaria, ve-se o pedaço dentro do eixo secundário. Ja tirei algumas vezes apenas com punção e martelo. Pode-se broquear e usar um extrator de parafusos. Tipo uma macho conico com rosca a esquerda. Não aconselho usar trava quimica de alto torque. Usar um de baixo torque e uma boa arruela de pressão.[/QUOTE

    Jiper, o parafuso que tirei é 8.8. O que quer dizer este número ? Será que existe mais forte, porque este não aguenta.
    Obrigado

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    So a título de informação (me intrometendo um pouco aí no tópico), 8.8 quer dizer o torque que o parafuso aguenta, ou seja, 8x8 64KN, me corrijam se estiver falando besteira (na unidade é claro), pois aprendi assim, no curso técnico que fiz.
    Peço permissão para utilizar o tópico pra tirar uma grande dúvida minha que me ocorreu ontem. Notei que o tranbulador estava um pouco "frouxo" na posição primeira e segunda, e já havia notado que fazia um barulho anormal na caixa quando passava a primeira, o barulho era tipo um zunido... bem baixinho...
    Fiz uma viagem de 550 km nesse feriado ultimo e na volta observei esse barulho... ontem saí com ele novamente e o barulho me acompanhando... quando cheguei próximo ao meu destino (mais ou menos uns 8 km) o barulho aumentou... mas aí enconstei no estacionamento e quando fui sair mais a tardinha não andei um quarteirão, o barulho agravou e não parou mais, ficava tipo um grunido bem alto, cantando conforme o aumento da velocidade... quando cheguei em casa coloquei ele na vaga do carro (pois o piso é de cerâmica), e hoje pela manhã, apareceu uma poça de óleo, que aliás o óleo da caixa inteiro... quando tive tempo limpei tudo e dei uma olhada... rachou aquela tampa da parte de trás do cãmbio. Ai eu pargunto (depois de contar a vida inteira), será que foi alguma peça do trambulador que caiu dentro da caixa e fez com essa quebrasse?, não vejo outra explicação... o cantar realmente é do carretão mau casado devido a rachadura da carcaça, desalinhando assim devido a carcaça ser o suporte do rolamento...
    Semana que vem quando me liberar o tempo levarei ao mecânico pra ele abrir tudo e trocar as peças danificadas... na esperança de ser somente a carcaça e alguma coisa do trambulador!

    Abraços e agradeço a compreensão do dono do tópico e a paciência de todos...
    Espero alguma dica!!!

  • #11

    especificação de parafusos

    Pablo
    Não esta completamente correta a sua informação quanto a especificação de parafusos.O correto é:

    O material que o parafuso é feito vem estampado na sua cabeça na forma de um código de dois números no formato XX.Y. Por exemplo, 5.8, 8.8 ou 12.9. Saber conhecer esse código é importante por dar uma boa idéia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo. O primeiro número (XX) multiplicado por 10 diz o limite de resistência à tração do parafuso e o segundo número (Y) multiplicado por (XX) o limite de escoamento. Por exemplo, um parafuso 12.9 possui 120kgf/mm² de resistência e 108kgf/mm² de limite de escoamento.

    Informação retirada do site http://www.endurohp.eng.br/mecanica/...parafusos.html

    []s
    Peter

  • #12
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Peter, obrigado pela informação. Pelo menos na loja onde compro só existe essa resistência para este parafuso. Mais resistente só alen. Mas achei a cabeça grande demais . Onde sempre quebra é na rosca, então comprei um maior para deixar a parte sem rosca, que é mais resistente, no ponto onde quebra. Vamos ver se agora dá certo.

    Pablo, já passei exatamente por este problema. No meu caso foi um parafuso, aliás, ô coisa mal feita, que segura o trambulador que se soltou. Este foi pressionado contra a caixa pela quinta marcha. O resultado vc já conhece.
    É fácil de resolver mudando o tipo de parafuso, mas terá que descer o câmbio e mandar tampar o buraco com solda para alumínio . A engrenagem não quebrou.

    Ab

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema com parafuso cambio Engesa HELP!!!!
      Por gomila no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 25
      Última resposta: 15/04/2008, 08:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade