x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 24 de 24
  • #13
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4



    Melhorar o desempenho do Niva em trilhas leves e médias? Hummm.
    Bom, a dica do Flugêncio (tudo bem contigo, meu camarada???) para levantar o Niva somente se justifica com a substituição dos pneus (o que efetivamente melhora o vão livre de um carro é o tamanho dos pneus) por outros maiores. Isso significa mais esforço (torque) nas homocinéticas e nos cardãs.
    Com relação aos pneus, uma troca de rodas (mudar de aro 16 para 15) permite um considerável aumento nas opções. Verifique um tamanho e modelo adequado para sua necessidade (o modelo Garra da Pirelli é excelene para trilhas, mas ruim no asfalto). A mudança (aumento dos pneus) melhora os ângulos de ataque e de saída do carro. Para melhorar ainda mais, somente com a troca dos para-choques por outros que fiquem mais "colados" a lataria (nem sempre uma boa opção).
    Em outras palavras, "jaque" vai começar a mudanças na viatura, é bom estar a tento a tudo, como eficiência dos freios, mudança no raio de esterçamento, condições do motor (se estiver bom, apenas mudança no comando de válvulas é suficiente para melhorar o desempenho), etc. E ir separando o "din-din"....
    Como foi dito "Não existe almoço de graça" (lema do Artur "Porcão") e "cavalo que corre, também come".
    Boa sorte e boas festas!!!!
    Maurício (Tche).

  • #14
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Ah, este site tem informações preciosas! Grande Bruno Mega!!!
    http://web.archive.org/web/200302150...vasite.com.br/

    Abraços.

    Maurício (Tche)

  • #15
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Melhorar o desempenho do Niva em trilhas leves e médias? Hummm.
    Bom, a dica do Flugêncio (tudo bem contigo, meu camarada???) para levantar o Niva somente se justifica com a substituição dos pneus (o que efetivamente melhora o vão livre de um carro é o tamanho dos pneus) por outros maiores. Isso significa mais esforço (torque) nas homocinéticas e nos cardãs.
    Com relação aos pneus, uma troca de rodas (mudar de aro 16 para 15) permite um considerável aumento nas opções. Verifique um tamanho e modelo adequado para sua necessidade (o modelo Garra da Pirelli é excelene para trilhas, mas ruim no asfalto). A mudança (aumento dos pneus) melhora os ângulos de ataque e de saída do carro. Para melhorar ainda mais, somente com a troca dos para-choques por outros que fiquem mais "colados" a lataria (nem sempre uma boa opção).
    Em outras palavras, "jaque" vai começar a mudanças na viatura, é bom estar a tento a tudo, como eficiência dos freios, mudança no raio de esterçamento, condições do motor (se estiver bom, apenas mudança no comando de válvulas é suficiente para melhorar o desempenho), etc. E ir separando o "din-din"....
    Como foi dito "Não existe almoço de graça" (lema do Artur "Porcão") e "cavalo que corre, também come".
    Boa sorte e boas festas!!!!
    Maurício (Tche).
    Mauricio,

    são justamente esses pontos que eu preciso de informações pois pretendo trocar os pneus, mas queria saber quais pontos eu deve verificar ou trocar para não acontecer de na primeira trilha acabar quebrando... vou começar e ver as opçoes de cardã e homocineticas...


    Valeu !!
    André Fajoses
    Meus Videos

  • #16
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Mauricio,

    são justamente esses pontos que eu preciso de informações pois pretendo trocar os pneus, mas queria saber quais pontos eu deve verificar ou trocar para não acontecer de na primeira trilha acabar quebrando... vou começar e ver as opçoes de cardã e homocineticas...


    Valeu !!
    Sinceramente, melhor não trocar nada previamente, a não ser que você pretenda instalar pneus 33' ou que os componentes estejam comprometidos. Lembro sempre que qualquer adaptação é isso mesmo: uma adaptação. Trocar componentes originais por outros mais robustos (mas que exigem adaptação) nem sempre é uma boa . No Niva site tem algumas opções de modificação que podem lhe ser úteis, como o próprio MegaNiva (que tinha motor VW 2.0 do santana). Mas mesmo neste caso, (um projeto que ficou funcional) foi exigido muitos ajustes e reparos imprevistos para que o carro ficasse ok .
    Na minha opinião, é melhor manter os componentes originais e, com o uso, identificar pontos que possam ser melhorados. Cada mudança em um carro é única, pois é único o seu estado prévio .
    Grande abraço e um feliz Natal.

    Maurício (Tche).

  • #17
    Mauricio,

    mas uma vez obrigado pela dica... quando eu falei em ver estava falando isso mesmo ! ver opções para quando e se for necessário pelo menos já ter uma ideia do que fazer...

    e quanto a site ele é show d bola !!
    André Fajoses
    Meus Videos

  • #18
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Mauricio,

    mas uma vez obrigado pela dica... quando eu falei em ver estava falando isso mesmo ! ver opções para quando e se for necessário pelo menos já ter uma ideia do que fazer...

    e quanto a site ele é show d bola !!
    Hehehe !!!!
    Há uns sete anos, o Niva Site era referência em tudo o que se fazia (e sabia) sobre Nivas. O seu proprietário (Bruno Mega) fez um trabalho primoroso na época. E mesmo hoje em dia, as dicas e as fotos ainda podem ajudar muita gente, pois o estilo de escrever do Bruno é muito didático. Pena que hoje o site tenha sido "abandonado" e esteja hospedado num arquivo de sites defuntos.
    Os niveiros mais "experientes" ainda devem se lebrar da atualizações do site. E das curiosidades que elas tinham. Mas as últimas foram em 2002. Faz tempo isso...
    Uma pena, realmente...
    Abração e espero ter ajudado.
    Maurício (Tche).

  • #19

    Reforçar os pontos de ancoragem !!

    Hoje em outra trilha

    pra sair de um facão precisou me puxar, foi colocada uma cinta naquela anilha atras do carro um puxãozinho... nada, segundo puxão..... metade da trazeira do carro quase se foi...tudo bem que tava tudo meio poder... e já era algo que eu pretendia fazer só não sabia quetava tão ruim (a maquina ta no carro depois eu coloco as fotosaqui...)

    Agora a pegunta como reforçaro carro para ter pontos de ancoragem que não desmanchem o niva, o vi no topico do Bacalhau um reforço na longarina alguem já fez isso ou tem outra solução ?
    André Fajoses
    Meus Videos

  • #20
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Hoje em outra trilha

    pra sair de um facão precisou me puxar, foi colocada uma cinta naquela anilha atras do carro um puxãozinho... nada, segundo puxão..... metade da trazeira do carro quase se foi...tudo bem que tava tudo meio poder... e já era algo que eu pretendia fazer só não sabia quetava tão ruim (a maquina ta no carro depois eu coloco as fotosaqui...)

    Agora a pegunta como reforçaro carro para ter pontos de ancoragem que não desmanchem o niva, o vi no topico do Bacalhau um reforço na longarina alguem já fez isso ou tem outra solução ?
    Putz!!!

    Um possível reforço na estrutura do Niva pode ser feito com uma barra em perfil de "U". Esta barra deve ter uns 2mm de espessura da chapa (depósitos de metais, que vendem e dobram chapas costumam ter este tipo de barra; eles também podem dobrar uma chapa nas dimensões adequadas) e ser soldada sobre a longarina deixando-a (bem) mais grossa. Mas atenção!!!
    Ao fazer este tipo de reforço, a estrutura do Niva tem de estar alinhada, senão, pois ficará praticamente impossível um alinhamento posterior (como o que é feito num Cyborg). É um serviço que exige um (excelente) funileiro (lanterneiro, chapeiro) dos mais confiáveis.
    O ideal é fazer o serviço em toda a extensão do carro, dos pontos de fixação dos para-choques dianteiros aos traseiros. Este tipo de reforço permite a utilização de guinchos no Niva (coisa não muito indicada para um carro monobloco...), sem muitos problemas. Uma boa ancoragem nos pontos de fixação dos para-choques permite que o carro seja rebocado, sem muitos dramas. E com pouca chance de ficar sem uma parte....
    Dependendo do "estrago", talvez seu carro esteja condenado. Um bom trabalho de funilaria pode ficar caro demais para viabilizar o conserto. Mas quem tem Niva nem sempre se orienta pela razão...
    Boa sorte e espero que você consiga reparar a viatura.
    Abraços.

    Maurício (Tche).

  • #21
    Bem o estrago foi esse...

    Conheço um cara aqui em niterói é que muito bom e deve fazer o serviço, mas como nada e perfeito preço dele e proporcional a qualidade do $$$erviço segunda vou ver quanto vai ser o prejuizo ( parece que outras coizitas que ia fazer vão ter que esperar... )
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Como Melhorar o NIva Pra Trilha...-dscf3476.jpg   Como Melhorar o NIva Pra Trilha...-dscf3477.jpg  
    André Fajoses
    Meus Videos

  • #22
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Bem o estrago foi esse...

    Conheço um cara aqui em niterói é que muito bom e deve fazer o serviço, mas como nada e perfeito preço dele e proporcional a qualidade do $$$erviço segunda vou ver quanto vai ser o prejuizo ( parece que outras coizitas que ia fazer vão ter que esperar... )
    Bom, está menos grave do que eu pensei, mas ainda assim...
    Parece que o maior estrago foi feito na caixa traseira, sem afetar a geometria do carro. Aliás, este é um lugar muito comum para a ferrugem comer, se não for feita a limpeza dos trenos (são três e ficam na dobra da chapa traseira, abaixo do para-choques) de água. Pode ser que o fato da chapa estar enferrujada tenha "ajudado", evitando que o estrago fosse mais grave (quebrou antes de danificar mais).
    É possível que você precise comprar o painel da traseira de um outro Niva. Onde estiver enferrujado, corte fora sem dó. É, não vai ficar muito barato não...
    Boa sorte!
    Maurício (Tche).

  • #23
    Usuário
    Entrada
    10/02/2016
    Local
    Dores de Campos/MG
    Idade
    46
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Qual o limite para levantar a frente do niva, posso usar arruelas de aço?

  • #24
    Usuário Avatar de rmateus
    Entrada
    06/11/2015
    Local
    CURITIBA/PR
    Idade
    55
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Falta um chassis mesmo.
    Samurai 1993

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade