x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de nazafks
    Entrada
    31/10/2005
    Idade
    42
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0

    SBS-Sistema de Bloqueio Seletivo




    Olá camaradas, estou pensando em Fazer um sistema que vi no site www.natal4x4.com.br para bloquear atravez do freio a roda que eu quiser.To pensando em colocar um solenoide em cada cano de freio de cada roda comandados po 4 botoes no painel.Mas estou pensando em fazer elétrico, ao contrário do cassiano que fez com válvulas manuais.Só que para o freio de estacionamento teria que ser mecânico para nao ficar gastando bateria enquanto acionado.Assim quando meu niva perdesse tracao em duas rodas eu travaria estas duas e as outras que estariam tracionadas tirariam o carro da enrrascada.Mas como estou pretendendo tb tirar fora a alavanca do freio de mao para colocar aquele cooler tb pensei em colocar uma válvula mecânica para o cano que vai p/ as rodas de trs p/ servir como freio de estacionamento.O que vcs acham da loucura????

  • #2
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Primeiro teriamos q saber q uso o veículo teria.

    Seria só para competições?

    Se sim seria possível desde q não tivesse nada no regulamento contra.

    Se for para uso misto/diário o problema começa no fato do CTB não permitir mudanças nos freios, se isso não for problema pra vc (eu particularmente não aconselho) ha q se considerar algumas coisas:

    A segurança em primeiro lugar: ao se fazer este tipo de adaptação no ÚNICO sistema q freia o carro se está correndo um risco de caso algo dê errado vc poderia ficar sem freios

    Acho q o assunto já foi discutido aki no forum e penso q tem alguem q pensando nisso instalou 2 pinças no mesmo disco, sendo os sistemas totalmente independentes, um normal dos freios e a outra pinça no sistema seletivo, não me lembro quem foi, mas se vc pesquisar vai encontrar.


    valeu

  • #3
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    dero, a substituição de um sistema a tambor por um a disco também é uma mudança nos freios, certo? Logo, também não é permitida pelo CTB?

  • #4
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Cavalcante,

    Não necessariamente; mas são muitas as exigências para a regulamentação (Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO) desde princípio entende-se q o equipamento tenha q ser realmente algo profissional e não uma simples adaptação feita em casa, caso contrário como provar q se usou aço tal ou parafuso tal, tal tipo de solda, etc. teria q ser um kit de empresa homologada.

    Mas para falar a verdade a lei ainda esta a anos luz de perceber q algo foi modificado, nem mesmo as certificadoras atuais conseguem detectar as mudanças....


    segue norma:

    Resolução 25 / 98 que dispõe sobre modificações de veículos e dá outras providências, previstas nos arts. 98 e 106 do Código de Trânsito Brasileiro.

    Art. 1º Nos veículos e motores novos ou usados, mediante prévia autorização da autoridade competente, poderão ser realizadas as seguintes modificações:

    I - Espécie;

    II - Tipo;

    III - Carroçaria ou Monobloco;

    IV - Combustível;

    V - Modelo/versão;

    VI - Cor;

    VII - Capacidade/Potência/cilindrada;

    VIII -Eixo suplementar;

    IX - Estrutura;

    X - Sistemas de segurança.

    Art. 2º Quando a alteração envolver quaisquer dos itens do artigo anterior, exigir-se-á Certificado de Segurança Veicular - CSV expedido por entidade credenciada pelo INMETRO- Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação, conforme regulamentação específica.
    (vide art 106 CTB)

    Parágrafo único. A alteração da cor predominante do veículo, dependerá somente da autorização do órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.


    Art. 7º Não serão permitidas modificações da suspensão e do chassi do veículo classificado como misto ou automóvel.


    Ou seja, qualquer alteração na suspensão não tem ambasamento legal que ampare...e a infração é a seguinte:

    Art. 230. Conduzir o veículo:
    ...

    VII - com a cor ou característica alterada;

    ...

    Infração - grave;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;






    valeu

    ....

  • #5
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Então... irregular por irregular, acho que não há páteo suficiente para 99,99999% dos 4x4 da frota nacional que não têm suspensão original

  • #6
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Isso mesmo.

    Algumas vezes lembro isso para alguns membros, principalmente os mais novos, para q não fique dúvida, o resto é só alegria


    valeu

  • #7
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    A propósito, não sei se falo bobagem mas, no Niva, que tem bloqueio central, o carro só fica se perder a tração em um dos eixos (e não rodas...), dianteiro ou traseiro, certo?
    Então, com um bom freio de mão, o que é uma coisa a se resolver no Niva , a conversa acaba pro eixo traseiro: freiam-se as duas rodas e fim de papo.
    No eixo dianteiro poderíamos pensar em algo mais sofisticado mas, a probabilidade de uma encalacrada de eixo dianteiro é muito menor que uma de traseiro, o que talvez não justifique o investimento...
    É isso?

  • #8
    Não.
    Numa situação mais radical um veiculo mesmo com bloqueio nos dois eixos pode não sair do lugar...
    Ai se usa o guincho.
    Já tem guincho?
    Se não é melhor um que ficar inventando coisas que não devem funcionar.

  • #9
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Acho q o Wallace matou a pau.


    Se a idéia for trilhas mais radicais o guincho pode ser mais versátil e útil q um bloqueio-tabajara-nem-sempre-confiável.

    valeu

  • #10
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Não.
    Numa situação mais radical um veiculo mesmo com bloqueio nos dois eixos pode não sair do lugar...
    Ai se usa o guincho.
    Já tem guincho?
    Se não é melhor um que ficar inventando coisas que não devem funcionar.
    Acho que vc não entendeu... a idéia é EXATAMENTE esta! A roda já foi inventada.
    Em tempo: numa situação muito mais radical, pode ser que vc não encontre nem sequer um raminho pra ancorar o guincho. Aí, usa-se o zequinha.
    Já tem zequinha?
    Então manda logo ele buscar socorro!!!!

  • #11
    Ai voce usa uma ancora de solo...
    Também não precisa de um zequinha, basta tem um bom radio VHF (PY) que costuma ter um bom alcance.

  • #12
    Em alguma erosão que precisa de um empurrãozinho pra sair ou um zequinha fazendo contra-peso, o SBS seria muito bom. Tinha um site americano ou de outro onde o cara fez colocando mais uma alavanca de freio junto, ai deixou uma alavanca pra cada roda traseira. Igual o GURGEL.
    Pelo relato dele ficou muito bom.
    E conheci um camarada que ja teve varios Nivas e hj tem uma Engesa, conversando com ele, perguntou se eu ja tinha feito o esquema do freio traseiro com duas alavancas, segundo ele fica muito bom.

    []'s
    Paco

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade