x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 49
  • #25
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1



    Skinnie , o motor XUD que temos no Brasil , é o tipo XUD 9 A .

    Esse motor equipava um jipe nacional feito numa cidade de Minas , quase que num processo artesal e também uma mini escavadeira Bob Cat .

    Esse jipe chamava-se ( ainda tem muitos rodando e aqui tem o forum dele ) JPX .

    Eu tive um JPX e no caso ele era turbo , original do fabricante JPX .


    Hoje , encontramos esse motor usado, geralmente devido ao pessoal que tem o JPX , trocar por um motor mais potente , MWM ou InternaTional , ou Perkins ou outros a álcool .....

    Isso porque o JPX tem chassi de aço e pode suportar o peso desses outros motores e compensa pois o jipe é muito bom .


    O problema é que é mosca branca encontrar um desses em bom estado .A maioria ja esta muito rodado e com o cabeçote ruim . Quando o povo tira do JPX é porque esta no osso .

    Eu ja tive um JPX ( comprei quase zero ) e posso dizer que é um motor bom para se rodar na média até uns 160.000 km , mais que isso só trocando o cabeçote , pois ele se deteriora pela temperatura e poder da explosão do diesel e do turbo ...

    Ja o ap 1.9 diesel, é fabricado pela nossa VW no Brasil , mais pela nossa legislação ambiental , não pode rodar no Brasil em carros , nesse ponto somos mais preucupados com o ar doque vcs Europeus , pelo menos é oque parece.

    Não temos nem esse motor e nem peças para vender em concessionárias VW , isso é proíbido pela lei .

    Então só encontarmos esses motores no Paraguai , chile e Argentina .
    Um novo , não sai por menos que 5000 Euros . No caso importado dos nossos Vizinhos Ermanos .

    De vez enquando aparece um ou outros usado pela metade do preço .

  • #26
    Marcio eu já ouvia falar desse motor no JPX,mas a culpa do motor dar "bosta" não é do motor mas sim da adaptação,como você pode ver por essa tabela,o XUD9A não é turbinado...ora se lhe metem um turbo tem de ser feita muita alteração com jeito para ele ficar fiável.
    Eu não sou muito a favor de alterações dessa amplitude num motor...não é que não resulte,mas a fiabilidade nunca é a mesma..duvido que exista algum exemplar desses vossos xud9a a fazer 500mil e 600mil sem problemas como cá..
    Antes de entrar á força numa alteração procure bem o motor ideal para si,em todos os campos...que tal fazer uma tabela com as qualidade que você necessita..e conforme vai vendo o que aparece vai escolhendo.
    Se fosse eu,pediria:
    entre 75 e 90cv
    não mais de 1900cm3
    com bom stock de peças e se possível não muito caras

    o resto você vai vendo,no meu caso,o niva é para ficar a vida toda,se poss+ivel,logo no dia em que precisar adaptar algo,eu vou pensar que será para o máximo de tempo possível,maior satisfação e menos problema possível.
    Lada Niva 95 1.9D Tinga (Portugal)

  • #27
    Leiam o trecho que tirei do seguinte link http://jpx.4x4brasil.com.br/html/body_montez.html

    Não satisfeitos com o desempenho do veículo e com a solução dada pela fábrica ao problema do superaquecimento, muitos proprietários e admiradores de JPX acabaram partindo para o campo das adaptações visando solucionar definitivamente o problema do superaquecimento e da baixa potência em baixas rotações do motor XUD-9A turbinado. Diversas soluções paliativas passaram a ser adotadas, como cortar o capô e instalar grades de saída de ar, melhorando a circulação de ar no cofre do motor, por exemplo. Houve quem optasse pela troca do radiador por modelos maiores, de maior capacidade cúbica e feitos de materiais de maior eficiência térmica, como o alumínio, que se de uma forma eliminavam o problema de arrefecimento não resolviam o problema da intrínseca falta de potência do XUD-9A em baixas rotações. Outros adaptaram intercooler ao XUD turbinado, resolvendo satisfatoriamente o problema de superaquecimento e melhorando em parte a falta de potência. Os mais ousados porém, acabaram partindo para a solução mais extrema, e que de todas sabe-se hoje ser a mais efetiva: descartar o motor XUD original quando a sua manutenção/conserto torna-se inviável e instalar em seu lugar outro motor, a diesel ou a gasolina. Atualmente esta tem sido a solução mais adotada porque os XUD originais têm apresentado manutenção bastante cara devido ao alto custo e dificuldade na obtenção de peças e por este motivo estão tendo o fim de sua vida útil antecipado.


    Com isso é muito comum hoje encontrar-mos JPX com as mais diversas motorizações, desde os equipados com motor GM 4.1 MPFi ou VW AP 1.8/2.0 a álcool ou gasolina até os Mitsubishi e Toyota diesel, oriundos de caminhonetes. Dentre as opções disponíveis, as grandes vedetes são sem dúvida os motores diesel, como os VW AP 1.9, os International (ex-Maxion) HS 2.5 e 2.8 e os MWM Sprint 2.8, cada um exigindo alterações mais ou menos profundas para sua adaptação no veículo, especialmente no que tange a câmbio e relações de diferencial.

    Pelo visto aqui no Brasil não compensa instalar mais o XUD... talvez o AP 1.9TDi vale a pena... o Jossano instalou um Fiat 1.7, só não sei se D ou TDi... de qq forma, parece que achar peças para ambas motorizações só lá fora mesmo (Uruguai, Argentina...).

  • #28
    Pessoal,

    Não posso falar sobre Nivas, já que tenho um Willys, mas posso falar do motor.

    O 1.9D (chamado de "AP 1.9 diesel"), que não tem nada a ver com o 1.9 TDI - além do fato de ser feito pela VW: é um motor que usa um sistema de injeção indireta, atualmente descontinuado em praticamente todos os motores Diesel, que são de injeção direta (como no caso do TDI).

    Esse sistema indireto faz com que ele tenha limitações quanto à potência máxima que pode ser obtida, e à pressão máxima de sobrealimentação (de um turbo/surpecharger, por exemplo), mas também diminui o esforço sofrido pelas peças e simplifica o projeto geral do motor e do sistema de injeção.

    Menos esforço também significa mais vida útil, menos gastos, etc..

    Como falei, tenho um Willys, que está com este motor e o supercharger do Fiesta: cá entre nós, acho ele muito melhor que o original, que teoricamente deveria até ter mais torque e potência: vale lembrar que o Willys original tem 90cv, e este - aspirado - chega apenas a 65cv.

    Com o supercharger, deve chegar a uns 70-85cv, mas não tenho certeza porque ainda não coloquei no dinamômetro. Mas por se tratar de um diesel, o torque máximo aparece muito antes, e as arrancadas são muito boas.. para o dia-a-dia, é perfeito. Na estrada, é claro que o motor não faz mágica, então você dificilmente vai manter 110km/h subindo uma serra, mas dá pra ficar a 80-90km/h sem problemas.

    Sobre algumas afirmações que foram feitas anteriormente:

    Ja o ap 1.9 diesel, é fabricado pela nossa VW no Brasil , mais pela nossa legislação ambiental , não pode rodar no Brasil em carros , nesse ponto somos mais preucupados com o ar doque vcs Europeus , pelo menos é oque parece.
    Não é bem assim não.

    O nosso diesel é muito ruim se comparado com o diesel disponível na Europa, tem muito enxofre, cetanagem menor, etc... por isso é que é limitado a veículos de carga e outros fora-de-estrada.

    E aliás, nos países europeus eles são muito mais preocupados que nós: um motor diesel leve, de tecnologia atual, é muito mais econômico que um motor a gasolina, muito mais eficiente, e polui muito menos. Fumaça preta é coisa do passado, ou sinônimo de veículo desajustado.

    Não temos nem esse motor e nem peças para vender em concessionárias VW , isso é proíbido pela lei .
    Desde quando é proibido vender peças de motor a diesel no Brasil?

    A lógica é bem mais simples: se nenhum carro de série tem esse motor, pra que vender as peças? Aliás, às vezes nem de alguns carros de série você consegue achar as peças, então imagina de carros que não são vendidos aqui...

    Então só encontarmos esses motores no Paraguai , chile e Argentina .
    Um novo , não sai por menos que 5000 Euros . No caso importado dos nossos Vizinhos Ermanos .

    De vez enquando aparece um ou outros usado pela metade do preço .
    O pessoal compra lá fora porque é mais abundante, e conseqüentemente, mais barato. Também dá pra achar usado, coisa praticamente impossível aqui.

  • #29
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    E lá vamos nós...
    VW tem basicamente 3 motores 1.9 diesel:
    O aspirado com bomba mecânica; o aspirado "common-rail" e o turbo, também "common-rail".
    Peças:
    Algumas são um porre, como bielas e virabrequim. Outras são fáceis e comuns à linha AP, como bronzinas e tuchos. Exceto pela junta de cabeçote é um motor que permite a manutenção usual (descontando eventuais cag@#@$) por um preço bem interessante. Em caso de acidentes, o que falta pode ser encomendado às concessionárias (por um preço normalmente absurdo) ou recuperado em retíficas especializadas em motores diesel.
    Os bicos injetores e velas de pré-aquecimento são padrão. A bomba injetora mecânica é uma Bosh de palhetas, também "padrão".
    Então, a menos que você empene as bielas por calço hidráulico... Dá para consertar!

  • #30

    Motor xud ?

    COMO MUITOS JA SABEM ESTOU TERMINANDO A ADAPTAÇÃO DE UM MOTOR XUD 9 A, A PRINCIPIO ESTOU MONTANDO SEM TURBINA MAS VAMOS VER, O CARRO ESTA PRATICAMENTE PRONTO MAS NAS PRIMEIRAS VOLTAS TIVE PROBLEMAS COM A DIREÇÃO E COM A TROCA DE MARCHAS, ENTÃO VOLTOU PRA OFICINA, ACHO QUE VOU TER QUE TROCAR O SISTEMA DE DIREÇÃO PELA DO SANTANA, ANDEI EM UM NIVA COM MOTOR XUD COM TURBINA, MAS ESTÁ SEM A TRAÇÃO ENTÃO NÃO DÁ PARA SABER AO CERTO COMO O CARRO VAI SE COMPORTAR ISTO SEM FALAR NO MOTOR QUE COMO TODOS ESTÃO DIZENDO TEM QUE ESTAR BOM PARA PODER AVALIAR, O MEU MOTOR COMO FICOU MUITO TEMPO PARADO, SÓ NA OFICINA FORAM SETE MESES, MANDEI TROCAR OS ANÉIS E REASSENTEI AS VALVULAS, PARA MINHA SATISFAÇÃO CONSTATEI QUE O MOTOR É STANDER, ALÉM DISSO TUDO É PRECISO SABER SE A RELAÇÃO MOTOR, CAIXA, A MINHA É PEUGEOT, E DIFERENCIAS É COMPATÍVEL, NO MAIS NÃO POSSO OPINAR, SÓ OUVI DIZER ISSO OU AQUILO ENTÃO NO MEU CASO,RESOLVI PAGAR PRA VER E PELAS CONTAS QUE VI ACIMA ESTOU PAGANDO BARATO JA QUE COMPREI MTR E CAIXA POR 2 MIL, MÃO DE OBRA 1 MIL VAMOS COLOCAR ALTO MAIS ALGUNS SERVIÇOS EXTRAS 2 MIL FICA EM CINCO ENTÃO APESAR DA DEMORA ESTA VALENDO A PENA ESTOU ECONOMIZANDO 4 MIL.

  • #31
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0

    Talking

    Citação Postado originalmente por wltreis Ver Post
    COMO MUITOS JA SABEM ESTOU TERMINANDO A ADAPTAÇÃO DE UM MOTOR XUD 9 A, A PRINCIPIO ESTOU MONTANDO SEM TURBINA MAS VAMOS VER, O CARRO ESTA PRATICAMENTE PRONTO MAS NAS PRIMEIRAS VOLTAS TIVE PROBLEMAS COM A DIREÇÃO E COM A TROCA DE MARCHAS, ENTÃO VOLTOU PRA OFICINA, (....) SÓ OUVI DIZER ISSO OU AQUILO ENTÃO NO MEU CASO,RESOLVI PAGAR PRA VER E PELAS CONTAS QUE VI ACIMA ESTOU PAGANDO BARATO JA QUE COMPREI MTR E CAIXA POR 2 MIL, MÃO DE OBRA 1 MIL VAMOS COLOCAR ALTO MAIS ALGUNS SERVIÇOS EXTRAS 2 MIL FICA EM CINCO ENTÃO APESAR DA DEMORA ESTA VALENDO A PENA ESTOU ECONOMIZANDO 4 MIL.
    Aproveita e dá uma olhada neste site!
    http://www.ladaworld.com/product_inf...products_id=49

    Deve te dar umas (boas?) idéias...

  • #32

    Arrow

    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Aproveita e dá uma olhada neste site!
    http://www.ladaworld.com/product_inf...products_id=49

    Deve te dar umas (boas?) idéias...
    Caro Mraizer montei meu diferencial preso ao motor como no original, mas qualquer problema que houver utilizo a dica de prender o diferencial a parte.

  • #33
    no meu niva que tem motor fiat 1.7 diesel, tem uma peça que prende o motor , o diferencial e é presa no calço do motor!!! tudo em uma unica peça!! digasse de passagem , que isso foi a unica coisa que me incomodou no niva, essa peça era presa com 4 prisioneiros de 8mm no bloco do motor, que sempre se afrouxavam , entao tirei o motor e colocamos mais 2 prisioneiros e aumentamos todos os prisioneiros para 10mm , agora ta uma ignorancia, nao afroxa por nada, e o niva é só alegrias!!!uma pena foi eu nao ter tirado fotos de meu motor e dessa peça , quando o motor estava fora do jeep!!! grato
    SW4 2.8D
    Ex Pick up Willys 66 3.0 D
    Ex Lada Niva 1.7D (saudade)

  • #34
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Pois é, o meu também é preso ao motor como no sistema original (uso o Kit do Rogério Bacelar, o BR2000). Só que sempre achei muita complicação esse negócio de limar bola de diferencial para caber. E se quebra algo então? Affe... é um tal de solta daqui, calça dali... até que a alguma semanas vi este sistema independente. Achei maravilhoso! Dá até para instalar o motor sem cortar a bola do diferencial (perdendo um pouco de vão livre, masss...)
    Quisera eu saber deste esquema antes de fazer a adaptação.

  • #35
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Pois é, o meu também é preso ao motor como no sistema original (uso o Kit do Rogério Bacelar, o BR2000). Só que sempre achei muita complicação esse negócio de limar bola de diferencial para caber. E se quebra algo então? Affe... é um tal de solta daqui, calça dali... até que a alguma semanas vi este sistema independente. Achei maravilhoso! Dá até para instalar o motor sem cortar a bola do diferencial (perdendo um pouco de vão livre, masss...)
    Quisera eu saber deste esquema antes de fazer a adaptação.
    Amanhã vou tentar colocar umas fotos de como está o suporte do dif do meu Niva, não está excelente, mas vai ser melhorado.

  • #36
    Olá Pessoal!
    Camarada wltreis, como andam os trabalhos no tomatim? Já está aproveitando a viatura? Posta aí tuas opiniões e umas fotos da adaptação! E parabens pela iniciativa! Finalmente vamos poder contar com a opinião de alguem que tem o motor XUD instalado!
    Absss
    Elias

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade