Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
    Usuário
    Entrada
    03/12/2004

Motor Ap 1.6 Diesel No Niva

Olá Pessoal

Em conversa com um mecanico aqui da região acostumado a fazer adaptações de motores em Niva, ele me disse que colocando o motor a diesel da Kombi e trocando as relações dos diferenciais pelo do Lada Laika o carro fica muito bom para trilhas e mantem ou chega bem proximo do desempenho com o motor original na estrada.
    Alguem ja teve alguma experiencia neste sentido?

Usuário Avatar de alvaro.jrc
    Entrada
    11/08/2007
    Local
    Maceió/AL
    Citação Postado originalmente por gbpereira Ver Post
    Olá Pessoal

Em conversa com um mecanico aqui da região acostumado a fazer adaptações de motores em Niva, ele me disse que colocando o motor a diesel da Kombi e trocando as relações dos diferenciais pelo do Lada Laika o carro fica muito bom para trilhas e mantem ou chega bem proximo do desempenho com o motor original na estrada.

Já tive Niva e já vi muito Niva com esse motor, a primeira reclamação é que ele esquenta muito a segunda é que o bicho é anêmico! Mas nada que algum dindin no bolso e boa vontade não possam resolver, como turbo, intercooler, radiador maior etc....

Não sei se o investimento valhar a pena, sai muito mais em conta e fica bem econômico o AP 1.8 a alcool.
    SUZUKI JIMNY 4SPORT

Usuário
    Entrada
    25/05/2006
    Faça uma pesquisa aqui no Fórum e vc verá a quase a unanimidade contra este motor.

Pq vc quer trocar seu motor? Está ruim? Pq não retifica aplicando soluções tais como aumento da cilindrada e taxa de compressão...

Muitas decisões de adaptação são tomadas por preciptação, desconhecimento, mecânicos faladores, etc.

Em tudo na vida o método "KIS" deve ser sempre considerado. Em se tratando de um Niva, mais ainda. "KIS: Keep It simple"
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

Usuário Avatar de jiper
    Entrada
    05/11/2007

Motor ap 1.6 diesel??

Kavuska...
    Se este motor fosse bom pra alguma coisa, a VW teria investido nele. Ele é uma adaptação grosseira do ap a gasolina para o diesel.
    Nem na saveiro prestou.
    Esqueça esta opção. Como disse o nosso amigo Fabio Guilera, é coisa de mecanicos faladores, metidos a entendidos.
    Não vi nenhum niva que prestou com este motor.

Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP

Ap diesel não é vilão

Olá Pessoal

Hehehehe ........ vamos a polemica......... não é verdade que o AP diesel é esse bicho feio que tÃo falando ai, é um motor cheio de manhas e nem todo mecanico domina esse motor, basta alguma coisinha montada fora do normal e a dor de cabeça é garantida, tenho dois amigos que tem, tinham NIva com esse motor, um o do Mauro que ja vendeu, era aspirado, usava diferenciais 10x43 (nem todo laika tem essa relação a mais comum é a 10x41 como a maioria dos Nivas) o carro ficou com ele adaptado assim por uns 3 anos, sempre andou com a gente e era bem economico, muita coisa tem de ser mudada qdo se adapta um motor, e para esse motor um item de suma importancia é o arrefecimento, receita desse niva que mencionei, radiador do santana com duas ventuinhas eletricas, ficou bom pra caramba mas tem de cortar um pouco do painel dianteiro interno, o outro Niva é do Ricardo, esse com turbo com 0,5 de pressão, ta até hoje com ele anda bem e gasta pouco, tambem com a mesma relação de diferencial citada acima. Mas pensa bem, o gasto pra essa adaptação não é pouco e em termos economicos o diesel não ta tão atraente quanto antes, se for pra por Ap eu optaria hoje por um Flex, mas minha opção ainda recai sobre o motor original repotencializado, fica bom o custo é menor e da menos dor de cabeça.

Usuário
    Entrada
    03/12/2004
    Caros amigos abrigado pelas opniões. Aproveitando algumas sugestões surgiram algumas duvidas como faço para obter uma melhora na performace do motor original? seria possivel transformar o motor original para alcool caso possivel qual seria as modificações necessarias.

Usuário Avatar de alvaro.jrc
    Entrada
    11/08/2007
    Local
    Maceió/AL
    Caros amigos abrigado pelas opniões. Aproveitando algumas sugestões surgiram algumas duvidas como faço para obter uma melhora na performace do motor original? seria possivel transformar o motor original para alcool caso possivel qual seria as modificações necessarias.

Eu troquei o carburador do meu montanha-russa coloquei um brosol solex se não me engano era do chevette com segundo estágio mecânico, mas vou confirmar com o mecanico que fez a adaptação e te aviso.
    SUZUKI JIMNY 4SPORT

Usuário Avatar de Maurício Fernandes
    Entrada
    08/07/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    gente e sobre o AP 1.9 diesel??? qual o parecer?
    Trolley - T4 MWM, para passeios leves...

O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

Usuário Avatar de jiper
    Entrada
    05/11/2007

Receita

Receita para melhorar a performance do motor original do Niva:

Ingredientes:
    4 pistões tempra 8 valvulas a gasolina carburado na medida STD (podem ser usados)
    1 Jg anies para pistões do Tempra acima (tem que ser novo)
    1 Junta cabeçote com as dimensões dos cilindros aumentada para 83 mm
    1 Jg junta e retentores motor Lada Niva
    1 Filtro oleo Novo
    4 L oleo motor
    1 jg Bronzinas de mancal na medida do virabrequim
    1 jg Bronzinas de bielas na medida do virabrequim
    1 carburador WEBER 460 bi-cromo p/ alcool co giclagem do cht 1.6
    1 Kit ignição eletronica (distrib. + velas p/ alcool + cabos + bobina)
    4 lts aditivo etileno glicol p/ radiadores
    1 Comando Aerocar/Sobe
    1 Valvula termostatica nova
    1 Cópia Manual de Reparos do Motor

Serviços:
    Retire o motor do Niva, lave bem, desmonte, separe as peças, veja o que mais esta danificado alem da lista acima, mande as peças que precisam ser retrabalhadas p/ uma boa retífica, mande abrir os cilindros para os pistões do Tempra, rebaixe o cabeçote em 0,5 mm, troque os guias de valvulas de estiverem forlgados.
    Lave cuidadosamente as peças e comece a remontar o motor com as peças novas...sem pressa...obedecendo o Manual de reparos.
    Coloque o carburador WEBER, a ignição eletronica, as velas, e demais peças...enquadre o comando Aerocar/Sobe, feche o motor, instale no veiculo, coloque agua+aditivo no radiador, oleo no motor, ajuste o ponto inicial de ignição, retire a gasolina do tanque e coloque alcool. Dê a partida no motor, verifique se a luz de oleo se apaga...se não apagar desligue o motor...e procure a causa.
    Se apagar, deixe o motor em uma rotação de 2.000 rpms constante sem ficar acelerando...e monitore a temperatura, luz oleo, verifique senão ha vazamento de agua e oleo...depois de uns 15 min. se atemp. estiver na faixa ideal, deixe em marcha lenta e corrija o ponto de ignição com uma lampada estroboscópica, deixando-o com+/- 10°APMS...
    Ande no carro e sinta a diferença..alguns ajustes podem ser necessários...
    Vai ser feliz...eu estou sendo no meu Niva...

Usuário
    Entrada
    19/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Citação Postado originalmente por jiper Ver Post
    Receita para melhorar a performance do motor original do Niva:

Ingredientes:
    4 pistões tempra 8 valvulas a gasolina carburado na medida STD (podem ser usados)
    1 Jg anies para pistões do Tempra acima (tem que ser novo)
    1 Junta cabeçote com as dimensões dos cilindros aumentada para 83 mm
    1 Jg junta e retentores motor Lada Niva
    1 Filtro oleo Novo
    4 L oleo motor
    1 jg Bronzinas de mancal na medida do virabrequim
    1 jg Bronzinas de bielas na medida do virabrequim
    1 carburador WEBER 460 bi-cromo p/ alcool co giclagem do cht 1.6
    1 Kit ignição eletronica (distrib. + velas p/ alcool + cabos + bobina)
    4 lts aditivo etileno glicol p/ radiadores
    1 Comando Aerocar/Sobe
    1 Valvula termostatica nova
    1 Cópia Manual de Reparos do Motor

Serviços:
    Retire o motor do Niva, lave bem, desmonte, separe as peças, veja o que mais esta danificado alem da lista acima, mande as peças que precisam ser retrabalhadas p/ uma boa retífica, mande abrir os cilindros para os pistões do Tempra, rebaixe o cabeçote em 0,5 mm, troque os guias de valvulas de estiverem forlgados.
    Lave cuidadosamente as peças e comece a remontar o motor com as peças novas...sem pressa...obedecendo o Manual de reparos.
    Coloque o carburador WEBER, a ignição eletronica, as velas, e demais peças...enquadre o comando Aerocar/Sobe, feche o motor, instale no veiculo, coloque agua+aditivo no radiador, oleo no motor, ajuste o ponto inicial de ignição, retire a gasolina do tanque e coloque alcool. Dê a partida no motor, verifique se a luz de oleo se apaga...se não apagar desligue o motor...e procure a causa.
    Se apagar, deixe o motor em uma rotação de 2.000 rpms constante sem ficar acelerando...e monitore a temperatura, luz oleo, verifique senão ha vazamento de agua e oleo...depois de uns 15 min. se atemp. estiver na faixa ideal, deixe em marcha lenta e corrija o ponto de ignição com uma lampada estroboscópica, deixando-o com+/- 10°APMS...
    Ande no carro e sinta a diferença..alguns ajustes podem ser necessários...
    Vai ser feliz...eu estou sendo no meu Niva...

Anderson,

Qual o $$$ dessa receita de bolo??

Abs
    Renato

Usuário Avatar de m.vinicius
    Entrada
    19/05/2004
    Citação Postado originalmente por Maurício Fernandes Ver Post
    gente e sobre o AP 1.9 diesel??? qual o parecer?
    bemmmmelhor mas e o cu$$$$$to compensa? kra dá pra comprar outro niva!junta o niva mais o investimento do motor, kit adaptação mão de obra, radiador, etc etc, vc compra um jipe diesel de linha!

Usuário Avatar de Maurício Fernandes
    Entrada
    08/07/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Tenho no meu CJ um XUD9 do Jota (Olhem a assinatura).
    Foi só trocar o radiador que não aquece. nunca.
    Creio ser bem mais potente do que o AP1.6 e mais barato, pois ninguém quer....
    Quanto à reposição, nunca tive problemas, pois tenho uma relação de fornecedores na mão (viva a web).
    recomendo.
    Trolley - T4 MWM, para passeios leves...

O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem