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  1. #1
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    Motor Ap 1.6 Diesel No Niva




    Olá Pessoal

    Em conversa com um mecanico aqui da região acostumado a fazer adaptações de motores em Niva, ele me disse que colocando o motor a diesel da Kombi e trocando as relações dos diferenciais pelo do Lada Laika o carro fica muito bom para trilhas e mantem ou chega bem proximo do desempenho com o motor original na estrada.
    Alguem ja teve alguma experiencia neste sentido?

  2. #2
    Usuário Avatar de alvaro.jrc
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    Citação Postado originalmente por gbpereira Ver Post
    Olá Pessoal

    Em conversa com um mecanico aqui da região acostumado a fazer adaptações de motores em Niva, ele me disse que colocando o motor a diesel da Kombi e trocando as relações dos diferenciais pelo do Lada Laika o carro fica muito bom para trilhas e mantem ou chega bem proximo do desempenho com o motor original na estrada.
    Alguem ja teve alguma experiencia neste sentido?

    Já tive Niva e já vi muito Niva com esse motor, a primeira reclamação é que ele esquenta muito a segunda é que o bicho é anêmico! Mas nada que algum dindin no bolso e boa vontade não possam resolver, como turbo, intercooler, radiador maior etc....

    Não sei se o investimento valhar a pena, sai muito mais em conta e fica bem econômico o AP 1.8 a alcool.
    SUZUKI JIMNY 4SPORT

  3. #3
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    Faça uma pesquisa aqui no Fórum e vc verá a quase a unanimidade contra este motor.

    Pq vc quer trocar seu motor? Está ruim? Pq não retifica aplicando soluções tais como aumento da cilindrada e taxa de compressão...

    Muitas decisões de adaptação são tomadas por preciptação, desconhecimento, mecânicos faladores, etc.

    Em tudo na vida o método "KIS" deve ser sempre considerado. Em se tratando de um Niva, mais ainda. "KIS: Keep It simple"
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  4. #4
    Usuário Avatar de jiper
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    Motor ap 1.6 diesel??

    Kavuska...
    Se este motor fosse bom pra alguma coisa, a VW teria investido nele. Ele é uma adaptação grosseira do ap a gasolina para o diesel.
    Nem na saveiro prestou.
    Esqueça esta opção. Como disse o nosso amigo Fabio Guilera, é coisa de mecanicos faladores, metidos a entendidos.
    Não vi nenhum niva que prestou com este motor.

  5. #5
    Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
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    Ap diesel não é vilão

    Citação Postado originalmente por gbpereira Ver Post
    Olá Pessoal

    Em conversa com um mecanico aqui da região acostumado a fazer adaptações de motores em Niva, ele me disse que colocando o motor a diesel da Kombi e trocando as relações dos diferenciais pelo do Lada Laika o carro fica muito bom para trilhas e mantem ou chega bem proximo do desempenho com o motor original na estrada.
    Alguem ja teve alguma experiencia neste sentido?
    Hehehehe ........ vamos a polemica......... não é verdade que o AP diesel é esse bicho feio que tÃo falando ai, é um motor cheio de manhas e nem todo mecanico domina esse motor, basta alguma coisinha montada fora do normal e a dor de cabeça é garantida, tenho dois amigos que tem, tinham NIva com esse motor, um o do Mauro que ja vendeu, era aspirado, usava diferenciais 10x43 (nem todo laika tem essa relação a mais comum é a 10x41 como a maioria dos Nivas) o carro ficou com ele adaptado assim por uns 3 anos, sempre andou com a gente e era bem economico, muita coisa tem de ser mudada qdo se adapta um motor, e para esse motor um item de suma importancia é o arrefecimento, receita desse niva que mencionei, radiador do santana com duas ventuinhas eletricas, ficou bom pra caramba mas tem de cortar um pouco do painel dianteiro interno, o outro Niva é do Ricardo, esse com turbo com 0,5 de pressão, ta até hoje com ele anda bem e gasta pouco, tambem com a mesma relação de diferencial citada acima. Mas pensa bem, o gasto pra essa adaptação não é pouco e em termos economicos o diesel não ta tão atraente quanto antes, se for pra por Ap eu optaria hoje por um Flex, mas minha opção ainda recai sobre o motor original repotencializado, fica bom o custo é menor e da menos dor de cabeça.

  6. #6
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    03/12/2004
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    Caros amigos abrigado pelas opniões. Aproveitando algumas sugestões surgiram algumas duvidas como faço para obter uma melhora na performace do motor original? seria possivel transformar o motor original para alcool caso possivel qual seria as modificações necessarias.

  7. #7
    Usuário Avatar de alvaro.jrc
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    Citação Postado originalmente por gbpereira Ver Post
    Caros amigos abrigado pelas opniões. Aproveitando algumas sugestões surgiram algumas duvidas como faço para obter uma melhora na performace do motor original? seria possivel transformar o motor original para alcool caso possivel qual seria as modificações necessarias.

    Eu troquei o carburador do meu montanha-russa coloquei um brosol solex se não me engano era do chevette com segundo estágio mecânico, mas vou confirmar com o mecanico que fez a adaptação e te aviso.
    SUZUKI JIMNY 4SPORT

  8. #8
    Usuário Avatar de Maurício Fernandes
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    gente e sobre o AP 1.9 diesel??? qual o parecer?
    Trolley - T4 MWM, para passeios leves...

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  9. #9
    Usuário Avatar de jiper
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    Receita

    Receita para melhorar a performance do motor original do Niva:

    Ingredientes:
    4 pistões tempra 8 valvulas a gasolina carburado na medida STD (podem ser usados)
    1 Jg anies para pistões do Tempra acima (tem que ser novo)
    1 Junta cabeçote com as dimensões dos cilindros aumentada para 83 mm
    1 Jg junta e retentores motor Lada Niva
    1 Filtro oleo Novo
    4 L oleo motor
    1 jg Bronzinas de mancal na medida do virabrequim
    1 jg Bronzinas de bielas na medida do virabrequim
    1 carburador WEBER 460 bi-cromo p/ alcool co giclagem do cht 1.6
    1 Kit ignição eletronica (distrib. + velas p/ alcool + cabos + bobina)
    4 lts aditivo etileno glicol p/ radiadores
    1 Comando Aerocar/Sobe
    1 Valvula termostatica nova
    1 Cópia Manual de Reparos do Motor


    Serviços:
    Retire o motor do Niva, lave bem, desmonte, separe as peças, veja o que mais esta danificado alem da lista acima, mande as peças que precisam ser retrabalhadas p/ uma boa retífica, mande abrir os cilindros para os pistões do Tempra, rebaixe o cabeçote em 0,5 mm, troque os guias de valvulas de estiverem forlgados.
    Lave cuidadosamente as peças e comece a remontar o motor com as peças novas...sem pressa...obedecendo o Manual de reparos.
    Coloque o carburador WEBER, a ignição eletronica, as velas, e demais peças...enquadre o comando Aerocar/Sobe, feche o motor, instale no veiculo, coloque agua+aditivo no radiador, oleo no motor, ajuste o ponto inicial de ignição, retire a gasolina do tanque e coloque alcool. Dê a partida no motor, verifique se a luz de oleo se apaga...se não apagar desligue o motor...e procure a causa.
    Se apagar, deixe o motor em uma rotação de 2.000 rpms constante sem ficar acelerando...e monitore a temperatura, luz oleo, verifique senão ha vazamento de agua e oleo...depois de uns 15 min. se atemp. estiver na faixa ideal, deixe em marcha lenta e corrija o ponto de ignição com uma lampada estroboscópica, deixando-o com+/- 10°APMS...
    Ande no carro e sinta a diferença..alguns ajustes podem ser necessários...
    Vai ser feliz...eu estou sendo no meu Niva...

  10. #10
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    Citação Postado originalmente por jiper Ver Post
    Receita para melhorar a performance do motor original do Niva:

    Ingredientes:
    4 pistões tempra 8 valvulas a gasolina carburado na medida STD (podem ser usados)
    1 Jg anies para pistões do Tempra acima (tem que ser novo)
    1 Junta cabeçote com as dimensões dos cilindros aumentada para 83 mm
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    1 carburador WEBER 460 bi-cromo p/ alcool co giclagem do cht 1.6
    1 Kit ignição eletronica (distrib. + velas p/ alcool + cabos + bobina)
    4 lts aditivo etileno glicol p/ radiadores
    1 Comando Aerocar/Sobe
    1 Valvula termostatica nova
    1 Cópia Manual de Reparos do Motor


    Serviços:
    Retire o motor do Niva, lave bem, desmonte, separe as peças, veja o que mais esta danificado alem da lista acima, mande as peças que precisam ser retrabalhadas p/ uma boa retífica, mande abrir os cilindros para os pistões do Tempra, rebaixe o cabeçote em 0,5 mm, troque os guias de valvulas de estiverem forlgados.
    Lave cuidadosamente as peças e comece a remontar o motor com as peças novas...sem pressa...obedecendo o Manual de reparos.
    Coloque o carburador WEBER, a ignição eletronica, as velas, e demais peças...enquadre o comando Aerocar/Sobe, feche o motor, instale no veiculo, coloque agua+aditivo no radiador, oleo no motor, ajuste o ponto inicial de ignição, retire a gasolina do tanque e coloque alcool. Dê a partida no motor, verifique se a luz de oleo se apaga...se não apagar desligue o motor...e procure a causa.
    Se apagar, deixe o motor em uma rotação de 2.000 rpms constante sem ficar acelerando...e monitore a temperatura, luz oleo, verifique senão ha vazamento de agua e oleo...depois de uns 15 min. se atemp. estiver na faixa ideal, deixe em marcha lenta e corrija o ponto de ignição com uma lampada estroboscópica, deixando-o com+/- 10°APMS...
    Ande no carro e sinta a diferença..alguns ajustes podem ser necessários...
    Vai ser feliz...eu estou sendo no meu Niva...

    Anderson,

    Qual o $$$ dessa receita de bolo??

    Abs
    Renato

  11. #11
    Usuário Avatar de m.vinicius
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    Citação Postado originalmente por Maurício Fernandes Ver Post
    gente e sobre o AP 1.9 diesel??? qual o parecer?
    bemmmmelhor mas e o cu$$$$$to compensa? kra dá pra comprar outro niva!junta o niva mais o investimento do motor, kit adaptação mão de obra, radiador, etc etc, vc compra um jipe diesel de linha!

  12. #12
    Usuário Avatar de Maurício Fernandes
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    Tenho no meu CJ um XUD9 do Jota (Olhem a assinatura).
    Foi só trocar o radiador que não aquece. nunca.
    Creio ser bem mais potente do que o AP1.6 e mais barato, pois ninguém quer....
    Quanto à reposição, nunca tive problemas, pois tenho uma relação de fornecedores na mão (viva a web).
    recomendo.
    Trolley - T4 MWM, para passeios leves...

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