x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Diferencial traseiro alternativo pro Niva




    Pessoal, vejam o detalhe do diferencial do Opala montado. O lance é retirar os apoios do diferencial original e soldar no diferencial do Opala ou do Chevette. Pro diferencial do Chevette tem que usar uma flange pro cardan do Niva.

    O diferencial do Opala vai bem para motores que desenvolvem torque máximo abaixo dos 2800 RPM, já que tem relação 3,54:1 (diferencial do opala 4 cilindros), mas nesse caso, o dianteiro também deve ser substituído, como fizemos no projeto Nivopala ( http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yar...m?.dir=3559scd ).

    O do Chevette vai bem pra motor original, motor de Chevette e motores AP's até 1.8. A relação mais comum pro diferencial de Chevette é 4,10:1, o que o torna totalmente compatível com o câmbio e motor do Niva, já que muitos tem essa relação. No entanto, para o diferencial de Chevette há também outras relações, que vão desde 3,54:1 (Chevette automático) até 4,88:1 (Chevette Junior).

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Diferencial traseiro alternativo pro Niva-diferencial_original_1.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-diferencial_opala_montado_1.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-flange_ponta_de_eixo_opala_pra_roda_do_niva.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-flange1.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-diferencial_de_chevette_com_flange.jpg  

  • #2
    Roberto, nessa adaptação é trocado todo o eixo traseiro, certo?
    Qual a diferença de bitolas desses diferenciais (tanto do Opala, quanto do Chevette) em relação ao do NIVA?
    Você fala que para o diferencial do Chevette é necessário uma flange para o cardã... O do Opala é "plug'n'play"?

    VALEU!

    PS.
    Sabe informar se existe bloqueio disponível pra um desses diferenciais (Opala e/ou Chevette)?
    .

  • #3
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Robertofs, achei muito boa sua solução e acho que deverão surgir seguidores da idéia (eu por exemplo). Recentemente adaptei os pistões do Tempra no motor original do Niva, ficando então com 1.8 aproximadamente.
    Perguntas:
    Você acha que os diferenciais do Opala ficarão muito pesados para ele?
    Pode ser usado o câmbio também do Opala?

  • #4
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Roberto, nessa adaptação é trocado todo o eixo traseiro, certo?
    Sim!

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Qual a diferença de bitolas desses diferenciais (tanto do Opala, quanto do Chevette) em relação ao do NIVA?
    O diferencial do Opala e do Chevette, de ponta a ponta, são cerca de 5cm mais estreitos, que é compensado pela flange de roda pra você usar a roda original do Niva.

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Você fala que para o diferencial do Chevette é necessário uma flange para o cardã... O do Opala é "plug'n'play"?
    Originalmente, o cardan do Chevette só vai até o meio do carro. Pra traz vai um tubo por onde passa um eixo rígido. Resumindo, o diferencial do Chevette não é convencional. A cruzeta pro diferencial do Chevette está no meio do carro. Mas o Opala tem, e é plug&play pra flange de cardan do eixo cardan do Niva.

    Tô mandando imagens dos diferenciais explodidos pra entender a diferença. Observe que não é só pegar o diferencial e colocar no lugar do Niva. Tem que tirar do diferencial do Niva as estruturas metálicas utilizadas para ancorar a suspensão, tirando também do diferencial do Opala ou Chevette, e em seguida soldar as partes do diferencial do Niva no diferencial do Opala ou Chevette, como se viu nas fotos que enviei.

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Sabe informar se existe bloqueio disponível pra um desses diferenciais (Opala e/ou Chevette)?
    Pra Opala sei que tem, pro tipo Dana 30, mas que custa um monte de dinheiro. No endereço http://www.jeep.dn.ru/axles/index.htm fala que tem bloqueio ARB para o Dana 30.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Diferencial traseiro alternativo pro Niva-dif_chevette.jpg   Diferencial traseiro alternativo pro Niva-dif_opala.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Cool Diferencial para motor 1.8

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Recentemente adaptei os pistões do Tempra no motor original do Niva, ficando então com 1.8 aproximadamente.
    Perguntas:
    Você acha que os diferenciais do Opala ficarão muito pesados para ele?
    Acho que seu motor 1.8 ainda não tem torque suficiente para trabalhar bem com uma relação de 16% mais longa. O ideal seria um motor que tivesse pelo menos uns 18 mkgf de torque máximo, algo que só se vê em AP 2.0 pra cima. Como o Nivopala usa motor de Opala, que tem torque na casa dos 21 mkgf a 2800 RPM, mas com potência máxima abaixo dos 5000 RPM, a opção de um diferencial mais longo se faz necessário para obter o máximo de rendimento do motor em termos de força, mas sem perder em velocidade.

    No seu caso, recomendaria um diferencial de Chevette com relação 3,9:1, lembrando que nesse caso você teria que trocar o dianteiro também, como fizemos no Nivopala, afinal, as relações devem ser idênticas, assim como o tamanho dos pneus.

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Pode ser usado o câmbio também do Opala?
    Não há necessidade de se usar o câmbio do Opala. Na verdade, não recomendo. A 1.a do câmbio do Opala tem relação 3,40:1, enquanto que a do Niva é 3,68:1, e a do Chevette é 3,75:1. Portanto, é melhor usar o câmbio do Chevette, que tem a 1.a mais reduzida, ideal para o Off-road.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    4X4 Brasil

  • #6
    Esse do Opala deve ficar legal também pra quem tem motor Diesel no NIVA,
    e um do Chevette (com relação do Chevette Jr 1.0) pra quem pneuzão 31"R 15 ou 7.50/16 (considerando motor original)...

    [] Cheio de idéia...
    .

  • #7

    Cool A solução é Dana 44-3

    Sei que o Roberton, vai me xingar Mas na minha opnião a melhor saida é Dana 44-3 com relação 4,27 ou 4,09, depende do seu diferencial original !

    O trabalho em colocar um diferencial destes é exatamente o mesmo do opala
    Tubo bem a bolota é maior
    Mas a bitola, pasmem, é menor que a do Niva, medidos num Niva e numa Ranger lado a lado a ranger tem 3cm a menos que o Niva (pneus e rodas originais nos dois)
    Qual a vantagem disso em contrapartida ao dana 30, bom tem os bloqueios disponiveis, a resistencia superior e a possibilidade de fazer um eixo por vez !
    Vamos lá vai, uma diferença de 4,27 para 4,30 não vai acabar com o seu carro, uma diferença dessas (menos de 1%) pode ocorrer até mesmo por diferença de calibração do pneus !
    instalo um Dana 44 na trazeira e depois com mais calma coloco na dianteira, usando a mesma receita do Prof. Roberton !
    Depois dos dois colocados troco a relação para uma 4,78 e ainda dá pra usar 2 kaiser ou um ensimec atraz e um TRPC na frente !
    Por favor não me falem na quantidde de dinheiro pra fazer tudo isso !
    Se eu fosse normal, pra começar a conversa não comprava Niva, não teria 2 Nivas, e não ficava imaginando essas babaquices !!!!!

  • #8
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up O homem tem razão

    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Sei que o Roberton, vai me xingar Mas na minha opnião a melhor saida é Dana 44-3 com relação 4,27 ou 4,09, depende do seu diferencial original !

    O trabalho em colocar um diferencial destes é exatamente o mesmo do opala
    Tubo bem a bolota é maior
    Mas a bitola, pasmem, é menor que a do Niva, medidos num Niva e numa Ranger lado a lado a ranger tem 3cm a menos que o Niva (pneus e rodas originais nos dois)
    Qual a vantagem disso em contrapartida ao dana 30, bom tem os bloqueios disponiveis, a resistencia superior e a possibilidade de fazer um eixo por vez !
    Vamos lá vai, uma diferença de 4,27 para 4,30 não vai acabar com o seu carro, uma diferença dessas (menos de 1%) pode ocorrer até mesmo por diferença de calibração do pneus !
    instalo um Dana 44 na trazeira e depois com mais calma coloco na dianteira, usando a mesma receita do Prof. Roberton !
    Depois dos dois colocados troco a relação para uma 4,78 e ainda dá pra usar 2 kaiser ou um ensimec atraz e um TRPC na frente !
    Por favor não me falem na quantidde de dinheiro pra fazer tudo isso !
    Sem dúvida, o 4,27:1 vai bem mesmo, pra quem tem diferenciais 4,30:1, que é o meu caso. Esteticamente falando, acho que ficaria um trabolhão, mas o Roveri está certo quanto às opções de bloqueio. Na verdade, existem modelos de Dana 44 que já vem com Track-Lock embutido. É umas também, sem dúvida. Creio ser mais recomedável pra quem usa pneu grande. Assim, a bolota não fica muito próxima do chão.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #9
    ".... O trabalho em colocar um diferencial destes é exatamente o mesmo do opala ...... Tubo bem a bolota é maior ...."
    Tudo bem: atrás, sem problema (soou mal isso, hein? ). No caso de usar pneus grandes, a altura mínima (da bola do diferencial ao chão) ficaria como num Jeep (acho)
    Se bem que o vão livre proporcionado pela "bolotinha" e pneuzão seria show - A resistência, nem tanto... . Agora, a pergunta é a seguinte:
    E na frente? com relações próximas, como você disse, não teria problema em permanecer com o dianteiro original - Mas botar um put@ Dana 44 na traseira (eiiita)
    e permanecer com o diferencialzinho dianteiro "de alumin" não faria muito sentido...
    Ok, Galo: Você falaou em permanecer com o dianteiro original provisoriamente, eu sei... Eu só estava preparando o terreno pra introduzir
    a pergunta: Mas cabe? Essa bola maior do Dana 44 daria pra se alojar alí na frente (motor original, cárter original..), mantendo a suspensão independente dianteira?

  • #10
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Wink Tudo é possível. Depende de quem faz

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    a pergunta: Mas cabe? Essa bola maior do Dana 44 daria pra se alojar alí na frente (motor original, cárter original..), mantendo a suspensão independente dianteira?
    Bom, se com motor de Opala colocamos um Dana 30, porque não seria possível colocar um Dana 44 com motor original ou qualquer outro?

    Dê uma olhada: http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yar...m?.dir=3559scd

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #11

    Wink

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Tudo bem: atrás, sem problema
    Ok, Galo:
    Luciano na boa, não me leva a mal, já sou casado !!!!!!!
    Parei com a brincadeira !!!!!!!
    São as perguntas inteligentes que nos fazer resolver os problemas
    Eu ainda não tenho a resposta "certa" pra essa sua colocação ( uia !!!!!coloco aonde )
    mas a principío é só abaixar um pouco a fixação da "bolota" e deslocar ela um pouco pra direita, outra coisa é não fixar o novo diferencial no motor , mas usar o quadro da suspenção !

    Na verdade o primeiro que inventar de fazer isso é que vai saber das dificulidades !

    Mas que dá, dá

  • #12
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Robertofs, o diferencial dianteiro é bem mais complexo que o traseiro, então como vocês fizeram? Pegaram um dif. tras. cortaram e soldaram suporte dos rolamentos na carcaça cotoco que ficou (como os do Niva, )... e então conectaram as homocineticas do santana.... como foi isso?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade