x
Convex Datacenter
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 92
  • #61
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3



    Amigos, estou instalando o bloco com as camisas e pistões do Tempra, e acho que amanhã estou andando com ele. Colocarei aqui o máximo de informações sobre a experiência.

    Abraços

  • #62
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1

    Motor diesel caseiro

    Estive em Uberlandia e fui atá a oficina do Luis na Paes Leme .

    Ele pega o bloco do santana 2.0 e transforma em diesel .

    Vi 2 motores funcionando e gostei .

    Só que o preço é salgado : cobra 3500,00 para fazer a transformação , e temos que providenciar um motor 1.6 diesel para aproveitar o cabeçote , a bomba os bicos e o agregado.

    Também é necessário um bloco ap 2.0 , o resto põe tudo novo .

    Detalhe : o cabeçote tem que estar impecável se não não aguenta .

    Pesquei o seguinte : ele rebaixa o bloco ,deixa o pistão reto , troca as vávulas , parece que põe valvulas maiores e rebaixa o cabeçote 0,5 mm.

    O resto é tudo do santana .

    Segundo ele e o povo de lá ja fez vários e ficou bom , mas tem que andar no máximo a 2700 rpm , tem muito torque mas pouco giro.

    Consumo de 17 km por litro . Disse que não super aquece e fica silencioso .

    SDS

  • #63
    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Estive em Uberlandia e fui atá a oficina do Luis na Paes Leme .

    Ele pega o bloco do santana 2.0 e transforma em diesel .

    Vi 2 motores funcionando e gostei .

    Só que o preço é salgado : cobra 3500,00 para fazer a transformação , e temos que providenciar um motor 1.6 diesel para aproveitar o cabeçote , a bomba os bicos e o agregado.

    Também é necessário um bloco ap 2.0 , o resto põe tudo novo .

    Detalhe : o cabeçote tem que estar impecável se não não aguenta .

    Pesquei o seguinte : ele rebaixa o bloco ,deixa o pistão reto , troca as vávulas , parece que põe valvulas maiores e rebaixa o cabeçote 0,5 mm.

    O resto é tudo do santana .

    Segundo ele e o povo de lá ja fez vários e ficou bom , mas tem que andar no máximo a 2700 rpm , tem muito torque mas pouco giro.

    Consumo de 17 km por litro . Disse que não super aquece e fica silencioso .

    SDS
    Isso é o que o pessoal chama de "misto quente", é até comum isso ! Uma das partes que se usa do 1.6 original são as bielas que no caso são forjadas pra aguentar a tx de compressão
    Isso tambem é feito em alguns motores GM mais antigos usados em caminhonetes

  • #64
    Usuário Avatar de kemramone
    Entrada
    29/10/2005
    Local
    Sobral - Ceará/CE
    Idade
    45
    Posts
    266
    Agradecimentos: 0
    Camarada essa idéia de tranformar o motor do santana pra diesel é boa o que emperra é ter que arranjar um 1.6 Diesel ai fica inviável comprar 2 motores pra fazer 1 isso pode ate ser feito pra quem ja tenha um 1.6 diesel ai vale a pena!!!

  • #65
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Cheveniva - opção econômica e eficiente para motor, embreagem e câmbio pra Niva

    Preparamos os motores com pistão do Monza 1.8, o que altera a litragem
    do motor para 1.7.

    No álcool, estimamos que a potência fique em torno dos 88cv, e o torque
    na casa dos 13,6mkgf, baseando em um motor de Chevette 1.6/S original a
    álcool, que desenvolvia 82cv de potência e 12,8mkgf de torque ( fonte:
    http://www.chevetteiros.com.br/dados...hp#motorizacao ). Outro
    detalhe relevante é que o câmbio do Chevette é cerca de 2% mais
    reduzido que o original do Niva, o que aumenta a impressão de que o
    motor tem mais fôlego.

    Fotos: ( http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yar...?.dir=/f5afscd )

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO

  • #66
    Usuário
    Entrada
    02/04/2007
    Idade
    47
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Zé, conheci um mecânico em Cunha/SP que colocou o motor do Tempra no Niva dele. Fez serviço completo (motor, direção hidráulica, etc) tudo do Tempra. Coube perfeitamente, mas ele disse ter se arrependido, pois teve que fazer algumas adaptações que deram dor de cabeça. Bem, essa é o único relato que eu conheço de alguém que colocou motor do Tempra.

  • #67
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Tô com o motor do Niva com os pistões do Tempra. Terminei a instalação a dois dias e rodei somente 200 Km até o momento. Não tenho dados precisos por enquanto mas parece que está consumindo mesma coisa e está mais forte: subo o parque nacional de Itatiaia de terceira, quando com o motor original do Niva subia de segunda (na gasolina). Mas no GNV ainda deixa a desejar. É, já estou rodando no GNV com o camarada.
    Ficou com 9 a 9,2 de taxa de compressão;
    Também ficou com a polia Sobe em posição Standard;
    As aberturas de Admissão e escape ficou 25/30 simultaneamente.
    Penso em colocar a polia Sobe na posição D - Penso que assim ele não cairá tanto de giro a 110 Km/h nas subidas, mas não sei se terei espaço para as válvulas nesse angulo....
    Como estou preparando outro Niva (Boris IV) penso em trocar realmente o motor.
    1 - O que acham do motor do Tempra? (Parece que é o mais fácil e mais barato de adaptar)
    2 - Quanto custa um motor desses?
    3 - O Kit para AP é muito caro, parece que têm alguém fazendo rolo com um kit por um motor de Niva....Tenho 2 motores de Niva...
    4 - E o motor AP? O que acham? Anda bem a 110 Km/h nas rodovias ou perde vel. nas subidas?
    5 - Caixa de marchas também deve ser considerada para troca?

    Agora escancarei nas perguntas hehe
    4X4 Brasil

  • #68
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1

    Defensor do Ap 2.0

    Ola Maurício , como ja relatei nesse forum , tenho um motor ap 2.0 do Santana a alcool no meu niva com o kit antigo da erosão que tinha capa seca . Recomendo essa adaptação a todos , porque não tenho que reclamar . O jipe ganha muito torque a baixa rotação e a 2500 rpm voce sobe em quinta a serra de Santos a 100 km por hora .
    Sobra potencia e força na subida, não deixa a desejar nem para um troller .

    Quem achar que eu estou exagerando , no nosso encontro eu deixo dar uma volta .

    O consumo é bravo: 5 km por litro de alcool , talves no GNV fique bom .
    Como ja disse antes , acho uma grande bobagem usar um ap 1.8 , pois é um motor de torque em alta e pouco potente em relação ao 2.0 e isso é ruim para um jipe pesadão como o niva . Graças a Deus não fui na idéias do Niva Site que na época defendia o Ap 1.8 . alcool , como opção mais viável . Sou defensor completamente do Ap 2.0 .
    Recentemente busquei colocar um cambio de chevette e troquei idéias com todos do forum ( inclusive a gradeço a todos ) porque o meu escapa a quarta marcha .

    Diante das inúmeras mudanças que se tem de fazer , ( que não são triviais ) resolvi comprar um cambio usado do laika e revisar eu mesmo e por no meu niva .

    Quando desmontei através do manual , fiquei impressionado pela robustes do cambio por dentro , apenas o setor da quinta marcha inspira cuidados . Da primeira a quarta, sem comentários , foi feito para aguentar tranco.

    De concepção muito simples , inclusive qualquer um pode desmontar e reparar , é um bom cambio . Se bem montado , tenho certeza que é cambio para muitas aventuras e aguenta tranquilo o AP 2.0 . Mas agora, conhecedor do bicho , apoio e recomendo o trabalho com no mínimo 2 litros de óleo . Tudo que estava gasto , tem haver com deficiencia de lubrificação .

    O meu cambio escapa a quarta , mas ja faz tempo , desde que montei o ap 2.0, pois creio que esta levemente desalinhado o eixo piloto com o rolamento de agulha do volante do motor .Percebi que o engrenamento da quarta esta no eixo piloto !
    Isso é um dos problema da adaptação ! Acredito que a minha caixa seca fundida em alumínio esta desalinhada ou ela sofre flambagem , quando montamos .

    Bem estou trabalhando , para acertar esse problema .

    Creio que usando a flange moderna isso fica melhor .

    Inclusive , posso postar uma lista dos problemas que resolvi que tem haver com a adaptação . Cada vez o meu fica melhor e esta quase lá !

  • #69
    Olha, voces dois ai de cima !!!!! discussão em familia aqui não vale !!!!!Vou trazer todos os Roveri aqui pro forum tambem, pra não ficar atraz de vc´s

  • #70
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Então rodou, nego! Se eu chamar 1/64 dos Cavalcante que eu conheço eu entupo o fórum de uma pegada só!!!!! Os moderadores vão passar um ano só pra limpar a carrada de cearenses.

  • #71
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up APNiva com câmbio de Chevette = moleza

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    [COLOR=black]Recentemente busquei colocar um cambio de chevette e troquei idéias com todos do forum ( inclusive a gradeço a todos ) porque o meu escapa a quarta marcha .

    Diante das inúmeras mudanças que se tem de fazer , ( que não são triviais ) resolvi comprar um cambio usado do laika e revisar eu mesmo e por no meu niva .
    Camarada, adaptamos câmbio de Chevette em um Niva com AP 1.8 aqui em Goiânia-GO, e com o kit do Beto Kbção pra adaptar câmbio de Chevette à caixa de transferência do Niva foi moleza.

    O que tem que ser feito, além do uso de uma flange de AP pra câmbio de Chevette, que é facílimo de achar, é um rasgo na lata do túnel pra poder usar a alavanca do Chevette, que fica no centro do câmbio, enquanto que no câmbio do Niva é deslocado pra direita. Dependendo de como o motor AP foi adaptado tem que rebater um pouco o final do túnel, mas é só. Outro detalhe é que é eliminado o uso de acoplamento elásticou e/ou homocinético, e o câmbio e caixa de transferência se tornam solidários, como em todos os demais 4x4, com um único ponto de sustentação, que passa a ser apoiado sobre subchassis que vestem as longarinas, e não mais pendurado ao assoalho, eliminando as trincas também. Vibração zero.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #72
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Beleza Roberto , ja discutimos alguns pontos desse sistema no tópico , e esse assunto é muito interessante,, até porque ja descobri que alguns oportunistas ja estão querendo ganhar em cima de nós , por exemplo a engrenagem da quinta marcha nova , tem nego pedindo R$ 500,00 pilhas, mas o problema é que Engenharia e mudanças devem ser primeiro executadas e depois testadas .

    As minhas perguntas são do tipo :

    Será que o cambio do chevette é tudo isso mesmo ?
    Tem muitas controversias a respeito aqui no forum , legal ler forum dos CJ5 , pois eles tem um histótico mais longo .

    Um cambio de chevettte usado é barato , mas será que as engrenagens novas, sincronizados , eixos , etc ... são baratas e acha fácil ?

    Liguei em lojas de cambio técnico e num revisadinho me pediram R$ 1500,00 . Um de desmancha acha por R$ 300,00 .

    Com relação a adaptação que voces fizeram, ja relataram que fica boa , mas ja testaram de forma longa, quantos mil km rodados ?

    A respeito desse kit do Beto , ja vem tudo pronto , custa quanto ?

    SDS



    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Camarada, adaptamos câmbio de Chevette em um Niva com AP 1.8 aqui em Goiânia-GO, e com o kit do Beto Kbção pra adaptar câmbio de Chevette à caixa de transferência do Niva foi moleza.

    O que tem que ser feito, além do uso de uma flange de AP pra câmbio de Chevette, que é facílimo de achar, é um rasgo na lata do túnel pra poder usar a alavanca do Chevette, que fica no centro do câmbio, enquanto que no câmbio do Niva é deslocado pra direita. Dependendo de como o motor AP foi adaptado tem que rebater um pouco o final do túnel, mas é só. Outro detalhe é que é eliminado o uso de acoplamento elásticou e/ou
    homocinético, e o câmbio e caixa de transferência se tornam solidários, como em todos os demais 4x4, com um único ponto de sustentação, que passa a ser apoiado sobre subchassis que vestem as longarinas, e não mais pendurado ao assoalho, eliminando as trincas também. Vibração zero.



    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade