x
Convex Datacenter
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 92
  • #49
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    tenha saído na Ranger até a pouco tempo atrás, antes da entrada dos motores Ford Duratec, que é todo de alumínio.

    se o OHC 2.3 era tao bom assim , me responda.. porque a ford o substituiu??
    Por uma questão óbvia: não se aplicava mais a muitos modelos, e como sabemos, às vezes opta-se por um outro motor para otimizar as linhas de produção. Sendo o Ford Duratec mais leve, pode equipar desde um carro de passeio, caso do novo Fusion, até um utilitário, como a Ranger. No caso do GM151, não dá pra imaginar o Vectra com um motor desse tamanho. E já que o aumentaram o motor que foi usado no Vectra, derivado do que já havia sido utilizado no Monza, então puderam utilizar ele na S10, e posteriormente, com cabeçote de 16v, no novo Vectra. Como falei, é muito mais viável manter um motor que seja aplicável ao maior número de modelos, otimizando a produção. Mas não significa necessariamente que aquele que foi substituído era ineficiente. No caso do Ômega e da Silverado, o GM250 recebeu alguns apliques, como injeção eletrônica, e ficou "moderno", mas, pelo seu porte, não se aplica a outros modelos.

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Que os motores diesel, com maioria absoluta usando cabeçotes de aço fundidos, não são eficientes. Pô! Tá falando de ineficiência térmica? É só ter um bom sistema de arrefecimento, não?

    de motor diesel eu nao conheco nada....
    Pois é. A maioria dos motores diesel tem cabeçote em ferro fundido. E como a maioria dos motores diesel são turbinados, e ainda com elevada taxa de compressão, o calor gerado é enorme, e aí o que salva é um eficiente sistema de arrefecimento.

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    e falando sobre "americano que es esperto e usa motor V8"..... sim.. e tao esperto em usar os otimos V8 que a japaiada com seus "motoricos" pequenos estao dominando a america a muito tempo.... cara.. numa boa.. eu se fosse americano, eu sentiria vergonha em ver por exemplo, um Mistubish Lancer Evolution com seu "motorico" 2.0 que de fabrica vem com quase 300cv dando pau em camaros, corvetes, mustangs e seus V8oitoes com mais de o dobro de cilindrada...
    Você tem razão! Embora eu aprecie motores grandes e fortes, os motores japoneses são compactos e eficientes, mas, infelizmente, ainda distantes (literalmente) de nossa realidade. Nosso problema é de oferta.

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    eu nao disse que chevette e ruim... eu afirmo que o MOTOR dele é ruim...
    Mas falando sério, o que você acha ruim no motor do chevette, além do cabeçote ser de ferro? Na boa, conheço muitros chevetteiros, e não vejo todos esses problemas que são ditos por aí. O meu motor com pistão de monza já tá com 15.000 Km, e até agora só alegria. Como parei o meu Niva pra reforma, e tinha acabado de restaurar um Chevette tubarão 76, fiz o transplante do motor e câmbio de chevette do meu Niva pro meu chevette, já que esse estava sem motor e câmbio, e não tenho perdoado. Quando passa playboy tirando onda, abro as duas goelas do Solex 2E e a resposta é rápida. É normal eu botar mais de 5500 RPM no motor, e até agora, sem problemas. Porém, foi como falei: eu comprei o motor usado e o retifiquei completamente, colocando peças novas, então, é um motor antigo, mas não é um motor velho. Voltando a pergunta, o que você tem de histórico contra o motor do Chevette? Cabeçote? Válvulas? Virabrequim? Bronzinas? O que "abre o bico" pra você? Se há um problema congênito, em avise que vou realizar uma manutenção preventiva

    A título de informação, eu prezumo, através de cálculos simples, baseando no 1.6/s a álcool, que tem 81cv de potência e 12,8mkgf de torque, eu prezumo que o meu, que é a álcool, tenha ficado com uns 86cv e o 13,6mkgf de torque, o que não é como um AP 1.8, mas que somados ao câmbio cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o aproxima ainda mais do desempenho de um AP 1.8 a gasolina com câmbio de Niva original. Pelo menos, em termos de desempenho, já fica um pouco mais eficiente que o original 1.7i.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #50
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Mas falando sério, o que você acha ruim no motor do chevette, além do cabeçote ser de ferro? Na boa, conheço muitros chevetteiros, e não vejo todos esses problemas que são ditos por aí. O meu motor com pistão de monza já tá com 15.000 Km, e até agora só alegria.

    puxa.... mas um motor decente tem a obrigacao de roda no minimo 100.000km antes de retifica... os 15.000km do seu chevette até agora nao sao parametro..

    se ai em GO nao reclamam do motor de chevette é pq o povo nao exige dele... pq aqui, ele é mal falado sim... obvio que depende muito de como se toca... se quiser uma tocada mais esportiva, com giro alto, ele abre o bico mesmo...
    eu alem de jipeiro, sempre gostei tb de arrancadas e tal ( hoje tenho uma saveiro turbo tb) e sempre vivenciei isso... quem tinha chevette com motor originais pondo p/ ralar em pegas, era questao de pouco tempo, o motor nao aguenta... comeca a fumar e bater rapido. isso sem falar que em desempenho nem mesmo o 1.6/S era melhor que um AP600. cheveteiro se bobeasse tomava pau de fiat 147 1300... chevette em pegas so prestava p/ arrancar com outro chevette ou p/ dar cavalo de pau. ( quem já foi rachador sabe do que eu estou falando)

    Como parei o meu Niva pra reforma, e tinha acabado de restaurar um Chevette tubarão 76, fiz o transplante do motor e câmbio de chevette do meu Niva pro meu chevette, já que esse estava sem motor e câmbio, e não tenho perdoado. Quando passa playboy tirando onda, abro as duas goelas do Solex 2E e a resposta é rápida. É normal eu botar mais de 5500 RPM no motor, e até agora, sem problemas. Porém, foi como falei: eu comprei o motor usado e o retifiquei completamente, colocando peças novas, então, é um motor antigo, mas não é um motor velho. Voltando a pergunta, o que você tem de histórico contra o motor do Chevette? Cabeçote? Válvulas? Virabrequim? Bronzinas? O que "abre o bico" pra você? Se há um problema congênito, em avise que vou realizar uma manutenção preventiva

    cabecote, retentor de valulas e valvulas..... e quebras em aneis tb é comum... continua acelerando o seu sempre acima de 4000rpm... adote uma conducao esportiva.... daqui uns meses vc me fala se ele tá fumando ou nao....


    A título de informação, eu prezumo, através de cálculos simples, baseando no 1.6/s a álcool, que tem 81cv de potência e 12,8mkgf de torque, eu prezumo que o meu, que é a álcool, tenha ficado com uns 86cv e o 13,6mkgf de torque, o que não é como um AP 1.8, mas que somados ao câmbio cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o aproxima ainda mais do desempenho de um AP 1.8 a gasolina com câmbio de Niva original. Pelo menos, em termos de desempenho, já fica um pouco mais eficiente que o original 1.7i.

    tá... já entendi que o seu motor tem numeros adequados p/ carregar um niva, mas EXCETO pelo preco vc ainda nao conseguiu me provar onde o motor de chevette seria uma melhor opcao frente a um AP1.6 num niva...

    no seu caso que vc ja tinha o motor e cx , otimo.. use o que tem e tire o maximo de proveito ( como vc fez passando- p/ 1.7) mas p/ um cara que acabou de fundir o motor original do niva, na minha opniao, a menos que ele pague 500,00 num motor de chevette ( que na melhor das hipoteses vai ter 15 anos de uso) perfeito ( sem precisar de retificar), vale mais a pena pagar 2.500,00 num AP1.6 MI ( injetado, nem preciso enumerar as vantegens sobre carburador néh?) que basta procurar, ele pode comprar um motor semi-novo ( um golzinho de 2007 PT que tem aos montes em desmanches)

    isso tudo qeu falei sobre niva, se aplica tb ao samurai.... motor de samurai quando funde, é no minimo 2500,00 a retifica.... a galera prefere instalar AP, é um AP1.6MI é o casamento perfeito no samurai...

    concorda?

    T+

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.[/QUOTE]
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #51
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1

    Motorzinho

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    Mas falando sério, o que você acha ruim no motor do chevette, além do cabeçote ser de ferro? Na boa, conheço muitros chevetteiros, e não vejo todos esses problemas que são ditos por aí. O meu motor com pistão de monza já tá com 15.000 Km, e até agora só alegria.

    puxa.... mas um motor decente tem a obrigacao de roda no minimo 100.000km antes de retifica... os 15.000km do seu chevette até agora nao sao parametro..

    se ai em GO nao reclamam do motor de chevette é pq o povo nao exige dele... pq aqui, ele é mal falado sim... obvio que depende muito de como se toca... se quiser uma tocada mais esportiva, com giro alto, ele abre o bico mesmo...
    eu alem de jipeiro, sempre gostei tb de arrancadas e tal ( hoje tenho uma saveiro turbo tb) e sempre vivenciei isso... quem tinha chevette com motor originais pondo p/ ralar em pegas, era questao de pouco tempo, o motor nao aguenta... comeca a fumar e bater rapido. isso sem falar que em desempenho nem mesmo o 1.6/S era melhor que um AP600. cheveteiro se bobeasse tomava pau de fiat 147 1300... chevette em pegas so prestava p/ arrancar com outro chevette ou p/ dar cavalo de pau. ( quem já foi rachador sabe do que eu estou falando)

    Como parei o meu Niva pra reforma, e tinha acabado de restaurar um Chevette tubarão 76, fiz o transplante do motor e câmbio de chevette do meu Niva pro meu chevette, já que esse estava sem motor e câmbio, e não tenho perdoado. Quando passa playboy tirando onda, abro as duas goelas do Solex 2E e a resposta é rápida. É normal eu botar mais de 5500 RPM no motor, e até agora, sem problemas. Porém, foi como falei: eu comprei o motor usado e o retifiquei completamente, colocando peças novas, então, é um motor antigo, mas não é um motor velho. Voltando a pergunta, o que você tem de histórico contra o motor do Chevette? Cabeçote? Válvulas? Virabrequim? Bronzinas? O que "abre o bico" pra você? Se há um problema congênito, em avise que vou realizar uma manutenção preventiva

    cabecote, retentor de valulas e valvulas..... e quebras em aneis tb é comum... continua acelerando o seu sempre acima de 4000rpm... adote uma conducao esportiva.... daqui uns meses vc me fala se ele tá fumando ou nao....


    A título de informação, eu prezumo, através de cálculos simples, baseando no 1.6/s a álcool, que tem 81cv de potência e 12,8mkgf de torque, eu prezumo que o meu, que é a álcool, tenha ficado com uns 86cv e o 13,6mkgf de torque, o que não é como um AP 1.8, mas que somados ao câmbio cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o aproxima ainda mais do desempenho de um AP 1.8 a gasolina com câmbio de Niva original. Pelo menos, em termos de desempenho, já fica um pouco mais eficiente que o original 1.7i.

    tá... já entendi que o seu motor tem numeros adequados p/ carregar um niva, mas EXCETO pelo preco vc ainda nao conseguiu me provar onde o motor de chevette seria uma melhor opcao frente a um AP1.6 num niva...

    no seu caso que vc ja tinha o motor e cx , otimo.. use o que tem e tire o maximo de proveito ( como vc fez passando- p/ 1.7) mas p/ um cara que acabou de fundir o motor original do niva, na minha opniao, a menos que ele pague 500,00 num motor de chevette ( que na melhor das hipoteses vai ter 15 anos de uso) perfeito ( sem precisar de retificar), vale mais a pena pagar 2.500,00 num AP1.6 MI ( injetado, nem preciso enumerar as vantegens sobre carburador néh?) que basta procurar, ele pode comprar um motor semi-novo ( um golzinho de 2007 PT que tem aos montes em desmanches)

    isso tudo qeu falei sobre niva, se aplica tb ao samurai.... motor de samurai quando funde, é no minimo 2500,00 a retifica.... a galera prefere instalar AP, é um AP1.6MI é o casamento perfeito no samurai...

    concorda?

    T+

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    [/quote]

    Se me permitem , voltarei a me pronunciar .
    Na época que tinha grana quase comprei um samurai , não fiz porque achei o motor muito fraco , mais fraco que o do Niva .

    eu não acredito que voce é feliz com um motorzinho 1.6 no seu Samurai .

    quando no passado comprei um JPX , o cara que vendeu , falou : o motor é bom mas voce tem que ser ZEN ....

    Caramba , o zen éra 80 por hora se não esquentava .

    Me desculpem , mas voce esta equivocado .

    Todos querem sentir força = torque no seu jipe . Se não não dá tezão ao dirigir .

    Tanto o Samurai como o Niva tem motor fraco para a relação de peso e finalidade do veículo.

    Se voce entrar no site dos Portuga , vai ver que eles são felizes com o Niva diesel - po o cambio e transmissão é a mesma cara .

    Lá na Russia atende porque a gasolina é boa e porque não tem estrada para andar .

    Amigo , trocar motor , gastar com adaptação etc , no mínimo tem que valer a pena .
    Por isso que quando fundiu o motor do meu Niva , coloquei o Ap 2.0 a alcool ( por ter mais torque que o de gasolina ) e realmente sou uma cara feliz , pois se aproxima muito a minha antiga toyota 88( desempenho , torque , tudo em quinta a cenzão que tezão ) que na época troquei Pau a Pau no JPX , ( na época falavam bem caramba desse jipe ) e me fud...

    Hoje a minha maior brincadeira de fim de semana e fuçar no carbura do meu jipe , no catálogo o primeiro estágio é um giclé 140 e no segundo o 170.

    Fico brincando , atualmente tá com 140 e 150 .

    Quanto a injeção em Jipe ? Tem certeza que faz trilha ?

    Pode ser que aí em minas que é mais erosão por causa do tempo . No caso de Sampa tem muita chuva e só lama . Imagine ter que fazer limpeza de bico , bomba eletronica , tá loco . ( quando compramos motor no desmanche não sabemos o estado das peças ) Carburador não deixa na mão

    Agora o motor de chevette , a fama de ruim é dos antigos , quem nem o 147 , o moderno 1.6 é bom , como é o do fiat Uno . a explicação esta na qualidade dos materiais de eng e melhorias na qualidade de processo de fabricação.

  • #52
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Se me permitem , voltarei a me pronunciar .
    Na época que tinha grana quase comprei um samurai , não fiz porque achei o motor muito fraco , mais fraco que o do Niva .

    nem tanto.. o samurai tem motor 1.3 e 11kg de torque e super economico...

    eu não acredito que voce é feliz com um motorzinho 1.6 no seu Samurai .

    sim.. sou feliz com meu motor 1.3 no meu samurai.. pq p/ o offroad ele NAO DEIXA a desejar ( neste caso a relacao de transmissao é perfeita p/ ele), na estrada o samurai deixa a desejar?? sim.... mas samurai foi feito p/ que?? p/ acelerar na estrada ou andar em baixa velocidade no OFFROAD ?
    por exemplo, hoje eu uso pneus 31' no meu samurai o que alonga muito a relacao... o carro fica xoxo, sem forca... trocar de motor?? obvio que nao.. apenas reduzi mais a relacao da Tcase e pronto... o motor tá com folego total novamente... e economico como sempre foi..

    quando no passado comprei um JPX , o cara que vendeu , falou : o motor é bom mas voce tem que ser ZEN ....

    entao o motor nao é bom ( e como nao é.. pois o XUD9 é fervedor), ele pode ter sido bom na europa ( lá ele é largamente utilizado) e até na argentina tem varios peugeots rodando com ele lá... mas basta o XUD rodar num lugar de clima quente que ele ferve, entao nao é bom... tem defeitos de projeto

    Caramba , o zen éra 80 por hora se não esquentava .
    nem isso... pega uma subida de serra no JPX se senta o pé, mesmo a 60km/h ele ferve.. basta exigir do motor que ele abre o bico...

    Me desculpem , mas voce esta equivocado .

    Todos querem sentir força = torque no seu jipe . Se não não dá tezão ao dirigir .

    Tanto o Samurai como o Niva tem motor fraco para a relação de peso e finalidade do veículo.

    cara.. samurai tem motor fraco?? tem .. 63cv e 11kg de torque sao numeros dignos de risada, mas o que os japas inteligentemente fizeram p/ suprir isso??? reduziram a relacao de trasmissao... p/ trilha mais importante que potencia e torque do motor é REDUCAO... e com isso o que se ganha?? vc pode colocar um motor LEVE, ECONOMICO e de producao BARATA..
    o samurai original pesa menos de 1 tonelada. vao por mim.. o motorico 1.3 dele dá conta do recado nas trilhas sem o menor problema...

    já o niva nao sei.. até pq o niva é mais pesado.. olha só que coisa... tem um motor 1.6 tao fraco quanto o do samurai e bebe como um GM250

    Se voce entrar no site dos Portuga , vai ver que eles são felizes com o Niva diesel - po o cambio e transmissão é a mesma cara .

    motor diesel o papo é outro... e dependendo dos limites de giro do motor em questao, vc a trasmissao muda sim ( relacao)

    Lá na Russia atende porque a gasolina é boa e porque não tem estrada para andar .

    Amigo , trocar motor , gastar com adaptação etc , no mínimo tem que valer a pena .

    sim claro...

    Por isso que quando fundiu o motor do meu Niva , coloquei o Ap 2.0 a alcool ( por ter mais torque que o de gasolina ) e realmente sou uma cara feliz , pois se aproxima muito a minha antiga toyota 88( desempenho , torque , tudo em quinta a cenzão que tezão ) que na época troquei Pau a Pau no JPX , ( na época falavam bem caramba desse jipe ) e me fud...

    Hoje a minha maior brincadeira de fim de semana e fuçar no carbura do meu jipe , no catálogo o primeiro estágio é um giclé 140 e no segundo o 170.

    Fico brincando , atualmente tá com 140 e 150 .

    Quanto a injeção em Jipe ? Tem certeza que faz trilha ?

    se eu tenho certesa de que eu faco trilha???heheheeh dá um pulinho aqui em BH e venha trilhar conosco...... agora eu que pergunto... qual o problema??

    Pode ser que aí em minas que é mais erosão por causa do tempo . No caso de Sampa tem muita chuva e só lama . Imagine ter que fazer limpeza de bico , bomba eletronica , tá loco . ( quando compramos motor no desmanche não sabemos o estado das peças ) Carburador não deixa na mão

    carburador nao deixa na mao??? afffff..... desde quando sensores de injecao eletronica nao podem molhar??? se fosse assim vc nem poderia sair dia de chuva... fala serio... isso é uma lenda..... vou falar de samurai ( que tenho a 4 anos e conheco muito bem), no cofre do motor nao tem absolutamente NADA que nao possa ser molhado...

    limpeza de bico por causa de lama??? p/ lama "sujar" os bicos ela primeiro deve entrar na linha de combustivel, que é completamente vedada ( senao vazava combustivel néh??) aahhh sensor MAP, sonda lambda, MAF, IAT, IAC, etc... até onde sei todos eles nao nao sao sensores "externos" e que possam ser danificados com agua/lama...
    bomba eletrica de combustivel danificar numa trilha??? e dai?? até parece que bomba mecanica nunca fura diafragama... e detalhe, elas tb nao entram em contato com lama...
    no samurai, em se tratando de eletronica, o unico sensivel a agua é a centralina, e ela fica DENTRO DO CARRO, atras do painel.. se ali chegar agua, dai nao é culpa do carro e sua, que devia ter comprado um submarino ao inves de jipe...

    agora.. vc pegar seu niva, colocar um AP2.0 MI e deixa a centralina num local que a agua atinge facil, fazer um monte de gambiarras na parte eletrica etc... pô.. dai nao é culpa da eletronica...

    e carburador nao deixa nao mao?? o dia em que vc estiver com seu niva numa trilha e por exemplo numa inclinacao lateral forte, seu carro a ponto de tombar e vc precisa de dar uma aceleradinha rapida p/ se safar e o maldito carburador engasgar por estar trabalhando numa posicao inclinada, dai acho que seus conceitos mudarao... ou vc subindo uma ladeira forte e escorregadia e o carbura comeca a engasgar e vc tem qeu perigosamente voltar de ré.....


    Agora o motor de chevette , a fama de ruim é dos antigos , quem nem o 147 , o moderno 1.6 é bom , como é o do fiat Uno . a explicação esta na qualidade dos materiais de eng e melhorias na qualidade de processo de fabricação.[/QUOTE]
    pode ser tb... faz sentido... mas que o motor do chevette sao ruins sao..
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #53
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post

    puxa.... mas um motor decente tem a obrigacao de roda no minimo 100.000km antes de retifica... os 15.000km do seu chevette até agora nao sao parametro..

    se ai em GO nao reclamam do motor de chevette é pq o povo nao exige dele... pq aqui, ele é mal falado sim... obvio que depende muito de como se toca... se quiser uma tocada mais esportiva, com giro alto, ele abre o bico mesmo...
    Camarada, o que quis dizer é que, ao contrário do que você afirma, um motor exigido por 15.000 Km, se fosse frágil, abriria o bico, com certeza. É claro que espero que meu motor dure bastante, e se você acha que goianos não exigem de motor, venha passar um fim de semana aqui, que eu te levo no autôdromo pra você ver com seus próprios olhos

    Como falei, usei um 1.6/s, que foi o último motor produzido para o Chevette, e esse motor recebeu algumas melhorias, como está relatado abaixo:

    Citação Postado originalmente por http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-3.htm
    Em 1983 o Chevette recebia grande alteração no desenho, a maior até o fim de sua produção. A frente contava com faróis retangulares, grade única com frisos horizontais, capô em cunha e mais inclinado. As lanternas traseiras eram maiores e retangulares.

    A reestilização foi inspirada no Monza, modelo idêntico ao Opel Ascona alemão, lançado no Brasil no ano anterior na versão hatch três-portas (inexistente na Europa). E deu certo: o Chevette seria, pela primeira vez, campeão de vendas brasileiro com 85.984 unidades vendidas. Em fevereiro havia sido fabricado o exemplar número 750.000

    Para 1987 houve nova revisão do desenho, com pára-choques envolventes, grade integrada a ele, tomadas de ar inferiores e lanternas maiores. Era lançada a opção de acabamento SE, mais luxuosa e com painel mais completo, incluindo luzes para controle de consumo. As versões quatro-portas e Hatch deixavam de ser produzidas. Em março o Chevette chegava ao milionésimo carro produzido.

    No ano seguinte o motor 1,6 era retrabalhado, passando a se chamar 1.6/S. Reduziu-se o peso dos pistões e das bielas e foi introduzido um carburador de corpo duplo, com o segundo estágio acionado somente em altas rotações. O coletor de admissão ganhou novo desenho. O desempenho melhorou: de 73 para 81 cv (álcool). O SE passava a se chamar SL/E, padronização com as linhas Monza e Opala.
    E sobre o sucesso que foi o carro:
    Citação Postado originalmente por http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm
    A versão L passava a ser a única opção do pequeno da GM, com acabamento básico e motores a gasolina e álcool. Em 12 de novembro do mesmo ano, após duas décadas de sucesso, o último Chevette deixava as linhas de montagem, totalizando 1,6 milhão de unidades vendidas. O Corsa, mais moderno, assumia a posição de caçula da marca. Restaria em produção apenas o picape Chevy 500 DL, descontinuado em 1995.

    A GM ainda mantém, na unidade de Mogi das Cruzes, SP, a produção de peças de estamparia para Chevette, Opala e outros modelos fora de linha, pois são muitos ainda no Brasil - atitude louvável num país que raramente preserva sua memória. A última versão produzida teve uma unidade guardada para o futuro museu da marca. Duráveis e robustos, diversos exemplares do Chevette resistem ao tempo -e ainda vão rodar muito.
    Bom, acho que não restam dúvidas sobre a durabilidade de um Chevette, e, obviamente, está implícito que sua mecânica contribuiu para torná-lo uns dos ícones da história automobilística do país.

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    cabecote, retentor de valulas e valvulas..... e quebras em aneis tb é comum... continua acelerando o seu sempre acima de 4000rpm... adote uma conducao esportiva.... daqui uns meses vc me fala se ele tá fumando ou nao....
    HEHEHEHEHEHE

    Faltou você me chamar de tiozinho

    HEHEHEHEHEHE

    Brother, você deve achar porque somos goianos somos amadores, e não sabemos nem tocar um carro de forma esportiva hehehehe

    Deixa pra lá

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    tá... já entendi que o seu motor tem numeros adequados p/ carregar um niva, mas EXCETO pelo preco vc ainda nao conseguiu me provar onde o motor de chevette seria uma melhor opcao frente a um AP1.6 num niva...
    Não vale investir em um AP 1.6MI em detrimento a um motor e câmbio de Chevette 1.7. Se quer gastar com AP, tem que fazer valer a pena o investimento. Melhor colocar um 1.8MI ou 2.0MI.

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    no seu caso que vc ja tinha o motor e cx , otimo.. use o que tem e tire o maximo de proveito ( como vc fez passando- p/ 1.7) mas p/ um cara que acabou de fundir o motor original do niva, na minha opniao, a menos que ele pague 500,00 num motor de chevette ( que na melhor das hipoteses vai ter 15 anos de uso) perfeito ( sem precisar de retificar), vale mais a pena pagar 2.500,00 num AP1.6 MI ( injetado, nem preciso enumerar as vantegens sobre carburador néh?) que basta procurar, ele pode comprar um motor semi-novo ( um golzinho de 2007 PT que tem aos montes em desmanches)

    isso tudo que falei sobre niva, se aplica tb ao samurai.... motor de samurai quando funde, é no minimo 2500,00 a retifica.... a galera prefere instalar AP, é um AP1.6MI é o casamento perfeito no samurai...

    concorda?
    Como falei, colocar um AP novo Niva só se justifica se for pra aumentar consideravelmente o desempenho. O kit é caro, a mão-de-obra é cara, e o custo/benefício para um AP 1.6MI é pequeno. Sob o pretesto de ser de baixa manutenção e econômico, terá que usar muito tempo para compensar. Já o AP 1.8MI ou 2.0MI aumentam o desempenho, e aí, o apelo é, de fato, o upgrade de desempenho, agregado às facilidades de manutenção, mas não de economia, porque não fica tão mais econômico que o original do Niva. Então, cada caso é um caso. E na troca do motor, como já comentei, colocaria um câmbio de Chevette, e também a embreagem, já que flange de motor AP para câmbio de Chevette se acha facilmente, e aí sim, complementaria a vantagem em se investir em um motor com mais torque e potência, o que torna a aventura abordo de um Niva bem mais emocionante

    Considerar 1.6 por 1.6, fico com o original do Niva. Se o original der pau, a opção no mesmo nível que apresenta o melhor custo/benefício é a mecânica do Chevette. AP só vale a pena se for pra aumentar o torque, e aí tem que ser 1.8 ou 2.0, e punhado de dinhero

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #54
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    tá bao... nós nunca vamos chegar a um consenso mesmo..
    vc é defensor dos GM151 e chevette ( alias, qual o nome do motor de chevette ? )
    e eu sou defensor dos APs... e ponto final...

    em todo caso.... meu convite tá de pé... venha fazer uma trilha conosco aqui em BH p/ gente divertir, seja lá com motor de vemaguete ou de porsche..heheh

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #55
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Red face Sem nome

    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    vc é defensor dos GM151 e chevette ( alias, qual o nome do motor de chevette ? )
    e eu sou defensor dos APs... e ponto final...
    Ah, tá! Agora entendi porque você tem um Samurai. É pq ele, originalmente, saiu com o motor G13A, e depois usou o G13B. Então, você deve gostar de motores que tem nome heheheh

    Realmente, não sei qual o nome do motor do Chevette, mas deve ser da Família 0, já que foi substituído pela família I heheheh

    Citação Postado originalmente por http://www3.chevrolet.com.br/noticias/noticia.do?acao=id&idNoticia=534
    Em 1981, a GM Powertrain iniciou a produção do motores que equipariam principalmente o modelo Monza. Também naquele ano foi iniciado o programa de motores a álcool. Em 1994 começou a produção dos novos motores da 'Família I', que substituíriam o motor do Chevette.
    Mas só pra fechar esse papo, que foi bom, sou defensor nem de um nem de outro não, e acho o AP um excelente motor, tanto que tenho um Chevette, mas em casa também temos uma Parati 1.8. É como falei: só quis mostrar pros camaradas que há mais opções de motorização pro Niva, e a melhor é aquela que se encaixa no seu orçamento, porque, quanto a ser melhor ou pior, bem mantido, seja motor de Chevette, GM151, VW AP 1.6, 1.8 ou 2.0, Suzuki G13A ou G13B, ou ainda Fiat Tempra Turbo, certamente durarão muitos anos, e garantirão boas diversões

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #56
    Quanto a injeção em Jipe ? Tem certeza que faz trilha ?

    Pode ser que aí em minas que é mais erosão por causa do tempo . No caso de Sampa tem muita chuva e só lama . Imagine ter que fazer limpeza de bico , bomba eletronica , tá loco . ( quando compramos motor no desmanche não sabemos o estado das peças ) Carburador não deixa na mão.[/QUOTE]

    Me desculpa, mas esse foi foda
    Injeção não tem nem um minimo de comparação com carburador ! um carburador nunca vai chegar aos pés do que um sistema de injeção pode fazer !
    O unica maneira de vc sujar bico, bomba eletrica,etc,etc, é deixar entrar lama do tanque de combustivel !
    injeção não morre em aclives/declives acentuados e pode ter o sistema isolado muito mais facil do que isolar distribuidor !
    Deixa entrar um pouco de poeira no seu filtro pra ver como vai ficar os gicles !

  • #57
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Roveri , se o giclé entopé voce tira a tampa soprá e injeção ?

    claro que injeção é melhor ! mas quando voce compra um carrinho ja com injeção .Mas depois de 10 anos ja era , acabou a confiabilidade .

    è que nem Lep top velho !
    Imagina voce comprar um trem desse em desmanche , como vai saber o estado dos componentes , é que nem comprar uma Tv usada .

    Pó , quem disse que carburador falha na Rampa ? Isso é coisa de fusca .

    Isso acontece em alguns carburadores antigos .

    O 2e tem uma cuba imensa e a bomba de gasolina não tem retorno , ele fica pressurizando a boia .

    Outra , carburador custa barato e dificilmente deixa na mão .

    Para um jipe Niva , não compensa injeção de jeito nenhum , só é dor de cabeça . Voce é técnico e sabe disso , se o jipe morre ou é carburador ou distribuidor . Como vai saber no meio do barro se é lambida ? se é bomba ? Só com o preço da bomba , tu compra 1 carburador usado bom .

  • #58
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Question Injeção ou Carburador

    Acho que sobre esse assunto, tanto o Roveri quanto Márcio Rossetto têm razão.

    Injeção é obviamente melhor, e se você compra um motor injetado com pouco uso, como um 1.8mi ou 2.0mi, não haverá problemas com água, lama etc. Agora, como o Márcio comentou, todos os componentes da injeção tem também sua vida útil. Todos os sensores podem apresentar falhas, assim como os atuadores, mas a freqüência de manutenção em uma injeção eletrônica é bem inferior à de um carburador. Agora, adaptar injeção em um motor originalmente carburado é algo que talvez não compense. Um bom módulo, como Fuel Tech RacePro F1 (http://www.fueltech.com.br/tw1/pagin...ALFOT=0&PRD=S), custa R$ 1.700,00 só o módulo. Tem uma outra que custa em R$ 1.160,00, mas não tem controle de ignição, então, não é um sistema de gerenciamento completo.

    Um bom carburador, como o Solex 2E/3E, é eficiente, econômico, e custa a partir de R$ 300,00, que associado a uma ignição eletrônica, não vai fazer feio

    A fronteira é o bolso heheheh

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #59

    Cool Motor controladores eletronicos

    A eletronica no mundo Off road está mais do que consagrada ! É só pesquisar o que estão utilizando em outros veiculos, até meso acelerador eletronico já está em uso e testado !
    Mas não adianta discutir isso, pois se não, vai cair no mesmo dilema sobre qual motor é melhor ! Cada apaixonado defendedo o seu amor
    O que realmente estrangula é a falta de dinheiro, cansei de ser pobre todo dia ! Queria ser pobre apenas um dia na minha vida !
    Por 1600paus um modulo de injeção, compre 3 motor de Niva !

  • #60
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Bom, tem um módulo mapeado da HIS que sai na casa do 500. Mais TBI completa, filtro de ar, bomba de combustível e regulador de pressão, temos um sistema injetado monoponto básico e mapeado por uns 1000,00. Já dá pra começar a brincar. Mesmo sendo mapeado é muuuuuuuito superior a qualquer bura em termos de confiabilidade e flexibilidade. Dá pra brincar com tudo que é parâmetro só apertando botão.

    Agora se quer um módulo DE VERDADE, porque não comprar o MegaSquirt (http://www.bgsoflex.com/megasquirt.html)? O kit da versão 2.2 sai por e U$ 140,00 (http://www.glensgarage.com/catalog/m...-v22-p-29.html) o da 3.0 U$247,00 (http://www.glensgarage.com/catalog/m...-v30-p-31.html). Já vem um sensor MAP de 2,5 bar.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade