x
Convex Datacenter
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 92
  • #37
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Motores e mais motores...




    Permitam-me fazer parte dessa discussão, e observar alguns pontos:

    1) Motor de curso longo: geralmente, é o virabrequim que tem uma volta maior, o que dá mais força de alavanca. A biela é apenas o atuador do virabrequim, propulsionada pelo pistão. Se a biela é curta e a volta do virabrequim é grande, então se tem um movimento maior do pistão, caracterizando um curso longo, favorecendo o torque(força) e prejudicando a potência (rotação). Se a volta do virabrequim é pequena e a biela é grande, então se tem um curso curto, favorecendo a potência e prejudicando o torque em baixas rotações. Entre o AP 1.6 e o AP 1.8, a diferença está no curso dos pistões. Já do AP 1.8 para o AP 2.0 houve alterações no curso e no diâmetro dos pistões. Como já comentado pelo nosso camarada Alexandre Roveri, a relação diâmetro x curso determinar a vibração de um motor. Então, para alterar o curso de um motor para favorecer o torque, e também a potência, geralmente se altera também o diâmetro dos pistões. Mas para o motor não ficar com relação R/L ruim, aumenta-se o tamanho das bielas, que acredito ter sido o caso dos últimos AP 2.0. Recomendo a leitura do artigo (http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-1.htm).

    2) Voltando sobre o tema inicial, que era o motor do Tempra 2.0 8v Turbo, é, de fato, um motor sensacional, com muita eletrônica embarcada, mas que talvez não seja viável para o Niva porque foi concebido para ser um esportivo, e questões prioritárias para um utilitário podem ter sido deixadas de lado, favorecendo o desempenho em altas rotações. Mas se a questão é turbo, porque não turbinar o motor original? Quando tinha motor original em meu Niva, com pistões de Chevette (82mm), andava com uma turbina KKK usada nas Mitsubish L200, de carcaça quente 0.35 e fria 0.42, com intercooler do Gol 1.0 16v Turbo, carburador do AP 1.8 e ignição eletrônica. Fazia 8 km/l de álcool na estrada, e 6 na cidade. Talvez não andasse como um AP 2.0, mas certamente os poucos mais de R$ 1.000,00 que gastei ficaram bem mais em conta que adaptar um AP 2.0, e, garanto, fica ótimo, e, a título de informação, andava com pressão de 0,4kgf/cm2, e a 1500RPM a turbina começava a pressurizar.

    3) O motor original é bom, o AP é bom, o do Tempra deve ser bom, mas além das especulações, o que deve ser considerado é o custo/benefício. Se você tem um motor original com baixa quilometragem, fica mais barato turbinar que trocar de motor. Se você tem um motor cansado, dependendo da alternativa, fica mais barato trocar de motor e câmbio que retificar o motor original. Trocar o motor original por um AP, gastando a maior grana, e mantendo o câmbio original, está resolvendo apenas parte do problema, pois mais cedo ou mais tarde, em função da vida útil dos componentes, embreagem e câmbio também darão problemas. Então, se vai colocar a AP, porque raios não coloca um câmbio nacional? E o câmbio que oferece o melhor custo/benefício e facilidade de adaptação para AP e a caixa de transferência do Niva é o câmbio do Chevette. Agora, se você é duro como eu, e está com um motor original já bem desgastado, e acho muito cara a retífica, e mais caro ainda adquirir um AP e o kit do famoso Bacelar, o melhor custo/benefício é um bom e velho motor de Chevette 1.6/S, retificado com pistões do Monza 1.8. Com uns R$ 3.000,00 compra-se o motor, retifica-o, compra-se embragem e o câmbio de 5 marchas, e ainda adquire o kit do Beto Kbção pra acoplar o câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva de forma rígida, dispensando junta elástica e/ou homocinética. Acredito ter sido o primeiro a usar motor de Chevette (1.7) e câmbio de Chevette, e, comparado a um AP 1.8 com câmbio original, posso afirmar que o desempenho é semelhante, pois o câmbio do Chevette é cerca de 2% mais reduzido que o original do Niva, o que dá um fôlego extra para o motor.

    4) Motor de S10 2.4 deve ficar ótimo, mas o custo dessa brincadeira deve ser proibitivo. Talvez seja mais barato colocar um motor de Opala 4 cilindros (2.5), com diferenciais também de Opala, como o que estamos fazendo aqui. Abaixo, algumas fotos:

    http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yar...559scd&.src=ph

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #38
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Roberto... vc sugeriu usar motor 1.6/S de chevette... e retificar com pistao de monza etc... na sua conta de 3.000,00 já saiu mais caro que um AP1.8MI ( completo,, com injecao eletronica, chicotes etc...) que se acha em desmanches e com NF na casa dos R$2.500,00 ( ao menos aki em BH)

    eu j;a tive chevetes e posso afirmar que esse motor deixa muito a desejar, é fraco, baixa potencia e principalmente durabilidade ( ô motorzinho que "abre o bico" rapido viu ? ) ele nao aguenta "pau" mesmo... sem falar que o ultimo motor de chevette foi fabricado em 1992.... e projeto de 1960, motor de concepca antiga, pouco eficiente...

    ou seja.. gastar 3.000,00 num motor velho, carburado ? com esses mesmos 3 mil pega-se um AP injetado..

    minha linha de raciocinio segue o mesmo para o motor de GM151 ( opala)

    só como exemplo outro dia ví um samurai com motor GM151.. putz!! na boa... matou o carro... fez um dowgrade absurdo... e no final das contas deve ter gasto o mesmo de que se colocasse um AP1.6 carburado.
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #39
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Apzeiro?

    Desculpe, camarada, mas você está completamente enganado!

    Você falou em R$ 2.500,00 o motor completo, e eu falei em R$ 3.000,00 o motor completo, com outra embreagem, outro câmbio, com mão de obra paga. Duvido se você põe pra rodar um AP 1.8MI no Niva com R$ 2.500,00. Nem em BH, e nem lugar algum. E quem falou em motor velho? Se velho pra você é velho de idade, tudo bem, mas falei de motor novo, retificado, com peças novas.

    Sobre o Chevette ter concepção antiga, aí você cometeu mais um erro: vai dizer que um motor que possui fluxo cruzado é de concepção antiga, algo que surgiu nos AP apenas nas versões mais recentes do Golf, em meados dos anos 90? E o que me diz dos motores AP, que é um projeto original da Audi, do final dos anos 60? Veja o motor do primeiro passat nacional, e compare com o último AP produzido hoje, e verá que são basicamente os mesmos. E o que tem a ver um motor ser dos 70 ou dos anos 90? Se fosse assim, motor de Opala não servia pra nada, e é o que aterroriza em vários CJ's.

    Enfim, essa tipo de discussão não agrega valor algum. Eu afirmei que o motor de Chevette vai bem no Niva porque eu usei. Se não serve pra você, pode servir para algum outro camarada, afinal, não preciso ter vergonha dizer que usei um motor de chevette porque não tinha grana pra comprar um AP, mesmo porque, sou Niveiro, e a maioria dos niveiros são uns duros hehehe

    Mas você acha mesmo que motor de Chevette é ruim? É como dizer que motor do 147 é ruim. Mas talvez se eu te perguntasse sobre um Pálio 1.0 98 você diria que o motor é bom, e de fato é, porque foi usado o motor do 147 com injeção eletrônica, que é o bom e velho FIASA, que equipou todos os Fiat's antes do surgimento do motor FIRE.

    Então, meu caro, não seja preconceituoso, e nem tome verdade algumas lendas urbanas. Aqui em Goiânia-GO, muitos chevetteiros que colocaram AP em seus chevettes para turbinar estão voltando para motor de Chevette porque o AP é danado pra quebrar canaleta de pistão com mais 1 kg de pressão, enquanto que o motor de chevette aguenta bem 1.5 kg, e tem alguns que já colocaram até 2 kg. Então, dizer que é bom ou ruim, é muito relativo. Além do mais, não dá pra dizer que é tão ruim tendo vendido tanto, mesmo em épocas em que já haviam muitos ap's.

    Meu, o cara coloca um motor GM151, e você diz que em relação ao AP 1.6 é downgrade? É óbvio que é upgrade de torque! Se o cara precisa de torque, então o GM151 serve pra ele.

    O bom é o que funciona!

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    4X4 Brasil

  • #40
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    o debate tá ficando legal.. vamos lá...

    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Desculpe, camarada, mas você está completamente enganado!

    Você falou em R$ 2.500,00 o motor completo, e eu falei em R$ 3.000,00 o motor completo, com outra embreagem, outro câmbio, com mão de obra paga. Duvido se você põe pra rodar um AP 1.8MI no Niva com R$ 2.500,00. Nem em BH, e nem lugar algum. E quem falou em motor velho? Se velho pra você é velho de idade, tudo bem, mas falei de motor novo, retificado, com peças novas.

    aahhh nisso vc tem rasao... se for assim 3000,00 com tudo, o motor pronto e rodando no niva, ai sim... pq no caso de um AP no final vai sair mais que isso.. na casa de uns 4.000.

    Sobre o Chevette ter concepção antiga, aí você cometeu mais um erro: vai dizer que um motor que possui fluxo cruzado é de concepção antiga,

    e dizer que o motor de chevette com de bloco e cabecote em ferro fundido, apesar de ser fluxo cruzado é moderno? se o motor de chevette fosse bom a GM usaria ele até hoje nos corsas, celtas, etc... pq será que nao usa??

    eu tive chevette, na minha familia já passaram varios chevettes e voltoa afirmar, esse motor NAO AGUENTA PAU, se for p/ tocar na manha em baixo giro, vai longe, mas basta exigir um pouco mais dele que abre o bico meeessssmmooo..

    algo que surgiu nos AP apenas nas versões mais recentes do Golf, em meados dos anos 90? E o que me diz dos motores AP, que é um projeto original da Audi, do final dos anos 60? Veja o motor do primeiro passat nacional, e compare com o último AP produzido hoje, e verá que são basicamente os mesmos. E o que tem a ver um motor ser dos 70 ou dos anos 90? Se fosse assim, motor de Opala não servia pra nada, e é o que aterroriza em vários CJ's.

    eu sei muito bem que o motor AP na verdade nem é VW, é projeto audi.
    sim.. a idade do projeto influi sim... ao menos p/ mim... se eu posso ter a opcao de usar um motor mais eficiente ( leia-se potencia especifca) com menor consumo, menor peso.
    motor de opala "aterroriza" em CJs pq é a opcao mais barata .... quem aqui vai ficar gastando e colocando motor moderno e caro que maioria das vezes vale mais do que o CJ em sí ? vc falar que o motor GM151 é bom?? fala serio... ele JÁ foi bom , na sua epoca... um motor de 2.5litros que mal consegue 90cv ? motorzinho 1000 de hoje tá beirando isso... a unica vantagem é o torque ( mais isso ele tem a OBRIGACAO de fornecer, afinal sao 2.5litros).... isso concordo... mas a que preco? motor beberrao, carburado, poluidor, já saiu de linha a 15 anos ( pecas originais já deve ser dificil de achar, dai fica-se preso ao mercado paralelo, muitas vezes pecas de pessima qualidade)

    entedeu minha linha de raciocinio??? o AP nao é para os padroes atuais um motor moderno, mas é fabricado até hoje, tem tem pecas orginais e paralelas de fabricantes de qualidade. e sem ( guardadas as cilindradas) é MAIS eficiente que o de chevette e GM151

    Enfim, essa tipo de discussão não agrega valor algum. Eu afirmei que o motor de Chevette vai bem no Niva porque eu usei. Se não serve pra você, pode servir para algum outro camarada, afinal, não preciso ter vergonha dizer que usei um motor de chevette porque não tinha grana pra comprar um AP, mesmo porque, sou Niveiro, e a maioria dos niveiros são uns duros hehehe

    agrega sim... acho que um debate de nivel , pode-se aprender muito..

    Mas você acha mesmo que motor de Chevette é ruim? É como dizer que motor do 147 é ruim. Mas talvez se eu te perguntasse sobre um Pálio 1.0 98 você diria que o motor é bom, e de fato é, porque foi usado o motor do 147 com injeção eletrônica, que é o bom e velho FIASA, que equipou todos os Fiat's antes do surgimento do motor FIRE.

    eu sei disso.. mas quem falou que o FIASA é ruim?

    Então, meu caro, não seja preconceituoso, e nem tome verdade algumas lendas urbanas.

    nao estou sendo preconceituoso, só estou falando com base em minhas experiencias... já tive chevette e esse motor nao presta.. NAO aguenta ser exigido!! se for p/ rodar que nem um velhote que nunca estica a mais de 3.000rpm, belesa.. ele dura a vida toda.... caso contrario ele abre o bico e rapido!! e como disse nao era meu chevette que era ruim nao...todo cheveteiro que conheco tem a mesma reclamacao....


    Aqui em Goiânia-GO, muitos chevetteiros que colocaram AP em seus chevettes para turbinar estão voltando para motor de Chevette porque o AP é danado pra quebrar canaleta de pistão com mais 1 kg de pressão, enquanto que o motor de chevette aguenta bem 1.5 kg, e tem alguns que já colocaram até 2 kg. Então, dizer que é bom ou ruim, é muito relativo. Além do mais, não dá pra dizer que é tão ruim tendo vendido tanto, mesmo em épocas em que já haviam muitos ap's.

    falar que coloca pressao é muito vago... AP ORGINAL quebra com mais de 1kg de pressao?? quebra... mas tem varios outros fatores que devem ser levados em consideracao... qual a taxa de compressao de um AP e de um chevette ?
    qual o giro maximo de um AP e chevette ?
    e quebra de canaleta normamente é causado por mistura pobre, entao nao coloque a culpa no motor mas sim no preparador...
    se for p/ entrar no merito de preparacao dai o buraco e mais embaixo...

    vamos falar de motor original mesmo...
    pega um chevete 1.6/S e um ( p/ empatar no peso) um voyage 1.6 e poe os dois p/ ralar , mas ralar sem dó... depois vc me conta qual motor abre o bico primeiro e qual dos dois ( chevette e voyage) se saem melhor ( aceleracao, retomada, velocidade maxima, consumo)



    Meu, o cara coloca um motor GM151, e você diz que em relação ao AP 1.6 é downgrade? É óbvio que é upgrade de torque! Se o cara precisa de torque, então o GM151 serve pra ele.

    sim.. é um dowgrade... tirar o motor original 1.3 todo de aluminio ( leve, deve pesar metade do GM151), 63cv, 11kg de torque, INJECAO ELETRONICA, Economico ( faz 10 na cidade) p/ botar um GM151?? carburado, beberrao, pesado ( precisou mexer na suspensao p/ aguentar o peso extra e com isso altera-se tb todo o centro de gravidade do samurai), o que ganhou com isso?? apenas torque... que ganharia tb com um AP e sem os outros efeitos colaterais...

    GM151 pode ser bom p/ CJ, já que os hurricane, conseguem ser piores que o GM151

    O bom é o que funciona!
    sim.. bom é o que funciona desde que de forma coerente com o resto do conjunto...

    T+

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #41
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Oba ! Beleza ! então não estava tão errado assim, quando disse : o motor ap 2.0 tem bielas mais longas então tem mais torque !

  • #42
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Oba ! Beleza ! então não estava tão errado assim, quando disse : o motor ap 2.0 tem bielas mais longas então tem mais torque !

  • #43
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Apzeiro mesmo!

    Bom, se o fato do motor do Chevette ser todo de ferro fundido é ruim, então o motor Ford OHC 2.3 que saiu na Maverick é ruim, mesmo tendo fluxo cruzado, comando de válvulas no cabeçote, tucho hidráulico, válvulas em ângulos diferentes etc., algo que deixa qualquer AP com inveja, mas por ter também cabeçote de ferro fundido é arcaico, embora tenha saído na Ranger até a pouco tempo atrás, antes da entrada dos motores Ford Duratec, que é todo de alumínio.

    Que os motores diesel, com maioria absoluta usando cabeçotes de aço fundidos, não são eficientes. Pô! Tá falando de ineficiência térmica? É só ter um bom sistema de arrefecimento, não?

    E por falar em motor diesel, como pode ser bom se, por exemplo, um motor Scânia de 12 litros gera potência de 360cv, enquanto que uma ferrari com a metade do volume gera o dobro? Pô, meu! Fala sério, né? A questão é torque! Pendura uma carreta na traseira da Ferrari e vê se ela sai do lugar, e comparar o motor GM151 com um motor 1.0 foi sacanagem hehehe

    O que adianta potência, se não tem desempenho? Já ouviu aquele ditado, de que devagar se vai ao longe? O Audi R10 diesel tem potência máxima a 5500 RPM, e torque máximo entre 3000 e 5000 RPM, e mesmo assim, foi campeão de Le Mans. Ora, se você tem força, consegue trabalhar com uma transmissão mais longa, o que diminui a necessidade de trocas de marchas e favorece as retomadas. Se você tem potência, terá que usar uma transmissão mais curta e mais marchas, o que explica porque a arrancada dos 1.0 é lenta como uma tartaruga. Já um velho Opala 4 cilindros e 3 marchas esticaria a 1.a marcha até 50km/h sem muito esforço. Além do mais, o que você chama de beberrão? Veja como os motores 1.0 são tão beberrões quanto um GM151. Esse motor, velho, carburado, com platinado, pesado, fazia na época até 9km/l de gasolina na cidade, arrastando mais de 1200 kg, enquanto um 1.0 hoje custa fazer 13. Ora, 9x1,5=13,5, e aí você vem nos dizer que o GM 151 ou qualquer outro motor de época é ineficiente? Motor grande trabalha suave, pois sua maior força permite usar uma transmissão mais longa, o que se traduz em conforto. Motor pequeno trabalha no grito, o que incomoda os ouvidos. Sábios são os americanos, que sempre usaram muito V8. São mais poluentes? Sim! Mas qual motor a gasolina não é? Usa álcool, meu, e tá resolvido. Obviamente, um motor de maior torque é menos potência tem que vir acompanhando de uma transmissão compatível. Não adianta colocar um GM151 em um Niva sem trocar os diferenciais, mas o motor do Chevette possui curva de torque e potência idêntica ao original, e o 1.6/S a álcool já era mais eficiente, em termos de desempenho, que o original 1.7i do Niva. Agora, imagine um 1.7/S a álcool?!

    Sou técnico em mecatrônica formado pelo Senai, e graduado em análise de sistemas. Você acha mesmo que eu não gosto de modernidades, de tecnologia?! heheheh

    Ser racional é avaliar custo/benefício. Eu não vou colocar um AP 1.8MI no meu Niva sob o pretesto de ser moderno, porque não é. Injeção eletrônica pode ser aplicada em qualquer motor de ciclo otto. É claro que o AP 1.8MI já vem pronto, não é mesmo? Mas você paga por isso. Sob o pretesto de ser poluente, uso um carburado a álcool, e é possível que seja tão menos poluente que um injetado a gasolina com catalisador. Agora, se você tem a bala pra comprar um AP com módulo flex, aí, meu caro, tem o meu aval.

    Sobre o papo dos velhotes CJ's, é claro que temos que temos que considerar os motores GM, afinal, pra que alguém teria CJ pra colocar um motor de S10? Já viu o preço? É melhor ter um troller.

    Niva é carro barato. É fácil achar um Niva em bom estado por uns 7 a 9 a mil, e aí vai gastar 4 mil só pra trocar motor? Tem que ser racional. Niva é barato, e qualquer solução pra Niva tem que ter como baliza o seu preço de aquisição. Motor de Chevette, câmbio de chevette, embreagem de chevette, manutenção de chevette, é barata, é barato é compatível com o preço de aquisição de um Niva.

    E pra fechar...

    "eu tive chevette, na minha familia já passaram varios chevettes e voltoa afirmar, esse motor NAO AGUENTA PAU, se for p/ tocar na manha em baixo giro, vai longe, mas basta exigir um pouco mais dele que abre o bico meeessssmmooo.."

    Chevette não deve ser tão ruim assim, não é mesmo? Senão, você e sua família não teriam tido tantos heheheheh

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #44
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    "Oba ! Beleza ! então não estava tão errado assim, quando disse : o motor ap 2.0 tem bielas mais longas então tem mais torque !"

    Camarada, biela mais longa não significa mais torque. É maior curso do virabrequim que dá mais torque. A biela é apenas o atuador do virabrequim.

  • #45
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Beleza Camarada , isso do curso é trivial , mas eu estou pensando mais longe .

    Ve se voce me entende ? se eu aumento o curso do vira , aumento o curso do pistão e se a bielinha for curta , ela vai bater na parede interna do pistão no movimento de alavanca , porque ela tá presa no pino lá dentro .... então concorda que o projetista de motor para aumentar o torque , aumenta o curso do vira e também altera : ou o diametro do pistão , ou aumenta o tamanho da biela , lembra-se no colégio Lei da Tangente ?Isso é tal relação R/L .

    Concluindo : motor de biela loga pode ter certeza que tem mais torque.

    Porque os motores diesel são bem altos ? a Biela é curta ?

  • #46
    vou ver se conssigo fotos do niva GM 2.4 pra vocês

  • #47
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Thumbs down Bielão

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Beleza Camarada , isso do curso é trivial , mas eu estou pensando mais longe .

    Ve se voce me entende ? se eu aumento o curso do vira , aumento o curso do pistão e se a bielinha for curta , ela vai bater na parede interna do pistão no movimento de alavanca , porque ela tá presa no pino lá dentro .... então concorda que o projetista de motor para aumentar o torque , aumenta o curso do vira e também altera : ou o diametro do pistão , ou aumenta o tamanho da biela , lembra-se no colégio Lei da Tangente ?Isso é tal relação R/L .

    Concluindo : motor de biela loga pode ter certeza que tem mais torque.

    Porque os motores diesel são bem altos ? a Biela é curta ?
    Camarada Márcio, biela longa por si só não determina maior curso, e consequentemente maior torque. Ora, é muito relativo que aumentar o diâmentro da volta do virabrequim irá fazer com que o pistão bata no próprio virabrequim. Não leu o artigo que passei? Lá diz:

    Citação Postado originalmente por http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-2.htm
    Outras marcas também incorrem nesse erro, mas em menor grau. O antigo motor Fiasa da Fiat teve versões de 994, 1.048, 1.297 e 1.497 cm3 (esta ainda usada no Fiorino e Strada Working -- não confundir com o 1,5 da linha Sevel, extinto desde 1990), diferenciadas apenas no curso dos pistões, entre 54,8 e 82,5 mm. As bielas de 130 mm eram as mesmas em toda a linha. Com isso, a versão 1,0 apresentava funcionamento dos mais suaves (r/l de 0,21, a melhor já vista pelo BCWS), enquanto no 1,5-litro o fator sobe para elevado 0,317.
    Aumentar o tamanho da biela fará o pistão subir mais, assim como fará ele descer menos. Portanto, o que determina o maior curso é o diâmetro da volta do virabrequim. Aumentar o tamanho da biela pode ser apenas um expediente para evitar o que você comentou, que é o choque do pistão no virabrequim, ou melhorar a relação R/L, o que irá exigir um bloco mais alto, caso contrário, o pistão com biela maior toparia no cabeçote. Voltando ao caso do motor AP 2.0, aumentaram o tamanho da biela pra melhorar a relação r/l.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    4X4 Brasil

  • #48
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    tenha saído na Ranger até a pouco tempo atrás, antes da entrada dos motores Ford Duratec, que é todo de alumínio.

    se o OHC 2.3 era tao bom assim , me responda.. porque a ford o substituiu??


    Que os motores diesel, com maioria absoluta usando cabeçotes de aço fundidos, não são eficientes. Pô! Tá falando de ineficiência térmica? É só ter um bom sistema de arrefecimento, não?

    de motor diesel eu nao conheco nada....


    e falando sobre "americano que es esperto e usa motor V8"..... sim.. e tao esperto em usar os otimos V8 que a japaiada com seus "motoricos" pequenos estao dominando a america a muito tempo.... cara.. numa boa.. eu se fosse americano, eu sentiria vergonha em ver por exemplo, um Mistubish Lancer Evolution com seu "motorico" 2.0 que de fabrica vem com quase 300cv dando pau em camaros, corvetes, mustangs e seus V8oitoes com mais de o dobro de cilindrada...

    Sobre o papo dos velhotes CJ's, é claro que temos que temos que considerar os motores GM, afinal, pra que alguém teria CJ pra colocar um motor de S10? Já viu o preço? É melhor ter um troller.

    mas isso eu disse.... por isso que GM151 é o preferido dos CJteiros...

    Niva é carro barato. É fácil achar um Niva em bom estado por uns 7 a 9 a mil, e aí vai gastar 4 mil só pra trocar motor? Tem que ser racional. Niva é barato, e qualquer solução pra Niva tem que ter como baliza o seu preço de aquisição. Motor de Chevette, câmbio de chevette, embreagem de chevette, manutenção de chevette, é barata, é barato é compatível com o preço de aquisição de um Niva.

    E pra fechar...

    "eu tive chevette, na minha familia já passaram varios chevettes e voltoa afirmar, esse motor NAO AGUENTA PAU, se for p/ tocar na manha em baixo giro, vai longe, mas basta exigir um pouco mais dele que abre o bico meeessssmmooo.."

    Chevette não deve ser tão ruim assim, não é mesmo? Senão, você e sua família não teriam tido tantos heheheheh

    eu nao disse que chevette e ruim... eu afirmo que o MOTOR dele é ruim...

    T+

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.[/QUOTE]
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade