x
Convex Datacenter
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 92
  • #25
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1

    Motor Ap 2.0




    Ola Camara ! meu Niva tem um Ap 2.0 a alcool , ja esta assim a 2 anos , e posso garantir que o cambio , transmissão suportam tranquilamente .

    Ja fiz varia trilhas , viagens e recentemente ando carregando até 12 sacos de cimento no Meu NIva por necessidade .

    Tem muitas teorias que são postas em Sites de Jipes na Internet e conduzem a um parecer negativo . Quando tinha o Niva site , tinha uma matéria que dizia que o melhor motor éra o AP 1.8 a alcool , pois bem , afirmo que o melhor é o 2.0 .

    Vou defender minha idéia , e o detalhe é simples, o 2.0 tem as bielas mais longas , então , tem torque a baixa rotação possibilitando subir qualquer rampa a 2500 giros em quinta marcha . Como isto pode forçar a transmissão ?

    Potencia é uma relação de torque x rotação , então o que melhor seria para um jipe ter alto torque em baixa rotação ?

    Agora é o seguinte , 3000 giros no Niva Ap 2.0 é o mesmo que 3000 giros num Niva original , então a velocidade final vai ser a mesma .

    O que percebi , é que não adianta viajar 500 km direto com o niva , acima de 3000 giros , porque ele não suporta . De vez enquando ando na caso dos 3500 giros, até fica estável , acima disso os cardãs começam a vibrar , sentimos tudo em regime forçado .

    Tudo isso acontece porque os diferenciais são reduzidos e porque a tração é integral.

    Agora, 4000 giros num santana em quinta, são 160 km por hora .


    Rezumindo , troca de motor no niva resulta em mais força , media de velocidade , menos troca de marcha , menos ruído e mais conforto.

    Para aumentar a velocidade de cruzeiro, ou final do Niva , além de trocar o motor , tem que mexer no diferencial , buscar super alinhamento dos cardãs , caixa de reduzida x cambio ou seja , o russo ja sabia disso .




    Citação Postado originalmente por m.vinicius Ver Post
    zé novais,
    tá malucomeu irmão, são 165cv se tirar o catalizador mais uns 5cv, nem caixa, nem diferencial, nen transferencia, nem carroceria, nem freio vão aguentar o bicho, fica cavalo indomavel! tenho niva ap 1.8,cj5 e tempra turbo, o tempra eh uma coisa de louco para andar meu irmão. beberrão até que não, se usar muito o turbo dá 9,5 na estrada, mas relação muito longa, num niva se for maluco e teimar, vai dar uns 4. agora o ideal é o ap 1.8, fica muito bom, bem mais que o motor original e não vai quebrar muito, seria o limite. 2.0 já passou dos limites.
    abraços

  • #26
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Vou defender minha idéia , e o detalhe é simples, o 2.0 tem as bielas mais longas , então , tem torque a baixa rotação possibilitando subir qualquer rampa a 2500 giros em quinta marcha . Como isto pode forçar a transmissão ?

    simples... despejando mais torque ( = forca) que a transmissao foi projetada p/ aguentar... um AP 2.0 tem 17kg de torque e o motor 1.6 original do niva deve ter uns 13kg certo??? entao nao interessa a quantos giros estejam o motor, mas dado momento o AP 2.0 vai jogar mais forca na trasmissao.

    vc disse que roda a 2 anos com AP 2.0, tudo bem.. acredito, mas leve em consideracao tb a maneira de "tocar" ... faca um trilha PESADA e sóca o pé no acelerador p/ vc ver se sua trasmissao nao quebra...

    imagine a situacao... vc subindo um obstaculo , as rodas cravadas no barranco e num niva com motor original vc percebe que falta forca ( o motor nao consegue empurrar o carro mais, falta forca), belesa... dai na mesma situacao vc tem um AP2.0 com o dobro de potencia do motor original e 30% a mais de torque... nesse mesmo obstaculo agora com potencia de sobra vc "carca" o pé no acelerador, as rodas cravadas no obstaculo... quem é que vai sentir o "peso" extra da pontencia???? , será cambio. tcase e eixos... ou seja.. o motor com folego de sobra vai continuar empurrando ( quando que no original ele já teria apagado) até que duas coisas acontecam... ou quebra algo ou vence o obstaculo.... como a transmissao NAO foi projetada p/ receber o dobro de potencia e mais torque... adivinha?????

    Potencia é uma relação de torque x rotação , então o que melhor seria para um jipe ter alto torque em baixa rotação ?

    em JIPEs é claro que obtemos mais vantagem num motor com torque na mais baixa rotacao possivel.. isso é inegavel, porem desde que o torque seja COMPATIVEL com o projeto do jipe... ou seja... supondo que o motor original do niva forneca 13kg de torque a 2.000 RPM, e um AP 1.6 forneca 14kg de torque a 2.850 RPM ( dados oficiais no AP, no caso do niva eu apenas chutei, pois nao sei)

    qual deles seriam ADEQUADOS ao projeto do niva??? ambos!! pois fornece torque semelhante p/ o qual a transmissao foi projetada...

    qual deles seria mais adequado p/ o OFFROAD ?? o motor que fornecer esse torque em rotacao mais baixa...e na minha suposicao acima , seria o do niva.

    sacou a ideia??

    Agora é o seguinte , 3000 giros no Niva Ap 2.0 é o mesmo que 3000 giros num Niva original , então a velocidade final vai ser a mesma .

    tá .. e dai??? o que mudaria a velocidade seria a relacao de trasmissao.. vc pode colocar até um V8 no niva que ele a 3000 giros vai desenvolver a mesma velocidade de que um motor de uno mille no niva... ou seja.. o motor nao muda em NADA a relacao final de transmissao..

    O que percebi , é que não adianta viajar 500 km direto com o niva , acima de 3000 giros , porque ele não suporta . De vez enquando ando na caso dos 3500 giros, até fica estável , acima disso os cardãs começam a vibrar , sentimos tudo em regime forçado .

    se os cardas vibram , isso nao tem absolutamente NADA a ver com o giro do motor, é problema de balanceamento de cardas/cruzetas/acoplamento elastico ( que é fonte de problemas em niva)
    quanto ao motor do niva trabalhar "forcado " acima de 3000 giros, isso sim, mas dai vc tem que ver a curva de potencia x torque x rpm p/ estudar o pq o motor do niva é rumoroso acima dos 3.000 rpm... isso varia muito, cada motor tem suas caracteristisa e faixas de giros onde ele trabalha de forma suave..


    Tudo isso acontece porque os diferenciais são reduzidos e porque a tração é integral.

    nada a ver... se fosse assim cherokee, defenders, pajeros, discoverys tb teria esse problema que vc relata e NAO tem..


    Agora, 4000 giros num santana em quinta, são 160 km por hora .

    kra... vc tá comparando banana com amora.... nao tem nada a ver.... a relacao da transmissao de santana nem de longe se parece com a de um niva... alias.. toda a mecanica de um santana nao tem absolutamente nada a ver com um niva...




    Para aumentar a velocidade de cruzeiro, ou final do Niva , além de trocar o motor , tem que mexer no diferencial , buscar super alinhamento dos cardãs , caixa de reduzida x cambio ou seja , o russo ja sabia disso .[/QUOTE]

    agora vc disse algo que tem fundamento...

    T+
    Fabiano
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #27
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Tudo bem camarada

    So para esclarecer :

    Fazemos trilhas pesada com o nosso niva .

    Sempre Conferimos a mecânica e esta tudo ok .

    Nos ultimos 2 anos com motor ap 2.0 , não tivemos problemas de
    quebra-quebra de transmissão , pelo contrário , ficou mais confiável .

    Nem o acoplamento de borracha costuma quebrar .

    No início tivemos muitos problemas com ajustes da adaptação , que foram resolvidos, mas continuamos investir em melhorias .

    Eu defendo minha teoria que o ap 2.0 é mais robusto , tem um torque semelhante a do opala 4 cilindro, e é o mais adequado , até porque não compensa gastar um dinheirão e trocar um 1.6 por um 1.8 .

    Acredito que o investimento tem um plus somente com o 2.0 .








    Um jipeiro experiente , faz uma trilha com calma , deve conhecer bem a máquina , não deve meter o pé no acelerador .

  • #28
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Um jipeiro experiente , faz uma trilha com calma , deve conhecer bem a máquina , não deve meter o pé no acelerador .
    Então não precisa de um AP 2.0... Se você põe o pé "de levinho", está tirando 1.0 de um 2.0, entendeu? Duvida? Soca o pé no bichão então...

    Aguardando pedradas, o MELHOR motor que já vi até hoje em um Niva foi o 2121 1.6 l. Torque e potência adequados à mecânica que o acompanha. Tanto que se tira brincando 70 km/h em quinta reduzida em qualquer terreno. E tão confiável que roda 4 e 5 mil rpm o tempo que precisar. Quer mais que isso? Troca motor, diferenciais, transferência, câmbio, o diabo, não sem antes falar com o Kbça.

  • #29
    meus caros camaradas, como ja disse em outros tópicos, sou o mecânico dos niveros da minha cidade e digo o seguinte: segundo a lei da natureza não é pra aguentar mais aguenta. é logico que o desgaste vai ser maior e o risco de uma quebra não é descartado, mais aguenta. um vizinho da minha cidade tem um niva com motor da S10 2.4 álcool e turbo no câmbio original, roda com pneus fronteira 235/75/15 ja faz mais de 3 anos que foi adaptado e até agora ta tudo bem diz o proprietário. eu dei uma volta no niva e da até pra assustar. ele só usa em trilhas. tem um outro tambem com motor AP 2.0 alcool turbo com câmbio de opala e por enquanto ta aguentando.
    eu ja tive vontade de por o motor do tempra no niva mais eu usaria o aspirado ( mesmo eu sendo contra a troca do motor original) se for tentar essa proesa de atenção ao radiador pois o tempra tem problemas de aquecimento.
    é isso aí e boa sorte.

  • #30
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    motor de S10 2.4 turbinado??? que o cara colocou essa motorizacao nao duvido, mas eu gostaria mmmuuuuuiiiiiitttooooo de ver esse niva encarando umas trilhas "mansas" que temos aki em BH... na boa... se o cara nunca quebrou é pq ele nao faz trilhas pesadas ou tem um pé de pluma... pq é dificil de acreditar o restante da transmissao dos niva aguenta essa calavaria extra..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #31
    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Vou defender minha idéia , e o detalhe é simples, o 2.0 tem as bielas mais longas , então , tem torque a baixa rotação possibilitando subir qualquer rampa a 2500 giros em quinta marcha . Como isto pode forçar a transmissão ?
    .
    Se me permite uma correção ! Biela longa não significa torque em baixa, o comprimento da biela tem uma relação direta com a aspereza de funcionamento e RPM máximos de um motor, explicando : imagine uma curso de virabrequim "X" (50 mm), quanto maior o comprimento da biela menor o deslocamento angular dessa peça com relação do pino do pistão, quando o vira estiver a 90º do PMS, isso se chama "relação R/L", quanto mais ela se aproxima de 3 mais suave é o funcionamento do motor e maior a RPM possivel de ser atingida e maior a sua durabilidade devido a menor vibração longitudinal, só que existe um limite que é o comprimento do bloco que vai ser necessario para alojar essa biela e o consequente tamanho total do motor !
    O que determina o torque maior de um motor de mesma cilindrada para outro é o curso do virabrequim !

  • #32
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    motor de S10 2.4 turbinado??? que o cara colocou essa motorizacao nao duvido, mas eu gostaria mmmuuuuuiiiiiitttooooo de ver esse niva encarando umas trilhas "mansas" que temos aki em BH... na boa... se o cara nunca quebrou é pq ele nao faz trilhas pesadas ou tem um pé de pluma... pq é dificil de acreditar o restante da transmissao dos niva aguenta essa calavaria extra..

    T+
    Entaum existe uma excelente possibilidade de realizarmos esse encontro !
    Vai lá na enquete do cavalcante e vota para que o encontro "nacional" dos Niveiros do Forum seja na região de Joanópolis/Montes Verdes
    E lógico que vc nos de o ar de sua graça !

    Isso lógico se o samuquinha conseguir chegar !!!!!:

  • #33
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    o niva 2.4 turbo é seu?
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #34
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    o niva 2.4 turbo é seu?
    Não !!!!! infelizmente não é o meu ! Alias o meu está parado no funileiro até hoje !

    MASSSSSS, vamos mexer os pauzinhos pra levar esse niva pro encontro !!!


  • #35
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1

    Torque

    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Se me permite uma correção ! Biela longa não significa torque em baixa, o comprimento da biela tem uma relação direta com a aspereza de funcionamento e RPM máximos de um motor, explicando : imagine uma curso de virabrequim "X" (50 mm), quanto maior o comprimento da biela menor o deslocamento angular dessa peça com relação do pino do pistão, quando o vira estiver a 90º do PMS, isso se chama "relação R/L", quanto mais ela se aproxima de 3 mais suave é o funcionamento do motor e maior a RPM possivel de ser atingida e maior a sua durabilidade devido a menor vibração longitudinal, só que existe um limite que é o comprimento do bloco que vai ser necessario para alojar essa biela e o consequente tamanho total do motor !
    O que determina o torque maior de um motor de mesma cilindrada para outro é o curso do virabrequim !
    Olá amigo, tudo bem!
    Correções coerentes fazem sentido e são sempre bem vindas ! e voce realmente esta certo.

    torque = força x L

    Então esta correto dizer que, se aumentamos o curso do virabrequim , aumentamos o curso dos pistões ?

    Agora voce concorda que se o projetista de motor , quando aumenta a altura do bloco/camisa , também aumenta o comprimento da biela para manter uma relação coerente de projeto ?

    Também concorda que se eu amentar o curso do vira para uma maior torque , e manter o mesmo diâmetro de pistão , tenho que aumentar o tamanho da Biela ?

  • #36
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1

    Pezinho

    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Então não precisa de um AP 2.0... Se você põe o pé "de levinho", está tirando 1.0 de um 2.0, entendeu? Duvida? Soca o pé no bichão então...

    Aguardando pedradas, o MELHOR motor que já vi até hoje em um Niva foi o 2121 1.6 l. Torque e potência adequados à mecânica que o acompanha. Tanto que se tira brincando 70 km/h em quinta reduzida em qualquer terreno. E tão confiável que roda 4 e 5 mil rpm o tempo que precisar. Quer mais que isso? Troca motor, diferenciais, transferência, câmbio, o diabo, não sem antes falar com o Kbça.
    Ola Cavalcante

    pelo contrário , calço 45 .
    Na trilha , sou calmos e manso . Na verdade realmente quase não uso 3/4 do meu acelerador .

    De vez enquando , quando tenho preguiça de trocar meu jogo de pneus para fazer uma trilha e vou com o meu original da Pajero , aí sim tenho que meter o pé no meu ap 2.0 , aí o bicho pega , chega a saltar e fritar na lama . Não abre o bico não !

    A rotação e força do trem é tão alta que não dá tempo pra pratinár .

    Inclusive tem uma trilha boa aqui em Caucaia que fiz uma vez com o pessoal do anonimatos e gostaria de convidá-lo .( UM PEGA UM BRAÇO DA DO CAMEL ) ESSA É LEVINHA .

    Outra ... como faz muito tempo que não vou ao pinheirinho ( sou tempo de que ainda existia o subidão ) , gostaria de convidar os amigos para fezermos juntos , levo o churrasco . O bacana é também noite !

    Voce tem guincho ? Pois eu não tenho .
    Um abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade