x
Convex Datacenter
Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567
Resultados 73 a 77 de 77
  • #73



    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Como escrevi anteriormente, saber fazer uso de equipamentos de teste tem sua importância mas só isso não basta, também é necessário conhecer o funcionamento, pelo menos no básico, daquilo que será testado.
    Módulo de ignição convencional é, em essência, um amplificador de corrente, um tipo de circuito eletrônico que permite controlar, por meio de um sinal de baixa corrente, uma carga elétrica com razoável consumo. Como o controle deste amplificador é na base do tudo ou nada, ligado ou desligado, em termos funcionais pode-se fazer uma analogia com o relé, que não deixa de ser um amplificador de corrente, só que por meios eletromecânicos.
    Fazendo um esquema simplificado do módulo de ignição temos então a seguinte configuração: uma chave eletrônica com um dos terminais conectado ao negativo da bateria, e o outro terminal conectado ao negativo da bobina de ignição (ligação idêntica a que se encontra em um sistema por platinado) e nesta chave eletrônica o controle de abertura/fechamento é feito por um sinal elétrico de baixa intensidade, que tem como origem o sensor que está lá no distribuidor.
    Neste diagrama simplificado temos então 4 conexões, identificadas como entrada, saída e alimentação elétrica (positivo e negativo) necessário para o funcionamento do circuito eletrônico, e demais conexões, se houverem, geralmente são "duplicatas" da alimentação, para uso pelo sensor ou bobina de ignição, ou então não possuem conexão.
    Em resumo, o módulo de ignição funciona como um relé, e até seus terminais tem função semelhante, e na hora do teste, tendo isso em mente, a análise ficará mais simples.

    A alimentação elétrica, com negativo ao chassi e positivo pós chave, deve ser o primeiro item a ser checado, e isso é uma prática que SEMPRE deve ser adotada para checar qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico, e aí pode-se utilizar tanto o voltímetro quanto a lâmpada ou o led, porém com estes dois últimos convém "calibrar" o instrumento para ter o máximo de certeza sobre a tensão monitorada, que deve ser igual à da bateria.
    A alimentação sempre deve ser checada junto ao módulo, tanto o positivo quanto o negativo, evitando assim falseamento de leitura por causa de mal contato na fiação, e preferencialmente tanto com o motor desligado quanto ligado. Muitas vezes a alimentação está OK com o motor desligado, mas com o motor ligado a comutação da bobina pode fazer com que algum eventual mal contato dê o ar da graça.

    Saída do módulo sempre é conectada ao negativo da bobina, e o positivo da bobina sempre ao positivo da bateria, que pode ser diretamente do pós chave ou mesmo oriundo do módulo, e entre a bobina e o positivo pode existir um resistor limitador de corrente (resistor ballast ou shunt) que tanto pode ter a carinha de um resistor parrudo ou ser apenas o próprio condutor, feito de material resistivo, e existindo ou não o resistor, no teste da saída do módulo encontram-se apenas duas tensões, 0 ou 12V,ou bobina energizada, bobina desenergizada.
    Já no positivo da bobina, se não houver resistor a tensão monitorada terá sempre o mesmo valor, 12V. Se houver resistor a tensão será de 12V com a bobina desenergizada e algo em torno de 8~9V com a bobina energizada.
    Por se tratar de um trecho do circuito onde circula alta corrente, qualquer um dos equipamentos de teste pode ser utilizado, com especial atenção ao led, que deve possuir proteção contra picos de tensão.

    Entrada do módulo sempre é conectada ao sensor do distribuidor, e os sensores mais comuns de se ver por aqui são o Hall, que pode ser visto como uma chave de baixa intensidade de corrente controlada por campo magnético, e o sensor de relutância magnética (também conhecido como impulsor ou "aranha") que também faz uso de propriedades magnéticas mas não atua como uma chave propriamente dita.
    Analisando um circuito com Hall, na entrada do módulo só existirá 0 ou 12V, dependendo da situação em que se encontra o sensor, sob campo magnético ou não, e este ponto do circuito poderá ser testado com voltímetro ou led. Uso de lâmpada deve ser feito com critério, já que dependendo da "wattagem" da lâmpada poderá haver mal funcionamento do circuito ou até danos ao sensor. Convém observar que sensor Hall também requer alimentação elétrica para funcionar, que deve ser checada preferencialmente junto ao sensor, em seu conector.
    Com impulsor a coisa complica, pois neste tipo de sensor o sinal gerado tem excursões de tensão positivas e negativas, com amplitude variável em função da rotação do motor. Led e lâmpada não servem pra nada, com voltímetro e muita atenção é possível observar a excursão de tensão, desde que o motor esteja em rotação de partida. Abaixo e acima desta rotação é praticamente impossível analisar algo de util.

    Sds,


    Sukys
    RAPAZ ONDE QUE EU COMPRO AQUELAS FAMOSAS "PILULAS DO CONHECIMENTO" BEM SUKS,só tenho a lhe agradecer!!!!! o meu multimetro é um automotivo da (RAVEM),com multiplas funcoes,+confesso que nao consigo utiliza-lo plenamente, por causa dos fatos mencionados por ti no texto,como nao adianta ter a ferramenta ç nao souber usa-la, eu a uso muito pouco, + estou estudando muitas horas por (madrugadas) ,mas fico muito confuso na parte eletrica pois todo meu conhecimento foi voltado pra mecanica, e como nao da pra estudar tudo e ainda por cima pagar as contas no final do mes, a gente acaba tropeçando em alguma materias,mas eu gostaria de entender mais sobre carros muito melhores que gti's ,mas atualmente estou voltando a minha oficina pros jeeps, sei que daq a pouco vao estar usando motores eletronicos com todo tipo de cor de fio e por isto estou começando a me aprimorar em eletronica embarcada, atualmente terminei um curso de solda e até consegui comprar uma (mig)e uma curvadora de tubos "que me custaram os tubos"+ como vç me diç em outro post (NA EMPRESA DA GENTE NAO Ç GASTA, Ç FAZ INVESTIMENTO)em tao to "investindo"nela e em mim .espero um dia poder conheçe-lo pessoalmente pois sabe explicar MUITO com poucas palavras,e de forma CLARA em palavras que QUALQUER leigo (COM UM POUQUINHO DE MASSA CINZENTA) entende,

  • #74
    Carraro,

    Tempo disponível, principalmente pra quem trabalha por conta, é algo um tanto quanto complicado de administrar, tanto que agora há pouco, duas da matina de uma segunda feira, estava fazendo pesquisa sobre assunto que não domino mas que tenho interesse em aprender.
    Antes da internet era difícil, complicado e até caro, mas hoje em dia basta uma consulta ao são Google que aparece informação em quantidade - e também qualidade - e pra transformar informação em conhecimento é só uma questão de querer, já que no resto todo mundo é igual, nasce careca, banguela e pelado.

    Sds,
    Sukys

  • #75
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Carraro,

    Tempo disponível, principalmente pra quem trabalha por conta, é algo um tanto quanto complicado de administrar, tanto que agora há pouco, duas da matina de uma segunda feira, estava fazendo pesquisa sobre assunto que não domino mas que tenho interesse em aprender.
    Antes da internet era difícil, complicado e até caro, mas hoje em dia basta uma consulta ao são Google que aparece informação em quantidade - e também qualidade - e pra transformar informação em conhecimento é só uma questão de querer, já que no resto todo mundo é igual, nasce careca, banguela e pelado.

    Sds,
    Sukys
    Camarada Sukys,

    Faço minhas as suas palavras! Também trabalho por conta...e, tempo disponível para pessoas como nós, é algo complicado...
    Tô rindo muito aqui com a pérola " ...já que todo mundo é igual, nasce careca, banguela e pelado..."...KKKKKKKKKKKKKKKKKK...sensacional....

    Grande abraço!

  • #76

    Angry

    Segundo um amigo meu, sempre fala isso para mim : Todos nascem flamenguista ( careca, banguela e sem saber falar ) e alguns evoluem...
    Mas devemos compreender as almas menos evoluidas, afinal eles nao tiveram o prazer de ser campeao do mundo!

  • #77
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Distribuidor eletrônico para o motor do Niva

    Caso alguém necessite, tenho o distribuidor eletrônico para o motor do Niva, e o vendo por R$ 150,00. Quem tiver interesse, contatos em pvt.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade