x
Convex Datacenter
Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 77
  • #25

    Isso é um trabalho pro Cavalcante !




    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Ei, gente...
    Sem querer ser chato, assim... na insistência...
    Alguém pode me responder os questionametos (primários, eu sei... ) que fiz lá no post #12 ?

    VALEU!
    Oh Cavalcante vc que manja dessa parte de mexer com força
    Dá uns toque ai pro rapaiz !

    Brincadeira Luciano, mas essas suas duvidas tambem são as minhas

  • #26
    INSTALEI A IGNIÇÂO!!!!!!!!!!
    as primeiras impressões são de uma aceleração firme e forte,,, dei uma voltinha só com o carro e me pareceu masi uniforme o funcionamento...
    amanhã o levarei a um mecanico pra verificar o ponto, pois o cara dá pequenas mancadas na marcha lenta,,, coisa bem pouca.. mas como tá funcionando não vou mexer não.. deve ser o ponto...

  • #27
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Luciano,

    Veja a sua resposta em www.autonewsbr.hpg.ig.com.br na seção de apostilas.

    E o motor já tá pronto?

  • #28

    queima de bobina

    Luciani, será que vc está sem o famigerado resistor que vai antes da bobina??
    se for a ignição de 6 pinos ´´e obrigatório o seu uso!
    vc é obrgado a limitar a corrente dessa bobina se for esse o tipo de ignição, senão ela esquenta mesmo, queima e pode danificar o módulo
    a peça se chama, resistor da bobina de ignição
    chevrolet Brasil
    fabricante
    rainha das sete !! kkkk ( isso é nome de firma???)
    preço R$12,55


    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Oi. Primeiramente quero pedir licença pra perguntar por aqui - aproveitando o tópico - pois, acho que talvez, outras pessoas padeçam das mesmas dúvidas:

    Hontrax, gostaria de "deixar claro" que sou uma nulidade em eletrônica de automóveis (rsrsrs), então, todo serviço elétrico que precisa ser feito, levo para um "eletricista automotivo" fazer e, por mais que "olhe" ele trabalhar (perguntando bastante - acho que enchendo o saco também, hehehe), já percebi que eletrônica "não é minha praia"...

    Bom, após expor "minhas limitações", aqui vão as perguntas:Meu NIVA já veio com ignição eletrônica (adaptada pelo antigo dono) e, devido à alguns problemas elétricos, a bobina queimou, sendo substituida por uma dessas "BOSH VERMELHAS" - além de (teoricamete) ter reparado o problema que ocasionou a queima da bobina -. Voltei a ter problemas elétricos e - novamente - queima da bobina, além do módulo de ignição. Bom, resumindo: O alternador foi trocado por um (recondicionado) de Santana (90A), o motor de partida foi recondicionado, o aterramento foi refeito, foram substituidos velas, cabos, tampa e rotor do distribuidor, módulo de ignição e a bendita bobina; só que, dessa vez, foi instalada uma "BOSH PRATEADA"...

    Qual a diferença entre elas? Qual é a "melhor" (+ potente)?


    Precisei ser rebocado de casa para a oficina - em outra ocasião - e tal operação foi feita com um "cambão" (não o "towbar, "cambão" mesmo; daqueles que vc tem que ir dentro do carro...). Houve divergências entre os mecânicos quanto a posição da "chave de ignição", pois uns aconselhavam a deixá-la na posição "I" (sendo "0": desligado; "I" - digamos assim: parte elétrica ligada e "II": acionamento do motor de partida) para utilizar as "setas", luz de freio, etc e outros desaconselharam por que "ao permanecer com a chave ligada e o motor desligado por algum tempo, a bobina esquentaria demais, ocasionando sua queima".

    Bom, isso procede? Depende do tipo de módulo de ignição usado? Como faço pra saber qual o tipo do meu (sem fazer o "teste prático", hehehe)?


    Agradeço desde já a que me "der uma luz"...

  • #29
    LucianO, será que vc está sem o famigerado resistor que vai antes da bobina??
    se for a ignição de 6 pinos é obrigatório o seu uso!
    vc é obrgado a limitar a corrente dessa bobina se for esse o tipo de ignição, senão ela esquenta mesmo, queima e pode danificar o módulo
    a peça se chama, resistor da bobina de ignição
    chevrolet Brasil
    Friedmann, quando foi trocado a bobina (de novo), o módulo e as "outras paradas", o "eletricista" usou um módulo igual ao que queimou. Ele disse que era usado na lina VW AP e, como eu nem sabia desse negócio de 6 ou 7 pinos, não perguntei que tipo era... Mas acredito que se era o de 6 pinos, ele deve ter instalado o tal resistor...

    Em relação a "esse lance" de deixar a ignição ligada (como o motor desligado), se for o módulo de 7 pinos não tem problema (não esquenta a bobina - e não a queima - ); e se for o 6 pinos (além do uso do resistor ser obrigatório) não pode deixar a ignição ligada por muito tempo, sob pena de queimar a bobina e até o módulo de ignição; é isso mesmo?

    Já que eu falei em bobina, rsrsrs... Qual a diferença da bobina Bosh vermelha e a prateada? E em relação a essa bobinas mencionadas, de golf e do gol Mi, qual a "mais potente"?
    E como saber se meu distribuidor tem o tal sensor HALL? Que aparência tem isso, como devo procurá-lo?

    Grato!



    Luciano,
    Veja a sua resposta em www.autonewsbr.hpg.ig.com.br na seção de apostilas.
    E o motor já tá pronto?
    hehehe... Flugêncio, estou baixando as apostilas nesse momento (minha conexão é "a lenha" - discada - e demora "um pouco"...).
    Quanto ao motor, ele já está fechado mas ainda não foi instalado no carro: Aproveitei pra fazer uns reparos de funilaria no "cofre do motor".
    E o seu, já está rodando? Quais "primeiras impressões"?



    PS.
    fabricante
    rainha das sete !! kkkk ( isso é nome de firma???)
    Realmente, kkkkkkkkkkk...
    Nomezinho mais esdrúxulo!!!!!!!
    4X4 Brasil Razão: Faltaram algumas coisas...

  • #30
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Cursino Ver Post
    Grande mestre Cavalcante!
    Sábado fui instalar a ignição eletronica no niva de um camarada, só que ele não tinha o chicote... fui no desmanche da esquina(literalmente) e peguei o chicote de um santana, só que o conector do distribuidor é diferente do chicote. Agora vem as perguntas:
    1- Como faço p/ saber qual fio é qual no distribuidor russo?
    2- Estou usando um módulo grande, semelhante em tamanho ao de 6 pinos, porém com o encaixe do de 7 pinos(pastilha). É o certo?
    3- O chicote tem 6 fios mesmo?
    4- P/ que serve o fio 7?
    5- Vou precisar de resistor na bobina?
    Obrigado desde já
    Bom,
    1 - o conector que encaixa no suporte ORIGINAL do distribuidor russo existe sim. Só não lembro de qual carro é . Eu comprei recentemente. Existe uma loja distribuidora de componentes elétricos pra carro, na Vila Diva, em São Paulo, na R. Grecco (primeira paralela à Av. Sapopemba, altura do fórum da V. Diva, lado esquerdo de quem vai sentido São Matheus). Arranque o distribuidor e leve até lá. Eles encontrar o conector pra você. Até você conseguir o conector dá tempo deu lembrar também ou olhar no meu carro qual fio vai em qual. Na dúvida é só testar com o multímetro. O esquema que indiquei lá atrás pro módulo de 7 pinos dá a dica de que são dois fios para alimentação do sensor e o terceiro é o pulso dado pelo sensor. As duas pontas são os da alimentação, e o do meio é o de sinal.
    2 - Sim
    3 - Sim
    4 - Pra nada
    5 - Não

  • #31
    Usuário
    Entrada
    18/12/2005
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    44
    Posts
    116
    Agradecimentos: 0

    Essa Dica é Muito Boa Mesmo!!!

    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Pra ficar um pouquinho melhor experimenta abrir a folga dos eletrodos da vela pra uns 1,3 a 1,5 mm ! Pra aproveitar melhor a potencia dessa bobina 8)

    Fala Roveri!!!

    Preciso ir lá no Camarautos pra gente conversar...hehehe...eu já abri os eletrodos em 1,1mm e o carro melhorou muito...preciso agora ver se descolo um jogo de WR7LTC(3 eletrodos da Bosch).

    Hilux SRV 2002 3.0 4X4 Turbo diesel; ex Niva 91; ex Niva 93 ; ex AP turbo

  • #32
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Meu NIVA já veio com ignição eletrônica (adaptada pelo antigo dono) e, devido à alguns problemas elétricos, a bobina queimou, sendo substituida por uma dessas "BOSH VERMELHAS" - além de (teoricamete) ter reparado o problema que ocasionou a queima da bobina -. Voltei a ter problemas elétricos e - novamente - queima da bobina, além do módulo de ignição. Bom, resumindo: O alternador foi trocado por um (recondicionado) de Santana (90A), o motor de partida foi recondicionado, o aterramento foi refeito, foram substituidos velas, cabos, tampa e rotor do distribuidor, módulo de ignição e a bendita bobina; só que, dessa vez, foi instalada uma "BOSH PRATEADA"...

    Qual a diferença entre elas? Qual é a "melhor" (+ potente)?
    Precisaria dos números das duas pra poder comparar. Tem umas 4 (acho) vermelhas e mais uma porrada de só prateadas.

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Precisei ser rebocado de casa para a oficina - em outra ocasião - e tal operação foi feita com um "cambão" (não o "towbar, "cambão" mesmo; daqueles que vc tem que ir dentro do carro...). Houve divergências entre os mecânicos quanto a posição da "chave de ignição", pois uns aconselhavam a deixá-la na posição "I" (sendo "0": desligado; "I" - digamos assim: parte elétrica ligada e "II": acionamento do motor de partida) para utilizar as "setas", luz de freio, etc e outros desaconselharam por que "ao permanecer com a chave ligada e o motor desligado por algum tempo, a bobina esquentaria demais, ocasionando sua queima".

    Bom, isso procede? Depende do tipo de módulo de ignição usado? Como faço pra saber qual o tipo do meu (sem fazer o "teste prático", hehehe)?
    Se for uma refrigerada a óleo, muito provavelmente queima. Se for uma com refrigeração asfáltica, como as bosch, é mais difícil. De todo modo, eu prefiro perder uma bobina do que não ter luzes e setas numa situação dessas. Alguns módulos desligam a bobina enquanto o motor não está girando, mas não sei se é o caso do seu... Para saber é preciso medir os terminais do primário da bobina. Se, com o motor parado e a chave em "I", tiver tensão no primário, a bobina fica ligada direto, mesmo com o carro parado. Se não tiver tensão, continue medindo e gire um pouco a polia do motor, para que o sensor hall mude de estado, e meça de novo. Se continuar sem tensão, o módulo realmente está desligando a bobina. Se tiver tensão, você estava medindo antes com o distribuidor parado em um ponto entre duas faíscas.

  • #33
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    E como saber se meu distribuidor tem o tal sensor HALL? Que aparência tem isso, como devo procurá-lo?
    Abra a tampa do distribuidor. Se tiver uma bobina lá dentro, você tem um distribuidor com sensor indutivo. Se tiver um dispositivo em "u" parecido com aqueles que se usam nos eixos dos velhos mouse de esfera, por onde passa algum tipo de aço dentado, você tem um distribuidor com sensor hall.
    Uma pista: distribuidores indutivos têm só dois pinos para conexão. Distribuidores hall têm em geral três pinos para conexão.

  • #34
    Usuário Avatar de Cursino
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    38
    Posts
    325
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Mestre Cav!
    Como procedo o teste com o multímetro?
    Se ligar a alimentação do sensor Hall invertida, queima o bicho?
    4X4 Brasil
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #35
    Valeu aí as explicações.
    Vou dar (ops) uma olhada no tipo da bobina e procurar o sensor no meu distribuidor, quer dizer, no distribuidor do NIVA...

  • #36
    Luciano,

    Achei melhor conversar sobre este assunto por aqui do que por MP, assim todos participam.

    Pelo que você descreveu, o problema de queima de bobina pode estar relacionado a problemas de alternador ou de falta de resistor ballast (ou resistor shunt, como queiram), mas como pelo jeito a instalação da ignição está uma mixordia é nela que deveria centrar a atenção, pelo menos até ter certeza do seguinte: bobina de ignição faz par casado com resistor ballast e estes dois fazem par com o módulo. É possível misturar as coisas mas pra isso é necessário saber uma série de caracteríscas, e estas características não são divulgadas pelo fabricante, pelo menos no todo ou pelo menos de forma clara pra quem não tenha muita afinidade com o assunto.
    Na dúvida, só utilize receita de bolo determinada pelo próprio fabricante, ou seja, bobina/resistor/módulo do jeitinho que existe debaixo do capô de um carro original.
    Resolveu o problema, aí sim pode até partir pra invenções, mas querer misturar as coisas sem saber se são elas que estão dando o problema torna a coisa muito mais complicada.
    Em todo o caso, tenha CERTEZA de que o alternador não esteja com algum problema - contínuo ou esporádico - no circuito do regulador de tensão.

    Outra coisa, essa história de trocar bobina asfáltica por plástica não é apenas colocar um ballast na jogada que fica tudo certo. Não é só o visual das bobinas que mudou, a forma de controle é completamente diferente.

    Sds,
    Sukys

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade