x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de Manivaniaco
    Entrada
    20/10/2014
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    furuto dono de Niva e Sócio da CCR Novadutra




    Prezados,
    entrando agora no site mas já estudando a algum tempo em ter um Niva. Não sou marinheiro de primeira viagem no offroad e usava até pouco tempo uma L200 outdoor para viagens longas mas que era de trabalho.
    Agora quero ter meu Niva, mas infelizmente sou sócio-financiador da CCR Nova Dutra, pegando Rio-Sp-Rio 2x por mes. Antes que perguntem "não sou rico para ter 2 carros !!" mas não quero abrir mão do Niva. Para trilhas pesadas tenho um JPX que sobe parede, mas nem posso colocar ele na estrada, embora o conforto da suspensão é fora de série.

    Minha dúvida - com os pneus e o conjunto certos, acham possível e confortável ter um Niva para fazer essa viagem ? (conforto é no mínimo ultrapassar caminhões na estrada. Pouco me incomodo com barulho mas economia é essencial e dá ! Meus colegas de trabalham fazem 6-8 km/l diesel com a L200 e eu faço 10-11 com a MESMA L200 ! é questão de pé e jeito. Acredito que um Niva com motor bom e direção adequada pode fazer 8-10 por litro).

    Estive estudando os Nivas com motor AP mas confesso que tenho dúvidas (kit de admissão ?) dessa adaptação e qual a caixa e relação adequada do motor AP. Sei que bem feita fica bem, mas sou o "terror" dos mecânicos pois tenho bons conhecimentos de mecânica. Infelizmente falta tempo e espaço (senão faria eu mesmo).

    Eu pessoalmente gosto muito do original mas acredito que com o tipo de combustivel que temos aqui, o motor orginal deve ficar uma porcaria.

    Alguma sugestão ? Meu tempo de compra é janeiro/fevereiro 2015.

    Saudações

  • #2
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Olá "Manivaniaco" (cara, o seu nickname é quase impronunciável...), tudo bem?

    Vamos lá!
    Primeiramente, é "covardia" comparar uma L-200 Outdoor com um Niva. O "russinho" vai tomar uma surra em quase todos os termos de comparação.
    Um Niva não é um carro econômico por natureza. E kits de GNV nem sempre dão resultado esperado (pode deixar o Niva mais econômico, mas sem força alguma). E com relação ao "conforto", bem para mim o principal problema é a falta de ar-condicionado. Pode fazer falta numa viagem Rio-São Paulo.
    Kits de adaptação de motores AP são uma verdadeira incógnita: você pode ter um bom carro como uma "boa bomba". Se me permitir uma sugestão, fique com o motor original. É possível fazer uma preparação nesse motor (original) e melhorar bastante o rendimento do carro (troca de comando de válvulas e carburador, como preparação mais simples).
    Particularmente, eu procuraria alguém que tem um Niva e faria um "test drive". Assim você teria uma melhor ideia do que é o comportamento geral do Niva. E se ele atende as suas expectativas.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #3
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Eu fiz algumas viagens a SP em um Niva com GNV. E digo que possível sim. Este Niva comportou-se muito bem, rodando fácil aos 100km/h ou mais em determinados trechos, nas subidas a velocidade cai um pouco. O consumo na casa dos 12Km/m3, o motor foi transformado pra 1.7 e roda com pneus 215/80/16, na gasolina atinge velocidades maiores.Tem suas particularidades, é pra quem gosta. Hoje está muito mais fácil acertar o GNV.
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Manivaniaco
    Entrada
    20/10/2014
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Obrigado FLugencio e Mauricio...
    Na verdade eu não estava querendo comparar a L200 com o niva mesmo porque não gosto de carro "fresco" (como é a L200). Se alguma porcaria quebrar lá nem sei como arrumar embora o motor é 10.
    Por isso que gostei da ideia do Niva, embora sou meio anti-GNV. Eu já li um pouco sobre a adaptação do comando de valvulas e carburação mas ainda não consegui entender bem que o kit faz (só muda o ponto ?? só isso). Realmente gosto da idéia de manter original. Também vi que os 215/16 vão bem nele.

    Tenho uma oferta de um Diesel, mas já li posts contra e a favor (to pensando). Mas alguém sabe onde encontrar melhore informações sobre adaptação do comando ?
    Abraços

  • #5
    Usuário Avatar de Manivaniaco
    Entrada
    20/10/2014
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Flugencio...vi que vc é do Rio. Pode me mandar uma mp ? (ainda sou novo aqui para enviar).
    Queria conversar contigo sobre dois nivas em são gonçalo que estão a venda...talvez você conheça.
    Abrtz

  • #6
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Manivaniaco Ver Post
    Obrigado FLugencio e Mauricio...
    Na verdade eu não estava querendo comparar a L200 com o niva mesmo porque não gosto de carro "fresco" (como é a L200). Se alguma porcaria quebrar lá nem sei como arrumar embora o motor é 10.
    Por isso que gostei da ideia do Niva, embora sou meio anti-GNV. Eu já li um pouco sobre a adaptação do comando de valvulas e carburação mas ainda não consegui entender bem que o kit faz (só muda o ponto ?? só isso). Realmente gosto da idéia de manter original. Também vi que os 215/16 vão bem nele.

    Tenho uma oferta de um Diesel, mas já li posts contra e a favor (to pensando). Mas alguém sabe onde encontrar melhore informações sobre adaptação do comando ?
    Abraços
    Olá.

    O comando de válvulas "esportivo" + polia serve para aumentar o tempo em que as válvulas de admissão ficam abertas, aumentando a quantidade de ar+combustível que entra no cilindro. + Ar + combustível = + potência. Essa é a "teoria" da coisa.
    Para funcionar, é preciso ajustar o conjunto. Por isso a polia regulável. Ai, precisa de um "afinador de piano" (bom mecânico).
    Aumentar um pouco a taxa de compressão (rebaixamento do cabeçote) também pode melhorar o desempenho do carro.
    Dá resultado, mas não espere "milagres".
    Niva diesel? Hummm...
    Cuidado, cuidado... Dependendo do motor, pode ser uma boa. Mas se for o AP 1,6 diesel, ai a coisa complica. A potência é ainda menor que a do motor original, somente oferecendo um pouco mais de torque (pouca coisa) em baixa rotação.
    Como você mesmo escreveu, procure um carro menos mexido. Deve lhe dar menos dores de cabeça.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #7
    Usuário Avatar de Manivaniaco
    Entrada
    20/10/2014
    Local
    Niteroi/RJ
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Pois é Mauricio...o AP diesel era uma B.! muito grande ! já descartei. Agora estou em vista de um já convertido para 1.7 com o tal kit. Vou ver ele com bastante cuidado.
    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Manivaniaco Ver Post
    Pois é Mauricio...o AP diesel era uma B.! muito grande ! já descartei. Agora estou em vista de um já convertido para 1.7 com o tal kit. Vou ver ele com bastante cuidado.
    Abraços
    Olá.

    Bom, você sabe, então, que um motor 1.7 normalmente é resultado de uma retífica. Se for bem feito, com as peças originais dos Nivas mais novos, você pode ter em mãos um bom carro. Mas...
    Nem sempre é isso o que acontece. Há uma transformação do motor que usa os cilindros do fusca. Também, se bem feita, pode resultar num bom motor.
    Veja se o proprietário tem a Nota Fiscal da retífica (assim você pode conhecer onde foi feito o trabalho e se é uma oficina de qualidade). É importante que o número do motor esteja registrado na documentação do carro. Se houve troca de motor, há a necessidade de comprovação de origem. Pode dar um pouco de trabalho para conseguir a transferência se esses documentos não estiverem em ordem.
    Dica: se for fechar negócio (independentemente com quem for) exija a vistoria prévia de transferência, FEITA PELO VENDEDOR! Normalmente, o pessoal "chia", reclamando mesmo (), mas é uma boa forma de evitar dores de cabeça para quem está comprando. Exija, é seu direito.
    Não tenha pressa. Estão aparecendo uns Nivas bem ajeitados para a venda. É questão de paciência para procurar. Mas se você achar um bom carro, não espere muito para fechar negócio. Bons carros não ficam muito tempo à venda.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #9
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Manivaniaco Ver Post
    Flugencio...vi que vc é do Rio. Pode me mandar uma mp ? (ainda sou novo aqui para enviar).
    Queria conversar contigo sobre dois nivas em são gonçalo que estão a venda...talvez você conheça.
    Abrtz
    Simples! Esqueça aqueles Nivas em SG.

  • #10
    Manivaniaco... conheço um amigo que teve Niva a Diesel.. e olha que o kra não é amador. ...na última viajem que fizemos juntos ...tive que "esperar" várias vezes ele em trechos de subidas... claro que precisa ver como o motor estava... mais não abro mão do meu original 1.7 que fiz lá na status Lada em st. André. Conselho para não ter dor de cabeça? Escolha um com lata boa... mande pra Status e converta pra 1.7 original... vai pagar uns 2800 pra trocar tudo... fique com o motor novo e seja feliz

  • #11
    Usuário
    Entrada
    16/03/2015
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    37
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Estou querendo comprar um também, mas estou preocupado com o consumo de combustível e a falta de potencia do motor pra fazer uma ultrapassagem por exemplo. Younder, com a conversão para 1.7 original você trocou o carburador também, ou só os gicles? Aumentou o consumo ou diminuiu, pela melhora na relação peso/potência?
    Nesse tópico o pessoal fala que conseguiu até 10,5km/l na estrada, usando Booster na ignição e outros ajustes na carburação: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...-economia.html (Niva - Como ter mais economia.)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 35
      Última resposta: 22/04/2008, 11:11
    2. Procura-se um dono para meu NIVA
      Por Gabriel Dantas no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 13/11/2006, 20:03
    3. Sportage 98 - 2o dono - 91 mil KM - R$ 24,5 mil !
      Por Flavio Miranda no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 15
      Última resposta: 21/08/2006, 18:49
    4. alguem conhece o dono do niva perdido???
      Por hlontra no fórum Niva
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/09/2005, 15:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade