x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário Avatar de thiago-nit
    Entrada
    29/05/2005
    Local
    NIteroi/RJ
    Idade
    47
    Posts
    416
    Agradecimentos: 0

    Dúvidas de futuro jipeiro ou niveiro!!




    Fala aí pessoal
    Estou procurando meu primeiro jeep, mas o dindin tá curto. Estou entre o CJ e o niva. O que vocês acham????

    Minha preocupação com o niva é que este é monobloco não tem chassi, parece frágil. Estou certo ou errado?

    Qual a diferença de um Niva comum e Pantanal?
    Um abraço
    "Além do horizonte existe um lugar,....mas é só com um JEEP que você pode chegar!!"
    White Helmet - XJ 98 4.0 - Lift RC 4.5" AAL - 31" MUD

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/02/2006
    Idade
    40
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    1- Niva é claro...aposto que no forum CJ eles diseeram o contrario...mas NIVA é melhor com certeza...

    2- Monobloco: tem dar uma olhada por baixo pra ver se não esta muito enferrujado...um pouco é normal, mas tem quer sanado... e é forte pra capacete...

    3- Diferença... essa eu não sei...

  • #3
    Num CJ as modificações possíveis para deixar a viatura de acordo com sua necessidade são maiores que no Niva.
    Ex: No Niva os pneus maiores que se pode colocar somente com pequenas modificações nos paralamas são nas medidas 215/80 para raio 15 ou 16. Num CJ cabe medidas até 255 sem muitas modificações.
    Outras possíveis como motor, terá opções diferentes para a escolha que fizer, CJ ou Niva.

    Agora quanto a conforto, o Niva é insuperável se comparado ao CJ. Quanto a segurança em uma cabine fechada, o Niva também supera o CJ.

    Em trilhas, deixo pros amigos que fazem dar opiniões.

    []s

  • #4
    Usuário
    Entrada
    27/01/2006
    Idade
    68
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0

    Re: Dúvidas de futuro jipeiro ou niveiro!!

    Citação Postado originalmente por thiago-nit
    Fala aí pessoal
    Estou procurando meu primeiro jeep, mas o dindin tá curto. Estou entre o CJ e o niva. O que vocês acham????

    Minha preocupação com o niva é que este é monobloco não tem chassi, parece frágil. Estou certo ou errado?

    Qual a diferença de um Niva comum e Pantanal?
    Um abraço
    PERO Q VC FAÇA SUA OPÇÃO PELO NIVA, POIS EU JÁ POSSUI CJ E AGORA ESTOU COM O NIVÃO, EM MATÉRIA DE CONFORTO JÁ CITARAM Ñ TEM COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS, E AINDA VC LEVA UMA VANTAGEM COM O NIVA, VAI SOFRE PRA CARACA, MAS ENFIM SOFRER É MUITO BOM, EU JÁ SOFRO COM O MEU A CINCO ANOS, E Ñ DESISTÍ, É POR QUE É BOM Ñ É. ABRAÇOS FUTURO NIVEIRO.

  • #5
    Seja Bem Vindo Camarada !

    Tive as mesmas dúvidas que voce a um ano atras quando comprei o meu Nivão! Porem eu queria algum conforto, e que pudesse trancar.... Como seria o primeiro 4x4 fui aconselhado a procurar um Niva já com alguma adaptação, uma vez que nao manjo NADA DE NADA de mecanica.
    Ví uns 30 Nivas em um mes. A cada um uma supresa diferente, mas sempre ficava contente de ver que ninguem estava infeliz com o carro. A venda invarialvelmente era por necessidade, ou pra começar tudo de novo em outro 4x4 ou até mesmo em outro Niva.

    Dúvidas a parte, ele seria meu segundo carro, hoje é o carro do dia a dia. Nem nos dias de rodízio abro mão dele.

    Comprei com motor AP 1.8 a alcool, já estava levantado, como sempre com MUITAS COISAS pra fazer, muitas eu mesmo consegui fazer.. outras apenas com quem entende.. e MUITAS OUTRAS TANTAS aqui no forum com companheiros que se puderem ajudar com absoluta certeza o farão.

    Conte conosco.

    Aí mesmo perto de voce tem um companheiro o André que é gente boa PACAS, e tambem mais um apaixonado pelo Niva.

    [ ]'s e Sucesso !

  • #6
    Monobloco x Chassi

    Aqui a "briga" é interessante e já vou adiantando que não existe vencedor, pois são conceitos diferentes.

    Todo veiculo é construído sobre uma base. Esta base, além servir de apoio para todos os outros sistemas do veículo tem que cumprir algumas tarefas:
    Rigidez a torção - A base tem que ser suficiente rígida para não prejudicar todo alinhamento e trabalho das suspensões, mas ao mesmo tempo tem que ter uma certa flexibilidade ou se quebrará na primeira grande solicitação.
    Leveza - Quanto mais leve a base melhor, assim todos os outros componentes podem também ser mais enxutos (leves) e eficientes para a mesma solicitação.

    O chassi utilizados em grande parte dos veículos fora de estrada até recentemente tem as seguintes características:
    Não tem grande qualidades quanto a rigidez a torção, então precisa ser superdimensionado para outras tarefas para poder atender esta solicitação.
    Pôr questões de fabricação (custos e velocidade) as longarinas que compõem o chassis são de perfil único e constante, novamente superdimensionando o chassis.
    Devido as suas características, existe uma maior facilidade de se adicionar componentes a sua estrutura (guinchos, pontos de ancoragem, mudar apoios de suspensão, etc.).
    A falha neste tipo de base normalmente é ao redor das soldas nas junções das longarinas, já que a solda enfraquece a região ao redor.

    O chassi é o suporte do veículo. É sobre ele que se montam a carroçaria, o motor, a ele se prendem as rodas, sendo a própria estrutura do veículo.
    Em geral, é constituído por duas longarinas de aço, paralelas, com um "X" ou travessas, no meio.
    O X ou barra melhora a resistência à torção. É importante que o chassi resista bem a torção, para impedir que a carroçaria também se torça: isto levaria a movimentos das portas, podendo até abri-las.

    Normalmente, nos veículos com chassi, o chassi tem que resistir a todos os esforços a que fica sujeito o veículo. A carroçaria é apenas o elemento de cobertura, para abrigar os passageiros. Já nos veículos monoblocos, todo o conjunto trabalha. Os esforços são suportados, simultaneamente, pelo chassi e pela cobertura.

    O Monobloco que vem sendo recentemente adotado em alguns veículos fora de estrada não é um monobloco como o dos veículos de passeio, mas sim, um monobloco dimensionado para a aplicação no fora de estrada.
    O conjunto chassi carroceria, normalmente designado por construção monobloco, é a forma mais generalizada utilizada na industria automobilística atualmente. A principal vantagem deste tipo de construção reside no fato de permitir obter carrocerias mais leves e com resistência dinâmica.
    A sua resistência à flexão resulta, em parte, das longarinas horizontais existentes ao longo das bordas exteriores do piso, entre as rodas da frente e as de trás.
    Nos automóveis de motor dianteiro e de tração traseira ou 4x4, a resistência é aumentada pelo túnel do eixo de transmissão existente ao longo do piso. Sob este, em alguns modelos, são acrescentados reforços. O teto também reforça o conjunto por meio das colunas de apoio e painéis laterais que o unem ao piso. A resistência à torção é proporcionada sobretudo pelos anteparos, estruturas reforçadas existentes à frente e atrás do compartimento destinado ao motorista e aos passageiros, e também, em parte, pelo conjunto formado pelos teto unidos pelas colunas dos para brisas e laterais.

    Quais as vantagens e desvantagens entre chassis e monobloco???

    O monobloco quando bem feito é mais leve, resulta num centro de gravidade mais baixo, maior rigidez estrutural (melhor trabalho das suspensões), maior flexibilidade torcional (menor fadiga estrutural), sendo ao mesmo tempo forte onde é necessário. Mas tem algumas desvantagens; não pode sofrer abusos acima dos limites de projeto (que não sabemos quais são), limita as "adaptações", incluindo ai os pontos de ancoragem para reboque e sua manutenção quando necessária é mais custosa e complexa (manutenção no monobloco e não na mecânica). Com a base mais leve; todo o conjunto pode ser mais leve sem prejudicar a resistência e melhorando o desempenho.
    Então para construir um monobloco para fora de estrada exige muita tecnologia (no projeto) e deve-se ter uma produção mínima grande, pois o "ferramental" para fazer o monobloco (pecas estampadas) é muito custoso, mas permite (ou acaba obrigando) uma produção em larga escala.

    O chassis acaba sendo mais forte, facilita adaptações, requer menor conhecimento para projetar, baixo custo de ferramental, que permite produção em baixa escala e facilita a fabricação de veículos tipo pick-up ou conversíveis. Mas o chassis acaba aumentando o peso, proporciona menor flexibilidade torcional (causa problemas de fadiga), menor rigidez estrutural (prejudica as suspensões ou até mesmo força o sistema de tração), eleva o centro de gravidade.

    Só como exemplo, para veículos de alto desempenho em que o custo não é uma limitação (fórmula 1, indy, protótipos e veículos utilizados em rallys de velocidade com o Dakar etc.) se utiliza o monobloco, que é a estrutura mais eficiente em termos de peso e performance.

    Por fim, para se fazer uma ancoragem em um veiculo monobloco, deve-se sempre observar os pontos recomendados pelo fabricante, independente de ser um Niva, Cherokee ou os novos Pajeros Full que rodam por ai. Caso contrário você pode prejudicar a estrutura toda.

    Só que, na realidade, os veículos providos de chassi, também tem sua limitação; que é sempre ancorar numa travessa transversal, só que isso acaba sendo obvio, natural e mais prático, assim ninguém pensa neste "problema". Ou que tal fazer a ancoragem na carroceria...

    1 ab.,
    Drovk

  • #7
    Usuário Avatar de thiago-nit
    Entrada
    29/05/2005
    Local
    NIteroi/RJ
    Idade
    47
    Posts
    416
    Agradecimentos: 0
    Este foi o forum em que obtive as respostas em menos tempo e mais detalhadas. Obrigado!!
    Mas voltando o assunto;

    A respeito da diferença do niva comum para o pantanal, alguém sabe?
    Sobre o guincho, pode ser instalado?
    "Além do horizonte existe um lugar,....mas é só com um JEEP que você pode chegar!!"
    White Helmet - XJ 98 4.0 - Lift RC 4.5" AAL - 31" MUD

  • #8
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1

  • #9
    Pergunta: A respeito da diferença do Niva comum para o pantanal, alguém sabe? Sobre o guincho, pode ser instalado?

    Bom, para início de conversa a série Pantanal existiu somente no Brasil e a diferença é basicamente na estética (fora a direção).
    Todo Niva chegava no Brasil CD e aqui ele recebia os seguintes itens diferenciados:

    1) Direção aliviada/francesa/Pantanal (o nome é diferente, mas é tudo a mesma coisa).
    2) Volante com modelo diferenciado.
    3) Quebra mato mais robusto.
    3) Guincho elétrico original.
    4) Estribo lateral tubular
    5) Bagageiro de alumínio parafusado no teto (fica somente na área acima do vidro lateral traseiro, ou seja, ele é pequeno e só vai até o meio do teto).
    6) Faixas adesivas Pantanal 4x4 na lateral toda.
    7) Vidros verdes com parabrisa degradê.
    8) Friso de borracha na lateral.
    9) Rodas de liga leve
    10) Parachoque de impulsão traseiro (este item eu não tenho muita certeza se era opcional).
    11) Reboque (também não tenho certeza se era opcional).

    Ai o jipe era batizado de Niva Pantanal, isso era acrescentado no documento e ele era vendido com um preço bem mais salgado. Desta forma, se alguém falar que o Niva é Pantanal (original) isso tem que estar no documento do carro... Se não estiver no documento, o Niva é apenas um modelo CD modificado posteriormente pelo próprio dono. De qualquer forma, qualquer um pode transformar esteticamente seu Niva num modelo Pantanal e geralmente fica até melhor, pois basta colocar todos os itens descritos acima procurando os melhores acessórios.

    Quanto ao guincho, se vc colocar um quebra mato com suporte para guincho vc pode colocar este equipamento como em qualquer outro jipe. Claro que respeitando as dimensões e o peso para o Niva - ver com o fabricante/vendedor.

    Desta forma, na hora de comprar um Niva o que realmente vale é o aspecto geral do jipe, ou seja, o preço vai depender da conservação, mecânica, melhorias e dos acessórios... Como vc pode ver, pouco importa se o Niva é Pantanal ou CD.

    Espero que vc consiga achar o seu rápido.

    Visite também: www.nivasgerais4x4.com.br e veja outros detalhes e dicas.

    1 ab.,
    Drovk

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade