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  1. #1
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    Nissan Frontier SEL 2.5 TD 16V 07/08 Morrendo com motor frio




    Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

    Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

    Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

    Abraço a todos que puderem contribuir,

    Marcelo

  2. #2
    Usuário Avatar de Kedson Pereira
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    19/01/2011
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    Mesmo problema!

    Boa tarde amigo,

    Estou com o mesmo problema, literalmente o mesmo, a minha Frontier também é SEL. Você já achou a solução?


    Desde já muito obrigado.
    Kedson Pereira
    Frontier SEL
    web@m3mediadigital.com.br
    (84) 8835-0101

    Citação Postado originalmente por Marcelo Basile Ver Post
    Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

    Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

    Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

    Abraço a todos que puderem contribuir,

    Marcelo

  3. #3
    Usuário
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    23/08/2010
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    Citação Postado originalmente por Marcelo Basile Ver Post
    Pessoal, em uma das respostas à um dos posts já feito por um outro colega eu coloquei parte do texto aqui copiado. Acredito que seja um problema que possa estar acontecendo com outros usuários e por isso crio esse post dedicado para que com a experiência de vocês possamos chegar numa conclusão. Segue lá:

    Tenho uma Frontier SEL TD 2.5 16V (2007/2008), com 120.000 km. É interessante como sintomas semelhantes podem ter diferentes causas nesses carros com motores mais integrados e eletrônicos (caixa preta). Estava feliz e contente com a minha Frontier até 2 meses atrás quando um pesadelo começou. No meu caso, o problema de perda de potência, fazer barulho, fumaçar estava associado à falha da válvula EGR (obrigatória agora, para fazer parte da requeima do diesel coletando do escape e admitindo de novo na câmara de combustão com o objetivo de reduzir emissões de poluentes) - Não sei se essa válvula tem no motor MWM. Chegou ao ponto de num dia, ao tentar ir para o trabalho, o carro não partir. Foi de guincho para a concessionária em São Carlos. À tarde o carro foi me entregue e o mecânico garantiu que a condição que levara ao motor ficar daquela forma não aconteceria mais. O pessoal foi atencioso, mas por ser uma concessionária nova me pareceu ainda ter pouco experiência no assunto pois não souberam explicar claramente o que estava acontecendo. Realmente não fumaçou e nem perdeu potência. No dia seguinte o carro começou um sintoma novo: o carro começou a morrer quando com o motor frio ainda estacionado, pode ser coincidência ou não: o motor parte com alguma dificuldade e tenho que segurar entre 1200 e 1500 RPM por pelo menos 4 min, caso contrário o carro morre. Esquentou, resolveu o problema. Mas quanto mais frio, mais difícil de manter o motor rodando. Passei na concessionária de novo e o scanner apresentou falha da EGR de novo. Decidi ir na proa de trocar a válvula, mesmo porque eu não queria arriscar que o problema ocorresse com a minha esposa, que em realidade é quem fica com o carro mais tempo. O pessoal de São Carlos não tinha a peça, então fui para Riberão Preto em outra concessionária da Nissan, com clara experiência no seu produto. Inclusive eu não era o único que já tinha tido problema com essa válvula naquela concessionária. Troquei a válvula por R$1.200,00 ( 1dia inteiro de trabalho) e no dia seguinte: o problema do motor morrer persistiu, mas a falha da EGR antes detectada pelo scanner não apareceu mais. Aliás o chefe de oficina me mostrou exatamente qual era o problema: uma pequena falha de projeto da fixação da borboleta da válvula que gerava folga depois de um tempo. Essa peça foi reprojetada na nova válvula. Entretanto, estamos há duas semanas nessa pesquisa e nada. Trocou-se os filtros, foi realizado teste com outra bomba de combustível, trocou-se a vela de aquecimento, sensor de temperatura, foi feito teste com outro sistema de dreno de combustível que fica sobre o filtro primário, foi feito limpeza dos bicos. Essa versão da Frontier tem sensores de pressão de combustível e temperatura em vários pontos do motor. O pessoal substituiu esses sensores a título de teste para verificar se estava havendo queda de pressão ou a temperatura não estava como deveria naquele setor. Tecnicamente, imagino que está sendo feito todo o possível. Só tenho elogios ao serviço de manutenção dessa concessionária, ao chefe de oficina está pessoalmente empenhado inclusive em contato com a engenharia da Nissan, mas até agora nada. Alguma luz ou experiência sobre o assunto?

    Nota: quando resolver (tenho certeza que vai) eu coloco o post com a solução que foi dada.

    Abraço a todos que puderem contribuir,

    Marcelo
    Relutei por dois anos em isolar esse sistema EGR, mas depois de ter que limpá-lo duas vezes e por ultimo agora os bicos injetores estarem todos carbonizados com o carro soltando fumaça preta e rodando menos de 6 km/l, depois de perder uma turbina apesar de usar sempre filtros e fluidos novos dentro dos prazos do manual, considerando também que virou moda no mundo inteiro isolar o EGR; resolvi de vez isolar o EGR também.

    Por enquanto estou em fase de testes e no fim do ano se tudo correr bem vou abrir o sistema pra ver como ficou. Parece haver uma lógica que se um veículo reaproveita gazes sujos que em tese eram pra ser eliminados pelo escapamento, provavelmente vai gerar problemas a longo prazo ou no mínimo muito gasto com manutenções repetitivas de limpezas e descarbonização.

    Tomara que eu tenha sorte nisso, mas se alguém já fez e se deu mal, gostaria de ouvir seu relato.

  4. #4
    Usuário Avatar de alexmar
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    Egr

    Citação Postado originalmente por wylles27da Ver Post
    Relutei por dois anos em isolar esse sistema EGR, mas depois de ter que limpá-lo duas vezes e por ultimo agora os bicos injetores estarem todos carbonizados com o carro soltando fumaça preta e rodando menos de 6 km/l, depois de perder uma turbina apesar de usar sempre filtros e fluidos novos dentro dos prazos do manual, considerando também que virou moda no mundo inteiro isolar o EGR; resolvi de vez isolar o EGR também.

    Por enquanto estou em fase de testes e no fim do ano se tudo correr bem vou abrir o sistema pra ver como ficou. Parece haver uma lógica que se um veículo reaproveita gazes sujos que em tese eram pra ser eliminados pelo escapamento, provavelmente vai gerar problemas a longo prazo ou no mínimo muito gasto com manutenções repetitivas de limpezas e descarbonização.

    Tomara que eu tenha sorte nisso, mas se alguém já fez e se deu mal, gostaria de ouvir seu relato.
    Olá, gostaria de saber como está sua caminhonete depois q isolou a Egr. Na concessionária eles não fazem , gostaria de algumas dicas , posso te ligar ?

    Att Alex
    alex@alexmar.com.br

  5. #5
    Usuário Avatar de Milton C.
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    25/10/2009
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    388
    Citação Postado originalmente por alexmar Ver Post
    Olá, gostaria de saber como está sua caminhonete depois q isolou a Egr. Na concessionária eles não fazem , gostaria de algumas dicas , posso te ligar ?

    Att Alex
    alex@alexmar.com.br

    Alex, dê uma olhada neste tópico, talvez ajude!

    Abraços!

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...-frontier.html (Eliminando o EGR na Frontier)

  6. #6
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    30/12/2013
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    GOIANIA/GO
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    1

    Minha nissan sel tambem deu problema na valvula egr

    Boa tarde
    gostaria de saber quem ja eliminou essa valvula e se esta tudo bem .na minha ela deu um super aquecimento,queimou junta de cabeçote,rachou o cabeçote ,tive que trocar o cabeçote ,fundiu a turbina que ja vinha com muita fmaça e perca de força.agora apos montar tudo,troca de oleo e filtro ,ela nao pegou de manha ,fomos ver descobrimos que essa valvula egr estava bloqueando tudo .
    O meu email para contato
    staluziamd03@hotmail.com
    meu nome :marcelo dantas






    Citação Postado originalmente por alexmar Ver Post
    olá, gostaria de saber como está sua caminhonete depois q isolou a egr. Na concessionária eles não fazem , gostaria de algumas dicas , posso te ligar ?

    Att alex
    alex@alexmar.com.br

  7. #7
    Usuário
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    23/08/2010
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    boa vista/RR
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    218
    Citação Postado originalmente por marcelo dantas Ver Post
    Boa tarde
    gostaria de saber quem ja eliminou essa valvula e se esta tudo bem .na minha ela deu um super aquecimento,queimou junta de cabeçote,rachou o cabeçote ,tive que trocar o cabeçote ,fundiu a turbina que ja vinha com muita fmaça e perca de força.agora apos montar tudo,troca de oleo e filtro ,ela nao pegou de manha ,fomos ver descobrimos que essa valvula egr estava bloqueando tudo .
    O meu email para contato
    staluziamd03@hotmail.com
    meu nome :marcelo dantas
    Ola Marcelo, ao bloquear o EGR você fez conforme foi ensinado no forum com fotos e orientação e tudo? Tome cuidado, pois o superaquecimento é resultado de vários fatores( dê uma pesquisada), acho que até turbina fraca gera isso, pois é ela que joga ar para o sistema, mas tem outras causas mais sérias. Receba opinião de quem já isolou o EGR, pois a concessionária vai usar essa desculpa esfarrapada para não ter que procurar o real problema. Acho que se isolar o EGR corretamente fosse problema, então já existiria muitos relatos no Forum 4X4.

    Mas seguindo o meu exemplo que tenho uma SEL A/T 2008, isolar o EGR não me causou nenhum transtorno ou benefício ( a não ser o EGR sempre limpo). O sensor de aquecimento do motor esta sempre estável. Então se você isolou corretamente o EGR, eu tenho certeza que essa não foi a causa do seu problema. Se estou errado gostaria de saber de experiências que contestem isso.

  8. #8
    Usuário
    Entrada
    23/08/2010
    Local
    boa vista/RR
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    218
    Citação Postado originalmente por wylles27da Ver Post
    Ola Marcelo, ao bloquear o EGR você fez conforme foi ensinado no forum com fotos e orientação e tudo? Tome cuidado, pois o superaquecimento é resultado de vários fatores( dê uma pesquisada), acho que até turbina fraca gera isso, pois é ela que joga ar para o sistema, mas tem outras causas mais sérias. Receba opinião de quem já isolou o EGR, pois a concessionária vai usar essa desculpa esfarrapada para não ter que procurar o real problema. Acho que se isolar o EGR corretamente fosse problema, então já existiria muitos relatos no Forum 4X4.

    Mas seguindo o meu exemplo que tenho uma SEL A/T 2008, isolar o EGR não me causou nenhum transtorno ou benefício ( a não ser o EGR sempre limpo). O sensor de aquecimento do motor esta sempre estável. Então se você isolou corretamente o EGR, eu tenho certeza que essa não foi a causa do seu problema. Se estou errado gostaria de saber de experiências que contestem isso.
    Entendi o que você quis dizer, o EGR estava com problemas e deu superaquecimento. Certo, então não adianta isolá-lo depois que ele já apresentou problemas, pois isolá-lo só significa que o ar que sai para o escapamento não passará mais por ele, mas o carro vai sempre reconhecer que ele está com problemas.
    Meu jeito de pensar é que esses gases reaproveitados são sujos e quanto passam pelo EGR, eles o sujam até danificá-los. Como eu não queria mais ter que ficar limpando essa peça, resolvi isolá-la de vez.


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