x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Campos/RJ
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0

    SOS - ignição da Nissan Xterra




    Olá a todos!

    Como novato no mundo dos 4x4 a diesel, cabe-me a humildade de perguntar.

    Alguem sabe dizer se toda vez que eu ligar o motor da Nissan Xterra (2005/2006) terei que esperar os (30) trinta segundos que o manual diz para somente depois desse tempo movimentar a viatura ou somente tenho que esperar na primeira partida do motor, logo pela manhã, quando ligo a viatura pela primeira vez???

    Por que estou peguntando isso: porque toda vez que vou ligar o carro, primeiro deixo a leitura da central ser feita, e depois de alguns segundos ouço um "click" de que a leitura terminou, então, depois, disso dou partida no motor e espero (30) trinta segundos para só então, movimentar a viatura, mas estou fazendo isso a toda hora que desligo o carro durante o dia, é assim mesmo que tenho que proceder???
    Preciso saber com clareza tecnica o que fazer corretamente nesse caso.

    Outro ponto é na hora de desligar o motor durante o dia-a-dia, a quallquer momento que vou parar e estacionar, fico esperando os (30) trinta segundos para deixar o motor trabalhando em marcha lenta para somente depois desse tempo (30 segundos) desligar o motor, é assim mesmo que devo proceder ou é de outro jeito?

    Quero proceder de acordo com o entendimento tecnico correto da NISSAN, alguem pode ajudar?

    Já li o manual, mas entendi que era somente para esperar os (30) trinta segundos quando fosse ligar na primeira partida do motor e desligar no ultimo desligamento do motor, mas como comprei o carro há alguns dias... a gente fica em duvida de como fazer... então, toda vez que vou ligar a viatura, e isso acontece varias vezes ao dia... fico esperando os (30) segundos para engatar a marcha e movimentar a viatura.
    E quando vou desligar o motor em qualquer hora do dia, e isso acontece muitas vezes, fico esperando os (30) segundos em marca lenta para somente depois disso, desligar o motor e sair do carro.

    Gente! É isso mesmo ou estou exagerando nisso?

    Agradeço desde já os comentarios dos colegas.

    Abraço,

    Adriano, 43 anos
    Campos RJ

  • #2
    Usuário Avatar de Pablo RR
    Entrada
    27/07/2009
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    36
    Posts
    727
    Agradecimento: 1
    - Esse tempo de espera de 30 segundos serve para a lubrificação da turbina, o recomendado é não forçar o motor (altos giros) nesses 30 segundos. Como tenho portão eletronico, e eu saiu da garagem somente usando embreagem (marcha lenta), acaba ficando os 30 segundos necessários na manobra para sair da garagem.
    - e é necessário sim, todas as vezes que dar partida aguardar a lubrificação da turbina sim. assim como o tempo necessário de resfriamento (30 segundos antes de desligar).
    -Esse é o recomendado, porém confesso que num sou muito de esperar não, talvez pague o preço por isso mais pra frente.
    Ex - Frontier Xe Attack 2.8 Eletronic 4x4

  • #3
    Usuário Avatar de Pablo RR
    Entrada
    27/07/2009
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    36
    Posts
    727
    Agradecimento: 1
    Faltou mais um detalhe:
    - muito importante é a sempre boa lubrificação do motor/turbina, então oleo de boa qualidade e trocas rigorosas mantém a saúde do conjunto.
    Ex - Frontier Xe Attack 2.8 Eletronic 4x4

  • #4
    Usuário
    Entrada
    15/06/2011
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    784
    Agradecimentos: 0
    o segredo é não forçar muito nos primeiros 30seg a 1 minuto, depois tranquilo, e para desligar eu te dou uma dica, ao invés de ficar contando segundos, basta ao chegar perto de casa numa marcha tranquila em que a turbina não esteja no gás ou entrar na garagem sem aumengtar em demasia a rotação e pronto, pode desligar normal e use um bom óleo como o Mobil Delvac MX.
    Pajero Sport 4X4 manual 2010

  • #5
    Usuário
    Entrada
    14/09/2012
    Local
    Campos/RJ
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Colegas!
    Grato pelas dicas.
    Vou seguir o que me foi dito usando o manual como base tecnica e o bom senso dos colegas e trocando os oleos (de boa qualidade) na data correta.
    Como os 30 segundos são para lubrificar a turbina e sendo que minha viatura é o primeiro ano das eletronicas, sei que é uma peça de alto preço, então... vou esperar os 30 segundos usando um cronometro que tenho e que vou passar a deixar no console e tá resolvido.

    Sobre troca de oleos, fiz o seguinte: como sou novato no mundo dos carros a diesel, pedi ao meu mecanico de gasolina para indicar-me um a diesel e fui até lá dirigindo minha Xterra 2005/6.
    E após conversamos pedi-lhe que trocasse todos os oleos, filtros, fluidos do carro.
    Bom... ele fez o que pedi, ficou caro (bastante), mas fiz o serviço, e o mecanico parcelou. Mas é um preço "salgado" para quem estava acostumado a gastar bem menos num carro a gasolina, segue o que foi trocado, ele dando os produtos e mão de obra.

    - filtro lubrificante
    - filtro de combustivel
    - filtro de ar
    - aditivo
    - oleo do motor
    - aditivo d´água
    - oleo hidraulico
    - oleo de freio
    - oleo de caixa
    - oleo 4x4
    - oleo diferencial
    - oleo embreagem

    Obs. todos os itens de boa qualidade, vou pegar a nota que ficou no meu escritório e depois escrevo aqui a marcas dos produtos usados e o preço total do serviço para os colegas do site 4x4 me confirmarem se foram boas marcas e se o preço está normal ou foi caro, ok?

    Agora o carro está "zerado" e posso começar a contar o tempo das trocas.

    Andarilho

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Só Nissan (Frontier/Xterra)
      Por Rodrigo 4x4 no fórum Nissan
      Respostas: 27
      Última resposta: 09/05/2019, 12:07
    2. Parrilla Nissan Xterra
      Por exiliado no fórum Nissan
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/04/2012, 11:36
    3. Nissan Xterra 2004
      Por schypula no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 46
      Última resposta: 14/04/2011, 23:57
    4. Nissan XTerra
      Por gram no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 20/09/2010, 13:22
    5. Nissan Xterra 06 - 35.000kms
      Por Audi80 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 13/07/2010, 21:57

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade