x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1

    Pajero Sport AT com câmbio de Triton




    Olá Galera. Estou postando esse tópico, muito mais pra ajudar a quem possa se encontrar (espero que nunca) na mesma situação em que estive.

    Era um feliz proprietário de uma Pajero Sport 2002 2.8 AT. Maravilha de carro, robusto confortável, boa relação de consumo de combustível x conforto, já fiz viagens nela, inclusive relatadas aqui pro Jalapão e outra mais.

    Não mais que de repente, pra ser mais preciso, no dia 04/10/11, havia acabado de encher o tanque da 1113 (carinhosamente como a chamo) pra pegar a estrada rumo a Maceió no dia seguinte bem cedinho. Saí do posto, e depois do 2º semáforo, ao dar saída, ela não entrou 2ª marcha e depois deu um tranco forte, passando pra 3ª, passando a piscar o "N" no painel. Já tinha lido sobre isso, que, apesar não ser windows, os mitsubishi, entram em "modo de segurança", quando alguma anomalia é detectada no câmbio. Ao levar pra oficina que sempre faço a revisão, veio a surpresa: até então não havia dado ré e ao chegar lá pra manobrar, cadê a dita cuja? a marcha engatava, motor girava, mas nada de sair do canto. Senti um arrepio na espinha. Bom, resolvemos derramar o óleo do cárter da caixa para verificar se havia algum resquício de metal/limalha. Havia. Não restava nada mais a fazer a não ser abrir. Ao abrir, percebemos que o conjunto acoplamento "planetário", que fica logo na frente da caixa, havia sido o responsável pela quebra. Ao que entendi (não sou expert em caixas AT), ele é quem faz a inversão do sistema para mudar de frente a ré. Mas a grande pergunta era: como poderia ter ocorrido isso? Sou dono cuidadoso e sempre defendo os cambios AT, e isso foi ocorrer justo comigo? Os cambios MIT, principalmente os da minha versão de Pajero (INVECS II) são muito bons.
    Bom pra nossa surpresa, o câmbio já havia sido aberto e o antigo dono fez uma grande "gambiarra", como se diz aqui. Soldou as fixações das 3 engrenagens dos planetas e aí, uma delas rompeu a solda, deixando a engrenagem "fora de órbita" e quebrando tudo em efeito cascata.
    Menos mal por um lado: agora sabia que a culpa não havia sido minha, nem do carro (continuo com a imagem de que é muito robusto), mas por outro lado sabia que o conserto não seria barato. Aí perguntava: o que fazer? Quanto irei gastar? Juro que pensei em jogar tudo no lixo! Justo agora que havia acabado de por 4 pneus zero km e trocado discos e pastilhas de freio!!??! É muito azar!!! Se fosse vender a ferro velho, perderia mais dinheiro, num carro que só tem 114.000km rodados. Passar pra mecânica, daria, mas iria gastar mais. Então o jeito era reparar ou trocar por uma nova.
    Bom, depois de muita procura por uma pajero 2002-2003 num ferro velho sem sucesso, tentamos ver quanto sairia a recupração, trocando as peças. Não valeria a pena. Só de peças, gastaria mais de R$6.000,00. Então, descobrimos que o câmbio usado nas TRITON é exatamente o mesmo das pajero 2.8. Procurei em ferro velho e achei algumas, mas de origem dividosa, com caixas vazando e tals. Resolvi pegar de uma que achamos em Campinas-SP, que havia sido capotada com apenas 2 semanas de uso. Resumo da ópera: R$7.000,00 pela caixa nova AT, 200,00 de frete e mais R$1.000,00 de mão-de-obra.
    Incrível: funciona perfeitamente, sem nenhuma diferença. Basta trocar alguns plugues de encaixe dos chicotes eletrônicos. Afora isso, até o calço é igual. Aliás, tem uma diferença sim, ela não tem o overdrive final que a antiga tinha. O que quero dizer é que quando estava em 4ª marcha, a uns 80 km/h, ao aliviar o acelerador, ela reduzia o giro, um pouquinho. Essa ainda não percebi isso, mas percebi que ela já entra no giro mais baixo, ficando na mesma.
    Bom pessoal, agora pretendo rodar com a "1113" até o último pistão parar. Nem precisa mandar que já tenho no carro uns galhinhos de arruda e um pacotinho de sal grosso. Já marquei a próxima viagem: em MAR irei até o MS e se der, até o Paraguai.
    Se alguém tiver alguma dúvida, fiquem à vontade. Ainda não viajei com ela pra ver se mudou algo em relação a consumo ou relação final de giro em alta velocidade, mas assim que perceber algo diferente, eu posto aqui.

  • #2
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Rapaiz, o essa foi foda hein, Até o encaixe da caixo no motor foi perfeito? muito boa a dica pro pessoal, mas acho que nem todo mundo tem toda essa coragem, ainda mais se tratando de "carro mitsubishi é descartavel".

    Agora vai durar muito
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #3
    Pois é, tudo perfeito. As caixas externamente são as mesmas, tudo igual. Quanto a coragem, fazer que? Que opções eu tinha? então foi fechar os olhos e entrar de cara. Minha sorte foi ter vendido uma moto que tinha para fazer um serviço em casa, aí já viu, o serviço ficou "pra depois".

  • #4
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Mas isso já era sabido... A maioria das caixas Mit dos motores Diesel são compatíveis entre si. Tanto AT quanto MT...

    Inclusive tou ventilando a chance de trocar a minha caixa V5M21 completa por uma V5MT1 igualmente completa de uma L200 Outdoor 2010 que capotou e um amigo meu da oficina comprou de leilão... A vantagem é tanto ter uma caixa mais nova quanto com marchas mais alongadas. Mas terei tb que fazer a troca do arranque e da embreagem ( são diferentes ). Falta ver o custo da brincadeira e ver se tenho coragem...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #5
    Usuário Avatar de euclidesneto
    Entrada
    23/11/2010
    Local
    Aracaju/SE
    Posts
    1,025
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando o tópico sapo, vc sabe me dizer se posso colocar uma caixa automática numa galloper manual?

  • #6
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Pode sim, sem problemas... Desde que seja uma caixa que tenha furação idêntica ao bloco do seu motor, seja ele 2.5 Diesel ou 3.0 V6...

    As caixas das Pajero Sport 2.5 e L200 Sport/Outdoor servem sem problemas, porém não tenho certeza se muda o volante do motor. O arranque eu sei que tem que mudar, mas é tranquilo.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #7
    O Sapo, dsesculpa a ignorãncia no assunto, mas quando tava no "desespero", a primeira coisa que pensei foi pegar a de uma L200 outdoor ou de uma pajero 2.5, pois seriam mais fáceis e mais baratas, mas elas não dão (assim fui informado). Então pra mim, tive muito traballho, pois as das full não servem também, ,então tive que morrer numa triton. Tem certeza se é simples e tão fáciol serem trocadas? Outra coisa que me disseram foi que só serviria as de pajero do modelo da minha, ou seja, 2001 a 2003. As 2004 a 2005, mesmo sendo 2.8 não servem. É isso mesmo?

  • #8
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    ri945, quero dizer assim: As caixas da MIT possuem várias aplicações, sendo que alguns modelos tem a vantagem de se trocar a caixa seca da transmissão, aproveitando o miolo ( que é o essencial/funcional ). Enquanto outras funcionam "plug and play" dependendo do bloco do motor.

    As Pajero Sport 2.5, as L200 Sport/Outdoor e mesmo as L200 "quadradinhas" utilizam a mesma furação de encaixe da transmissão, portanto podem usar qualquer caixa de marcha que sirva uma na outrra, mudando apenas o volante e o arranque em alguns casos. Independente de ser AT ou manual!

    A caixa da Full cabe na Triton, que cabe na Dakar e que por consequência, cabem na Pajero Sport antiga ( motor 4M40 2.8 ), pq a furação dos blocos é idêntica entre si. Lógico que existem várias versões de transmissões e algumas requerem eletrônicos à parte pra seu devido funcionamento, com a transmissão da Full...

    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/12/2011
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Eu tive o mesmo problema com minha Pajero, no qual o cambio travou, e nem ia pra frente nem pra trás. Já foi feita a troca duas vezes, e no momento esta uma caixa de marcha de uma L200 Triton 2008. Porem, ela, quando ligada de manha funciona bem, ate eu rodar alguns quilometros, quando o engate da marcha inicial demora, inclusive quando vou frear, ela para totalmente como se estivesse no neutro. A ré tambem demora a engatar. E quando é exigida dela um pouco mais (por exemplo rodar muito em um só dia), o "N" começa a piscar, e o engate fica terrível, principalmente quando reduzo a velocidade. Vocês podem me dar uma luz sobre isso?

  • #10
    Usuário Avatar de Imperador!
    Entrada
    18/02/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    5,369
    Agradecimentos: 30
    Qual o óleo que tá usando nesse câmbio?
    Eu começaria fazendo a troca de óleo, que é procedimento padrão para esse tipo de diagnóstico.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #11
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Isso ai, troca óleo e filtro, resolve em 80 % dos casos de demora, barulhos, tec tec, mas se tiver tranco o negocio fica mais feio...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #12
    Olha Galera, posso dizer que depois que troquei a cx AT por uma de TRITON está 10!! É verdade o que o felipetms falou. A minha, se estiver fria, os engates de 3ª para 4ª ficam mais "preguiçosos", mas 15 minutinhos estão normais. Como a caixa foi Zero km, o óleo foi colocado certinho e acompanhei os primeiros 10 mil km. Fora isso, jamais direi que foi trocada. O que o mecânico disse (acho que tem fundamento) é que, no meu caso, meu radiador é maior que o orinal MIT, e é de cobre, e não tenho válvula termostática, portanto, ela demora um pouquinho à mais para esquentar quando fria. Agora espero pelo menos 2-3 minutinhos antes de sair.
    Na estrada está ótima. Nenhuma vibração, ruído, nada!! Consumo de 6 km/l na cidade e 8-9 km/l na estrada (andando entre 100-110 km/h)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pajero sport v6 3.5 L-200 triton v6 3.5
      Por suv no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 16/09/2011, 15:19
    2. PAJERO SPORT ou L200 TRITON
      Por JRPinto no fórum Mitsubishi
      Respostas: 17
      Última resposta: 10/10/2010, 11:20
    3. Câmbio Pajero sport manual x Câmbio triton
      Por jeep5 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 5
      Última resposta: 29/01/2010, 20:08
    4. Câmbio Triton x Pajero sport
      Por caj no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 12/08/2009, 17:48
    5. L200 TRITON e Pajero SPORT FLEX.
      Por AKPG no fórum Mitsubishi
      Respostas: 25
      Última resposta: 29/07/2008, 23:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade