x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário Avatar de Leo Couto
    Entrada
    12/08/2009
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    49
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0

    Molas e amortecedores da pajero gls-b




    Pessoal, tenho uma Pajero GLS-B 2.8 99. Quando comprei o carro uma das características que me chamou mais a atenção foi o molejo da suspensão traseira ao passar por quebra molas, ele sobe e desce e sobe... num movimento de vai e vem. E dava fim de curso, tipo como se o amortecedor sepasse. Segundo um amigo mecânico não especilista em MIT me disse que seriam as molas. Não encontrei para comprar e conversando com outro mecânico da MIT me informou que as molas da Pajero quando estão ruins elas se partem (???). Que bastava trocar os amortecedores traseiros que resolveria o problema.
    Pois bem, troquei os amortecedores dianteiro e traseiro (Monroe Adventure - Corven), foram os que achei por aqui em Salvador.
    O molejo melhorou um pouco realmente os amortecedores antigos estavam com problema, mas a questão toda é que tenho notado outras carros igual ao meu circulando e percebo o mesmo problema na traseira, algumas ainda balançam muito mais que o meu carro.

    Então gostaria de saber dos colegas quais as caracteristicas dos seus carros, se apresentam o mesmo problema, e quais foram as soluções para resolver este incômodo? Tanto do final de curso, sepando (não sei se é o amortecedor ou da mola cansada, quanto do molejo da supensão traseira?

    Abraços.
    Pajero 2.8 Turbo Intercooler -ex Niva 1.6 http://nivasouto.blogspot.com/ Deus é Fiel!

  • #2
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2
    Olá Leo, estou com o mesmo problema. São os amortecedores. Instalei um jogo novo da CORVEN, 62506 dianteiro e 62507 traseiro. No início ficou bom, diminuindo bastante o "rebalanço" nas lombadas e valetas. Mas antes mesmo de chegar em Boa Vista RR, já não estavam mais funcionando direito. Quando voltei para casa, depois de pouco mais de 12 mil kms, retirei um amortecedor de cada eixo e notei uma grande "folga" na faixa intermediária do curso, onde existe a maior freqüencia de uso. No final do curso, tanto comprimindo como esticando, estavam perfeitos. Estão ainda, por que resolví não trocar até conseguir encontrar um jogo da firma ECCO européia, que eu comprei uma vez para uma outra Pajero do mesmo ano que eu tinha, e que vendí com esses amortecedores que já haviam rodado mais de 30 mil kms e a viatura não "rebalançava" de jeito nenhum. Em 2009 paguei R$985,00 pelo jogo.
    Por enquanto tem que passar mais devagar nas valetas e lombadas.
    Por favor, nos ajudem com informações e referências para resolvermos esse problema.
    Obrigado e abraços,
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #3
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Esse problema é pelas molas já cansadas... q consequentemente diminuiem drasticamente a vida dos amortecedores... a solução e troca de molas e amortecedores não sendo aconselhável apenas a troca de um ou outro. Um paliativoneste caso é fazer um calço de molas de mais ou menos 15mm para dar sobre vida as molas
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #4
    Usuário Avatar de Leo Couto
    Entrada
    12/08/2009
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    49
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Paulo conte-nos mais sobre este calço, vc tem o esquema de um modelo para confecção que possa compartilhar?
    Lembro do niva que coloquei calços de 20mm para levantar a suspensão traseira. É deste tipo de calço que vc se refere?

    Molas e amortecedores da pajero gls-b-calcoopalamontado.jpg

    Talvez até aqueles calços de borracha (tipo uma lona de pneu) que vai na suspensão do opala sirva. O que acha?

    Molas e amortecedores da pajero gls-b-calcosopala.jpg

    Oscar, eu cogitei colocar um par de amortecedores traseiros offlimits (Off Limits Amortecedores Especiais e de Competição | Chevrolet Rally Team) o OffShox série 5. Levando em consideração o Corven, estes offshox série 5 tem mais curso, e os caras ainda regulam o nível de dureza conforme a nossa necessidade. Talvez seja esta a mesma solução que você teve com estes ECCO européia.

    Porque achar esta mola original tá difícil... Tá parecendo mosca branca de olho azul.
    Pajero 2.8 Turbo Intercooler -ex Niva 1.6 http://nivasouto.blogspot.com/ Deus é Fiel!

  • #5
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Não tenho nenhum desenho...Faz calço de nylon ou tecnil... basta tirar as molas para pegar as medidas e medidas do prato.... e vc já tem experiência
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #6
    Usuário Avatar de Leo Couto
    Entrada
    12/08/2009
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    49
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    OK, só para registrar. Calços do tipo rodinhas de carrinho de supermercado. Sem a parte de metal.

    Molas e amortecedores da pajero gls-b-33882219_2-roda-p-carrinho-armazem-sao-paulo.jpg

    E o amortecedor será que vai ter curso? Ou precisa ser outro que não as medidas do original? Só testando.

    Valeu Paulo.
    Pajero 2.8 Turbo Intercooler -ex Niva 1.6 http://nivasouto.blogspot.com/ Deus é Fiel!

  • #7
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    então... pode ser calço perfurado ou não..... vai do teu gosto...

    Como falei, o calço é um paliativo pra vc não trocar as molas.... acontece da traseira ficar bamba "heheheehe" por causa q os amortecedores e principalmente molas já foram pro saco.... e com o calço vc vai conseguir um pouco mais de firmesa... se fizer o calço baixo... não terá problemas de fim de curso não
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #8
    Usuário Avatar de Leo Couto
    Entrada
    12/08/2009
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    49
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, estive conversando com um amigo que tem muita experiência em 4x4, ele me disse que tinha uma hilux na oficina com o mesmo problema. Ele acrescentou os calços que levantaram a traseira do carro e mesmo assim continuou a dar o mesmo defeito.
    Estou com uma dúvida danada, entre a paleativa a curto prazo (mesmo sem saber se dará certo) tendo duas opiniões diferentes ou as molas novas a longo prazo (apenas na concessionária sem estoque).
    Galera me assustei.... liguei agora para a MIT. Sabe quanto custa uma mola??? R$ 1.390 (última venda) e só importando 45 dias para chegar.
    Alguém sabe de molas nacionais ou lojas importadoras onde consiga a um preço melhor?
    Pajero 2.8 Turbo Intercooler -ex Niva 1.6 http://nivasouto.blogspot.com/ Deus é Fiel!

  • #9
    Usuário Avatar de Nando Pires
    Entrada
    28/04/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    58
    Posts
    608
    Agradecimentos: 0
    A minha Jardineira não tinha esse problema de balançar mais de uma vez (que é sinal de amortecedor estragado), mas dava final de curso com muita facilidade. Troquei as molas e melhorou (descobri que uma delas estava quebrada!). Fui até a Chapada Diamantina e aguentou bem umas trilhas por lá. Na volta troquei os amortecedores por outros originais (Kayaba) e melhorou mais ainda, mas mesmo assim ainda dá final de curso quando a valeta dá aquele embalo fatal na suspensão traseira...
    Comprei as molas em São Paulo, assim que encontrar o nome da loja eu posto aqui... O cara garantiu que são "originais", que ele importa... Sei lá, só sei que são boas e foram MUITO mais baratas do que na concessionária...
    Nando
    Pajero GLS-B 2.8 turbodiesel 1995 - "Jardineira"
    Pajero Sport 2.8 turbodiesel 2001 - "Enterprise"

  • #10
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2
    Pessoal, resovì pesquisar um pouco sobre o tema, visto que existe grande variável de possibilidades para gerar problemas e "cada caso é um caso". Dependendo da utilização e da forma de condução, viaturas utilizadas constantemente e por longo tempo em terrenos muito acidentados, no limite de carga, descuidos nas lombadas e valetas, trilhas fortes podem ocasionar fadiga e até quebra da mola. Diagnóstico: além de "afundar" no balanço indo até o batente, se as molas estiverem de fato "cansadas" / "arreadas", a altura da viatura fica alterada (rebaixada). Isso nem sempre é claramente visível, podendo ter até diferenças de um lado para o outro. Por isso o paliativo acima sugerido, e funcional, seria colocar temporariamete calço para compensar a diferença da altura perdida pela fadiga da mola. O correto é trocar as molas junto com os amortecedores, conforme especificação do fabricante. Se optar por um jogo mais off road, tudo bem, mas os amortecedores sempre devem acompanhar as especificações da mola, tanto no curso como na carga. Colocando calços, consequentemente vai elevar a carroçaria, e amortecedores incompatíveis com essa altura serão sacrificados, pois após a compressão das molas, a reação contrária de retorno (subida), vai certamente ultrapassar o curso dos amortecedores.
    Experimentei hoje forçar minha Pajero em algumas lombadas/valetas, e apesar do balanço repetido, não foi até o batente. Então concluo que as molas estão em ordem e os amortecedores pifados, como constatei desmontando para certificar. Agora uma indagação, não sei por que os CORVEN não aguentaram. Tenho boas experiências com amortecedores da marca. Imagino que foi devido viajar muito carregado mais de 12 mil kms por estradas off roads bem ruins com solavancos que por diversas vezes foram no batente. Vou tentar encontrar outra marca. Tô procurando...

    Léo, não pretendo colocar os OffShox. Quando tiver que trocar as molas, aí sim farei um up-grade trocando toda a suspensão pelos produtos da Ironman.

    Nando, muito legal sua orientação. Aguardo sua informação onde comprar amotecedores Kayaba e também as molas.

    Gostaria ainda compartilhar uma informação que recebì sobre molas de suspensão. As molas mais novas, tem sua construção e composição de materiais otimizadas, a tal ponto que que durem por todo o tempo no veículos, sem necessidade de troca. Fato que não acontecia antigamente, onde a regra era, quando da terceitra troca de amortecedores, obrigatóriamente deveriam ser também trocadas as molas. Mas como diz o ditado, nem sempre a teoria funciona na prática...

    Forte abraço a todos
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #11
    Usuário Avatar de tstapazzoli
    Entrada
    06/01/2008
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    203
    Agradecimentos: 0
    Bom dia!

    Vocês sabem onde encontro para comprar as molas traseiras da pajerinho 98?

    Abraços e obrigado,

    Thiago

  • #12
    Usuário Avatar de Leo Couto
    Entrada
    12/08/2009
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    49
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, troquei hoje as molas da pajero, a diferença é perceptível ao olho. Nota-se logo a diferença na altura. Como havia trocado os amortecedores uns meses antes, fiz a inspeção e ainda estão perfeitos. Então, o efeito sanfona desapareceu.
    As molas comprei na Molas Master procurem pelo Sr. Francisco.

    Abraços.
    Pajero 2.8 Turbo Intercooler -ex Niva 1.6 http://nivasouto.blogspot.com/ Deus é Fiel!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Molas e Amortecedores Sportage
      Por Audi80 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 22/08/2008, 19:52
    2. Molas e amortecedores pajero GLS-B 98
      Por ldurval no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 21/06/2008, 17:07
    3. Procuro Amortecedores a gas com molas
      Por celsoamaral no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/05/2006, 22:52
    4. Amortecedores e molas
      Por FelipeCouto no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 20/01/2006, 13:32
    5. Molas ou amortecedores
      Por massai no fórum Suzuki
      Respostas: 8
      Última resposta: 26/07/2005, 15:43

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade