x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2

    Cabeçote Trincado - Motor 4M40




    Alô caros Pajeristas,
    Registro aqui o ocorrido com minha Pajero 2.8 TD GLS-B 1998 com 126.853km. Na viagem de retorno ao Monte Roraima RR, percebí consumo de água de refrigeração do motor, observando constantemente o vaso de expansão. (Em viagens longas, tenho por costume verificar tudo que posso a cada parada e muitas vezes só paro para verificação) Pois bem, a água foi sumindo numa média de um 1 litro/500 kms. Por tres ocasiões, a água retornou para o vaso de expansão. Tudo que já foi relatado nesse Forum sobre a questão, ocorreu: fumaça branca, marcha lenta irregular nos primeiros momentos após partida etc... No íntimo já sabia que o cabeçote tinha ido pro "saco". Mas fui levando até chegar em casa, nunca teve super aquecimento, perda de potência, contaminação do óleo, vazamento pelas mangueiras ou aumento de consumo. Já em casa, com o propósito de levar para a oficina, surgiu uma viagem para a baixada santista. Sempre controlando tudo, foi e voltou sem problemas.
    Mas, só que agora teve um grande diferencial, a viatura ficou parada tres dias na garagem antes de ser ligada novamente. Verifiquei inicialmete a água, foram mais de 1 litro e meio, só no tradiador e o que aconteceu ao dar a partida? O motor bateu forte, forte mesmo e diminuiu gradativamente após umas 3 ou 4 "pancadas" falhando e ao mesmo tempo toda aquela fumaçeira branca etc...
    Como o motor sempre pegou "de prima", nem tive reação para desligar, pois não esperava isso nunca.

    Agora a lição que aprendí e compartilho com nossos amigos foristas:
    - tinha uma trinca na ante camara do terceiro cilindro.
    - a água passava por essa trinca, fluia para a camara de combustão e queimava junto com o diesel.
    - com os 3 dias parados logo após subida da serra, foi o tempo suficiente para depositar uma fina lâmina de água sobre o pistão, e ocasionar um princípio de calço hidráulico.

    Graças a DEUS, não entortou nem quebrou nada na parte inferior do motor, que após retirada e análise do cabeçote constatamos o relato acima.

    Principais custos foram:
    . Cabeçote novo MIT R$ 1.800,00 (fabricado na China)
    . 8 válvulas R$ 144,00
    . Junta de Cabeçote MIT R$ 251,00 (original)
    . Junta do Motor MIT R$ 380,00 ( jogo original)
    . 4 Vela Aquecedora MIT R$ 972,00 (original)
    . Mão de obra remoção/instalação e montagem R$ 1.200,00

    Todo o trabalho foi feito na SADY Motores, onde sou cliente a muitos anos pela competência, responsabilidade e profissionalismo. Aprovitamos para uma análise geral do motor e nada mais foi constatado.

    Vamo que vamo pro Off Road minha gente...

    Abraços,
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
    Entrada
    16/07/2008
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    5,416
    Agradecimentos: 5
    Ainda bem que não entortou as bielas , agora vale a pena dar uma procurada melhor nas velas de aquecimento , as NGK e Bosch são como as originais ,e mais em conta.
    abs
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #3
    Usuário Avatar de igominati
    Entrada
    30/06/2009
    Local
    Piratuba/SC
    Posts
    89
    Agradecimentos: 0
    Olá Oscar, me responda uma coisa, o sintoma da fumaça branca e a falha não poderiam ter sido pelos bicos sujos, lhe pergunto pois tenho que fazer uma limpeza nos bicos ou a troca deles na minha e o sintoma é bem semelhante, quando de dias com t inferior a 10 graus ela paga de prima aí passa um tempo e ela dá uma reinadinha, mas logo passa, mas uma coisa que tu falou e que me deixou mais tranquilo é que a minha não baixa água, desde que comprei ela não adicionei nada e o bujão tá no nível. As velas que tenho são bosch paguei 104 cada já faz um tempo e estão boas.

  • #4
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2
    Olá caros Marcelo e Igominati, verdade, paguei mais caro pelas velas de aquecimento pelo fato de serem originais MIT. Mas, acho que não vou repetir a dose tão cedo.
    Igominati, pelo que eu entendí, não tem a ação "limpeza dos bicos" propriamente dito como uma ação isolada de manutenção, mas sim, a troca do reparo dos mesmos. Tem que testar. O fato da fumaça, é a passagem de diesel fora do especificado (excesso), para a camara de combustão. No meu caso, foi testado e ainda está dentro do padrão. Ao longo do tempo, infalivelmente, apresenta desgastes o que é perfeitamente normal. Pelo menos tu tá mais tranquilo quanto ao cabeçote, e isso é muito bom.
    Aproveito para comentar como ficou bom o resultado da oficina. Cabeçote e válvulas novas bem reguladas, otimizaram o desempenho significativamente. É claramente perceptível! Gastei $$$ fazer o que??!!, mas ao menos estou satisfeito.
    Abraços,
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #5
    Usuário
    Entrada
    27/01/2017
    Local
    Itabira/MG
    Idade
    38
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal sou novo aqui. Comprei em 2014 uma Pajero Sport 2.8 td e ainda estou tendo problemas com superaquecimento. Já troquei o cabeçote em 2015, na época trincou por causa da válvula termostática travada. Um reparo da tampa de plástico superior do radiador já tinha sido resolvido anteriormente antes da trinca.
    Oscar Kratz aonde você conseguiu importar este cabeçote? Qual era a marca? Como ficou o serviço e o carro depois?

    Atenciosamente, Delgado.

  • #6
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2
    Oi Delgado, escreví parecer p vc agora pouco, só q não sei o que acontece minha mensagem não vai, sou automaticamente desconectado eperco toda redação que faço. Fiquei p da vida.
    Administrador, por favor verificar o que ocorre com meu usuário. Obrigado.
    Por favor, passe seu email.
    Abraço
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Oscar Kratz Ver Post
    Oi Delgado, escreví parecer p vc agora pouco, só q não sei o que acontece minha mensagem não vai, sou automaticamente desconectado eperco toda redação que faço. Fiquei p da vida.
    Administrador, por favor verificar o que ocorre com meu usuário. Obrigado.
    Por favor, passe seu email.
    Abraço
    Meu caro,


    favor responda a duvida do usuário aqui para que todos nós possamos compartilhar das informações.


    Quanto mais informação, melhor fica esse forum!


    abs
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • #8
    Usuário
    Entrada
    13/04/2017
    Local
    Joao Pessoa/PB
    Idade
    58
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Prezado Oscar, atualmente estou com mesma situação de cabeçote trincado e gostaria das mesmas informações solicitadas pelo colega Delgado... Pode repostar novamente? Como ingressei agora não podemos falar em PVT. Grato,

  • #9
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2
    Alô Prezados Delgado e JCPB66, em 2010 tive o problema do Cabeçote trincado. Fiz todo oos trabalhos de reparo, como sempre faço, na SADY Motores no bairro Ipiranga em São Paulo. O Cabeçote foi importado por eles. E original MIT mas fabricado na China, como os grandes fabricantes vem fazendo buscando reduzir custos de mão de obra. O trabalho ficou ótimo, tanto que foi realizado em 2010 com 126 mil kms, e agora, passados 7 anos e com 265 mil km, NENHUM problema não só no Cabeçote, como em todo o motor que foi ja novamente revisado pela SADY. Por favor, entre no site para buscar telefones, liga para o Nei, chefe da oficina ou Simone administradora e proprietária da Empresa.

    Mais uma vez, desculpa pela demora.

    Abraços,
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #10
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2
    Alô Pessoal, ainda sobre super aquecimento nos motores 4M40 MIT. Tenho em várias oportunidades, demonstrado aqui que motores como das nossas viaturas, apesar de robustos, necessitam ser tratados de acordo com a idade e projeto da época. São muito bons, mas requerem cuidados de manutenção e forma de condução adequada.
    - Radiador limpo, livre de trincas ou remendos e com a Tampa ORIGINAL dentro da pressão especificada.
    - Liquido de Arrefecimento de boa qualidade.
    - Só utilizar Água Desmineralizada. (NUNCA, NUNCA mesmo de "torneira". (Só em emergências)
    - Válvulas e Injetora bem reguladas, sincronizadas conforme especificação de fábrica (Sady Motores)
    - Troca de óleo e filtros de boa qualidade e dentro dos prazos.
    - Conduzir em rotações compatíveis com o projeto, no caso, em velocidade de cruzeiro, 2.500rpm/3.000rpm o qu possibilita velocidades entre 80k/h e 100k/h que ao meu ver, excelente para nossas viaturas.

    É isso.
    Forte abraço a todos e aproveitem, sem abusar, dessas maravilhas.
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #11
    Usuário Avatar de Oscar Kratz
    Entrada
    06/08/2008
    Local
    Bertioga/SP
    Idade
    75
    Posts
    180
    Agradecimentos: 2
    Pessoal, faltou um ítem dos mais importantes, que propositalmente, deixei em especial comentário.

    VÁLVULA TERMOSTÁTICA controla fluxo do Líquido do Arrefecimento entre o Motor e o Radiador.

    - Deve ser ORIGINAL, NUNCA, NUNCA mesmo do mercado paralelo.
    - Com Água Desmineralizada e Fluído de boa qualidade na proporção correta (50%), dificilmente apresentará problemas.
    - Se, por acaso travar fechada o problema é serissímo, temperatura sobe além do limite e vai com certeza causar danos no Cabeçote, Junta... Desligue o motor, procure trocar a peça antes de fazer o motor funcionar novamente.
    Se esta fora do seu domicílio e não tem a peça correta p substituir, roda sem ela.
    ATENÇÃO: somente o tempo necessário para o mais rápido possível colocar a nova peça ORIGINAL. Trocar o Liguido do Arrefecimeto e Água Desmineralizada.
    - Por que digo isso, é que sem a Válvula Termostática, o motor vai demorar para atingir a temperatura ideal de trabalho, e pode até ser que em determinadas circunstâncias, nem atinja provocando mau funcionamento e prejudicando a vida útil, por que haverá maior desgaste das peças móveis e aumento do consumo de combustível.
    Então caso ela trave aberta, vale essa recomendação, procure o mais rápido possível trocar por uma nova ORIGINAL bem como todo o Liquido de Arrefecimento e Água Desmineralizada.

    Abraço a todos e Bom Off Road...
    Oscar Krätz = PU2KR
    .Pajero GLX-B V6 3.0 1998 (ATUAL)
    . Pajero GLS-B 2.8 TDi 1998 &
    Pajero GLS-B 3.5 1998 & SW4 2.8 1994 (JÁ ERAM...)

  • #12
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    37
    Posts
    235
    Agradecimentos: 15
    QUanto vc pagou na tampa do radiador original? por acaso se lembra?

    Esse item é muito importante, assim como todas as outras recomendações sobre fluido que vc citou.
    Pajero Sport HPE 2.8 05/05

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade