x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    Começando com TR4




    Olá Pessoal,

    Acabei de entrar no 4x4 comprando uma TR4 2010 0km (a 2011 já estava no pátio e a autorizada "torrou" umas 2010 remanescentes, como o carro é o mesmo, aproveitei o bom desconto).

    Minhas primeiras impressões. Antes de mais nada, eu tinha um Focus Flex 2008 e sabia exatamente onde estava me metendo ao fazer a troca. Com todo o respeito, vejo colegas aqui do fórum reclamando de consumo, suposta falta de desempenho da TR4 e esquecem o que a viatura é: um off road autêntico (não é SUV), logo, deve ser encarado como tal ao ser analisado o conforto, rendimento, etc.

    1) Sobre as autorizadas em Curitiba: nenhuma delas pareceu realmente "decidida" a fechar negócio. Fui nas duas, fiz test drive, falei em preços, condições, descontos, deixei meu número de telefone, duas semanas e nada! Acho que não botaram fé em mim, uma vendedora foi até esnobe, dizendo que "não fazemos muito esforço na venda da TR4, porque é um modelo que a Mitsubishi colocou apenas para fazer volume no mercado". Leia-se: "Por conta desta maldita TR4 que eu tenho que aguentar 'pobres' como você vindo aqui procurar um carro que custa 73 mil reais..." Que contradição: o carro foi feito para fazer volume de venda e os vendedores não tem interesse em vendê-lo!

    2) Sobre manutenção, lendo aqui no fórum, vou fazer como nos meus outros carros: espero a garantia terminar e sumo das autorizadas! 160 reais a hora da mão de obra, como estava em um cartaz na oficina de uma autorizada aqui? Só se eu estiver louco! Em tempo, algum colega de Curitiba tem indicação de um mecânico de confiança em TR4 por aqui?

    3) Consumo: comprei uma MT porque fiz um test drive na AT e detestei. A 1a e 2a até vão bem (o teste foi feito em percurso urbano e um trecho na BR277, saindo do Parque Barigui), mas a 3a e 4a são mal escalonadas e câmbio não é esperto, ficou jogando entre estas duas últimas, não se acertava. Daí pensei: 73 mil em um câmbio automático que nem 5 marchas tem? Enfim, no álcool, amaciando ainda, tem feito média de 5,0 km/l com o ar ligado na cidade. Ao fim do amaciamento, a média deve subir um pouco, vá lá, que seja para 5,5 km/l. O meu antigo Focus, 1.6 Rocam Flex, fazia 6,5 km/l com ar ligado na cidade. Mas não podia ir na terra, não subia e descia barranco, não passava riacho... acho justo o consumo a mais pelas novas funcionalidades do carro.

    4) Desempenho: jipe não é carro. Fiz um passeio até São Luiz do Purunã, na volta, pela citada BR 277 (para quem não conhece, estrada com excelente pavimento, pista dupla, alto tráfego, vindo de Ponta Grossa para Curitiba), o jipe me pareceu confiável em termos de estabilidade e ruído do motor até uns 120 km/h, no máximo. Acima disto, já balança muito, inclina nas curvas rápidas. Ou seja, comprou um jipe? O ritmo é outro. Minha esposa até comentou: "Com este párabrisa grande, a velocidade é esta mesmo, compramos o carro para passear, conhecer lugares novos, com natureza..." Enfim, rodando entre 80 e 110 km/h, acompanhei o tráfego na boa, sem barulho (não precisei aumentar o volume do som), o motor não parecia estar esgoelando e fiz ótimas retomadas reduzindo no máximo de 5a para 4a. Se alguém escreve aqui no fórum dizendo que perdeu pra carro 1.0 fazendo retomada em subidas, ou não sabe dirigir ou estava com um exemplar com apenas 3 cilindros queimando! Agora, claro, comparando com um CARRO (não JIPE), qualquer 1.6 ou 2.0 anda mais do que a TR4. Mas não foi feito para isto mesmo.

    5) Na terra: no passeio citado acima, peguei cerca de 40 km por terra, coisa leve. Como o clima está seco, foi uma poeira danada! Não entrou pó no carro, não precisei pisar fundo para o TR4 subir ladeiras fortes, enfim, o jipinho aparentou sempre estar "sobrando" na situação. À medida que eu for pegando mais "a manha", vamos indo para passeios mais exigentes.

    6) Espaço interno: somos apenas eu, minha esposa e teremos uma criança no final do ano. Acho que dá tranquilo. O conforto na frente é muito bom, fiquei bem encaixado na posição de dirigir, gostei do banco (saindo de um Ford, qualquer banco é bom). O porta malas com a criança deve ficar pequeno para viagens, mas daí vou colocar aqueles bagageiros de fibra no teto (vejo várias TR4 e Tracker assim nas estradas). Lembro que a TR4 é bem mais curta que o Focus e ainda carrega 2 eixos motrizes, 3 diferenciais... óbvio que tudo isto ocupa espaço!

    7) O que gostei: sensação de robustez, agilidade no trânsito urbano, uma delícia de dirigir na estrada asfaltada, excelente nas estradas de terra.

    8) O que não gostei: acabamento! Os materiais utilizados são de boa qualidade, mas a montagem não parece ser boa. Na porta do motorista, a cavidade que serve de puxador está frouxa e trepida, o mesmo acontece com aquele pequeno painel onde ficam os controles dos vidros elétricos e dos retrovisores. Na estrada de terra, notei vários rangidos, acho que vindos da tampa do porta malas, bancos traseiros... isto é normal?

    Enfim, esta são as primeiras impressões de um debutante no 4x4. Estamos bem felizes aqui em casa com o TR4. Recomendo a compra, repetindo o que falei no começo, caso vc saiba o que precisa e o que está comprando. Se quiser apenas um carro mais alto e com cara de off road para ir pro shopping, compre um EcoSport ou mande levantar um Fiesta, duas opções que dão no mesmo.

    Abraço a todos!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    23/07/2010
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    jwalker, passei pela mesma situação, troquei o conforto de um sedan, por um veículo robusto que vai mais longe. Estou satisfeito com o desempenho do jipinho, embora tenha as limitações de velocidade que você comentou e acabamento simples. Só que pela faixa de preço é o único disponível, modelos maiores e mais sofisticados vão la para casa dos 100 mil.
    Você comentou sobre o pó, falando nisso, nesse sábado peguei a estrada do Matulão depois do posto da PRF na BR 376 sentido sul logo após a Vossoroca, passando por Postinho e seguindo em frente prá lá da antena da Comfloresta, não sei você conhece. E tava muito seca a estrada, com um pó tipo talco. Mesmo com os vidros fechados, ar ligado para pressurizar o interior, ninguem mais na estrada, entrou muito pó no interior do carro (criando uma camada), acredito que pela tampa do porta malas, pois lá é onde mais tinha. Não sei se existe uma forma de isolar melhor a TR4 contra poeira.
    De resto, enfrentou a subida final da estrada sem patinar, botei fé no bichinho.

  • #3
    Olá Amigo,
    Valeu e dica, conheço a região, mas nunca fiz este caminho que você falou, vou agendar uma por lá. Também peguei este pó por São Luiz do Purunã, mas felizmente não entrou nada. Abrindo as portas, vi que tinha muito pó acumulado, também na portamalas, mas as borrachas e guarnições seguraram bem.
    Abraço!

  • #4
    Usuário Avatar de NetDiver
    Entrada
    26/05/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0

    Mais um que tá pego pela TR4... rsrsrs

    Jwalker,

    Parabéns pela aquisição...
    Parabéns pela excelente narrativa...
    Você será muito feliz com sua TR4!!!

    Só tem uma coisa... Isto vicia viu...
    Como você mesmo disse, aos poucos vai querer mais e mais (terra/barro/desafios) e se surpreenderá com a viatura...

    É valente até e passa por tudo e mais um pouco!!!

    Abraços e seja bem vindo ao Mundo 4x4 ( e entrou pela melhor porta )

    Entre (cadastre-se) em nossa comunidade: http://www.mitsubishibrasil.com.br
    Sergio NetDiver Ganade
    Suzuki Jimny Sport "Caveirinha Frigobar II"
    Pneus MUD 215/75/R15 + Snorkell + PY ICon V8 + Piloto Meia-Boca + Zequinha Nota 10

  • #5
    Um carro muito bom parabéns!!
    eu tenho um 2008 to descendo o cacete nela!!! até agora tá aguentando!!
    Sou de ctb temos q marcar umas trilhas!!
    abraço

  • #6
    Citação Postado originalmente por dscpl Ver Post
    jwalker, passei pela mesma situação, troquei o conforto de um sedan, por um veículo robusto que vai mais longe. Estou satisfeito com o desempenho do jipinho, embora tenha as limitações de velocidade que você comentou e acabamento simples. Só que pela faixa de preço é o único disponível, modelos maiores e mais sofisticados vão la para casa dos 100 mil.
    Você comentou sobre o pó, falando nisso, nesse sábado peguei a estrada do Matulão depois do posto da PRF na BR 376 sentido sul logo após a Vossoroca, passando por Postinho e seguindo em frente prá lá da antena da Comfloresta, não sei você conhece. E tava muito seca a estrada, com um pó tipo talco. Mesmo com os vidros fechados, ar ligado para pressurizar o interior, ninguem mais na estrada, entrou muito pó no interior do carro (criando uma camada), acredito que pela tampa do porta malas, pois lá é onde mais tinha. Não sei se existe uma forma de isolar melhor a TR4 contra poeira.
    De resto, enfrentou a subida final da estrada sem patinar, botei fé no bichinho.
    A questão do pó é porque a Souza Ramos, por uma economia miserável, tirou o filtro de cabine da TR4. O filtro existe e o local para sua colocação também, mas o espaço fica vazio. Pesquise aqui no fórum que o pessoal já postou sobre isso, informando soluções e preço, é aqui mesmo na parte das Mits. Vale a pena.

    []s
    Arthur C

  • #7
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1
    Com relação ao pó, eu percebo que acumula bastante nos borrachões de vedação do porta-malas, e quando vc abre ele, o pó cai pra dentro do carro.

    Acho que dá pra colocar alguma vedação a mais que não deixe acumular tanto pó nas vedações atuais.

    Com relação a velocidade, antes eu dirigia um Honda Fit 1.5, câmbio de 5 marchas tip tronic. Não era um motorzão, mas é um motor com muita tecnologia e tinha um câmbio muito bom, em 5ª a 120~130km/h a RPM ficava em uns 2.000.

    A 140~150km/h vc começava a escutar o motor funcionando, e no asfalto dava pra sentir o carro muito estável devido a suspensão e rodas maiores. Mas era sair numa estrada um pouco pior e o carro dava muita pancada, é um carro pra rodar nas estradas do Japão.

    Mas hoje eu curto muito mais andando a 110~120. Não dá aquela vontade de enfiar o pé.

  • #8

    Atualização: TR4 na trilha agora!

    Olá Pessoal,

    Vou continuar a postar as impressões sobre o meu primeiro 4x4, uma TR4 2010 MT. Espero que sirva para ajudar os amigos iniciantes como eu. Passado um mês, peguei umas estradas de terra, de níveis de dificuldade de muito fáceis para alguns médios (pelo menos para mim!). Comentários:

    1) Em percursos mais exigentes, achei a caixa de transferência muito exposta, raspa com facilidade no chão. Ao olhar o carro de lado, pelo lado do motorista, dá para ver que ela é bem exposta mesmo. Estou pensando em colocar estes kits de protetor, inclusive o de cárter, o original que veio nela é uma piada, qualquer carro urbano tem um protetor mais resistente. Alguém teria dicas sobre isto?

    2) Acho também que falta um pouco mais de curso de suspensão. Li sobre lift na TR4 aqui no fórum, será que um de 2 polegadas resolveria este problema? Ou o lift serve apenas para aumentar a altura do solo?

    3) A vedação contra pó da viatura é ridícula. Em alguns finais de semana, fomos almoçar nestes restaurantes "rurais" aqui pela região de Curitiba (Colombo, Campo Magro, etc) com os carros que já tivemos, Focus e Strada, pegando uma poeira danada nas estradas de terra. Não entrou um único grão de poeira nestes dois carros. Fizemos o mesmo com a TR4, poeira, etc, e a surpresa é que entrou pó pelas 4 portas e ainda mais pela do portamalas. Fiz questão de eu mesmo lavar o carro ao chegar em casa para poder observar por onde entrava. Ao rodar com o carro eu e minha esposa já percebemos a entrada de poeira, mas ao ver a quantidade que entrava, além dos vários acessos, foi decepcionante, um carro feito para terra deixar entrar mais pó do que outros urbanos... Em tempo, já coloquei os filtros de cabine sugeridos em outro tópico do Fórum, fico pensando se não o tivesse! Alguém já testou uma solução para isto?

    4) Consumo: ele beeeebe com vontade. O amaciamento passou (está com 1500 km) e sinto o motor mais solto agora, estou esticando mais as marchas, etc (segui as recomendações do manual de não esticar nada antes dos 1000 km). O consumo urbano com ar condicionado ligado começou em 4,5 km/L de álcool, agora melhorou um pouco para 5 km/L, espero chegar aos 5,5 que alguns colegas aqui relataram. Como o Focus fazia 6,5, penso que 5,5 na TR4 está "bem pago". Ainda não usei gasolina, porque o preço do álcool aqui no PR vale bem mais a pena. Repetindo o que falei no primeiro post, a TR4 consumir mais está valendo, porque é JIPE, não carro.

    5) Acabamento: dizer que seria de carro popular é exagero, pois os materiais de fato são melhores. Mas a montagem deixa a desejar. Em estradas de terra, é de se esperar que o nível de ruído aumente, claro, mas a diversidade de rangidos incomoda, sem exageros, parece que estou dentro de uma Toyota Bandeirante!

    6) Performance: na cidade é otimo, ágil, rápido, tanto nas respostas do motor como na direção, rápida e direta. É mais fácil manobrar com a TR4 do que com a Fiat Strada! Na terra é simplesmente espetacular: fui fazer uma trilha com um amigo que tem um Troller, tinha chovido muito na região de Antonina, os caminhos encharcados, muita lama, alagados, etc. Engatei a 4x4 reduzida e passei por verdadeiros lodaçais em 2a marcha, com uma mão só no volante, o motor com giro baixo... sensacional! Neste último final de semana fui a Campo Magro, passei no Bar do Paulo e peguei dicas para subir até o Morro da Palha. No final da subida, novamente coloquei a reduzida e a viatura subiu em primeira marcha, devagar e sempre, mas não titubeou uma única vez! Apenas achei o pneu urbano demais, patinou algumas vezes. E foi aqui que senti falta de mais curso de suspensão, pois o último trecho da subida tem muitas pedras e é um pouco mais irregular. Um pouco mais de curso seria show, mas mesmo assim a TR4 subiu com muita folga, fiquei impressionado. Ou seja, eu ainda sou iniciante, mas a facilidade com que o carro passou por estas condições diferentes (lama profunda, pedras em subida de morro) faz com que ele seja totalmente aprovado no que ele se propõe: JIPE. Depois destas aventuras, achei o consumo urbano adequado, a dureza da suspensão justificável... Tudo começa a fazer sentido. Na volta pra casa, rodovia de asfalto, voltei com o som desligado para ver se ouvia algum barulho novo e nada. Soltei o volante em retas e o carro continua alinhado e balanceado.

    Enfim, estamos bem satisfeitos com a viatura. É um carro de personalidade forte, tem um ritmo bem definido, o "devagar e sempre". O motor é vigoroso (140 cv no álcool), de fato não é um velocista, mas a 110 km/h (lembrem-se que é o limite legal em rodovias de pista dupla) é perfeitamente adequado. E, repetindo, depois de colocar o carro no barro, terra, lama e pedras, tudo nele faz sentido. Deu prazer ver donos de Tucson e Ecosport deixando os carros no meio do caminho na subida do Morro da Palha e eu subindo na boa, o motor girando baixo, devagar e sempre, para o alto e chegando...

    Espero ter ajudado os amigos! Abraços!

  • #9
    Usuário Avatar de conradogf
    Entrada
    12/10/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    74
    Posts
    234
    Agradecimento: 1

    Tr4 2007

    Minha TR4 2007, só Gasolina, comprada usada com 23.000 Km em Maio 2010, hoje com 30.000 Km, faz em SP 7,00/7,50 Km/Lt, cidade pura, e 9,5/10,00 Km/Lt em estrada pura, no passando de 120 Km/h!!
    Existe um anunciante neste Site que faz protetores integrais de carter , cambio, transmissão, excelentes. Fica em Campinas. Eu acabei de colocar. Acho que pelas normas do Forum, não posso mencionar o nome...
    Estou querendo iniciar a correr rallys em "Turismo Light", Mitsubishi Sports, e pergunto se alguém tem experiência no tema e se vale a pena melhorar o torque com uma reprogramação do chip, velas especiais e filtro de competição. Obrigado.

  • #10
    Citação Postado originalmente por conradogf Ver Post
    Minha TR4 2007, só Gasolina, comprada usada com 23.000 Km em Maio 2010, hoje com 30.000 Km, faz em SP 7,00/7,50 Km/Lt, cidade pura, e 9,5/10,00 Km/Lt em estrada pura, no passando de 120 Km/h!!
    Existe um anunciante neste Site que faz protetores integrais de carter , cambio, transmissão, excelentes. Fica em Campinas. Eu acabei de colocar. Acho que pelas normas do Forum, não posso mencionar o nome...
    Estou querendo iniciar a correr rallys em "Turismo Light", Mitsubishi Sports, e pergunto se alguém tem experiência no tema e se vale a pena melhorar o torque com uma reprogramação do chip, velas especiais e filtro de competição. Obrigado.
    Olá Conrado,

    Valeu pela dica, fui na seção de anunciantes do fórum e já fiz contato por email, vamos aguardar. Diga-me uma coisa, com essas médias de consumo da sua TR4 você deve estar utilizando gasolina, não é isso? No álcool tá sendo na bse do 5 e olhe lá! rsss

    Valeu e um abraço!

  • #11
    Usuário Avatar de conradogf
    Entrada
    12/10/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    74
    Posts
    234
    Agradecimento: 1
    Sim, como escrito. TR4 2007 Gasolina.
    conradogf PU2-URY
    GV 2014 4x4 AT-K&N-Iridium-Prot NT/TT-Lift 35mm TT-Prep Losacco
    Ex-TR4 2007 MT-Prot RoadTech-K&N-Iridium-Prep Losacco

  • #12
    E aí galera!! Acabo de comprar meu primeiro 4 x 4.
    Comprei um TR4 flex (07/08). Ainda nem estou com o carro, mas percebi que daqui uns 5000 km terei que trocar os 4 pneus.
    Alguns dizem que o conjunto original é muito urbano. Vcs tem alguma sugestão de um conjunto mais eficiente? Meu uso é predominantemente urbano, mas quero ficar pronto para as escapadas nos momentos de folga.
    Abraços
    Briso

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade