x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1

    TR4. Quando trocar o óleo da transmissão?




    Comprei há 6 meses uma TR4 2005 gasolina ( 55.000km). Levei à revisão em meca de confiança, sendo que foram trocados todas as correias, rolamento esticador, filtros, óleo do motor, pastilhas de freio.
    Ele não trocou o óleo do câmbio e sugeriu que o fizesse somente com cerca de 80 mil kilômetros devido ao uso leve e urbano. Mas no manual pede para trocar com 40.000 e 80.000?

    No mesmo manual consta que a correia dentada deveria ser trocada com 50mil ,mas a concessionária na qual comprei os ítens me garantiu que a troca poderia ser feita somente com 90mil?!!!!

    Bom, só restou o óleo do câmbio para trocar, agora estou com 59.000KM, e espero que vcs tirem minhas dúvidas.

    obrigado
    Jeep Willys CJ3A 1951
    Troller T4 3.2 TGV.

  • #2
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    Comprei há 6 meses uma TR4 2005 gasolina ( 55.000km). Levei à revisão em meca de confiança, sendo que foram trocados todas as correias, rolamento esticador, filtros, óleo do motor, pastilhas de freio.
    Ele não trocou o óleo do câmbio e sugeriu que o fizesse somente com cerca de 80 mil kilômetros devido ao uso leve e urbano. Mas no manual pede para trocar com 40.000 e 80.000?

    No mesmo manual consta que a correia dentada deveria ser trocada com 50mil ,mas a concessionária na qual comprei os ítens me garantiu que a troca poderia ser feita somente com 90mil?!!!!

    Bom, só restou o óleo do câmbio para trocar, agora estou com 59.000KM, e espero que vcs tirem minhas dúvidas.

    obrigado
    Eu troco tato o óleo quanto as correias a cada 50k
    eu não artriscaria mais de 60 ou 70K com a correia... Pode durara até 100k, mas se estourar... chiiii.... o preju é grande !
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #3
    Usuário Avatar de jhsingh
    Entrada
    26/09/2007
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Bad experience em concessionário Mit. Não vou ainda citar o nome pq vou tentar exclarecer os fatos, que são o seguinte, e muito me irritaram:

    Tenho uma TR42005 AT perfeitinha. 50milKm, redondinha. Fiz umas poucas trilhas, nenhuma radical e o uso é 95% urbano. Rodo pouco, mnos de 10K por ano. Carro sempre fez revisões em concessionária. Ponto paragrafo.
    Agora, com os 50K, pedi na concessionaria uma revisão nº 8 (que seria para 80 mil-donforme plano de revisões da MMC). Pedi isso pq, pelo ano do carro, achei previdente trocar todos os óleos e fluídos, que é coisa pros 80k. Começam ai as divergências. No manual do proprietário a troca de óleo da transmissão é recomendada a cada 40K (coisa ridícula, pois outros carros AT que tive essa troca é recomendada aos 80K). Já no plano de "revisões programadas" do site da MMC, com enormes placas indicativas tbm na concessionária (é uma tabela com as Km e os preços fechados), a troca dos óleos todos, inclusive transmissão AT é marcada nos 80K. Então a primeira dúvida: seguir o manual ou a porra da "revisao programada" do site da fábrica???
    Enfim, por prevenção, lá fui eu disposto a torrar 1.300 reais na tal revisão dos 80K (ou 8ª revisão, como eles chamam), mesmo meu carro estando com 50K e sem nenhum problema. PRevenção, prevenção...
    Agendei e entrei com o carro na concess. Além da revisão, pedi pra trocar pastilhas de freio, passe no disco, além de umas bobagenzinhas (leve folga no banco do motorista, rodízio de pneus, aperto dos parafusos que prendem o extintor de incêncio (mal poscionado pra caramba, diga-se de passagem).
    Fui pegar o carro no dia seguinte, e aí vem a bomba: O mecânico anotou na ficha do carro que não trocaram o óleo da AT porque, ao retirar uma amostra antes, constatou-se estar o óleo "escuro, queimado, com fragmentos". Eles não recomendaram a troca pois poderia o óleo novo alterar a "flora intestinal" da caixa e esta vir a apresentar problemas. Como estava funcionando corretamente, melhor seria não mexer em nada (que bela explicação "técnica"). A consultora ainda veio perguntar se eu pretendia vender o carro ao perceber minha cara de espanto. Achei estranha a pergunta, e respondi que sim, só pra ver q resposta daria. Não disse nada.

    Bom, mais surpresas. Paguei a fatura e fui pra casa, já pensando em passsar no dia seguinte em uma oficina especializada em AT para uma avaliação. Não era possível um diagnóstico tão ruim para um carro q esta perfeitamente rodando, nunca indicou luz espia de nada sobre o AT e ainda com baixa Km.

    Chegando em casa, resolvi checar o óleo e nível pela vareta de inspeção. Para a minha supresa, mas tbm sem ser um especialista, o óleo estava no nível, e com boa coloração (caramelo claro levemente avermelhado), cheiro um pouco mais forte q de um óleo novo, otima viscosidade, sem nenhuma impureza na amostra. Peguei ainda um óleo AT universal que uso aqui para por em um macaca hidráulico e comparei. O oleo universal novo é mais vermelho, cheiro menos forte, viscosidade idêntica (nos dedos, sem precisão lógico).

    Fui dar uma olhada na Nota Fiscal da revisão, pois só aí caiu a ficha que paguei o combinado antes, que incluia a troca do oleo do cambio. Qual a supresa em ver cobrados 8 litros de óleo de transmissão, de um tipo fora do padrão MMC (que pede o tal Castrol TQM-SP3). Ta lá na nota fiscal 8 litros de castrol Castrol Castrol TQ - D a 37 reai o litro.
    Então, PQP, os caras falam que NÃO TROCARAM o óleo, por razões lá deles, detonando meu câmbio, mas COBRAM o óleo, e pior, um óleo FORA da especificação. Tentei descobrir algo desse tal TQ-D Castrol e não achei nada, parecendo ser um óleo de AT genérico, inclusive para direção hidráulica.
    Bom, vou lá na concessionária pedir esse dinheiro de volta, já que eles AFIRMARAM não ter trocado. Vou ainda pedir para o mecânico checar na minha frente o nível e estado do atual óleo e perguntar que porra de óleo queimado ele viu lá. Depois disso, claro, vou levar em outro lugar para avaliar. Um especialista de credibilidade que ainda preciso porcurar aqui em Sao Paulo. Mas é o fim da picada uma CONCESSIONÁRIA fazer uma presepada dessas. Ou erraram na avaliação da minha caixa AT, ou cobraram o que não deviam, ou ainda, puseram oleo não especificado, fora dos padrões, no carro, ou que não tenham colocado, mas é esse que estáo empurrando lá.

    Se alguém tiver um bom mecan de AT em sao paulo - capital pra indicar, agradeço.

    Quanto ao tal mito do óleo da transmissão automática, eu já tive um Civic, e com 80 mil troquei o óleo, em oficina particular. Coloquei uma marca qualquer, de boa procedencia claro, dentro das especificações do manual. O carro ta hj com 130K e roda macio, sem problemas. Então, pessoas que dizem que trocar oleo de AT é besteira, dou esse testemunho que pode trocar que não vai cair a rebimboca da parafuzeta pq o óleo é eterno e faz uma simbiose com as engrenagens.. rs rs rs

    Finalizando: Minha TR4 até hoje só foi alegria, nunca deu problema, faz 8k/l na cidade e 10k/l na estrada. Sou pé manso, mas não corno. Dou umas aceleradas e forçadas tbm. Carro até agora NOTA 10.

  • #4
    Eu fiz a 7ª Revisão na Concessionária (73mil km - Flex 08/09 - MT). Foi a última pq a próxima é essa da troca de fluidos....só trocam oleos e cobram R$ 1.200.... é claro que viram com recomendações adicionais de trocas de peças etc.....

    Muito caro para trocar os fluidos.

    Na minha eu fiz a troca de todos os fluidos e correias com 60mil km. Fora da concesisonária pq a orçamento deles era fora da realidade. A próxima vou fazer com 100mil km.

    As revisões programadas fazem o básico do básico. Eu costumo olhar o manual de manutenções e comparar como uso que dou ao carro e fazer minhas manutenções periódicas por conta.

    No geral, concesisonária vc tem que ir com 5 olhos abertos, ver o que será feito, quanto vai custar, negociar a quantidade de horas (a preço de hora de médico), tirar serviços inúteis (hiigienização do ar condicionado, hidratação do couro e etc...), ver exatamente o que foi feito e consta da nota, vistoriar o carro e conferir o nível do olho do motor antes de sair da oficina. Uma amiga rodou 1000km com o carro sem óleo depois de uma revisão feita na Pegeout em que simplesmente esqueceram de colocar o óleo novo...

    Minha reocmendação: reclame e depois coloque o resultado aqui. E seria bom dar o nome da Concessionária para alertar a todos.

    Abs

    Lindóia

  • #5
    Usuário Avatar de jhsingh
    Entrada
    26/09/2007
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Bom galera, problema resolvido em todas as instâncias. Voltei a concessionária e pedi para falar com o mecânico. Levei-o até minha viatura, abri o capô e mostrei o óleo pela vareta. Disse que havia levado em uma outra oficina especializada em AT e o veredito era óleo em ótimo estado. O mecânico na concessionária olhou, olhou, viu q o óleo estava em perfeitas condições, e deu umas desculpas meio furadas. Primeiro disse que foi outro mecânico que havia tirado amostra (tirou o dele da reta). Depois comentou que olham a amostra em um tubo de vidro, contra a luz do farol do carro e tals, mas que realmente o óleo ali estava bom, que não estava queimado nem sujo. Foi atencioso, mostrou conhecimento, e disse que faria a troca de óleo sem problemas...

    Indaguei ele sobre o óleo que constava na fatura (e que não foi trocado) ser o TQ-D e não o TQMS3. Ele disse que nao se usa TQMS3 em TR4, só em carros mais pesados. Que ali era TQ-D mesmo. Como um é sintético e o outro mineral, indaguei se na troca não poderia haver uma contaminação de dois tipos de óleo diferentes. Ele disse que não, pois usam um equipamento de vai tirando um oleo enquanto o outro entra, até sair "visualmente" todo oleo antigo e só aparecer novo na magueira de saida do equipamento (esqueci o nome da bagaça). Por fim, pedi pra ver o tal equipamento, e ele levou-me pra checar o mesmo. Uma máquina de sucção e bombeamento com mangueiras e conectores de engate rápido. Tava empoeirada pra kct a máquina rsrs, parecia q não usavam fazia meses... Mas blz.

    A cobrança do óleo ficaram de extornar em minha conta. Fiquei de analisar se vou trocar mesmo ou não (na verdade, tava querendo tempo, pois enviei um e-mail para o SAC da MMC e queria esperar a resposta pra ver se o oleo TQ-D é mm o recomendável).

    Depois de uma semana, recebi o e-mail da Mitsubishi do Brasil confirmando o óleo TQ-D Castrol como o que se usa nas TR4. Agora estou na dúvida se troco o óleo mesmo ou deixo pra qdo estiver com mais kilometragem. Se for trocar, vou aproveitar que já paguei a M.O. da concessionária pra fazer isso, só fico na dúvida se vale a pena tirar um sintético de 90 reais da caixa (o óleo original de fábrica) pra por um mineral de 28 reais novo, mesmo o carro estando com 52K rodados. Enfim, tudo resolvido.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,726
    Agradecimentos: 0
    Bom dia a todos.

    Acabei de voltar da concessionária da Mit, onde deixei a tr4 para análise da troca do óleo do câmbio. Minha TR4 está com 90.000km. Segundo informações do técnico da concessionária da Mit, ele vai recomendar a troca ou não. Pois de acordo com informações dele, se o óleo estiver velho demais, queimado ou com uma viscosidade muito alterada, a troca de óleo vai ocasionar sérios problemas ao câmbio. Como comprei o carro faz 1 mês, sugeriu até devolver o carro se o óleo estiver "cansado". E que se o óleo estiver muito ruim, terá que abrir o câmbio todo pra revisao completa além da troca do óleo.

    Estou aguardando o laudo. Mas já quero me precaver, se condenarem o óleo e alegarem que não podem trocar, o que eu faço?

    Abs a todos

  • #7
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 5
    Acho que todos os proprietários de Mit tem boas e más histórias de relacionamento com CSS MIT.
    Quando tive uma uma TR4 2005 aut em 2009, durante um passeio em dunas e praia piscou a luz de aquecimento do cambio. Parei, desliguei, esperei cerca de uma hora enquanto lia o manual e ligava p CSS, ela tinha uns 50 mil kM. Fui a CSS e o óleo estava bom. Passei essa TR4 p meu pai, que trocou o óleo do cambio aut com 80 mil Km e rodou até 110 mil Km até trocar por uma 2009 aut.
    Se a CSS vier com essa conversa de " óleo cansado", pegue uma segunda opinião numa oficina especializada em cambio automático.
    Lembrando que óleo também tem prazo de validade, é interessante avaliar se não seria necessário trocar não pela km rodada, mas pelo tempo que passou
    Carregando...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,726
    Agradecimentos: 0
    Resultado da revisão com troca de óleo do câmbio na concessionária:

    Trocaram o óleo pq na análise não acusou nada. O carro estava com 90mil km e bem provavel que nunca tinha sido trocado o óleo.

    O carro ficou bem diferente. Mais esperto e até reduziu muito um comportamento que ele tinha que era de tremer um pouco qdo estava em marcha lenta com o câmbio em D. Agora estou verificando os coxins do motor e câmbio.

    Abs a todos

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/05/2015
    Local
    são Lourenço/MG
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    bom dia pessoal,
    esse é meu primeiro post, assim sendo, vou ressussitar este. venho há algum tempo acompanhando bastante muitos assuntos sobre os 4x4.
    recentemente peguei uma tr4 2005 automática (meu primeiro 4x4), esta com 97 mil km, esta hiper-mega conservada, nunca viu trilha na vida, sem detalhes. Mas seguindo o manual de "carros" usados, vou mandar dar uma geral em tudo. Ai surgiu a dúvida da troca de oleo do cambio. tem um cara aqui em minha cidade especialista em cambios automaticos, ele analisou o oleo da minha tr4 e disse que esta com uma aparencia muito boa, apesar de estar um pouco abaixo do nivel. Indagando, ele me sugeriu fazer uma troca basica do oleo, ou seja, usaria uns 3,5 litros e nao mexeria no filtro dessa vez.
    Ai me surgiu uma tremenda dúvida: se o cambio da pajeiro leva quase 8 litros de oleo, seria mesmo "eficiente" trocar somente os 3,5 litros da troca basica? o que adianta trocar em torno de 40% do oleo? o que me sugerem pessoal? estou numa duvida tremenda, inclusive ja ate comprei os 4 litrosd de oleo na mit. Abraços a todos!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    10/11/2014
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    33
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    cara isso não me parece certo. Vou esperar os especialistas aqui do forum!
    Pajero TR4 06 2.0 AT 4x4
    Shoes: BG AT KO 225/70 R16

  • #11
    Usuário
    Entrada
    19/05/2015
    Local
    são Lourenço/MG
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Também no aguardo!
    Pajero tr4 2005

  • #12
    Usuário Avatar de adelcio
    Entrada
    26/07/2013
    Local
    Brazil/PR
    Idade
    38
    Posts
    30
    Agradecimentos: 0
    Isso tá errado , cambio automatico não tem meio termo ou faz o serviço completo ou não faz !!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade