x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário
    Entrada
    10/05/2010
    Idade
    42
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0

    Óleo do câmbio e diferencial TR4




    Bom dia,

    A dúvida é a seguinte: Estive na autorizada mtsubishi em Natal no ultimo mes e fiz a revisão de 60.000 do carro, depois disso fui realizar a troca de óleo em outra oficina e o cara me falou sobre a troca de óleo do câmbio que já estava vencida. Pesquisando na internet vi casos de pessoas que trocaram com 40.000km e outros com 50.000km. Na dúvida voltei na autorizada e questionei o chefe de oficina e ele me respondeu que os modelos a partir de 2006 (meu caso) já saíram de fábrica com um óleo que é pra ser trocado apenas com 80.000km. Olhando alguns tópicos do pessoal vi relatos parecidos com a situação dos 40000-50000km. Fica a dúvida sobre a existência desse óleo mágico de 80.000km ele existe nos modelos apartir de 2006?
    Olhando um livreto de manutenção que tem na autorizada sobre a tr4, realmente tem dizendo sobre essa troca de 80000.
    Algum caso parecido aki no forum?

    Abraços

  • #2
    Usuário
    Entrada
    24/11/2008
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Faz o seguinte: volta lá na autorizada e pede pra esse chefe da oficina te fornecer essa informação do óleo milagroso por ESCRITO. Aí eu quer ver!!! Se for mesmo uma orientação da fábrica ele fornecerá, se for lorota dúvido que ele se comprometa ao ponto de te dar um documento deste.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/03/2006
    Local
    curitiba/PR
    Posts
    501
    Agradecimentos: 0
    Colo abaixo comentário que acabei de fazer em outro tópico:

    "Se, e sempre tem um “se”, o uso que você dá à tua TR4 é urbano e viagens, não vai para trilhas, pode fazer a trocar a cada 80.000 km que não terá qualquer problema. Contudo, se usa a viatura em trilhas e força muito o sistema de transmissão com elevação excessiva da temperatura do fluído, faça a troca a cada 40.000 km. O óleo utilizado na transmissão da TR4 (câmbio, conversor de torque e diferencial) é o ATF (Automatic Transmission Fluid) do tipo dexron II. É um fluído mineral e não custa caro, o problema é que para que se retire todo o óleo velho, é preciso abrir a caixa e se proceder, também, a troca do filtro que fica dentro da caixa de câmbio. Este serviço deve ser feito por uma boa oficina de transmissão automática, pois, requer muito cuidado para não contaminar o fluído com impurezas que podem entupir o sistema de válvulas da caixa. Transmissão automática não é para “mexânicos” ou “merdânicos”, mas sim, para MECÂNICOS."

    PS. O óleo não tem nada de milagroso. É, na verdade, o mais comum dos ATF, o dexron II. Tive oportunidade de ver o manual de revisões da fábrica que estão à disposição das concessionárias e, realmente, a recomendação é para troca aos 80.000 km. Segue o link do tópico:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=77989
    4X4 Brasil
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

  • #4
    Usuário
    Entrada
    10/05/2010
    Idade
    42
    Posts
    15
    Agradecimentos: 0
    O lance é que eu peguei esse carro a pouco tempo, e fiz a revisão na autorizada e nada foi mencionado sobre o fluido da transmissão.
    Como eu faço uma avaliação da situação do óleo por exemplo. Vi no tópico citado pelo Annibal sobre verificação do nível do óleo e que baixo nível pode provocar superaquecimento, entretanto a temperatura é normal.
    Mas e quanto a aparência, ela diz alguma informação sobre a situação. Pelo reservatório do carro o oleo é bem limpo, mas tenho dúvidas quanto a coloração dele. Um mexânico me disse q ele era bem avermelhado e o meu já tá meio marron.

  • #5
    Sou o feliz proprietário de uma TR4 Automática 2008. Quando fui trocar o óleo do diferencial e do câmbio na autorizada MIT de João Pessoa-PB recebi a mesma informação: deixe pra trocar com 80.000. Minha viatura já está com 77.000 e funcionando perfeitamente. Fui informado também que caso se verifique algum problema no câmbio automático da TR4 ela passa a piscar a luz de Neutro do indicador de marchas no painel. É bom ressaltar que 90% do uso do meu carro se dá em áreas urbanas. O resto trilhas leves por praias e medianas por dunas (com redução ativada). O dexron II é realmente recomendado, inclusive no Manual do veículo, mas salvo engano apenas para o câmbio. Não me recordo do óleo especificado para o diferencial.

  • #6
    Citação Postado originalmente por crmenguita Ver Post
    O lance é que eu peguei esse carro a pouco tempo, e fiz a revisão na autorizada e nada foi mencionado sobre o fluido da transmissão.
    Como eu faço uma avaliação da situação do óleo por exemplo. Vi no tópico citado pelo Annibal sobre verificação do nível do óleo e que baixo nível pode provocar superaquecimento, entretanto a temperatura é normal.
    Mas e quanto a aparência, ela diz alguma informação sobre a situação. Pelo reservatório do carro o oleo é bem limpo, mas tenho dúvidas quanto a coloração dele. Um mexânico me disse q ele era bem avermelhado e o meu já tá meio marron.
    Olha meu irmão. Acho que na dúvida vc deveria trocar pelo menos parcialmente o óleo (parece que 3 ou 4 litros). O procedimento é muito simples e similar à troca do óleo do motor. Abre-se um parafuso na caixa de marchas espera-se o derramamento do óleo e completa-se o nível pelo orifício onde entra a vareta de verificação do óleo da caixa de marchas. É um investimento pequeno se compararmos ao valor do conserto do câmbio automático.

  • #7
    O manual do proprietário recomenda a troca do óleo (diferencial e cxs de transmissão) a cada 40mil km. E não diz nada sobre o tipo de uso, severo ou não nesse caso.

    A revisão programada engana otários da Mit só inclui a troca do óleo na de 80 mil km pra revisão ficar mais baratinha quando o carro é mais novo. Dificilmente vc terá problema se não trocar, mas quando fizer a troca com 80mil km, vc que fez todas as revisões na Mit já terá vendido o seu carrinho e não vai ficar com a bomba na mão.

    A revisão programada de 50mil km tb não comtempla troca de coreias, por exemplo.

    Por isso, não faça revisão achando que está tudo em ordem. Nessas revisões só se troca o essencial e vc deve ficar atento com aquilo que é preciso trocar.

    abs

    Lindóia

  • #8
    Usuário
    Entrada
    27/03/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Cordiais saudações!

    Me desculpe o consorte Facanti, mas NÃO se deve trocar PARCIALMENTE o óleo de câmbio automático em nenhuma hipótese. Ou se troca todo ou nenhum.
    Tenho carro automático deste sempre, e esta prática não deve ser efetuada.
    Inclusive recomendo que a troca seja feita em oficina especializada, que tenha os equipamentos específicos para isso, pois tem muita gente por ai que não sabe o que faz (principalemnete postos de troca de óleo).
    Não esquecer de trocar também o filtro.
    Birigui - TR4_2005 "Black Pearl"
    "Não tenha pressa, mas não perca tempo."

  • #9

    Troca do oleo

    alguém já fez o serviço de troca de oleo do cambio e diferencial fora da concessionária em Curitiba? Tem alguma recomendação?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    31/08/2009
    Idade
    45
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por facanti Ver Post
    Olha meu irmão. Acho que na dúvida vc deveria trocar pelo menos parcialmente o óleo (parece que 3 ou 4 litros). O procedimento é muito simples e similar à troca do óleo do motor. Abre-se um parafuso na caixa de marchas espera-se o derramamento do óleo e completa-se o nível pelo orifício onde entra a vareta de verificação do óleo da caixa de marchas. É um investimento pequeno se compararmos ao valor do conserto do câmbio automático.
    NUNCA FAÇA ISSO!!!! Óleo demais também prejudica o funcionamento da caixa, faz aumentar a pressão no sistema e o carro soluça mais que bêbado nas trocas.
    Além disso causa outros problemas devido ao aumento da pressão

  • #11
    Usuário Avatar de nicotr4
    Entrada
    16/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    47
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    Amigos,

    A minha TR tá com 50k nunca tinha ido à trilha mas é 08 então os óleos já estão velhinhos, to pensando em trocar os óleos dos diferenciais pra salvar um troco, e ter o prazer de mexer na vtr. Alguém sabe se o procedimento é simples?
    Quanto ao óleo do câmbio, alguém tem oficina à recomendar aqui em Recife?

    Obrigado!
    Pajero TR4 2008 Flex AT
    Pajero Full 2008 HPE 3.8 Gasolina
    PU7VNV

  • #12
    Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,726
    Agradecimentos: 0
    Bom dia a todos.

    Acabei de voltar da concessionária da Mit, onde deixei a tr4 para análise da troca do óleo do câmbio. Minha TR4 está com 90.000km. Segundo informações do técnico da concessionária da Mit, ele vai recomendar a troca ou não. Pois de acordo com informações dele, se o óleo estiver velho demais, queimado ou com uma viscosidade muito alterada, a troca de óleo vai ocasionar sérios problemas ao câmbio. E ae? Como comprei o carro faz 1 mês, sugeriu até devolver o carro se o óleo estiver "cansado". E que se o óleo estiver muito ruim, terá que abrir o câmbio todo pra revisao completa além da troca do óleo.

    Alguém já passou por isso?

    Abs a todos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade