x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1

    Question Dúvidas da Pajero Sport




    Pessoal, mais uma vez recorro a galera mais experiente aqui do fórum para trocarmos idéias. Vamo lá!!

    Minha Pajero está quase com 80mil km e pelo manual devo trocar entre outras coisas todos os fluidos. Entre eles, diferencial, bloqueio,arrefecimento, fluidos de freio e o da caixa automática. Minha primeira dúvida é:
    1) se ao trocar o óleo da cx AT devo trocar tm o filtro de óleo da mesma? Na concessionária Tayo em Recife disseram que não precisava, mas no manual tá claro! E aí troca-se ou não?
    2) fluido de arrefecimento. É para trocar a cada 20mil km mesmo?? Alguém recomenda algum fora o da Mitsubishi? Devemo susar 100% fluido ou deve misturar com água? Achei tão pequeno o intevalo... No meu civic a troca era a cada 140mil km!!
    3) Nas trcas de óleo precisamos drenar a água do filtro diesel?
    4) observei que miha pajero (AT diesel 2002 Sport SE) fumaça mais que as mais novas. Isso é por que são motores diferentes? Já vi outra do ano da minha e realmente fumaçam mais. Alguém pode comentar se é normal mesmo? Com relação a bomba e bicos está tudo ok pois já verifiquei.
    5) por fim, gostaria de comparar o consumo dela. Estou fazendo 9km/l na estrada ( a 100-110km/h) e 7,5km/l na cidade. Achei um pouco demais, pois esperava mais de um carro diesel, embora saiba que o cambio AT consome em média 20% a mais. Enfim gostaria da opipnião de vcs!!

    valeu!!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Idade
    79
    Posts
    396
    Agradecimentos: 0
    Olá, Ric
    Até onde posso palpitar :
    1) fiz a troca do óleo mas só mandei fazer uma limpeza no filtro que nada mais é do que uma tela que serve de filtro
    2) acho 20k km muito pouco. Faço isto a cada 30.000km
    3) troco o óleo do motor e os 3 filtros a cada 5.000km. São itens relativamente baratos se comparados aos custos de reparos das avarias que podem causar se não forem trocados. Se quiser economizar, troque o do diesel a cada 10.000km e, aos 5.000km, drene a águia que pode existir nele
    os motores são diferentes. Mesmo com motores iguais, dois carros podem fumaçar de forma diferente. Importante manter o filtro de diesel limpo; idem os bicos; bomba regulada. Diferenças entre os combustíveis e forma de direigrs também podem causar mais ou menos fumaça
    5) Acabei de mandar fazer a regulagem da bomba injetora. A minha SPort é uma 2.8 2005 AT. Saí do Rio e cheguei à Brasília (vim ver se ganho um panetone de Natal !!!!). O carro fez,andando de 80 a 120km/h médias de 10,5 a 11km/litro
    Abç,
    mg

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Idade
    79
    Posts
    396
    Agradecimentos: 0
    Ric, cometí um engano na msg anterior : na caixa de transferência, ao trocar o óleo, troque o filtro também. Onde basta lavar o filtro é no tanque de combustível.
    Abç,
    mg

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/05/2005
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    60
    Posts
    278
    Agradecimentos: 6
    No manual da Pajero Sport, pelo menos no modelo 2002, não há referência a utilizar a tração 4x4 no asfalto em caso de chuva. Fazer isso pode comprometer algum item da transmissão?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Idade
    79
    Posts
    396
    Agradecimentos: 0
    Letto, nos carros 4x4 que não possuem tração integral e permanente, como no caso da Pajero, não se deve utilizar a tração no asfalto sob pena de danificar partes mecânicas da caixa de transferência. Excepcionalmente, em caso de chuva, pode-se usar a tração somente em trechos retos e por curto espaço de tempo. Ab',
    mg

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/05/2005
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    60
    Posts
    278
    Agradecimentos: 6

    Unhappy

    MG

    Obrigado pela dica. Vou evitar o 4x4 no asfalto molhado, mas fico um pouco frustrado porque a TR4 não tem este problema.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/03/2005
    Local
    Petrópolis/RJ
    Idade
    79
    Posts
    396
    Agradecimentos: 0
    Letto, no asfalto molhado ou seco, evite ! Agora, porque o TR4 não tem este problema ? Não conheço bem o TR mas creio que o problema é o mesmo. Por favor, me explique isto . Quem não se preocupa com isto são os Land Rover e todos aqueles que trafegam com tração 4x4 permanente.

  • #8
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mgalvao Ver Post
    Letto, no asfalto molhado ou seco, evite ! Agora, porque o TR4 não tem este problema ? Não conheço bem o TR mas creio que o problema é o mesmo. Por favor, me explique isto . Quem não se preocupa com isto são os Land Rover e todos aqueles que trafegam com tração 4x4 permanente.
    Olá MGalvão, com a TR4 não se tem problemas de se andar 4x4 no asfalto(seja seco ou molhado), pelo fato de o mesmo possuir diferencial central, ou seja, quando está acionado o 4x4 High, está com a tração integral com aclopamento viscoso.

    E detalhe, na Pajero Sport não se tem problemas em andar com o 4x4 ligado no asfalto molhado em longos trechos(em estradas por exemplo p/ se ter maior estabilidade), desde de que é claro, Não se faça curvas fechadas, só curvas com maior ângulo(abertas), pois aqui ao contrário da TR4 a P. Sport Não tem diferencial central p/ compensar a diferença de trajetória em uma curva, e usar o 4x4 no asfalto e fazer curvas fechadas(principalmente se for no asfalto seco), pode-se quebrar algo do diferencial.

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #9
    Letto, olha só, a minha pajero é 2002 e pelo menos nom eu manual, lá fala sim sob re a questão do uso do 4H/4L no asfalto. está naspásginas 107/108.

  • #10
    É... pode ser que aminha esteja precisando regular a boimba... pois os bicos estão limpos..
    Galvão a tua é AT ou MT??

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/05/2005
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    60
    Posts
    278
    Agradecimentos: 6
    Ric e Galvão

    Obrigado novamente pelas informações de todos.

    O manual da minha Pajero Sport é a terceira edição, impresso em agosto/2001 e, infelizmente, não faz referência a utilização da tração no asfalto molhado nas páginas 107 e 108.

    No entanto, na página 110, há uma abordagem sobre o uso do 4x4:

    Operação Correta da tração nas 4 rodas
    Ele informa que, ao utilizar a tração nas 4 rodas, os eixos são rigidamente conectados um ao outro, propiciando uma melhor aceleração mas sem melhorar a frenagem. Também diz que, ao fazer curvas fechadas ou movimentos para a frente e para trás repetidamente, de qualquer forma, a linha de direção é pressionada, que é sentido como efeito de frenagem.

    Na página 111, há o seguinte sub-item:

    Dirigindo em rodovias pavimentadas e auto-estradas
    Selecione 2WD (2H) para dirigir em rodovias pavimentadas. Especialmente em auto-estradas, nunca selecione 4WD (4H ou 4L).

    Na página 98, há uma referência a utilização da tração nas 4 rodas:

    4H - Quando estiver dirigindo em areia ou neve profunda e em rodovias com terreno acidentado em velocidade normal
    4L - Quando estiver subindo ou descendo uma ladeira em condição de lama ou terreno acidentado, do tipo rodovia com lama. (Especialmente quando é necessário aumentar a força de tração).

    Por enquanto, neste manual não encontrei referência ao asfalto molhado...

    PIADA - Está na página 103: Alerta de pastilhas do freio gastas
    Este item informa que o disco de freio está equipado com dispositivo de alerta que produz um som metálico agudo, com o veículo em movimento, para indicar que as pastilhas estão gastas e abaixo do limite necessário para uso. Além disso, nesta situação, recomenda a troca das pastilhas.

    Se esperarmos pra trocar as pastilhas nestas condição, após ouvir o som metálico agudo, o disco de freio vai estar comprometido e vai ter de ser substituído também. rsrsrs

  • #12
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Letto Ver Post
    ...PIADA - Está na página 103: Alerta de pastilhas do freio gastas
    Este item informa que o disco de freio está equipado com dispositivo de alerta que produz um som metálico agudo, com o veículo em movimento, para indicar que as pastilhas estão gastas e abaixo do limite necessário para uso. Além disso, nesta situação, recomenda a troca das pastilhas.

    Se esperarmos pra trocar as pastilhas nestas condição, após ouvir o som metálico agudo, o disco de freio vai estar comprometido e vai ter de ser substituído também. rsrsrs
    Letto, Não tem nenhuma piada nisso. Ele está equipado com este dispositivo(aviso sonoro agudo) exatamente p/ evitar que uma pessoa desavisada se lembre de trocar as pastilhas já quando estiverem arranhando o disco.

    Esse dispositivo funciona muito bem. Quando eu tinha a minha Pajero Sport ano 2002 e o aviso sonoro apareceu, as pastilhas estavam gastas, porém Não estavam no "talo" não; deu ainda p/ andar uns poucos Km antes de troca-la.
    É algo feito p/ o seu benefício(p/ evitar a perda desnecessária do disco) e não o contrário como vc está pensando.

    Não sei se estou enganado, mas parece ser o tipo das pastilhas que estão equipadas com este dispositivo sonoro, e não os discos.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade