
Postado originalmente por
ZZ Top
Pessoal amantes de Mitsubishi , li isso no forum autohoje, alguem ja sabia ? o que acham disso ?
Quem não se lembra do processo Mitsubishi, nos tempos da aliança com a Daimler?
“...A maioria das fábricas leva meses -- ou até anos -- para definir alguma estratégia de recall. No Japão, o Ministério dos Transportes estuda abrir um processo contra a Mitsubishi, acusando-a de esconder documentos há mais de 20 anos que mostravam defeitos em diversos modelos da marca, inclusive Lancer e Galant, também vendidos no Brasil. O presidente da empresa já pediu demissão por conta do caso, a exemplo do da Bridgestone-Firestone....”
Neste caso houve prisões efectivas:
“Ex-diretores da Mistubishi são presos por ocultar defeitos
A polícia japonesa prendeu ontem sete pessoas, envolvidas em novo escândalo da Mitsubishi, que seriam responsáveis por esconder defeito grave em caminhão da marca.
As prisões foram realizadas após revista na sede da Mitsubishi Fuso, divisão que fabrica caminhões e ônibus, para investigar um acidente, no qual o desprendimento de uma roda dianteira em pleno movimento ocasionou a morte de uma mulher de 29 anos e ferimentos em seus dois filhos em 2002, que estavam em outro veículo.
O acidente foi causado, aparentemente, por defeito na peça metálica que prende o pneu ao eixo dianteiro do veículo. Um mês depois do acidente, a Mitsubishi Fuso o atribuiu à má manutenção do veículo apesar de saber que alguns de seus caminhões de grande tonelagem apresentavam defeito nesse componente, desde 1992.
Entre os detidos está Takashi Usami, de 63 anos, presidente da Mitsubishi Fuso até o mês passado e que no momento do acidente mortal, ocorrido em Yokohama, próximo a Tóquio, era vice-presidente da Mitsubishi Motors e Akio Hanawa, também de 63 anos, ex-diretor administrativo da Mitsubishi Motors e engenheiro que participou do desenvolvimento de caminhões e ônibus.
O Ministro dos Transportes do Japão, Nobuteru Ishihara, lamentou profundamente que a empresa tenha repetido o erro de falsificar relatórios e omitir reclamações dos consumidores, não realizando o devido recall previsto em lei, que já havia cometido em 2000. Na ocasião ficou comprovado que a empresa omitiu defeitos graves de automóveis por 20 anos. Ishirara definiu o ato dos executivos da Mitsubishi como "extremamente diabólico".
No Japão e EUA existem órgãos do governo que investigam os veículos com defeito grave e os acidentes por eles provocados, determinando a realização de recall, quando for o caso, punindo as empresas e responsabilizando criminalmente seus executivos. No Brasil depende-se que as empresas venham a público informar, espontaneamente, que determinado modelo apresenta risco. Precisamos que o Denatran ou Ministério dos Transportes assuma essa função e que o recall no Brasil seja investigado como questão de segurança pública, afinal, mais de 20% da frota circulante no país foi convocada para recall e aproximadamente dois milhões de veículos não foram vistoriados, representando risco para todos..."
As fontes vêm do Brasil:
http://www.estradas.com.br/new/recal...ec.asp?id=9009 e Best Cars Web Site - Serviço