x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 66
  • #1
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5

    Tuchos... Como ajustar e tirar o clec, clec, clec




    Pessoal,
    Compartilho aqui uma experiência sobre a qual já vi muita gente reclamar, o barulho crônico dos tuchos das Pajeros... os malditos clec, clec, clec... de máquina de costura...
    Precisei desmontar o motor da minha para trocar as juntas e após montar tudo o maldito barulho de tucho apareceu do nada... aí me perguntei, mas como se antes num tinha nada??? pensei q teria desmontar a tampa de válvulas e sacar os ditos cujos para uma limpeza, pois geralmente nestes casos é ar ou sujeira nos malditos....
    Bom, andei uma semana com ela e nada do barulho desaparecer, entaum fui pesquisar nos sites gringos, pois não encontrei respostas aqui.... e para minha surpresa... encontrei a solução q a princípio é meio tosca mas q funcionou... e muito bem...

    Se vc tem o problema, ao invéz de trocar os tuchos... antes tente o procedimento...

    Basta ligar o motor e quando já aquecido, em marcha lenta vc gradativamete vai acelerando até atingir 3000rpm em um tempo cronometrado de 15seg. depois tira o pé e deixa na lenta por 15 seg., ou seja completa um cilclo de 30seg no total.... repete este ciclo de acelera e desacelera por até 30x.... sempre cronometrando ciclos de 30 seg até o barulho sumir...

    Bom no meu caso após uns 10 ciclos o barulho desapareceu e continuei repetindo por mais algumas vezes para me certificar...

    Segue o texto original....


    On the 3.5 and (I believe) the 3.0 V6's as well, there is a device in the valve train called a valve lash adjuster (VLA). This device is like a little piston and cylinder filled with oil. It is different from a hydraulic lifter, and functions to keep the slack in the valve train to a minimum as the engine ages. The VLA has a little ball valve held in place by a spring, and uses oil pressure to take in oil and place constant pressure on its valve. Dirty oil from even several oil changes ago (or a previous owner) can leave particles in the ball valve that hinder its ability to remain pressurized. This leaves slack in the system and you hear it as clicking. It is also caused by getting air bubbles past the check valve that is now stuck at the top of the little cylinder, unable to leave via the ball valve at the bottom. SYMPTOMS: A valve train clatter on startup that does not go away when the engine is warmed. If it goes away, this is not your problem.


    CAUSES:
    • Low oil - now or previously.
    • Dirty oil - now or previously.
    • High oil - now or previously (con rods slap the too high oil and "foam" it).
      Note that high oil can be caused by coolant contamination from a blown
      gasket, not just by overzealous owners. Parking on a steep hill - now or
      previously. With the engine off, this encourages the VLA to drain its oil
      (running steep hills are not a problem, unless it's so steep the oil is getting
      "foamed" by the con rods).
    • Parking for long periods - now or previously. Over time they'll drain.
    THE FIX:
    Now that I've made you all paranoid, here's the laughably simple fix. The VLA's were designed to respond to a pattern of gentle revving to flush the oil out of the little cylinders (those clever Mitsu engineers, eh?)

    1. Warm up the engine.
    2. With the engine in neutral, gently rev it from idle to 3000rpm over a period of exactly 15 seconds. Your goal is a constant gradual increase to 3000rpm. At the 15 second mark, drop the throttle (foot off the gas) to idle. Now let it idle for 15 seconds to complete one 30 second cycle
    3. Repeat the 30 second cycle in #2 from 10 to 30 times. If the problem persists after 30 cycles, this is not your problem. It fixed mine after only 5 cycles - total silence.
    Article courtesy of Outdoorwire Inc. Original author Doug Miller.
    4X4 Brasil
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Ahhh...
    Neste link abaixo mostra esse procedimento no manual mecânico da Pajero...

    http://www.4x4extremesports.com/Manu...roSport/11.pdf
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #3
    Usuário Avatar de netão
    Entrada
    29/09/2006
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    1,597
    Agradecimentos: 0
    Esse metodo tá mais para brasileiro do que de gringos.
    Mas é uma boa solução.Se o barulho voltar nos informa!!!
    Mas tomara que não!!
    Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!!
    F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!

  • #4
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    65
    Posts
    5,054
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    Ahhh...
    Neste link abaixo mostra esse procedimento no manual mecânico da Pajero...

    http://www.4x4extremesports.com/Manu...roSport/11.pdf
    Beleza Paulo! Rapaz, meu "ingrêis" é limitado... depois pesquise aí prá nóis se tem uma receitinha dessas aí para o caso de Pajerinho "fumaçando". A minha tá boinha, mas tem gente com esses probleminhas .

    Aproveitando: Aquele kit que pedi da Rockauto já chegou! Foi bem rápido... pedi num sábado [21/mar] e recebi na segunda-feira, dia 30! Invoice legal... passou direto pela fiscalização da RF.

    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #5
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0
    Paulo, bacana essa dica! Achei que precisava trocar os tuchos, entao levei na MMC e o pessoal falou que esse barulho realmente é padrão, ligaram uns Sport e Triton e todos faziam o mesmo barulho...oq me espanta é não fazerem esse procedimento pra dar uma amenizada, visto que deve constar nos livros de manutenção

    Waldir
    Pro Pajerinho parar de fumar e consumir óleo, acho que só retificando os cabeçotes, esqueça aqueles óleos mais grossos e derivados...
    Abs

  • #6
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por nelsonnrc Ver Post
    Paulo, bacana essa dica! Achei que precisava trocar os tuchos, entao levei na MMC e o pessoal falou que esse barulho realmente é padrão, ligaram uns Sport e Triton e todos faziam o mesmo barulho...oq me espanta é não fazerem esse procedimento pra dar uma amenizada, visto que deve constar nos livros de manutenção

    Waldir
    Pro Pajerinho parar de fumar e consumir óleo, acho que só retificando os cabeçotes, esqueça aqueles óleos mais grossos e derivados...
    Abs
    Nelson...
    Essa dica ai foi impressionante.... vc viu no link q ela consta no próprio manual mecânico do motor???
    Claro q isso vai depender do estado dos tuchos... mas vale a tentativa pra quem esta com o problema.... ou seja uma monteeeee de gente....
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #7
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    Nelson...
    Essa dica ai foi impressionante.... vc viu no link q ela consta no próprio manual mecânico do motor???
    Claro q isso vai depender do estado dos tuchos... mas vale a tentativa pra quem esta com o problema.... ou seja uma monteeeee de gente....
    Fiquei impressionado...tinha uns Tritons e Pajero Sport na autorizada com uns 10mil km que já faziam o barulho...o cara falou pra ficar tranquilo que apesar do barulho no Pajerinho não tinha nenhum problema, era algo característico do 3.5

  • #8
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    65
    Posts
    5,054
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por nelsonnrc Ver Post
    Waldir
    Pro Pajerinho parar de fumar e consumir óleo, acho que só retificando os cabeçotes, esqueça aqueles óleos mais grossos e derivados...
    Abs
    Obrigado Nelson, a minha não está fumaçando, mas consome cerca de 1 litro de óleo a cada 1.500 quilômetros. Utilizo o Magnatec recomendado no manual. Comentei porque vejo outros pajeristas reclamando.



    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #9
    Usuário Avatar de n0gs
    Entrada
    10/02/2006
    Local
    BH/MG
    Idade
    39
    Posts
    568
    Agradecimentos: 0
    no meu caso, tava fumando e fazendo barulho dos tuchos, mandei abrir e não precisei retificar nada... pegou tudo standard, troquei os tuchos, casquilhos, anéis, juntas e um eixo do comando riscado... o que aconteceu foi que tinha uns 2 ou 3 tuchos travados, e foram esses tuchos que riscaram o meu eixo do comando...

    antes, ao dar a partida o barulho dos tuchos ficava por uns 2-5 minutos sempre... depois de ter trocado os tuchos o barulho acontece ocasionalmente durante menos de 10 segundos...

    resumindo, tem que tomar cuidado pra não ter tucho travado... um eixo do comando desses aqui no brasil custa uma nota preta... ainda mais no caso das 3.5 que são dois eixos por cabeçote... no meu caso foi um só...

    Abraços...
    Ex Pajerão V6 3000 AT
    Ex Pajerinho V6 3000 MT
    Ex Vitara Canvas AT

  • #10
    Usuário
    Entrada
    29/07/2008
    Idade
    69
    Posts
    44
    Agradecimentos: 0

    tuchos

    Paulo

    Eu já estava a ponto de por tudo no chão e fazer de novo.Com tua informação vou tentar, porém tenho dívidas na interpretação.
    Acelero até 3000rpm em 15s ou acelero até 3000rpm e mantenho 15s? Tiro o pé e aguardo 15s para acelerar de novo ou desacelero em 15s?

    Grato , no aguardo de tua explicação

    Abs

    Sergio Moraes

  • #11
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por SERGIO MORAES Ver Post
    Paulo

    Eu já estava a ponto de por tudo no chão e fazer de novo.Com tua informação vou tentar, porém tenho dívidas na interpretação.
    Acelero até 3000rpm em 15s ou acelero até 3000rpm e mantenho 15s? Tiro o pé e aguardo 15s para acelerar de novo ou desacelero em 15s?

    Grato , no aguardo de tua explicação

    Abs

    Sergio Moraes
    Acelera gradativamente até atingir 3000rpm em 15segs.... tira o pé e aguarda por 15 segs na lenta completando um ciclo de 30segs (15segs acelerando e 15segs na lenta) e vai repetindo a operação....
    Pode ver aqui o grafico da operação.... http://www.4x4extremesports.com/Manu...roSport/11.pdf
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #12
    Usuário Avatar de fernandotf
    Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    43
    Posts
    838
    Agradecimento: 1
    Pessoal, estou com o seguinte problema na minha TR4 2003 (com 72.000 km): quando ligo pela manhã, com o motor frio, e saio com ele antes e esperar uns 2 minutos para esquentar, e pego a rampa da garagem, escuto um tec tec (batendo pino). Não é sempre, e depois que esquenta, não faz barulho em nenhuma hipótese. Mesmo ligando o carro de tarde, o barulho é norma, ou seja, o carro tem que estar "bem frio" e um pouco acelerado para bater pino.

    Pelo que li, levantei as seguintes hipóteses:
    1) Gasolina adulterada: já troquei e nada
    2) Pistão carbonizado e vela suja (troquei há 10 mil kilometros e nada)
    3) Óleo ruim (acabei de trocar, colocando Magnatec, e nada)
    4) Falha na bomba de óleo
    5) Tuchos sujos ou gastos

    Já aconteceu algo parecido com algum de vocês?

    Agradeço desde já qualquer contribuição.

    Fernando

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade