x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 59
  • #1
    Usuário
    Entrada
    09/09/2008
    Idade
    46
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    Bloqueio tração - TR4




    Pessoal, boa tarde.
    Tenho visto um anúncio no banner aqui do fórum, sobre uma roda livre da KAISER. Fiquei em dúvida se o equipamento pode ser instalado no TR4, já que passei por uma situação onde duas rodas foram bloqueadas pelo barro e não giravam.
    Então pensei que com a instalação de algo assim, a força da tração seria jogada para as rodas que estavam "presas", fazendo com que elas rodassem junto com as que estavam no ar.
    Será que alguém poderia dar uma opinião mais técnica sobre a tal da roda livre automática da KAISER?

    Abraço a todos - Ricardo Minto

  • #2
    Usuário Avatar de fernandotf
    Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    43
    Posts
    838
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MINTAO Ver Post
    Pessoal, boa tarde.
    Tenho visto um anúncio no banner aqui do fórum, sobre uma roda livre da KAISER. Fiquei em dúvida se o equipamento pode ser instalado no TR4, já que passei por uma situação onde duas rodas foram bloqueadas pelo barro e não giravam.
    Então pensei que com a instalação de algo assim, a força da tração seria jogada para as rodas que estavam "presas", fazendo com que elas rodassem junto com as que estavam no ar.
    Será que alguém poderia dar uma opinião mais técnica sobre a tal da roda livre automática da KAISER?

    Abraço a todos - Ricardo Minto
    Ricardo, o que você está procurando é bloqueio de diferencial, e não roda livre.

    A roda livre tem como função deixar o eixo dianteiro livre para economizar gasolina e diminuir o desgaste. A roda livre pode ser do tipo "canela seca", ou seja, sempre ligada (bom para off-road extremo); manual (com borboleta no local, como no Troller); e automática (que pode ser tanto acionado eletricamente ou por vácuo (acho que é o caso da pajero), quanto por ação mecânica, como o caso do Kaiser, F1000...).

    Você tem o link do anúncio?

    Fernando

  • #3
    Acho que sua pajero já vem com bloqqueio de diferencial central...se eh isso que quer saber....se vc tem um pajero TR4 ele jah vem com essa opção de tração e só pode ser colada com o carro parado...ao contrario das outras opções de tração desse carro que podem ser colocadas com até 100 km/h.

  • #4
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Mitsubixo Pará Ver Post
    Acho que sua pajero já vem com bloqqueio de diferencial central...se eh isso que quer saber....se vc tem um pajero TR4 ele jah vem com essa opção de tração e só pode ser colada com o carro parado...ao contrario das outras opções de tração desse carro que podem ser colocadas com até 100 km/h.
    O que o Ricador precisa na TR4 dele é o bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro(o único 4x4 nacional que vem com esse recurso é a L200 Outdoor - 100% bloqueado) e não o central(que vem na TR4) que possibilita andar tracionado em pisos de alta aderência.

    No mercado existem diversos fabricantes de bloqueio de diferencial, como o ARB, o Electra(acho q é assim q se escreve), o Macrotorque, etc todos bloqueiam 100% o diferencial em questão, permitindo que a roda que está presa ao chão gire na mesma proporção da que está no ar, permitindo assim a saida do veículo do buraco(obstaculo) em que se encontra.

    Esse vídeo ([ame=http://www.youtube.com/watch?v=C-9HzJW2J3s]YouTube - L200 do Marcelão[/ame]) no Youtube ilustra bem isso, um veículo sem bloqueio ou controle de tração, não conseguiria subir esse barranco, pois as rodas entrariam em X e só se movimentariam as que estariam no ar, deixando o veículo parado.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #5
    Usuário Avatar de Celso Pajero
    Entrada
    10/09/2007
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    238
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    O que o Ricador precisa na TR4 dele é o bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro(o único 4x4 nacional que vem com esse recurso é a L200 Outdoor - 100% bloqueado) e não o central(que vem na TR4) que possibilita andar tracionado em pisos de alta aderência.

    No mercado existem diversos fabricantes de bloqueio de diferencial, como o ARB, o Electra(acho q é assim q se escreve), o Macrotorque, etc todos bloqueiam 100% o diferencial em questão, permitindo que a roda que está presa ao chão gire na mesma proporção da que está no ar, permitindo assim a saida do veículo do buraco(obstaculo) em que se encontra.

    Esse vídeo ( ) no Youtube ilustra bem isso, um veículo sem bloqueio ou controle de tração, não conseguiria subir esse barranco, pois as rodas entrariam em X e só se movimentariam as que estariam no ar, deixando o veículo parado.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

    Boas... Francisco...


    Desculpe-me se estiver falando besteira....

    Mas o ABS não reproduz algo parecido para as rodas...? travando aquela q está patinando? Claro q sem a mesma eficiencia do bloqueio do diferencial...

    Abraços
    Celso/Família ZECA Expedições e Aventuras
    Sorento EX 06 140 cv
    Pajero IO 02 BF A/T Lift 1,5 Parachoque Four Wheel Protetor Road Tech

  • #6
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Celso Pajero Ver Post
    Boas... Francisco...


    Desculpe-me se estiver falando besteira....

    Mas o ABS não reproduz algo parecido para as rodas...? travando aquela q está patinando? Claro q sem a mesma eficiencia do bloqueio do diferencial...
    Abraços
    Olá Celso, o ABS impede que as rodas travem em caso de uma freiada brusca, independente se está em asfalto ou no fora de estrada.

    Agora p/ que o ABS trabalhe de forma que trave a roda que está patinando, isso só é possível com um gerenciamento eletrônico pela central do veículo, o famoso controle de tração que dispõe a Pajero Full, Discovery e semelhantes; e esse recurso funciona tão bem quanto um bloqueio de diferencial 100%.

    Carros como a SW4, TR4, Troller, Hilux, L200, Frontier, Pajero Sport, Sorento, Tucson, Sportage, etc que possuem ABS porém Não possuem um gerenciamento eletrônico de controle de tração, o ABS atuará de forma normal, ou seja, apenas p/ evitar travamento das rodas em caso de freada/parada brusca.

    A L200 Outdoor é um caso a parte, apesar dela não ter controle de tração, ela possui o diferencial traseiro com opção de bloqueio 100%(acionado eletricamente através de um botão no painel), que permite que a mesma saia de situação aonde o carro se encontre em um X (um pneu dianteiro e outro trazeiro no ar).
    Que eu saiba é o único 4x4 vendido aqui no Brasil que sai com esse recurso de fábrica. A picape Actyon Sports da Ssangyoung vinha tempos atrás com esse recurso tb, porém nas versões mais novas esse recurso foi retirado(p/ baratear o preço do carro), ficando apenas a L200 que vem com esse item de fábrica.

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/09/2008
    Idade
    46
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Amigos, agradeço os comentários de todos: Fernando, Mitsubixo, Francisco e Celso. Realmente o que eu estou procurando é um sistem que funcione como o da L-200 mesmo.
    Apesar de eu ter me referido a este equipamento da Kaiser como roda-livre, eu entendi que ele funcione como um diferencial de escorregamento limitado, como na Frontier, por exemplo. Ele "percebe" que a roda está girando em falso e aciona a tração nela, como se fosse um sistema de disco e platô que colam para evitar o atrito. Com isso a roda acabaria recebendo tração automaticamente e "descolaria" depois, em condições normais. Sem a gente precisar descer e travar a borboletinha da ponta do eixo - tipo Troller. Aí a viatura circularia normalmente com as duas rodas da frente soltas (livres).
    Eu vou ver se consigo o link do anúncio pois os banners ficam rodando.
    Aproveitando se alguém puder me ensinar como eu faço para diminuir os vídeos feitos em máquina digital, e postar aqui no fórum, vou colocar uns trechos de um passeio que fiz entre Baependi e Aiuruoca MG, para chegar até a "Pousada do Lado de Lá". O lugar é sensacional.
    Abraço a todos. Ricardo Minto.

  • #8
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por MINTAO Ver Post
    Amigos, agradeço os comentários de todos: Fernando, Mitsubixo, Francisco e Celso. Realmente o que eu estou procurando é um sistem que funcione como o da L-200 mesmo.
    Apesar de eu ter me referido a este equipamento da Kaiser como roda-livre, eu entendi que ele funcione como um diferencial de escorregamento limitado, como na Frontier, por exemplo. Ele "percebe" que a roda está girando em falso e aciona a tração nela, como se fosse um sistema de disco e platô que colam para evitar o atrito. Com isso a roda acabaria recebendo tração automaticamente e "descolaria" depois, em condições normais. Sem a gente precisar descer e travar a borboletinha da ponta do eixo - tipo Troller. Aí a viatura circularia normalmente com as duas rodas da frente soltas (livres).
    Eu vou ver se consigo o link do anúncio pois os banners ficam rodando.
    Aproveitando se alguém puder me ensinar como eu faço para diminuir os vídeos feitos em máquina digital, e postar aqui no fórum, vou colocar uns trechos de um passeio que fiz entre Baependi e Aiuruoca MG, para chegar até a "Pousada do Lado de Lá". O lugar é sensacional.
    Abraço a todos. Ricardo Minto.
    Olá Ricardo, vc pode usar o editor de vídeo que vem no próprio Windows(o Windows Movie Maker), que quando vc mandar salvar o projeto ele te dar as opções de compactação. Só atenção p/ não escolher uma compacta demais pq senão a qualidade do vídeo ficará ruim.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #9
    Usuário Avatar de mauarj
    Entrada
    08/02/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    1,324
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por MINTAO Ver Post
    Amigos, agradeço os comentários de todos: Fernando, Mitsubixo, Francisco e Celso. Realmente o que eu estou procurando é um sistem que funcione como o da L-200 mesmo.
    Apesar de eu ter me referido a este equipamento da Kaiser como roda-livre, eu entendi que ele funcione como um diferencial de escorregamento limitado, como na Frontier, por exemplo. Ele "percebe" que a roda está girando em falso e aciona a tração nela, como se fosse um sistema de disco e platô que colam para evitar o atrito. Com isso a roda acabaria recebendo tração automaticamente e "descolaria" depois, em condições normais. Sem a gente precisar descer e travar a borboletinha da ponta do eixo - tipo Troller. Aí a viatura circularia normalmente com as duas rodas da frente soltas (livres).
    Eu vou ver se consigo o link do anúncio pois os banners ficam rodando.
    Aproveitando se alguém puder me ensinar como eu faço para diminuir os vídeos feitos em máquina digital, e postar aqui no fórum, vou colocar uns trechos de um passeio que fiz entre Baependi e Aiuruoca MG, para chegar até a "Pousada do Lado de Lá". O lugar é sensacional.
    Abraço a todos. Ricardo Minto.
    Mintão o Felipe Bailune achou broqueio 100% da ARB(só vende lá fora) que serve em nossos TR4's, mas, o preço é salgado, manda uma mp pra ele, e pergunta, acho que fica por $950,00 cada diferencial, é uma otima opção, pois, o acionamento é eletro-pneumatico, abs.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    22/03/2009
    Local
    SAO PAULO/SP
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Diferencial de deslizamento limitado TR4

    Srs,
    Adiquiri recentemente um TR4 MT 9/9 e fiquei com dúvida sobre o diferencial blocante (não é o bloqueio do dif. central);
    O manual diz que o TR4 está equipado com o dif. de deslizamento limitado no eixo traseiro.
    Isso quer dizer que se atolar uma das rodas traseiras, a traçao vai para a outra roda ?
    Abraços,
    Janio

  • #11
    Usuário Avatar de Armandinho
    Entrada
    08/10/2008
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    42
    Posts
    79
    Agradecimentos: 0
    Eu pensava que a TR4 com o diferencial bloqueado girasse as 4 rodas juntas independe do terreno.... Qual a diferença entre o bloqueio da tr4 e o da L200?? O que tem de desvantagem?? Ja saí de muitas situações com esse bloqueio da minha tr4.
    L200 OUTDOOR 10/11

  • #12
    Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Posts
    812
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jjkobori Ver Post
    Srs,
    Adiquiri recentemente um TR4 MT 9/9 e fiquei com dúvida sobre o diferencial blocante (não é o bloqueio do dif. central);
    O manual diz que o TR4 está equipado com o dif. de deslizamento limitado no eixo traseiro.
    Isso quer dizer que se atolar uma das rodas traseiras, a traçao vai para a outra roda ?
    Abraços,
    Janio
    Não sabia que o TR4 tinha LSD, se realmente tiver, deve ser uma novidade para 2009, ou estou mal informado

    Tração do TR4

    4x2H
    4x4H - "AWD", pode ser acionado até 100km/h e em qualquer piso
    4x4HLC - 4x4 com diferencial central blocado, pra ser usado na terra, lama, neve e pisos de baixa aderencia. Pode ser acionado até 100km/h
    4x4HLLC - Reduzida, acionado e desengatado com o carro parado e até 20km/h

    Diferencial LSD
    De uma maneira simples, ele limita a quantidade de tração distribuida quando perde a aderência, mas não atua como um bloqueio.
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio de diferencial serve como controle de tração?
      Por mcrescente no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/02/2005, 12:44

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade