x
Convex Datacenter
Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
Resultados 49 a 59 de 59
  • #49



    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    Não funciona
    O que vc está propondo seria um ABS do "avesso"
    Isso seria um controle de tração. A Cherokee (não sei quais) tem o sistema Quad Drive que acredito seja assim. ele sente a(s) roda(s) livre(s) e transmite a tração para as que precisam (as que estão 'presas")
    Não sei de nenhum sistema deste tipo que possa ser adaptado em um veículo que não o próprio p o qual o sistema foi feito (acho que mesmo que fosse economicamente viável, não sei se funcionaria esse sistema da Jeep na Pajero sem GRANDES alterações)
    Eu acho que funciona, alias é facil de fazer um teste, vou ver se arrumo um tempo pra fazer isso.
    Deixa em 4x2, ergue um lado da traseira e faz o teste.
    Se meu raciocino estiver certo o ABS vai travar a roda no ar ae o diferencial vai jogar tração pra roda no chão.

    Pow tinha que arrumar umas "rodinhas" pra botar no chão igual desses videos da net! hehe

    []´s
    Paulo

  • #50
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    Qual pneu e calibragem está usando nas dunas ?

    A calibragem são 16psi, e troquei recentemente os Pirelli Scorpion por
    Maxxis 760, nas dunas não percebo diferença entre eles.
    Carregando...

  • #51
    Banido
    Entrada
    25/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    579
    Agradecimentos: 0

    Bloqueio Eletrônico EATON

    Fala ae Galera,
    td bem??

    Gostaria de tirar algumas dúvidas...estou pensando, ainda $em prazo certo...rsrsrs...em colocar bloqueio traseiro na minha TR4.

    Mas, vi que existe o bloqueio eletrônico da Eaton, o qual funciona de acordo com a vontade do condutor e, consequentemente, não força as peças etc do carro, se comparado ao bloqueio automático, correto? Assim sendo, por exemplo, em uma curva, com o bloqueio desligado, as rodas giram normalmente, sem forçar nada, já com o bloqueio automático, embora haja compensações, não é a mesma coisa, né?

    Então, gostaria de saber se vocês sabem qual o modelo deste bloqueio da EATON para o eixo traseiro da TR4.

    obrigado e no aguardo dos comentários.

  • #52
    Usuário
    Entrada
    05/11/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal
    Acabei de ler esse tópico, uma pena que um pouco tarde.
    Quando procurei um veículo 4x4 levei em conta vários fatores, é bem verdade que não entendia nada, mas pesquisei
    bastante para entender melhor.
    Acabei optando pela TR4. Já tenho o carro há cerda de 6 meses, até agora nenhuma surpresa, gosto bastante do carro e atende bem as minhas necessidades (Saio para pescar e enfrento terrenos de tudo que é tipo, mas também uso o carro na cidade e emrodovias).
    Para minha surpresa nesse fim de semana fui passar por uma "vala" e acabou ficando 1 roda dianteira no ar e uma traseira, em X, só girava as que estavam no ar. Só aí percebi que ela não têm bloqueio de diferencial nem dianteiro, nem traseiro, que decepção.
    Esse lance de bloqueio geralmente não é bem explicado, acabei comprando gato por lebre.

  • #53
    Usuário Avatar de mauarj
    Entrada
    08/02/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    1,324
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Bluetauro Ver Post
    Olá pessoal
    Acabei de ler esse tópico, uma pena que um pouco tarde.
    Quando procurei um veículo 4x4 levei em conta vários fatores, é bem verdade que não entendia nada, mas pesquisei
    bastante para entender melhor.
    Acabei optando pela TR4. Já tenho o carro há cerda de 6 meses, até agora nenhuma surpresa, gosto bastante do carro e atende bem as minhas necessidades (Saio para pescar e enfrento terrenos de tudo que é tipo, mas também uso o carro na cidade e emrodovias).
    Para minha surpresa nesse fim de semana fui passar por uma "vala" e acabou ficando 1 roda dianteira no ar e uma traseira, em X, só girava as que estavam no ar. Só aí percebi que ela não têm bloqueio de diferencial nem dianteiro, nem traseiro, que decepção.
    Esse lance de bloqueio geralmente não é bem explicado, acabei comprando gato por lebre.
    Olá amigo e companheiro de MIT Bluetauro, tb tenho TR4, e vi sua dúvida com relação à bloqueio.
    Bom em resumo, os TR4 tem um sistema que permite que vc andar com tração full time em pisos de alta aderência(asfalto) sem quebrar os diferenciais(4H), devido ao sistema de diferencial central. Mas se quiser bloquear os eixos, ai tem que partir para instalação de bloqueios 100% automáticos, tipo os da Kaiser Locker. Meu TR4 esta bloqueado frente/trás com Bloqueios Kaiser desde 2009. Já rodei mais de 100.000km depois de bloqueado. Sem sustos, sem reclamações, e virou um trator na trilha. Qualquer dúvida me passe um email: mauarj@gmail.com

    []'s bloqueados...

  • #54
    Usuário Avatar de guinhote
    Entrada
    05/01/2014
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    40
    Posts
    70
    Agradecimentos: 0
    Amigo, me tire uma dúvida. Sou novo nessa de 4x4.
    Tenho uma TR4 2003 automatica.

    Voce pode optar por 4 tipos de tração correto? somente nas rodas traseiras, tração nas 4 rodas, tração nas 4 rodas com bloqueio do diferencial central e tração nas 4 rodas reduzido.

    Quando voce bloqueia o diferencial central, se acontecer de ficar com uma ou duas rodas no "ar", as outras rodas que estão no chão não irão fazer o carro andar?

    Desculpe se não fui muito técnico nas minhas dúvidas.

    Valeu

    Citação Postado originalmente por mauarj Ver Post
    Olá amigo e companheiro de MIT Bluetauro, tb tenho TR4, e vi sua dúvida com relação à bloqueio.
    Bom em resumo, os TR4 tem um sistema que permite que vc andar com tração full time em pisos de alta aderência(asfalto) sem quebrar os diferenciais(4H), devido ao sistema de diferencial central. Mas se quiser bloquear os eixos, ai tem que partir para instalação de bloqueios 100% automáticos, tipo os da Kaiser Locker. Meu TR4 esta bloqueado frente/trás com Bloqueios Kaiser desde 2009. Já rodei mais de 100.000km depois de bloqueado. Sem sustos, sem reclamações, e virou um trator na trilha. Qualquer dúvida me passe um email: mauarj@gmail.com

    []'s bloqueados...
    Marcos Tavares - Campinas/SP
    Atual: Troller RF 99 / Anterior: CJ5 64 / Anterior: TR4 - 2003

  • #55
    Citação Postado originalmente por guinhote Ver Post
    Amigo, me tire uma dúvida. Sou novo nessa de 4x4.
    Tenho uma TR4 2003 automatica.

    Voce pode optar por 4 tipos de tração correto? somente nas rodas traseiras, tração nas 4 rodas, tração nas 4 rodas com bloqueio do diferencial central e tração nas 4 rodas reduzido.

    Quando voce bloqueia o diferencial central, se acontecer de ficar com uma ou duas rodas no "ar", as outras rodas que estão no chão não irão fazer o carro andar?

    Desculpe se não fui muito técnico nas minhas dúvidas.

    Valeu
    Quinhote.
    Com o Dif central bloqueado vc terá 2 sistemas trabalhando em separado
    Se cair no que chamamos "X" onde vc perde a tração em 1 roda de cada eixo o carro para mesmo no 4x4

    Abaixo um texto meu bem antigo, que já postei várias vezes e deve te ajudar a entender melhor
    Não deixe de assistir o vídeio

    ================================================== ====================================

    Diferencial
    Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

    Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicação que eu já vi)
    Around the Corner - YouTube


    Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

    Se o eixo do carro fosse rígido, ligando uma roda à outra, sempre que fizéssemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

    Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
    Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda* !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

    Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

    Quando vc aciona o 4x4 (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
    Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
    Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

    Nesse caso, bloqueanado o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
    Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
    A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

    * Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslizante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar no macaco e acelerar o carro provavelmente vai cair.
    Mas se estiver encostada em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
    (deu p entender ?)

    ** Quanto ao diferencial central
    Muitas marcas (como a Land Rover, por exemplo) vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
    Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele já estivesse bloqueado.
    Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
    A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

    Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
    Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado cotra um 4x4 sem bloquei é o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

    Aqui + um vídeo bem legal...
    Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
    1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, sendo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

    No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslisante, que em casos não extremos já resolve bem o problema
    Eaton Locking Differential Demonstration - YouTube


    * Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo



    escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #56
    Usuário Avatar de guinhote
    Entrada
    05/01/2014
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    40
    Posts
    70
    Agradecimentos: 0
    Reybelo,

    Obrigado pela ajuda... não poderia ter tido resposta melhor... deu pra entender perfeitamente...
    Valeu
    Abraço.
    Marcos Tavares - Campinas/SP
    Atual: Troller RF 99 / Anterior: CJ5 64 / Anterior: TR4 - 2003

  • #57
    Usuário
    Entrada
    01/09/2011
    Local
    Cuiabá/MT
    Posts
    367
    Agradecimentos: 0
    Tópico muito bom, muito elucidativo. Parabéns aos foristas.
    Não devemos resistir às tentações: elas podem não voltar.

  • #58
    Usuário Avatar de Romeo Valadão
    Entrada
    14/04/2016
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    Muito bom o tópico ... bastante esclarecedor e produtivo !!!
    "Barca Furada"... Tr4 2011 MC Lift 2''

  • #59
    Usuário
    Entrada
    31/03/2017
    Local
    Florianopolis/SC
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Dirigibilidade com bloqueio kaiser

    Alguém comentou que com este bloqueio se ganha muito no offroad e se perde um pouco em dirigibilidade na cidade. O que seria este "perde um pouco"?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio de diferencial serve como controle de tração?
      Por mcrescente no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/02/2005, 12:44

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade