x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 59
  • #37
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1



    duplicado...
    4X4 Brasil

  • #38
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1
    duplicado...

  • #39
    Ajudando quem tem dificuldade com inglês

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=4WhJqtnFqx0&feature=related[/ame]
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #40
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 5
    - Bom, em carros 4x4 que tem opção de tração integral (pode ser usada em pisos de alta aderência) como é o caso da TR4. Além do diferencial que distribui a tração direita / esquerda (1 na dianteira e outro na traseira) é necessario também um diferencial central
    Porque ?
    Porque assim como a roda direita e esquerda percorrem caminhos diferentes em uma curva, a dianteira e traseira também percorrem então sem esse diferencial o eixo que transmite a tração também se torceria

    - Porém, temos novamente a limitação no off road, pois com esse diferencial atuando, vamos supor que 1 roda (dianteira esquerda) fique no ar
    O que vai acontecer ?
    a dianteira direita vai jogar toda tração p a esquerda e a traseira sentindo que está "presa" e a dianteira "solta" vai jogar a tração p dianteira
    Resultado, Assim como no caso do 4x2 você terá nesse momento um 4x1 (toda tração em uma única roda que está no ar !!!)

    - Bloqueando o diferencial central vc garante 50% da força na dianteira e 50% na traseira
    No caso acima, vc "perderia" a tração dianteira, já que só a esquerda iria girar, mas manteria das 2 traseiras o que é suficiente p te tirar do liquei co
    Na pagina 2 alguém relatou que com 1 roda no ar ficou sem tração. Nesse caso bastava bloquear o dif central

    Carros como Ranger, S10 etc... não tem diferencial central e portanto não podem rodar em piso de alta aderência com a 4x4 acionada.
    Porém, quando acionam a 4x4 é como se tivessem o dif central bloqueado, pois a força ja fica 50/50% na dianteira x traseira

    Portanto, a GRANDE vantagem do 4x4Lc é que vc garante a tração em pelo menos 1 dos eixos mesmo que o outro esteja sem contato com o solo[/QUOTE]

    :
    Entendi uns, e me confundi com outros, mas vamos lá: no caso de uma TR4 com 50/50% e em X (uma roda dianteira no ar, e + uma roda traseira oposta no ar) ela sairia???
    pois assim teria uma roda com força na frente e outra com força atras...
    Sai???
    Carregando...

  • #41
    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    - Bom, em carros 4x4 que tem opção de tração integral (pode ser usada em pisos de alta aderência) como é o caso da TR4. Além do diferencial que distribui a tração direita / esquerda (1 na dianteira e outro na traseira) é necessario também um diferencial central
    Porque ?
    Porque assim como a roda direita e esquerda percorrem caminhos diferentes em uma curva, a dianteira e traseira também percorrem então sem esse diferencial o eixo que transmite a tração também se torceria

    - Porém, temos novamente a limitação no off road, pois com esse diferencial atuando, vamos supor que 1 roda (dianteira esquerda) fique no ar
    O que vai acontecer ?
    a dianteira direita vai jogar toda tração p a esquerda e a traseira sentindo que está "presa" e a dianteira "solta" vai jogar a tração p dianteira
    Resultado, Assim como no caso do 4x2 você terá nesse momento um 4x1 (toda tração em uma única roda que está no ar !!!)

    - Bloqueando o diferencial central vc garante 50% da força na dianteira e 50% na traseira
    No caso acima, vc "perderia" a tração dianteira, já que só a esquerda iria girar, mas manteria das 2 traseiras o que é suficiente p te tirar do liquei co
    Na pagina 2 alguém relatou que com 1 roda no ar ficou sem tração. Nesse caso bastava bloquear o dif central

    Carros como Ranger, S10 etc... não tem diferencial central e portanto não podem rodar em piso de alta aderência com a 4x4 acionada.
    Porém, quando acionam a 4x4 é como se tivessem o dif central bloqueado, pois a força ja fica 50/50% na dianteira x traseira

    Portanto, a GRANDE vantagem do 4x4Lc é que vc garante a tração em pelo menos 1 dos eixos mesmo que o outro esteja sem contato com o solo
    :
    Entendi uns, e me confundi com outros, mas vamos lá: no caso de uma TR4 com 50/50% e em X (uma roda dianteira no ar, e + uma roda traseira oposta no ar) ela sairia???
    pois assim teria uma roda com força na frente e outra com força atras...
    Sai???[/QUOTE]

    Não, não sai...

    No caso da TR4 temos 3 diferenciais, confere ?
    Dianteiro (Direita / esquerda)
    Traseiro (Direita / esquerda)
    Central (frente / tras)

    O único passivel de bloqueio é o central e nesse caso você divide MECANICAMENTE através do travamento a força dianteira / traseira em 50/50%

    Porém os outros 2 diferenciais (dianteiro e traseiro) continuam funcionando normalmente (eles nem sabem que existe o central, cada um trabalha isoladamente)
    Então cada um deles vai fazer o "favor" de jogar a tração para a roda que está no ar na dianteira e traseira e o veículo permanecerá imóvel*

    Justamente para estes casos (que são MUITO mais comuns que se possa imaginar) existe o bloqueio nos diferenciais (direita / esquerda) como o da Kaiser, que foi justamente o início deste tópico
    Com o diferencial dianteiro e/ou o traseiro (direita / esquerda) bloqueado(s) as rodas giram todas juntas idependente de estarem no ar ou não

    * A TR4, assim como algumas caminhonetes tem um blocante parcial na traseira (tá ficando complicado heim)
    è a mesma coisa que o diferencial normal, mas ele não transfere a força total para a roda no ar de imediato
    então vamos chutar (eu não sei ao certo) em vez de jogar 100% da tração para a roda no ar, ele mantém 15% na roda que está "presa". Se isso for suficiente p tirar o carro do enrosco está salvo, se não (se ele sentir que a roda está realmente travada) ele transmite os outros 15% e aí fica 0 de tração em uma em 100 em outra
    Não é assim 15 ou 0 na verdade é como um platô e a trasnferência é gradativa
    No frigir dos ovos não resolve muita coisa, mas ajuda sobretudo em caminhonetes que tem a traseira muito leve e perdem tração com facilidade

    Será que eu estou ajudando ou complicando ???
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #42
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 5
    entendi no início e o final... deixa pra lá. Mas o objetivo foi alcançado, ela não sai do X, sozinha.
    Fiquei em X na saída de uma duna para a estrada de terra, deu um trabalhão mas saí, com ajuda de uns compamheiros que a empurraram.
    Valeu Reybelo.
    Carregando...

  • #43
    E o ABS não ajudaria em algo?

    Tipo com a roda no ar girando, vc continuaria acelerando e pisa no freio, o ABS vai deixar as rodas que estão paradas no chão, totalmente destravadas e a roda no ar girando ele vai freiar ela, com isso o diferencial joga tração para as rodas que estão no chão.

    Funciona?

    []'s
    Paulo

  • #44
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1
    Código:
     
    E o ABS não ajudaria em algo?
    Deve ajudar... talvez não 100% como um bloqueio mas deve quebrar um galho em algumas situações mais tranquilas...

    Uma vez dirigindo um Xsara Picasso A/T perdi tração, a roda ficou patinando e dei um toque no freio (com ABS)... a roda que estava no chão conseguiu rodar e movimentar o carro.

  • #45
    Citação Postado originalmente por Kappa GB Ver Post
    E o ABS não ajudaria em algo?

    Tipo com a roda no ar girando, vc continuaria acelerando e pisa no freio, o ABS vai deixar as rodas que estão paradas no chão, totalmente destravadas e a roda no ar girando ele vai freiar ela, com isso o diferencial joga tração para as rodas que estão no chão.

    Funciona?

    []'s
    Paulo
    Não funciona
    O que vc está propondo seria um ABS do "avesso"
    Isso seria um controle de tração. A Cherokee (não sei quais) tem o sistema Quad Drive que acredito seja assim. ele sente a(s) roda(s) livre(s) e transmite a tração para as que precisam (as que estão 'presas")
    Não sei de nenhum sistema deste tipo que possa ser adaptado em um veículo que não o próprio p o qual o sistema foi feito (acho que mesmo que fosse economicamente viável, não sei se funcionaria esse sistema da Jeep na Pajero sem GRANDES alterações)
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #46
    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    entendi no início e o final... deixa pra lá. Mas o objetivo foi alcançado, ela não sai do X, sozinha.
    Fiquei em X na saída de uma duna para a estrada de terra, deu um trabalhão mas saí, com ajuda de uns compamheiros que a empurraram.
    Valeu Reybelo.
    è difícil explicar né
    Mas essa semana to com tempo e vou tentar + um pouco
    Qual parte não entendeu ? Do deslisamento parcial ?
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #47
    Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Idade
    43
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por reybelo Ver Post
    è difícil explicar né
    Mas essa semana to com tempo e vou tentar + um pouco
    Qual parte não entendeu ? Do deslisamento parcial ?

    Ficou tudo muito bem explicado. E que vc lê tanta coisa, escrita de vários modos que faz confusão.
    Eu uso apenas na areia de duna, nunca fui pra lama/terra de verdade. A condução nas dunas fica um pouco diferente quando comparado a lama, terra e erosões.

    Abraço.
    Carregando...

  • #48
    Citação Postado originalmente por leojaz Ver Post
    Ficou tudo muito bem explicado. E que vc lê tanta coisa, escrita de vários modos que faz confusão.
    Eu uso apenas na areia de duna, nunca fui pra lama/terra de verdade. A condução nas dunas fica um pouco diferente quando comparado a lama, terra e erosões.

    Abraço.
    Qual pneu e calibragem está usando nas dunas ?
    4X4 Brasil
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio de diferencial serve como controle de tração?
      Por mcrescente no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/02/2005, 12:44

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade