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  1. #1
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    Pajero V6, consumo Oleo e Gasolina




    Pessoal

    Meu amigo da mit disse que as Pajero V6 (a minha por exemplo) bebe o que bebe na cidade 6,5 por um unico motivo. Folga nas valvulas de admissao, e que sol resolve trocando o que ficaria bem acima de R$ 5.000,00
    Um paliativo é usar o Oleo Castrol Alta Km que faz uma pseudo vedação nas valvulas e o motor fica mais justo, porem bebendo menos, inclusive oleo.....
    Alguem ai tem noção ou chegou a fazer o motor 3.0 ou 3.5, queria ter uma nocao do $$$$$.

  2. #2
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    Meu amigo da mit disse que as Pajero V6 (a minha por exemplo) bebe o que bebe na cidade 6,5 por um unico motivo. Folga nas valvulas de admissao, e que sol resolve trocando o que ficaria bem acima de R$ 5.000,00
    Um paliativo é usar o Oleo Castrol Alta Km que faz uma pseudo vedação nas valvulas e o motor fica mais justo, porem bebendo menos, inclusive oleo.....
    Alguem ai tem noção ou chegou a fazer o motor 3.0 ou 3.5, queria ter uma nocao do $$$$$.
    absolutamente normal o consumo da sua viatura amigo... trocar valvula de admissão não vai fazer o seu carro consumir menos combustível, o consumo da minha com pneus 33 fica algo em torno de 5-5,5 na cidade e de 7-7,5 na estrada...

    Óleo de alta km é para quando a sua viatura começar a consumir muito óleo, daí sim, vc pode começar a pensar em abrir o motor...

    se for trocar só valvulas de admissão, para a 3000 deve sair por +- 3000 latinhas, comprando tudo no brasil... para 3500 saí bem mais caro, só não sei quanto...

    ABS
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    Pajerão V6 3000 AT/MUD 33x12,5 15/Guincho Work 9.000/Snorkel
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  3. #3
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    Ate acho que o consumo de gasolina ta otimo, antes da manutencao fazia 4,5.... ARGH. Agora a sua com os 33 realmente bebe um pouco mais, com pneus AT 50/50 teria media bem melhores.
    QUanto a valvula nem sonho em abrir pois a facada sera mais de 10.000, so adotei o oleo Alta Km pois tem um vedante que diminui o consumo de oleo, nao quer dizer que parou de sumir o oleo, agora esta na faixa de 1L a cada 2.500 km que antes no Magnatec era 1l/1000 km.
    Alem do que ja vi relatos aqui no Forum mesmo que pessoas que fizeram o motor 2 vezes e nao melhorou o consumo de oleo, logo ainda estou em duvida para onde ele vai....

  4. #4
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    Ate acho que o consumo de gasolina ta otimo, antes da manutencao fazia 4,5.... ARGH. Agora a sua com os 33 realmente bebe um pouco mais, com pneus AT 50/50 teria media bem melhores.
    QUanto a valvula nem sonho em abrir pois a facada sera mais de 10.000, so adotei o oleo Alta Km pois tem um vedante que diminui o consumo de oleo, nao quer dizer que parou de sumir o oleo, agora esta na faixa de 1L a cada 2.500 km que antes no Magnatec era 1l/1000 km.
    Alem do que ja vi relatos aqui no Forum mesmo que pessoas que fizeram o motor 2 vezes e nao melhorou o consumo de oleo, logo ainda estou em duvida para onde ele vai....
    não é que o óleo de alta km tem um vedante, ele é apenas mais viscoso que os demais, agora que vc está usando este tipo de óleo, vai até o fim, não volta pra óleo normal não, os componentes do motor se ajustam à viscosidade do óleo e se vc passar de um óleo mais viscoso para um menos viscoso, pode haver danos nos componentes...

    ABS
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  5. #5
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    Do site castrol, e no meu caso consumo de oleo, acho que justifica, certo?

    Principais Benefícios
    ·Menor consumo: A exclusiva viscosidade de GTX Alta Quilometragem proporciona melhor vedação das folgas do motor, diminuindo o consumo de óleo lubrificante.
    ·Aditivação: Sua fórmula aditivada especialmente desenvolvida para carros com alta quilometragem dispensa o uso de aditivos complementares.
    ·Potência: Castrol GTX Alta Quilometragem reduz a perda de pressão do pistão, maximizando a perda de pressão do motor.
    ·Evaporação: Castrol GTX Alta Quilometragem possui uma menor perda por evaporação no motor, quando comparado aos principais concorrentes do mercado (veja testes de desempenho ao lado

  6. #6
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    Achei a especificação dele e dos Lubrax

    Castrol GTX Alta Km 25W60
    API SL
    Densidade 20/4o.C 0,895
    Viscosidade a 40oC - 249,5
    Viscosidade a 100oC - 23,00
    Indice de viscosidade 117

    Lubrax SJ 20W50
    API SJ
    Densidade 20/4o.C 0,8846
    Viscosidade a 40oC - 183,7
    Viscosidade a 100oC - 20,80
    Indice de viscosidade 134

    Lubrax Alta Rodagem 25W50
    API SJ
    Densidade 20/4o.C 0,8923
    Viscosidade a 40oC - 179
    Viscosidade a 100oC - 18,8
    Indice de viscosidade 118


    Agora como interpretar corretamente isso? O Alta km da castrol e da Lubrax sao quase identicos, apenas muda o 50 contra 60 mas nos numeros poucos coisa.
    A que temperatura um motor funciona normalmente? Sei que o radiador dispara a ventoinha acima de 90o.C mas nao sei a quantas anda o motor. Suponho que seja a 100oC (pelo oleo) logo a diferenca entre a viscosidade seria bem grande entre Lubrax e Castrol.

    Voltar para o Lubrax Alta Rodagem seria ruim ? Mesmo fazendo um flush? Pois sustentar ela com Magnatec nao da nao, mas se for para refazer o motor por causa do oleo ai o papo é outro.....

  7. #7
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    Achei a especificação dele e dos Lubrax

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    Viscosidade a 40oC - 249,5
    Viscosidade a 100oC - 23,00
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    Densidade 20/4o.C 0,8846
    Viscosidade a 40oC - 183,7
    Viscosidade a 100oC - 20,80
    Indice de viscosidade 134

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    Viscosidade a 40oC - 179
    Viscosidade a 100oC - 18,8
    Indice de viscosidade 118


    Agora como interpretar corretamente isso? O Alta km da castrol e da Lubrax sao quase identicos, apenas muda o 50 contra 60 mas nos numeros poucos coisa.
    A que temperatura um motor funciona normalmente? Sei que o radiador dispara a ventoinha acima de 90o.C mas nao sei a quantas anda o motor. Suponho que seja a 100oC (pelo oleo) logo a diferenca entre a viscosidade seria bem grande entre Lubrax e Castrol.

    Voltar para o Lubrax Alta Rodagem seria ruim ? Mesmo fazendo um flush? Pois sustentar ela com Magnatec nao da nao, mas se for para refazer o motor por causa do oleo ai o papo é outro.....
    Cara, eu particularmante acho que voltar para o lubrax seria ruim, é só comparar os números, os números do Castrol são maiores, logo, ele é mais viscoso, pode ser que vc volte para o lubrax e não aconteça nada, porém, acredito que ao longo prazo, possa acarretar em algum problema...
    agora, uma coisa é fato, não volte para os óleos que não são de alta km...

    agora à respeito de consumo de óleo, não tenho um parametro confiável, gostaria de saber qual o consumo de óleo destes motores 3000 e 3500 ainda novos... aí sim teria um baseline para comparar, pelo que vejo por aí, 1L/1000km tá dentro da média...

    ABS
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  8. #8
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    Voce esta certo, conversei com o meu amigo da Mit e ele disse a mesma coisa, voltar seria uma PESSIMA ideia, vou ficar mesmo com o Castrol Alta Km.
    Fico pensando, se fizer um flushing poderia trocar o oleo? (apenas pensando....)

  9. #9
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    Nogs

    Voce esta certo, conversei com o meu amigo da Mit e ele disse a mesma coisa, voltar seria uma PESSIMA ideia, vou ficar mesmo com o Castrol Alta Km.
    Fico pensando, se fizer um flushing poderia trocar o oleo? (apenas pensando....)
    memso com flush, voltar para óleo de baixa km não seria bom, agora mudar para o lubrax alta km pode até dar certo, ele é bem mais barato inclusive, porém, não tenho experiencia para lhe ajudar precisamente sobre esta questão, se quiser fazer a experiencia e ficar com o carro por pelo menos mais um ano, diz aí pra gente no que vai dar...

    ABS
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  10. #10
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    O que mata é o risco, pois se der errado é um prejuizo de mais de 10.000

  11. #11
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    Apenas para acrescentar algo, peguei uma Pajero Sport 01 3.0 e o consumo parece que é esse mesmo... 1/1000.
    Normalmente eu já estaria assustado, mas lendo esse topico fiquei mais tranquilo.

  12. #12
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    Ricardo
    Apenas tome cuidado com que oleo voce irá usar, escolha o mais adequado que hoje eu citaria em ordem de preferencia e FIQUE com ELE.

    a) Castrol Magnatec 26.00/litro
    b) BR Alta rodagem 12,50/litro 25W50
    c) Castrol Alta km 12,50/litro - 25W60

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