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Convex Datacenter
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  • #25
    Usuário Avatar de JairoM
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    Muito bom saber que voces estão discutindo sobre oleos e filtros, pois ha uns 2 anos atras eu comecei um adiscussão sobre isso, mas não rendeu muita coisa.

    Eu troco o oleo da minha L-200 GLS na Hermes. Rigorosamente a cada 5.000 km. A ultima troca foi ha uns 15 dias... paguei aproximadamente 11,00 cada litro.

    Eles tem varias opções, todas muito boas. Shell Rimula, Ursa Texaco, Castrol, Petrobras, Repsol (segundo o vendedor, fabricado pela Petrobras, na ARgentina) - que é mais barato que o Petrobras Brasileiro,... o que vale mesmo é o fato de todos eles serem CIT-4 ou algo parecido... naõ me lembro agora.

    Os oleos de transmissão e diferenciais, acho que não vale a pena tentar outro que não o Castrol sugerido no manual da MIT.

    Filtros, eu tambem troco na Hermes, a cada 10.000 (oleo, diesel, ar).

    Uma curiosidade é que ao trocar o fikltro de dieselpela primeira vez, o atendente me avisou que o sensor de agua (que é vendido separado) estava quebrado e que ele não tinha em estoque.... procurei em todas as MITs do Rio e não tinha em nenhuma delas. Um vendedor da Coronel das Vans, na ri=ua Escobar, me chamou a atenção, que o filtro de diesel da Besta era identico, custava 1/3 do preço, e ja vinha com sensor de agua nele. A diferença era o conector... comprei por 3 reais, e eu mesmo coloquei... depois disso meu carro aceita o filtro da L200 ou o da Besta (o que tenho usado desde então).

    Tenho estado meio longe do forum de pickups porque achei um novo brinquedo... estou restaurando um jeep ano 1942, original - militar. Caso alguem se interesse, tem um topico aberto chamado "Restaurando um Jeep GPW 1942" aquimesmo no forum, ou então numa pagiina que fiz pra ele - link abaixo na minha assinatura.

    Um abraço a todos,

  • #26
    Usuário Avatar de schinzel
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    23/03/2005
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    PessoALL,

    Então, no momento minha Pajerinho encontra-se no estaleiro, dando uma Geral no GNV, Motor e tudo mais, enfim, haja $$$ para tudo Mitsubishi é excelente, recomendo a todos, mas tem coisas que doem no bolso.. rsrsrs.. Todos os carros são assim, ainda mais com quem cuida.

    Mas o que procuro é reunir informações validadas e confirmadas do pessoal que substituiu o Óleo da Caixa de Marcha, Transferência, Diferenciais, por outro melhor ou semelhante ao Castrol, pois não tenho encontrado aqui em Curitiba o mesmo vendido em litros unitários, apenas o barril todo e assim mesmo é muito muito caro.

    Agradeço por informações pois quero realizar a troca de tudo antes de colocá-la para rodar novamente,

    Obrigado pela ajuda..

    Abraços a todos...
    Pajero Sport SE 2.8 / Frontier CS 4x2
    EX X-Terra SE 2004 2.8 - TOP !
    HILUX SW4 1994 TURBO - Pajerinho GLS V6 3000 GNV - L200 GL 2000 - BF AT

  • #27
    Usuário Avatar de vetelston
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    óleo motor

    Bom dia a todos

    Em outros tópicos mais antigos, ja foi discutido que o uso do oleo do motor que NÂO seja Castrol MAgnatéc acarreta aumento de cosumo do mesmo e provoca tec-tec-tec nos tuchos. Bom, verifiquei pelos tópicos que praticamente todas as nossas V6 gasolina batem tucho pela manha e tem algum consumo de oleo. Qual é o real problema do uso de outro oleo de mesma especificação do Magnatec ( ex Petrobras Tecno que custa a metade do preço).

    Abraços

  • #28
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Segundo a MIT e a castrol esse magnatec , possui propriedades magnéticas que aderem as superfícies das peças , formando um filme de óleo que evita desgaste durante a partida. por isso esse magnatec deve manter os tuchos carregados evitando o tec-tec .
    Acho que as especificação API dele é SL ou SM . as mais modernas .
    O petrobrás TECNO tambem é um óleo moderno .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
    JEEP CHEROKEE XJ 4.0 MANUAL 1998 -JAGUNÇO DA TRILHA PESADA

  • #29
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    Marcelo a dúvida continua: com todos os óleos (semissintéticos, magnatec ou outros) os tuchos demoram um certo tempo para carregar, dai o tec tec. Sera que podemos usar o petrobras tecno sem prejuiso para o motor? Conheço dois donos de pajero V6 que só usam óleo mineral e o motor esta com mais de 100 mil com tec tec e tudo bem.
    Abraços

  • #30
    Quanto ao uso de óleo recomendado pela mit no motor eu não sei, porém todos os outros é aconselhável utilizar o recomendado. Exemplo. Vi noutro tópico que barulhos provenientes da direção hidráulica eram causados pela utilização de óleo não recomendado. Pois bem, minha pajero estava com esse zunido na direção o qual sumiu quando esgotei o óleo antigo e coloquei um comprado na autorizada mit. Quando troquei os óleos do diferencial e do câmbio fui na autorizada levando um vasilhame e o vendendor encheu pra mim. Saiu o mesmo preço de uma revendedora aqui do DF.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

  • #31
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Pelo que eu sei tuchos hidráulicos não devem descarregar, pois as esferas de retenção devem mater o óleo dentro do tucho, evitando o tec tec .. se o tucho esta descarregando pode ser sujeira na vedacão entre a sede e a esfera . ou o tucho está condenado mesmo .
    quanto ao óleo acredito que
    quanto menor a viscosidade do óleo mais rápido o tucho carrega. esse tecno 15W40 é uma boa opção, mas os 5w30 são mais finos
    seria interessante medir a pressão de óleo da bomba para verificar se esta normal tb , mesmo não ascendeno luz no painel .
    Acho bom tb, quando se trocar o óleo tb trocar o filtro , o óleo antigo que fica no filtro reduz em +ou- 25 % a vida util do óleo novo.
    Será que esse tec tec nos tuchos do pajero não é próprio desse motor . são 24v ... é tucho pra caramba .
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  • #32
    Usuário Avatar de vetelston
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    Voce deve estar certo, pois quando usei óleo mineral + Bardhal o barulho piorou, então voltei para o magnatec.Mas se usarmos óleo menos viscoso 5-30 será que não aumentará o consumo se óleo? Um tópico mais antigo afirma que se fizermos um "flushing" entre as trocas melhora bestante o tec tec. O Paulo deu a receita das acelerações alternadas com marcha lenta 15seg por 15 seg. Levando a crer que deve ser mesmo sugeira nas esferas de retenção.

  • #33
    Bem Srs. Pajeristas, já que o assunto é óleo Castrol, seguinte...
    Num outro tópico que fala especificamente do Castrol TQM (para câmbio AT) levantei a questão: A Mitsubishi no Brasil recomenda veementemente o uso desse óleo no Câmbio AT das Pajeros io e TR4, além de outras. No entanto o mesmo carro, com o mesmo câmbio (a Pajero Pinnin) tem o Dexron II recomendado para uso em seu câmbio. Coloquei anexo o manual de manutenção da Pinnin, indicando o modelo do câmbio e o óleo recomendado ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=54734&page=2 ).
    Daí surge a questão: Seria o Castrol TQMSPIII, o único óleo possível de se usar nesses câmbios? Ou seria essa recomendação da Mitsubishi vinda de questões puramente comerciais?

  • #34
    ale ralves, a diferença de preço entre os 2 oleos é muito grande, ou a questão é somente a dificuldade de se encontrar o castrol??marcio

  • #35
    Citação Postado originalmente por marcio pajero Ver Post
    ale ralves, a diferença de preço entre os 2 oleos é muito grande, ou a questão é somente a dificuldade de se encontrar o castrol??marcio
    Bem Márcio, na verdade esse questionamento é mais digamos 'filosófico' mesmo, já que apesar do Castrol custar umas 5x mais e ser dificílimo de achar, devo usar ele mesmo, por considerar ser um óleo compatível com o câmbio e de qualidade superior, o que me proporcionaria trocas um pouco mais distanciadas.
    A questão seria: O Castrol TQM é o único óleo compatível? Me parece bem claro que não. Essa recomendação de se usar só ele e dizer que se usar outro vai acabar com o Câmbio rapidinho parece pura balela resultado de algum acordo comercial entre Mitsubishi e Castrol no Brasil.

  • #36
    ale ralves, pode ate ser filosofica mais uma diferença de 5x tambem passa a ser economica e financeira pois se outros paises o Dextron é recomendado aqui tambem poderia ser. A unica diferença plausivel poderia ser a viscosidade entre eles devido a temperatura entre os paises pois no caso dos oleos de motor em paises mais frios usa-se um multivisco menor 5w40 ou 10w40 contra os 15w50/20w50 que usamos por aqui. Será?? Marcio

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