x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23

Tópico: Tração 4x4

  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/09/2006
    Idade
    63
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0

    Tração 4x4




    Recentemente andei com minha L200 94 na areia. Estava tracionada. Tudo ia bem até que entrei numa areia mais fofa e ela começou a patinar. Observei que deslizava uma roda dianteira e outra traseira. Alguém sabe dizer se isso é normal? Não deveriam rodar as 4 rodas ao mesmo tempo, ou seja, os diferenciail não deveriam estar bloqueados ou pelo menos o dianteiro?

  • #2
    Roberto,
    É perfeitamente normal. É por esse motivo que o diferencial esta lá, essa é a função dele.
    Diferencial bloqueado: Apenas na Sport ou Outdoor o possuem, e tem o botão de bloqueio (100%) do diferencial traseiro (apenas traseiro) no painel.
    Outros veículos, assim como a nova Savana são equipados com LSD, diferencial com escorregamento limitado. Sendo assim, neste caso, quando o diferencial "percebe" que uma roda esta "girando em falso", envia torque para a roda oposta. Mas todos os veículos possuem este sistema apenas no traseiro.
    Mas seria o bixo ter bloqueio nos dois eixos!
    Não se preocupe, sua picape esta normal.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/09/2006
    Idade
    63
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelos esclarecimentos DieselPower, mas vc ou alguém, poderia me dizer por que não podemos rodar no alfalto com a tração nas quatro rodas. Fora o desgaste desnecessário e o consumo, sem falar que no manual a recomendação é pra só usar atração em areia, lama ou neve, há relatos que rodando com tração 4x4 no asfalto fazendo curva a direção fica estalando e pode quebrar. Imaginei que era porque era bloqueada e assim sendo não haveria a compensação nas curvas.

  • #4
    Não se pode andar com o 4x4 em piso com aderência, pois estes veículos não possuem diferencial central. Ou seja, as rodas dianteiras e traseiras, em uma curva, irão percorrer uma trajetória diferente e girar em velocidade diferente. Porém a força enviada para o eixo traseiro e dianteiro é o mesmo.
    Para perceber isso é bem fácil, com o carro parado e a tração engatada, vire todo o volante para um lado e tente arrancar...
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #5
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Novo Pálio adventure tem o bloqueio pelo botão no painel.

  • #6
    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Novo Pálio adventure tem o bloqueio pelo botão no painel.

    Mas não confie muito nisso...a nova Palio Adventure e a EcoSport 4wd são para passeios ligts.....BEM lights...

    Um dia desses ví uma avaliação da EcoSport 4wd com o Palmeirinha (piloto de rally), o descontentamento dele com o carro era nítido, só faltou dizer q não servia pra nada... hehehehe...acho o Tracker muito mais carro e ainda é mais barato.

    Abs!!

  • #7
    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Novo Pálio adventure tem o bloqueio pelo botão no painel.
    Rogerrm,
    Não quero ser, nem parecer indelicado, mas você leu o título do tópico?
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • #8

    patinando...

    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Rogerrm,
    Não quero ser, nem parecer indelicado, mas você leu o título do tópico?
    Diesel... que maldade...!

    Rogerrm, o bloqueio novo da Fiat feito pela EATON é um diferencial normal, com uma bobina eletrica que move um eixo travando a caixa de satelites. Dessa forma, a caixa passa a rodar inteira, transmitindo a mesma força p/ os dois semi-eixos, e logo, as duas rodas (bloqueio 100%). Apesar de ser instalado em um carro 4x2, trata-se de um sistema bastante bom. Resolve e muito a vida do usuário "light". Por ser um sistema eletronico, ele interage com CPU do carro, e para de funcionar caso o carro ultrapasse certo limite de velocidade (20km/h acho). Isso previne desgaste desnecessario ou acionamento acidental.

    A EATON oferece um bloqueio desse tipo, para ser instalado em diferenciais DANA (jeep e pickup).

  • #9
    Usuário
    Entrada
    05/10/2004
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    46
    Posts
    225
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Diesel... que maldade...!

    Rogerrm, o bloqueio novo da Fiat feito pela EATON é um diferencial normal, com uma bobina eletrica que move um eixo travando a caixa de satelites. Dessa forma, a caixa passa a rodar inteira, transmitindo a mesma força p/ os dois semi-eixos, e logo, as duas rodas (bloqueio 100%). Apesar de ser instalado em um carro 4x2, trata-se de um sistema bastante bom. Resolve e muito a vida do usuário "light". Por ser um sistema eletronico, ele interage com CPU do carro, e para de funcionar caso o carro ultrapasse certo limite de velocidade (20km/h acho). Isso previne desgaste desnecessario ou acionamento acidental.

    A EATON oferece um bloqueio desse tipo, para ser instalado em diferenciais DANA (jeep e pickup).
    Achei interessante a solução, uma pena ele desligar quando a velocidade passa de 20km/h...

    Se acelerar um pouco ele desativa o bloqueio automaticamente.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/04/2008
    Local
    Uberlândia/MG
    Idade
    42
    Posts
    349
    Agradecimentos: 0

    Posso estar engando

    Posso estar enganado mas acho que deve ter uma roda livre da L200 desligada ou quebrada.
    Pq o diferencial dianteiro quando com a tracao ligada gira as duas rodas dianteiras por igual.
    Por essa razao que nao podemos utilizar o carro em 4x4 com piso aderente.
    Os trazeiros giram independente, mas acredito que os dianteiros deveriam girar por igual.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Se uma ficar no ar ela destraciona a outra. Não tem bloqueio.
    Pesquisa por aqui antes que tem muito material pelo site que fala e repete todo esse tópico inteiro.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Citação Postado originalmente por lucasam Ver Post
    Posso estar enganado mas acho que deve ter uma roda livre da L200 desligada ou quebrada.
    Pq o diferencial dianteiro quando com a tracao ligada gira as duas rodas dianteiras por igual.
    Por essa razao que nao podemos utilizar o carro em 4x4 com piso aderente.
    Os trazeiros giram independente, mas acredito que os dianteiros deveriam girar por igual.
    Discordo. A camionete esta normal.
    O eixo dianteiro possui diferencial, assim como o traseiro, portanto ele envia mais torque para a roda com menos tração. Se uma roda estiver no ar, ela irá girar "em falso".
    Não podemos utilizar o veiculo em piso aderente porque ele não possui diferencial "central".
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA




  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. DICIONÁRIO 4X4 Termos e Significados
      Por robertostreet no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 105
      Última resposta: 09/02/2020, 15:03
    2. Wrangler 2008 Controle de tração
      Por WRANGLER2008 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/05/2008, 09:05
    3. Bloqueio de diferencial serve como controle de tração?
      Por mcrescente no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 8
      Última resposta: 18/02/2005, 12:44
    4. Tração com problema.
      Por Eduardo Thum no fórum Suzuki
      Respostas: 14
      Última resposta: 16/09/2004, 21:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade