Postado originalmente por
osarmento
Olá Leofor,
Normalmente os ruídos do tipo que vc relata se devem à problemas de montagem com casquilho de biela ou bronzina de mancal. Às vezes os parafusos de biela precisam ser substituídos pois literalmente "esticam" depois do uso. Os torques de aperto de tais parafusos/´porcas geralmente são acompanhado de ângulos de torção (critério "torque mais ângulo") o que garante cargas iguais a todos os parafusos.
Se o seu mecânico não fez isso, pode estar ai o problema. No caso das porcas de biela, é preciso apertá-las inicialmente com 34 N.m e depois aplicar ângulo de 90 a 100 graus em cada porca. Segundo o manual, um teste para saber se os parafusos estão alongados é colocar as porcas girando com os dedos. Se tiver dificuldade de fazer isso, os parafusos devem ser substituídos, pois passaram da "zona elástica de trabalho" e apresentam deformação permanente dos filetes.
Espero que a solução esteja por ai. Só, por uma questão de tranqüilidade sua, peça para o seu mecânico te mostrar a causa do problema e a solução adotada. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas e cismas sobre o problema !!!!!!!
Acho que o fato do seu virabrequim ter atingido 0,75 mm de desgaste não significa necessariamente que o seu motor esteja condenado, pois como vc mesmo disse, o seu uso não é abusivo. Curiosidade: ele achou casquilhos e/ou mancais de virabrequim com essa medida??????
A propósito, confira o meu post sobre a venda do meu motor V6:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=30818.
Caso te interessar, por favor entre em contato.
Sds,
Octávio