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  • #1
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    MANUTENÇÃO (coletânea) em PAJEROS, POSTEM os PROBLEMAS e as SOLUÇOES




    -Pajero GLS-B 95. Quebra-sol duro de abaixar, raspando ou trancos.
    Deve-se remover o equipamento, retirar a haste do lado dos parafusos de fixação, bastando apenas puxa-la com movimentos giratórios. Tem uma posição que facilita a retirada desta haste e não é muito fácil, eu tive que fazer um pouco de força, mas ela sai, e quando sair, limpe-a, pois vc verá que a mesma está enferrujada, e posteriormente lubrifique com graxa limpa ou vaselina sólida, eu coloquei vaselina, ficou ótimo. OBS: para montar inverta o processo. Existem vídeos de outros veículos que demonstram o procedimento, são todos muito parecidos.

  • #2
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    -Pajero GLS-B 95. Chave de seta solta, balançando quando se acionava a seta ou limpador de para-brisa.
    É preciso remover o volante, para retirar o botão da buzina, tire um único parafuso que fica no próprio volante, com o volante alinhado, fica na parte de baixo do mesmo, depois basta erguer começando pelo lado deste parafuso. Em seguida vc verá uma porca que segura o volante, tem que tirá-la. Após, puxe o volante em sua direção, alguns saem com uma certa facilidade, outros já não. Com o volante fora, remova as coberturas de plásticos que protegem a chave de seta, tem uns parafusos por baixo. Com a chave de seta exposta, aperte os dois parafusos allen que ficam na parte de trás da chave de seta, o acesso é meio ruim, mas dá pra fazer

  • #3
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    -Pajero GLS-B 95. Substituição ou manutenção da boia ou da bomba de combustível.
    Levante os banquinhos do porta malas, rebata o banco do meio ao máximo, remova o tapete do porta malas, vc verá uma tampa com alguns parafusos sextavados 12, remova-a. Neste momento vc verá a uma tampa menor com fios (boia) e uma tampa maior com mangueiras (bomba de combustível), basta remover os parafusos que as fixam e proceder a troca ou manutenção.

  • #4
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    -Pajero GLX-B 95. Verificação do alternador.
    Este deve apresentar uma tensão da ordem de 14,2 a 14,8 volts diretamente em seus terminais de saída e no mínimo 13,8 volts com tudo ligado. Agora, esta mesma tensão deve estar nos terminais da bateria. O que pode ocorrer é que devido ao tempo de utilização da instalação elétrica, acaba por criar uma oxidação no fio e contatos elétricos e uma resistência nos terminais, que por sua vez, diminui a tensão na bateria, mais especificamente o fio de alimentação da bateria (o fio que sai do alternador e vai direto ao positivo da bateria), normalmente isso se corrige com o acréscimo de mais um fio de 6mm flexível ou a substituição dos fios, inclusive os terminais (o que eu acho melhor), tudo novo. Esta perda de tensão está em torno de 0,5 a 1 volt. Num primeiro momento não parece ser lá grande coisa, mas com o tempo a bateria vai viciando com esta carga e sua vida útil reduz drasticamente.

    E se a tensão ultrapassar este limite de 14,8 volts, a coisa fica pior, pois, perderemos a bateria por evaporação de seu eletrólito (acido que tem dentro dela), e com a tensão maior tb ocorrerá uma queima constante de lâmpadas, motores elétricos, módulos de controle e etc. Mais um detalhe técnico: a luz de bateria que acende quando se liga o contato e apaga quando o motor inicia seu funcionamento, é responsável por excitar o alternador, ela está ligada diretamente ao regulador de tensão do alternador, então se ela queimar, não vai excitar o alternador e o mesmo não vai gerar tensão. Neste caso basta substituí-la.
    Essas dicas valem para qualquer veículo, independente do alternador utilizado.

  • #5
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    -Pajero GLS-B 95. Lâmpada H4 dos faróis com grande folga em seus encaixes.
    Estava faltando um anel de adaptação de lâmpadas H5 para H4 em ambos os faróis. Ou trocar as lâmpadas H4 p H5.

  • #6
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    -Pajero GLS-B 97. Manual.
    Eu tenho o manual desta pajero fotografado em PDF, 224 páginas, a visibilidade está um tanto regular, mas dá pra entender. E creio que 80% deste manual serve para as pajero até 2000. Quem quiser, mande o email para o meu email ( cabernardoni@hotmail.com ) para eu poder enviar. Eu ainda fico me perguntando: "Onde foram parar estes manuais? Eram para estar sobrando manuiais e não faltando. A final, quantas pajeros foram destruidas? Não é mesmo?"
    4X4 Brasil

  • #7
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    19/09/2011
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  • #8
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    28/03/2018
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    Bom dia!

    Tenho uma Rexton 08/09 e ela vez ou outra acende a luz da injeção e juntamente com isso desliga o ar condicionado e o ponteiro da temperatura. Alguém pode me dar alguma dica do que pode ser?

  • #9
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    -Pajero GLS-B 95. Manual do proprietário. Pois é pessoal, entrei em contato com a concessionaria Mitsubishi e os mesmos me informaram que só fornecem peças (pois o manual é considerado como peça de reposição) para veículos com até 10 anos de uso. Então, temos de amargar nas busca da net até acharmos alguém disposto a publicar o referido manual. Até lá. abraço.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por AriostoPB Ver Post
    Bom dia!

    Tenho uma Rexton 08/09 e ela vez ou outra acende a luz da injeção e juntamente com isso desliga o ar condicionado e o ponteiro da temperatura. Alguém pode me dar alguma dica do que pode ser?
    A maioria dos carros com ar condicionado, tem um sistema de alivio de carga quando ocorre um superaquecimento no motor, ou seja, quando o motor aquece, a ECU desliga o ar condicionado a fim de reduzir a carga no mesmo e monitora a temperatura, porém no seu caso, o ponteiro tb desliga, então isto é realmente um defeito.
    Antes de fazer qq substituição de peças, verifique primeiro as condições dos conectores e emendas de fios.
    É complicado dizer na lata o que é. Mas segue uma sequência das possibilidades:
    -sensor de temperatura com funcionamento intermitente
    -mau contato no conector do sensor de temperatura
    -fiação rompida ou mau contato em alguma emenda
    -mau contato no conector da ECU
    -funcionamento intermitente da ECU
    -mau contato no fusível correspondente (ar condicionado) mas não explica a queda do ponteiro da temperetura.
    -problemas no sistema de ar condicionado tb não explica a queda do ponteiro da temperatura.

  • #11
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    Pajero Sport. troca e instalação do Filtro de cabine ou filtro de pólen, muito boa demonstração: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...o-sport-2.html (Troca Filtro de Cabine Pajero Sport)

  • #12
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    -Pajero GLX-B 95. RPM parado.
    -Este equipamento é acionado através de pulsos oriundos de um filtro composto de um capacitor de 0,5uf e um resistor de 2,2K ohms e que antes de chegar a este filtro, o mesmo vem de um transistor de potencia que fica próximo à bobina de alta tensão. Muito bem, após medir o capacitor, o resistor e verificar a fiação, constatando que estavam em boas condições, desmontei o painel de instrumentos limpei os contatos e verifiquei se havia algum rompimento nas trilhas, tudo Ok, porém nada de funcionar, ai desmontei o medidor em questão e refiz todas as soldas na plaquinha eletrônica do mesmo e tudo voltou a funcionar perfeitamente.

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