x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1
    Usuário
    Entrada
    01/12/2016
    Local
    Campo Largo/PR
    Idade
    43
    Posts
    5
    Agradecimentos: 2

    Pajero Sport Diesel AT 2008 - Acelerando até 5mil e não muda a marcha




    Olá pessoal
    Estou com um problema em relação ao cambio da minha viatura (Pajero Sport Diesel HPE 2.5 Automática 2008)
    Ontem fui arrancar no sinaleiro e senti subir demais o giro e nada de passar marcha, quando vi o contagiros estava em 5mil, já adentrando a área vermelha do mostrador, aí aliviei o pé e a marcha entrou.
    Depois disso, é uma luta fazer entrar as marchas sem subir o giro, ela só troca normal se for com o pé bem leve.
    Se tentar forçar com ou sem o kick-down o giro chega nos 4 a 4,5 mil, muito exagerado, pois o maximo que ela fazia de 2,5 até 3mil.
    Na BR ela anda bem não se nota rotaçoes elevadas. No painel nenhuma luz de anomalia.

    Vi em muitos foruns mas nada que desse uma resposta, pois os defeitos eram diferentes.
    Testes e tentativas:
    Tentei regular a bomba injetora, vendo um um tópico que ensina a regular a bomba injetora pela tampa (bomba semi-eletrônica), para alterar o tempo da caixa, mas o máximo que consegui foi desregular a lenta.
    Deu um baile para regular, mas sabe que até foi bom, consegui deixar a lenta melhor e o motor treme menos.

    Tentei regular os os 2 cabos de aço acima da bomba (os que ligam o pedal do acelerador ao cambio) pois notei que estavam frouxos e tirei a folga: Foi pior, pois subia o giro até os 5mil e não saía da primeira, afrouxei os cabos para deixar como estava, pelo menos posso trocar de marcha na maciota.

    Tentei regular a posiçao do potencimetro no pé do acelerador, deu na mesma que tivesse esticado os cabos, ficava só em primeira.

    Tentei achar o sensor TPS/LDS para reposicionar, como vi em algumas imagens e explicações, mas as bombas que tem essa regulagem são as mecanicas da 2.8, e na minha não achei ou não tem por ser a semi-eletronica, um pouco mais moderna da 2.5.

    Não sei mais o que fazer alguém aí já passou por isso? Tem algum outro lugar que possa regular?
    Ah! O óleo da caixa tá no nível.

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Qual a Km da viatura, qual a côr do óleo e quando foi feita a última troca do mesmo?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    01/12/2016
    Local
    Campo Largo/PR
    Idade
    43
    Posts
    5
    Agradecimentos: 2
    Ela tá com uns 140mil, peguei ela no final do ano passado, e pelo manual de bordo foi trocado nos 80mil.
    Antes dela eu tinha uma V6 ano 2000, mas o cambio nunca me incomodou (só quebrei a bomba do cambio quando fui colocar o motor hehehe, mas arrumei e ficou filé)
    Pode ser que o óleo esteja perto da troca, mas gostaria de ouvir alguma opinião antes.

  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por Luciano A Costa Ver Post
    Ela tá com uns 140mil, peguei ela no final do ano passado, e pelo manual de bordo foi trocado nos 80mil.
    Antes dela eu tinha uma V6 ano 2000, mas o cambio nunca me incomodou (só quebrei a bomba do cambio quando fui colocar o motor hehehe, mas arrumei e ficou filé)
    Pode ser que o óleo esteja perto da troca, mas gostaria de ouvir alguma opinião antes.
    Se foi trocado na Km indicada, então ainda deve estar bom o óleo atual.
    Neste caso, creio que devam ser verificados os discos de composite, ou seja, deverá abrir a caixa.
    Faça isso em oficina especializada.

  • #5
    Amigo tive uma PS 08 2.5 TD AT tb, e a minha queimava a quarta marcha, fiz a caixa 3 vezes (as outras 2 foram por conta da oficina) e no final das contas o cara desistiu e me devolveu o valor integral pago pelo conserto (R$ 6 mil) e quando isso aconteceu o carro estava funcionando "normalmente", só que quando eu desligava o over drive e voltava a ligar, a quarta não entrava, me forçando a diminuir a velocidade para reduzir para segunda marcha e depois que acelerava a terceira e quarta entravam normalmente, inclusive ele me ensinou a fazer a regulagem do acelerador como vc já fez. Sei que seu caso é diferente, mas depois de um tempo encontrei com ele e o mesmo me pediu mil desculpas pelo acontecido e etc, e então ele disse que descobriu o motivo o qual minha pajero queimava a quarta, o problema tá na bomba injetora, não sei explicar o por que, na ocasião ele até me explicou, mas como eu ja tinha vendido a pajero não prestei muito atenção. Depois assistindo ao Movidos a Diesel na Discovery, aconteceu o mesmo numa Ram que montaram pra arrancada, ela não passava da primeira, trocaram a caixa, o problema persistiu e então viram que o problema estava na bomba. De repente vale a pena dar uma averiguada.
    Boa sorte na empreitada!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    01/12/2016
    Local
    Campo Largo/PR
    Idade
    43
    Posts
    5
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por smarcelc Ver Post
    Amigo tive uma PS 08 2.5 TD AT tb, e a minha queimava a quarta marcha, fiz a caixa 3 vezes (as outras 2 foram por conta da oficina) e no final das contas o cara desistiu e me devolveu o valor integral pago pelo conserto (R$ 6 mil) e quando isso aconteceu o carro estava funcionando "normalmente", só que quando eu desligava o over drive e voltava a ligar, a quarta não entrava, me forçando a diminuir a velocidade para reduzir para segunda marcha e depois que acelerava a terceira e quarta entravam normalmente, inclusive ele me ensinou a fazer a regulagem do acelerador como vc já fez. Sei que seu caso é diferente, mas depois de um tempo encontrei com ele e o mesmo me pediu mil desculpas pelo acontecido e etc, e então ele disse que descobriu o motivo o qual minha pajero queimava a quarta, o problema tá na bomba injetora, não sei explicar o por que, na ocasião ele até me explicou, mas como eu ja tinha vendido a pajero não prestei muito atenção. Depois assistindo ao Movidos a Diesel na Discovery, aconteceu o mesmo numa Ram que montaram pra arrancada, ela não passava da primeira, trocaram a caixa, o problema persistiu e então viram que o problema estava na bomba. De repente vale a pena dar uma averiguada.
    Boa sorte na empreitada!
    To mesmo desconfiado da bomba, talvez pela força ou rotação inadequada pode ter queimado os discos.
    Sábado andei com ela, cheguei até puxar a carreta com pouca carga, a principio normal, com o único problema da demora para passar a marcha, e com jeitinho fazia passar a marcha no tempo certo.
    Domingo pela manha, fui tirar ela do abrigo de casa, tentava acelerar mas andava bem amarrada, cheguei tirar o modulo HPE mas deu na mesma, deixava em neutra chegava subir o giro aos 3, 4mil mas não com a mesma agilidade de antes.
    Tirei o potenciometro do pedal tentei passar um limpa contatos, como era vedado, abri ele na marra, e quebrei o infeliz.
    Agora to aqui, esperando vir outro potenciometro pelo correio, assim que chegar a peça volto a testar o carro, mas to vendo que vou ter que chamar o guincho.
    Mas obrigado pessoal pelas respostas, e assim que tiver novidades posto aqui.
    Abraço a todos!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    01/12/2016
    Local
    Campo Largo/PR
    Idade
    43
    Posts
    5
    Agradecimentos: 2
    ***RESOLVIDO***
    Coloquei o acelerador novo e regulei a tampa da bomba, a danada voltou a ter força e a passar as marchas, mas ainda se usasse o kick-down, o giro passava dos 5mil, as vezes chegava 3500 giros pra passar, tava muito estranha, urrando demais para andar.
    Falei com alguns mecanicos daqui, disseram em ter que abrir a caixa, cheguei a falar com um bombista, ele falou em trocar a tampa eletronica da bomba, que quando acontece isso é que esta parte da bomba já era.

    Levei ela no Beto Cambios em Curitiba, e o próprio Beto deu uma olhada, pegou uma chave 14/15 regulou um pouco a folga do cabo vermelho que sai do conjunto do acelerador até a caixa, mediu o óleo com o motor ainda quente, e notou que precisava de +- 1 litro. (eu medi errado, com o motor quente, mas parado, o certo é dar uma volta e medir depois).
    Sem completar o óleo saímos para testar.
    Tudo voltou ao normal, aliás ficou melhor que antes , pois acho que este cabo com o tempo foi laceando/amaciando, deixando o sensor da caixa confuso até o ponto de não passar mais as marchas no tempo certo.
    Depois que voltamos, pedi para completar oleo, cheguei a perguntar se o problema estava relacionado a baixa do óleo mas ele disse que não era isso, disse que o cabo posiciona o sensor dentro da caixa, e o computador faz as trocas por ele e mais outros sensores, como ficou mau posicionado pela folga, a interpretação das trocas ficava errada.
    Não é a primeira vez que vou no Beto, quando eu tinha a outra Pajero e quebrei a bomba do cambio, o Beto e sua equipe foram muito atenciosos e honestos e, desta vez não foi diferente, estão de parabéns, honestidade é coisa difícil de encontrar nos dias de hoje, então indico e recomendo.
    Para quem mora em Curitiba e região www.betocambios.com.br - 041-3205-9449
    4X4 Brasil

  • #8
    Que bom que resolveu e de forma simples. Agora é aproveitar o potencial da bruta!!

  • #9
    Citação Postado originalmente por Luciano A Costa Ver Post
    ***RESOLVIDO***
    Coloquei o acelerador novo e regulei a tampa da bomba, a danada voltou a ter força e a passar as marchas, mas ainda se usasse o kick-down, o giro passava dos 5mil, as vezes chegava 3500 giros pra passar, tava muito estranha, urrando demais para andar.
    Falei com alguns mecanicos daqui, disseram em ter que abrir a caixa, cheguei a falar com um bombista, ele falou em trocar a tampa eletronica da bomba, que quando acontece isso é que esta parte da bomba já era.

    Levei ela no Beto Cambios em Curitiba, e o próprio Beto deu uma olhada, pegou uma chave 14/15 regulou um pouco a folga do cabo vermelho que sai do conjunto do acelerador até a caixa, mediu o óleo com o motor ainda quente, e notou que precisava de +- 1 litro. (eu medi errado, com o motor quente, mas parado, o certo é dar uma volta e medir depois).
    Sem completar o óleo saímos para testar.
    Tudo voltou ao normal, aliás ficou melhor que antes , pois acho que este cabo com o tempo foi laceando/amaciando, deixando o sensor da caixa confuso até o ponto de não passar mais as marchas no tempo certo.
    Depois que voltamos, pedi para completar oleo, cheguei a perguntar se o problema estava relacionado a baixa do óleo mas ele disse que não era isso, disse que o cabo posiciona o sensor dentro da caixa, e o computador faz as trocas por ele e mais outros sensores, como ficou mau posicionado pela folga, a interpretação das trocas ficava errada.
    Não é a primeira vez que vou no Beto, quando eu tinha a outra Pajero e quebrei a bomba do cambio, o Beto e sua equipe foram muito atenciosos e honestos e, desta vez não foi diferente, estão de parabéns, honestidade é coisa difícil de encontrar nos dias de hoje, então indico e recomendo.
    Para quem mora em Curitiba e região www.betocambios.com.br - 041-3205-9449


    Luciano A Costa, to com sintomas parecidos,.. 1 pra 2 ok.. 2 pra 3 acelero e soltar um pouco a pressão do pedal eu consigo trocar antes.. mas as vezes parece que o giro sobe muito e não desenvolve a troca.....e no caso da 3 pra 4.... Só consigo a troca se atingir a velocidade de 80km/h...

    Tem como descrever melhor a regulagem que seu Mecanico fez ? A questão da bomba disse que regulou a tampa dela? o que seria ?

    Valeu grande abraço.
    PAJERO SPORT BLACK BELT BF 285 LIFT 5"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Barulho em marcha lenta Pajero Sport diesel
      Por pedrocuba no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 16/09/2020, 12:10
    2. Pajero Sport 2008 (diesel)
      Por Harry Potter no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 27/09/2014, 17:58
    3. Pajero Sport Diesel HPE 2.5 ano 2008
      Por JCpereira no fórum Mitsubishi
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/01/2014, 23:00
    4. soco na mudança da marcha Pajero Sport 2003 Automatica diesel
      Por marianofloripa no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 24/11/2013, 21:19

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade