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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de rodrigogalli
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    Dúvida: Transportar carretinha com 4x4 acionado?




    Pessoal, muito bom dia!!

    Li no manual da minha Dakar que para andar encarretado tenho que ligar a tração nas 4.

    Penso eu: faz sentido, mas o consumo não seria um absurdo a mais?

    Carregarei três motos na carretinha, o que me dizem? É necessário mesmo?

  • #2
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    Citação Postado originalmente por rodrigogalli Ver Post
    Pessoal, muito bom dia!!

    Li no manual da minha Dakar que para andar encarretado tenho que ligar a tração nas 4.

    Penso eu: faz sentido, mas o consumo não seria um absurdo a mais?

    Carregarei três motos na carretinha, o que me dizem? É necessário mesmo?
    Isso é estranho, porque carros 4x2 puxam o reboque(aqui em bsb tem um mecânico que usa reboque para carros em uma caravam) **eu acredito que não seja necessário***
    Projeto Szk GV3! Pneus 245/70/17 MUD, Proteções RudeBoy! e para-choque de aço!

  • #3
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    Citação Postado originalmente por rodrigogalli Ver Post
    Pessoal, muito bom dia!!

    Li no manual da minha Dakar que para andar encarretado tenho que ligar a tração nas 4.

    Penso eu: faz sentido, mas o consumo não seria um absurdo a mais?

    Carregarei três motos na carretinha, o que me dizem? É necessário mesmo?
    Olá, meu prezado amigo rodrigogalli

    Bom dia.

    Seu veículo está dimensionado para ser submetido à carga que você pretende, tranquilamente ... porém, havemos que concordar que o veículo no 4x4 tem mais força do que no 4x2, não é mesmo? ... sendo assim, com a carga que pretendes submeter o seu veículo, estando ele no 4x4, motor e câmbio (principalmente este último) sofrerão menos, apesar do motor consumir mais ...

    Acredito que o grande perigo reside no superaquecimento do sistema de transmissão ...

    ... Quando uma transmissão ou o motor superaquecem, devido ao fato de compartilharem o mesmo sistema de arrefecimento, isto faz com que o fluido orgânico da transmissão tenha quebra de moléculas. O fluido perde sua capacidade de lubrificar as partes móveis de maneira apropriada dentro da transmissão. Eventualmente, o fluido, devido ao aquecimento, se transforma vagarosamente em verniz, mas então o dano já está feito e a transmissão já sofreu os efeitos danosos disto, e uma reação em cadeia auto destrutiva já se iniciou, levando à destruição da transmissão em curto espaço de tempo.
    Quais algumas causas do superaquecimento?
    A maior causa de superaquecimento é de longe rebocar cargas maiores do que a capacidade da transmissão, especificada pela fábrica, bem como carregar o veículo acima de sua capacidade. Passando de certo ponto, as cintas e discos começam a patinar. Isto gera muito aquecimento!
    ... ” – Fonte: Conheca o principal inimigo de sua transmissao automatica: O Superaquecimento - Thoten - Transmissao AutomaticaThoten – Transmissao Automatica

    Portanto:

    Fica aqui minha humilde recomendação: Siga o que o manual do veículo prescreve ... assim, poderás usufruir de seu excelente veículo por muito mais tempo, assim como o felizardo comprador que o adquirir no futuro ...

    Forte abraço, boa sorte e bons passeios com sua belíssima máquina ...
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #4
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    E.T.:

    Só lembrando ... relativamente ao uso alternativo entre 4x2 e 4x4, tens o privilégio de que seu veículo é dotado de diferencial central, de forma que podes colocar o 4x4 em qualquer oportunidade, sem a preocupação de danos no sistema, em que pese o fato de que, nesta condição de tração 4x4, irás gastar mais combustível e pneus ... assim, dependendo da situação, em termos de custo/benefício, pensando em consumo/desgastes/estabilidade/segurança/dirigibilidade/etc., ora compensa colocar no 4x4, ora compensa deixar no 4x2 ... você saberá o momento de utilizar um, ou outro modo de tração ... e não se esqueças de, na eventualidade de utilizares muito pouco o 4x4, periodicamente, andar um pequeno trecho neste modo para manter o sistema ativo e bem lubrificado ...

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #5
    Usuário Avatar de rodrigogalli
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    25/11/2015
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    E.T.:

    Só lembrando ... relativamente ao uso alternativo entre 4x2 e 4x4, tens o privilégio de que seu veículo é dotado de diferencial central, de forma que podes colocar o 4x4 em qualquer oportunidade, sem a preocupação de danos no sistema, em que pese o fato de que, nesta condição de tração 4x4, irás gastar mais combustível e pneus ... assim, dependendo da situação, em termos de custo/benefício, pensando em consumo/desgastes/estabilidade/segurança/dirigibilidade/etc., ora compensa colocar no 4x4, ora compensa deixar no 4x2 ... você saberá o momento de utilizar um, ou outro modo de tração ... e não se esqueças de, na eventualidade de utilizares muito pouco o 4x4, periodicamente, andar um pequeno trecho neste modo para manter o sistema ativo e bem lubrificado ...

    Abs.
    Caro Enasor,

    Muitíssimo obrigado pela resposta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Acabou com qualquer dúvida que eu ainda poderia ter kkk

    Sobre o uso do 4x4 para manter o sistema lubrificado, como eu não tenho uma frequência de uso do 4x4 (fds sim ou não eu uso), devo ligar mesmo assim um pouco 1 x por semana??

    Abraços!
    * Troller T4 3.2 TGV
    ex Pajero Dakar V(6) / ex Frontier ATTACK

  • #6
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    Citação Postado originalmente por rodrigogalli Ver Post
    ... Sobre o uso do 4x4 para manter o sistema lubrificado, como eu não tenho uma frequência de uso do 4x4 (fds sim ou não eu uso), devo ligar mesmo assim um pouco 1 x por semana?? ...
    Prezado amigo rodrigogalli
    Bom dia.

    Veja o que recomenda o manual da nova SW4, a qual, tal como o seu veículo, tem opção de 4x2 e 4x4, com a diferença de que ela não é dotada de diferencial central:

    Frequência de uso de tração nas 4 rodas
    Recomenda-se a utilização da tração nas 4 rodas por, no mínimo, 16 km por mês.
    Dessa forma, é garantido que os componentes da tração dianteira estarão lubrificados.


    No caso de meu veículo (Pajero Full), sigo essa mesma recomendação, tendo em vista que no meu uso cotidiano uso apenas o 4x2 ... a cada 15 dias ando em torno 8 kms no 4x4, com vistas a manter o sistema operante e lubrificado ... No caso de seu veículo (Pajero Dakar), com certeza, não há que ser diferente ...

    Forte abraço e boa sorte.

    E.T.:

    Apenas para constar, se o amigo criador do tópico me permite, vou aproveitar a oportunidade para deixar aqui um pequeno lembrete ... Não vou entrar em detalhes (para não desvirtuar o tópico), mas, não custa nada, e é sempre bom alertar, pensando nos amigos mais inexperientes que poderão vir a acessar este tópico futuramente, mesmo com a intenção de meros cuidados preventivos como este de manter o sistema operante e lubrificado, através da ativação do 4x4, periodicamente, em um pequeno trecho e por um breve intervalo de tempo:

    No caso de veículos que não tem diferencial central, conforme amplamente informado em inúmeros tópicos deste site, cuidados especiais deverão ser observados quanto à escolha do momento e da situação para utilização da tração 4H (4x4), valendo a mesma advertência no caso daqueles que tem diferencial central, quanto ao uso do 4HLc (4x4 com diferencial central bloqueado) ... um típico exemplo, muito discutido neste site, é quanto à utilização do 4x4 em asfalto molhado ... para aqueles que desconhecem a importância desses cuidados, recomendo fortemente a leitura das informações contidas neste site, postadas por experientes nobres colegas ... vale muito a pena tomar ciência dessas opiniões, pensando não só na preservação do sistema, mas, principalmente, na segurança do motorista, passageiros e outros ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

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