x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74

    Pajero full – viável, ou não, o isolamento da egr?




    PAJERO FULL – VIÁVEL, OU NÃO, O ISOLAMENTO DA EGR?

    Prezados amigos do fórum ...

    Estou criando um tópico para troca de ideias sobre esse assunto, relativamente ao Pajero Full ... tecnicamente, é viável, ou não, o isolamento da EGR nesse veículo?

    Esse assunto de isolamento da EGR é muito discutido neste site, principalmente no tópico da Frontier, onde a discussão segue francamente pelo isolamento, por muitos dos usuários que ali postaram seus comentários ... porém, relativamente ao Pajero Full, ainda não tenho conhecimento de nenhum caso desse procedimento realizado com sucesso, sem trazer reflexos indesejáveis para o veículo ... e quem realizou com sucesso, que técnica utilizou?

    Algumas dúvidas:

    No caso desse veículo, esse impedimento da recirculação de gases do escape pelo coletor de admissão, através do isolamento da EGR, não vai acarretar superaquecimento na câmera de combustão, que pode resultar em consequências indesejáveis, como fissuras, danos em bicos, etc.? ... isso também afeta o sistema da turbina, de alguma forma? ... considerando que é um veículo cheio de eletrônica, como a ECU (que comanda eletronicamente várias funções) vai administrar a injeção de combustível, diante dessa alteração no sistema de recirculação de gases? ... e a luz da injeção no painel, diante dessa alteração: Mantém-se acesa constantemente, pisca ocasionalmente, ou, fica apagada direto? ... mas, na eventualidade de se conseguir que essa luzinha fique apagada direto, ela vai ficar isolada, ou irá acender, quando necessário, alertando o usuário para outros problemas para os quais foi concebida? ... etc, etc, etc ...

    Forte abraço a todos.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #2
    Usuário
    Entrada
    09/06/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Caro Enasor,
    Eu fiz o isolamento na EGR da minha Full 2008 em agosto de 2016.
    O mecânico que sugeriu o isolamento fez o serviço por eu chegar até ele com a EGR suja, ou seja, a luz do painel indicando irregularidades no sistema. Na ocasião achei até que teria de trocar a EGR, mas uma boa limpeza resolveu.
    Na época troquei o bocal do tanque e também limpei o tanque. Também uso o S-500.
    A minha impressão é boa, o carro ficou mais ágil e levemente econômico.
    No meu computador de bordo eram raras as vezes que passava de 10 km/l na média.
    Hoje já é comum, visto que pego estrada todos os dias.
    A forma utilizada foi uma junta inteiriça, que impede a passagem dos gases.
    Todos os seus questionamentos sobre consequências não sei dizer, apenas informar que o carro está perfeitamente bem desde que fiz o isolamento. Já são praticamente sete meses.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Olá meu prezado Ricardo.
    Obrigado pelo "feedback" ... e quanto à luz de injeção no painel, depois desse isolamento da EGR? ... Mantém-se acesa constantemente, pisca ocasionalmente, ou, está funcionando normalmente, ficando apagada com o veículo em funcionamento?
    Abs.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Prezado colega,
    Na minha opinião, é muito improvável que ocorra qualquer problema de aquecimento por 2 motivos:

    1-O resfriamento da câmara feito pela EGR visa apenas reduzir as emissões de Óxido de Nitrogênio. Os motores das gerações anteriores nunca precisaram desse resfriamento, mesmo sendo de alta rotação e elevada potência por litro de cilindrada.

    2-A válvula EGR somente permanece aberta em situações de baixa carga do motor, caso contrário a pressão da turbina iria embora pelo escapamento, causando perda de rendimento em altas rotações. Portanto, quando o motor é mais solicitado (e mais quente) o bloqueio da EGR não fará qualquer diferença, pois mesmo na condição original ela estaria fechada impedindo a recirculação.

    Quanto à questão da eletrônica, em princípio não há nenhum sensor que perceba a ausência de recirculação, podendo no máximo medir a posição da válvula EGR para conferir se ela atendeu ao comando da ECU. Logo, o simples tamponamento, sem desligar nenhum sensor ou atuador, não deve acarretar em alarme no painel. Contudo, somente a experiência prática pode confirmar essa teoria.

    Ainda especulando no campo da teoria, alguns motores (não sei se é o caso do 4M41) tem uma válvula borboleta na admissão, comandada eletronicamente com o objetivo de restringir a entrada de ar fresco e forçar a recirculação nas situações em que a EGR deve atuar. Nesse caso, o bloqueio da EGR pode acarretar em insuficiência de ar admitido em razão da restrição imposta pela borboleta. Creio que o travamento dessa borboleta na posição aberta traria resultados positivos para potência e consumo, contudo é muito provável que cause alarme na ECU, caso exista um sensor de posição da borboleta.



    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post

    ...esse impedimento da recirculação de gases do escape pelo coletor de admissão, através do isolamento da EGR, não vai acarretar superaquecimento na câmera de combustão, que pode resultar em consequências indesejáveis, como fissuras, danos em bicos, etc.? ... isso também afeta o sistema da turbina, de alguma forma? ...

    .

  • #5
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Bastante didáticas suas explicações, meu caro Walter ... Muito obrigado.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #6
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Pesquisando na net, descobri que o 4M41 DID tem o trottle body na admissão e, possivelmente, todos os motores diesel com EGR o tenham. Isso explica porque alguns motores ficam mais econômicos e espertos quando bloqueia a EGR e outros pioram o comportamento.

    Se eu fosse fazer a eliminação da EGR nesse motor, compraria uma válvula dessas no desmanche e cortaria a borboleta deixando apenas o eixo. Assim quando o atuador fechar a borboleta o sensor detecta o movimento do eixo e informa a ECU que tudo está normal e não haverá detecção de falha.


    -borboleta.jpg

  • #7
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    68
    Posts
    340
    Agradecimentos: 9
    No exterior tem um pessoal que usa um resistor para "isolar" a EGR.
    PB Challenger EGR Resistor Mod - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum

    Achei essa modificação bem interessante.
    []s
    Ivan Pereira
    https://sites.google.com/view/ivandearaujonovo/home/ - Pajero 3 portas, diesel, 2008

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por ivancgbsb Ver Post
    No exterior tem um pessoal que usa um resistor para "isolar" a EGR.
    PB Challenger EGR Resistor Mod - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum

    Achei essa modificação bem interessante.
    Interessante ...

    Outra coisa que fazem lá no exterior é a remoção completa da válvula EGR do Pajero Full, conforme informação do amigo Caporto, no “link” abaixo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2328804

    Abs.

    E.T.:

    Pelo visto está "quebrado" o "link" do passo-a-passo da remoção da EGR, postado pelo Caporto ... parece-me que o novo "link" seja este aqui:

    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #9
    Usuário
    Entrada
    08/09/2009
    Idade
    48
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Bom dia!
    Eu ainda nao entendi a função da vávula EGR e o pq de se isolar ou nao.
    Alguem poderia me dar essa explicação.
    Estou com problema na minha Full 2009 DiD.
    Alessandro

  • #10
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    A função da EGR é unicamente de reduzir a emissão de poluentes. Ela abre uma passagem direta do escapamento para o coletor de admissão, diminuindo a quantidade de oxigênio que entra na câmara de combustão e, consequentemente reduzindo a produção de Óxido de Nitrogênio em regimes de menor esforço do motor.
    Apesar dessa nobre função, é sabido que desviar fuligem de escapamento para dentro do coletor de admissão não é muito salutar para a vida útil do motor e causa carbonização de diversos componentes, exigindo uma limpeza periódica.
    Do ponto de vista ambiental não é recomendável alterar as características originais do motor, contudo há quem não se conforme com os rumos que a evolução técnica que os motores diesel vem tomando nos últimos tempos e promove alterações visando torná-los mais duráveis e confiáveis como foram no passado. (Ex. fechar a EGR, mecanizar injeção eletrônica, adicionar óleo lubrificante no tanque... etc).
    A decisão é de cada um.


    Citação Postado originalmente por alessandro.cf Ver Post
    Bom dia!
    Eu ainda nao entendi a função da vávula EGR e o pq de se isolar ou nao.
    Alguem poderia me dar essa explicação.
    Estou com problema na minha Full 2009 DiD.
    Alessandro

  • #11
    Usuário
    Entrada
    23/07/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde povo!

    Tenho uma Dakar 2016 e como todos sabem é o mesmo motor 3.2 da Full.
    Na última visita a concessionária MIT durante uma revisão periódica eu questionei o gerente sobre bloquear ou não a EGR. O chefe da oficina foi claro e disse: bloquear é bom para vc e ruim para o meio ambiente.
    Perguntei se ele faria o serviço dentro da oficina MIT e me disse que coloca um resirtor (conforme dito aqui) no sensor da válvula. Eu não lembro de números, mas ele explicou que a EGR funciona em uma determinada temperatura e quando ele colocava esse resistor ele "enganava" a válvula e ela não funcionava, pois nunca chegaria na tal temperatura de funcionamento.
    Na próxima revisão vou novamente procurar ele para ver oq fazemos.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/02/2018
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Pessoal Boa noite!!!
    Tenho uma Full 2011 com motor diesel. Fiz a limpeza da EGR pois estava carbonizada. Após sua reinstalação o motor ficou frouxo. A impressão que tenho é que a turbina deixou de acionar. Eu não isolei a EGR, apenas fiz a limpeza. Alguém teria alguma opinião a respeito?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Isolamento Acústico Pajero Dakar
      Por Rafael Pessoa no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/08/2013, 21:39
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44
    5. BAGAGEIRO PAJERO SPORT / PAJERO FULL / PAJERO IO/TR4
      Por D2IMPORTS no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 17/11/2005, 16:17

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade