x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46
  • #1
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Lightbulb Pajero 3.5 V6 falhando... Seria velas de ignição?




    Caros, bom dia!

    Minha Pajero 98 Full 3.5 V6 começou dia 31/Dez, em Iguape/SP, com uma falha tanto na marcha lenta quanto em aceleração. Está aparentando ser alguma coisa relacionado à queima de combustível, pois parece que tem um cilindro falhando. Retirei a capa plástica que fica sobre o coletor do motor e procurei por algum conector que estivesse mal conectado ou desconectado, e nos que estavam ao alcance visual e dos dedos, estava tudo ok. Estou imaginando que há chances de ser problema nas velas ou, pior, em bico de injeção.

    Já me recomendaram as velas NGK PFR5J-11 ou PFR6J-11. Amanhã devo desmontar o coletor para tirar as velas e ver seu estado, e provavelmente devo trocar o jogo.

    Depois disto, e se o problema persistir, devo passar no scanner KAPTOR 2000.

    Se alguém já passou por algo parecido, qualquer dica é muito bem vinda!

    Um abraço e FELIZ 2008!

    Otávio Borges
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #2
    Usuário Avatar de n0gs
    Entrada
    10/02/2006
    Local
    BH/MG
    Idade
    39
    Posts
    568
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por otaviofilho Ver Post
    Caros, bom dia!

    Minha Pajero 98 Full 3.5 V6 começou dia 31/Dez, em Iguape/SP, com uma falha tanto na marcha lenta quanto em aceleração. Está aparentando ser alguma coisa relacionado à queima de combustível, pois parece que tem um cilindro falhando. Retirei a capa plástica que fica sobre o coletor do motor e procurei por algum conector que estivesse mal conectado ou desconectado, e nos que estavam ao alcance visual e dos dedos, estava tudo ok. Estou imaginando que há chances de ser problema nas velas ou, pior, em bico de injeção.

    Já me recomendaram as velas NGK PFR5J-11 ou PFR6J-11. Amanhã devo desmontar o coletor para tirar as velas e ver seu estado, e provavelmente devo trocar o jogo.

    Depois disto, e se o problema persistir, devo passar no scanner KAPTOR 2000.

    Se alguém já passou por algo parecido, qualquer dica é muito bem vinda!

    Um abraço e FELIZ 2008!

    Otávio Borges
    Já testou todos os cabos de vela?

    Pra testar se tem algum cilindro sem queimar combustível faça o seguinte: vá retirando cabo a cabo e reconectando para testar...
    ex: tirou o primeiro cabo... ligou o carro... o motor apresentou mais falhas... blz... este está funcionado... recoloque o cabo e vá testando os outros...
    caso algum cilindro realmente esteje falhando daih é a vela ou o cabo... e como saber se é a vela ou o cabo? pegue um cabo bom e coloque no lugar... se não falhar é o cabo... se falhar é a vela...

    ABS!
    Ex Pajerão V6 3000 AT
    Ex Pajerinho V6 3000 MT
    Ex Vitara Canvas AT

  • #3
    Olá amigo, o meu sócio tem uma e apresentou o mesmo problema; Depois de inúmeras tentativas, chegou-se no defeito; A bomba de combustível, estava com pouca pressão; Peça seu mecanico para medir a pressão dela; Se tiver que trocar a original e coisa de R$1500,00 O meu sócio por sugestão do mecanico colocou a da Blazer; identica; Problema resolvido; t+

  • #4
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Thumbs up ...

    Sebastião, não é bomba, pois esta é nova própria para FLEX e original BOSCH nacional.

    Nogs, apesar de ter lido sua mensagem só agora, ontem pela manhã eu havia feito o teste que você sugere na sua resposta. Consegui identificar que o problema é no cilindro 4, e não é a bobina pois dela está saindo faísca. Então o problema pode ser no cabo, na vela ou no bico.

    O porém é que o cilindro 4 fica do lado direito do V (quando olhando o motor de frente), exatamente embaixo do coletor de admissão, o que para se ter acesso exige uma complexa desmontagem. E o teste (troca de cabo, troca de vela, troca de bico) só dá para realizar após remontagem completa do coletor, inviabilizando (por questão de tempo) o teste peça por peça.

    O problema não é a desmontagem, pois esta mão de obra eu faço sem problemas, o que me falta é o tempo para realizar isto. Outro receio que tenho é que seja o bico, pois este ítem eu ainda nem cotei.

    Tenho um amigo que trabalha com carburação e injeção eletrônica, porém só mexe com carros comuns, mas o equipamento dele (KAPTOR 2000) dá para passar na Pajero. Segundo ele, se for vela o equipamento não detecta o problema. Ele passa o equipamento e me dá o resultado, mas não coloca a mão no carro...

    Qualquer nova dica eu agradeço!
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #5
    Usuário Avatar de buchmann
    Entrada
    23/11/2007
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Posts
    636
    Agradecimentos: 0
    Caro Otavio Filho...

    Você transformou sua pajeiro pra Flex???? pq vc mencionou o bomba de gasolina "propria para Flex"..

    bom, voltando ao assunto.. pelos sintomas que vc mencionou não era a bomba mesmo.. tive problema com a bomba da minha pajeiro.. e ela falhava ao acelerar... nao quando tava parada.. quando ela estava em ponto morto a rotação do motor erra muito elevada... acho que era para compensar a falta de pressão... e esse valor de 1500 reais é puro folclore... paquei na minha R$ 175 e + mão de obra.. isso quer dizer... mão de obra pode ser vc mesmo.. pois ela eh de facil acesso... só ler no manual onde e como tirar ela...

    A minha agora tah com algo parecido ao seu.. só que ela fala bem pouco mesmo.. coisa mínima, quase não dah para perceber... eu quero trocar as velas e os cabos para deixar a jabiraca mas redonda.. soh que eu preciso achar alguma vela que de certo com o gás também .. pois a vela normal esquenta muito com o gás.. por isso quero trocar... para nao dar problemas futuros..

    Minha opinião sobre o seu problema deve ser somente vela mesmo.. tente trocar elas... acho q nao são tão caras... e é bom trocar elas deves em quando...
    manutenção preventiva sai mais barato que manutenção corretiva

    grande abraço

  • #6
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    >OtávioFilho
    As velas mencionadas por você são as originais q custão $88,00 aqui em Ctba

    >Buchmann
    Putz... quero trocar as velas da minha que tbm tá no gás só pra manutenção preventiva. Já me indicaram as da GM 6cc, mas agora com a sua colocação sobre as "velas normais esquentam muito com o gás", eu fiquei preocupado... como q está sua procura por aí... já testou alguma e as NGK tipo competição?
    Valeu
    4X4 Brasil
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #7
    Citação Postado originalmente por Paulo Cesar Wisnievski Ver Post
    >OtávioFilho
    As velas mencionadas por você são as originais q custão $88,00 aqui em Ctba

    >Buchmann
    Putz... quero trocar as velas da minha que tbm tá no gás só pra manutenção preventiva. Já me indicaram as da GM 6cc, mas agora com a sua colocação sobre as "velas normais esquentam muito com o gás", eu fiquei preocupado... como q está sua procura por aí... já testou alguma e as NGK tipo competição?
    Valeu
    Eu uso a Platinun 1 eletrodo, ja rodei uns 30 mil e ainda estao boas e trabalham mais frias gerando mais faisca para i GNV !!!!

    abs

  • #8
    Citação Postado originalmente por otaviofilho Ver Post
    Sebastião, não é bomba, pois esta é nova própria para FLEX e original BOSCH nacional.

    Nogs, apesar de ter lido sua mensagem só agora, ontem pela manhã eu havia feito o teste que você sugere na sua resposta. Consegui identificar que o problema é no cilindro 4, e não é a bobina pois dela está saindo faísca. Então o problema pode ser no cabo, na vela ou no bico.

    O porém é que o cilindro 4 fica do lado direito do V (quando olhando o motor de frente), exatamente embaixo do coletor de admissão, o que para se ter acesso exige uma complexa desmontagem. E o teste (troca de cabo, troca de vela, troca de bico) só dá para realizar após remontagem completa do coletor, inviabilizando (por questão de tempo) o teste peça por peça.

    O problema não é a desmontagem, pois esta mão de obra eu faço sem problemas, o que me falta é o tempo para realizar isto. Outro receio que tenho é que seja o bico, pois este ítem eu ainda nem cotei.

    Tenho um amigo que trabalha com carburação e injeção eletrônica, porém só mexe com carros comuns, mas o equipamento dele (KAPTOR 2000) dá para passar na Pajero. Segundo ele, se for vela o equipamento não detecta o problema. Ele passa o equipamento e me dá o resultado, mas não coloca a mão no carro...

    Qualquer nova dica eu agradeço!
    O RAPTOR detecta se o bico ta Fu....... mais eu acredito em cabo de vela !!!

    abs

  • #9
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Smile ...

    Novidades na busca pela solução....

    Identifiquei qual cilindro estava falhando, desconectando um cabo por
    vez, mas (ATENÇÃO) tem que conectar um outro cabo no lugar, com uma
    vela na ponta devidamente aterrada, senão corre o risco de queimar o
    módulo de injeção. Desmontei o coletor, as velas estão excelentes
    (indicando boa queima nas câmaras que não estão falhando, sinal de
    que o motor está ótimo), e são as NGK PFR5J-11 (indicadas pela
    concessionária), com prata, e tem uma vida útil de pelo menos 60 mil
    km... Aí tem razão de serem caras (+- R$80 cada nomercado nacional;
    ou U$10 cada no site http://www.rockauto.com/). Os cabos e bobinas
    foram testados e estão ok. Fizemos também teste de centelhamento, e
    todas as saídas das bobinas estão enviando faíscas para as velas. O
    scanner não identificou nada de mais, além de cilindro falhando (o
    que eu já sabia). Os bicos foram levados para limpeza e testes de
    estancamento, vazão, etc, e estão perfeitos. Depois de tudo montado a
    falha continuava e a marcha lenta estava irregular, mas foi só um
    conector que vai embaixo da borboleta que esquecemos de plugar, e a
    marcha lenta ficou ok.

    Com o carro funcionando, verificamos no chicote que vai para os bicos
    se está indo pulso e matamos a charada, identificando problema em dois fios. Ontem refiz
    a instalação do módulo flex, desta vez colocando conectores
    (comprados ontem na Sta Ifigênia) para facilitar a eliminação do
    módulo em um eventual novo problema ou simples teste. Sem o módulo, só um fio (que vem do módulo de injeção eletrônica) apresenta problema. Agora tenho que levar em um eletricista e ver qual o parecer que ele me dá.

    Já levei o módulo FLEX para a assistência técnica, eles deram uma revisada e refizeram algumas soldas "quebradas" ou "suspeitas", e assim que solucionar o problema do fio que vem do módulo de I.E., reinstalo o módulo flex.

    Não tenho o tempo necessário para a mão de obra de
    desmontagem/montagem, por isto precisei pagar um mecânico. Também não
    tenho o scanner, então a leitura fiz na oficina de um amigo
    especializado em injeção que só fez a leitura porque não queria se
    arriscar a colocar a mão neste carro "complexo" (segundo ele).

    Mão de Obra desmontagem/montagem (Edson careca) = R$70
    Limpeza e revisão completa em todos os 6 bicos = R$70
    Leitura no scanner (inclui teste nas bobinas, cabos e velas, e de
    pulso para os bicos) = R$40
    SUBTOTAL = R$180

    Nos conectores paguei R$20 (contando com algumas bugigangas que
    comprei junto) e amanhã (domingo, meu único dia de folga) finalizo o
    trabalho.

    Segue abaixo as referências:
    Mecânico Edson Careca (11)7821-7354
    Trabalha na garagem da casa dele, uma pessoa muito simples,
    inteligente e extremamente honesto. Seria um ótimo coordenador de
    mecânicos, se eu tivesse a oportunidade de abrir uma oficina.

    Injeção e carburação Reinaldo (11)6703-1005
    Levo meus carros e indico clientes para ele há 16 anos. Oficina
    pequena (3 box), trabalha com 2 ajudantes. Para melhorar, precisaria
    ser menos conservador, arriscar mais, principalmente na atitude de
    colocar a mão em veículos diferentes.

    Injetores Especiais PAP (11)4368-1551
    São extremamente especializados em tudo o que estiver relacionado a
    bicos injetores. Peças para injeção eletrônica, retrabalho e limpeza
    de bicos e bombas elétricas de nacionais e importados.

    Tô me sentindo um C.S.I. hehehe...

    Um abraço,

    Otávio Borges
    COLSHOP Colchões & Cia
    www.colshop.com.br
    (11)6104-3677; (11)9457-5538
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • #10
    Usuário Avatar de n0gs
    Entrada
    10/02/2006
    Local
    BH/MG
    Idade
    39
    Posts
    568
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por otaviofilho Ver Post
    Novidades na busca pela solução....

    Identifiquei qual cilindro estava falhando, desconectando um cabo por
    vez, mas (ATENÇÃO) tem que conectar um outro cabo no lugar, com uma
    vela na ponta devidamente aterrada, senão corre o risco de queimar o
    módulo de injeção. Desmontei o coletor, as velas estão excelentes
    (indicando boa queima nas câmaras que não estão falhando, sinal de
    que o motor está ótimo), e são as NGK PFR5J-11 (indicadas pela
    concessionária), com prata, e tem uma vida útil de pelo menos 60 mil
    km... Aí tem razão de serem caras (+- R$80 cada nomercado nacional;
    ou U$10 cada no site http://www.rockauto.com/). Os cabos e bobinas
    foram testados e estão ok. Fizemos também teste de centelhamento, e
    todas as saídas das bobinas estão enviando faíscas para as velas. O
    scanner não identificou nada de mais, além de cilindro falhando (o
    que eu já sabia). Os bicos foram levados para limpeza e testes de
    estancamento, vazão, etc, e estão perfeitos. Depois de tudo montado a
    falha continuava e a marcha lenta estava irregular, mas foi só um
    conector que vai embaixo da borboleta que esquecemos de plugar, e a
    marcha lenta ficou ok.

    Com o carro funcionando, verificamos no chicote que vai para os bicos
    se está indo pulso e matamos a charada, identificando problema em dois fios. Ontem refiz
    a instalação do módulo flex, desta vez colocando conectores
    (comprados ontem na Sta Ifigênia) para facilitar a eliminação do
    módulo em um eventual novo problema ou simples teste. Sem o módulo, só um fio (que vem do módulo de injeção eletrônica) apresenta problema. Agora tenho que levar em um eletricista e ver qual o parecer que ele me dá.

    Já levei o módulo FLEX para a assistência técnica, eles deram uma revisada e refizeram algumas soldas "quebradas" ou "suspeitas", e assim que solucionar o problema do fio que vem do módulo de I.E., reinstalo o módulo flex.

    Não tenho o tempo necessário para a mão de obra de
    desmontagem/montagem, por isto precisei pagar um mecânico. Também não
    tenho o scanner, então a leitura fiz na oficina de um amigo
    especializado em injeção que só fez a leitura porque não queria se
    arriscar a colocar a mão neste carro "complexo" (segundo ele).

    Mão de Obra desmontagem/montagem (Edson careca) = R$70
    Limpeza e revisão completa em todos os 6 bicos = R$70
    Leitura no scanner (inclui teste nas bobinas, cabos e velas, e de
    pulso para os bicos) = R$40
    SUBTOTAL = R$180

    Nos conectores paguei R$20 (contando com algumas bugigangas que
    comprei junto) e amanhã (domingo, meu único dia de folga) finalizo o
    trabalho.

    Segue abaixo as referências:
    Mecânico Edson Careca (11)7821-7354
    Trabalha na garagem da casa dele, uma pessoa muito simples,
    inteligente e extremamente honesto. Seria um ótimo coordenador de
    mecânicos, se eu tivesse a oportunidade de abrir uma oficina.

    Injeção e carburação Reinaldo (11)6703-1005
    Levo meus carros e indico clientes para ele há 16 anos. Oficina
    pequena (3 box), trabalha com 2 ajudantes. Para melhorar, precisaria
    ser menos conservador, arriscar mais, principalmente na atitude de
    colocar a mão em veículos diferentes.

    Injetores Especiais PAP (11)4368-1551
    São extremamente especializados em tudo o que estiver relacionado a
    bicos injetores. Peças para injeção eletrônica, retrabalho e limpeza
    de bicos e bombas elétricas de nacionais e importados.

    Tô me sentindo um C.S.I. hehehe...

    Um abraço,

    Otávio Borges
    COLSHOP Colchões & Cia
    www.colshop.com.br
    (11)6104-3677; (11)9457-5538
    a quanto está com este módulo FLEX? é o JFLEX?
    Ex Pajerão V6 3000 AT
    Ex Pajerinho V6 3000 MT
    Ex Vitara Canvas AT

  • #11
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Gutoxj98 >> qua a marca desta vela "Platinun 1 eletrodo"? sabe se serve nas Pajerinhos V6...

    Otaviofilho >> vc tentou alguma outra vela fora a original...

    P/ todos >> alguém já usou as velas de GM 6cc
    4X4 Brasil
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #12
    Usuário Avatar de otaviofilho
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    50
    Posts
    437
    Agradecimentos: 4

    Smile ...

    nOgs => O módulo que estou usando desde Maio/2007, com funcionamento bastante satisfatório, é o FLEXTRON (www.flextron.com.br). A instalação é super fácil, isto porque tem que cortar os fios do chicote já que os plugs que eles mandam não encaixam nos bicos por serem de padrão diferente. Já rodei uns 7 mil km no alcool, e na revisão feita nos últimos dias percebemos que não houve desgaste acentuado pelo uso do alcool nas velas e nos bicos. Lembro que a bomba de combustível eu troquei PREVENTIVAMENTE, logo após a instalação do módulo FLEX, para uma bomba própria para alcool. Troquei pouco depois o filtro de combustível também, pois ao começar a usar o alcool este "limpa" o tanque e toda sujeira acumula no filtro. Fora isto, tudo ok.

    Paulo => Se você está procurando velas baratas, então a ALTERNATIVA4x4 (www.alternativa4x4.com.br) tem para as Pajero V6 da marca DENSO a R$20 cada, liga lá e fala com o Cesar. Outra opção são as velas BERU, importada da Alemanha, pelo mesmo preço, que podem ser encontradas em uma importadora de auto-peças em Santo André/SP, tel (11)4427-5909, fala com o CARECA. Na minha V6 3.5 para trocar as velas é preciso desmontar o coletor de admissão, um trampo razoavelmente complexo, tendo em vista que as velas ficam na parte superior, sem acesso nenhum a elas ou aos cabos... Já nas V6 3.0 as velas ficam na lateral do motor, local de difícil acesso, mas é possível trocá-las sem ter que desmontar nada, só é preciso algumas ferramentas pouco convencionais, alongadores, etc... Por esta razão, como minhas velas foram verificadas e estão novas, e são as de preço "salgado", devem ter uma vida útil ainda de pelo menos 50 mil km... Pelo trampo que dá para trocar as velas no motor 3.5, eu não colocaria velas que custam 1/4 do preço, mas que também duram 1/4 de vida, pois isto multiplica por 4 o custo com Mão de Obra para a troca das velas...
    Otavio-NCABC-PU2YBF
    Atuais: Mahindra SUV 09, CJ-5 66
    Antes: Niva 95; Rural 72; Band 63; Pajero Full 98, L200 97, Pajero Sport 04, IO 00

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade