x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 48
  • #25
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56



    Melo, recomendo fortemente instalar um termômetro digital. Fiz isso quando tive uma Sport 2010 e fiz uma expedição para o Atacama, já que tinha medo do 2.5 ferver subindo a cordilheira dos Andes e fritar um cabeçote a 3000 km de casa.
    Enquanto o termômetro digital variava mais de 20°C aquele picaretinha do painel nem se mexia.

    O termômetro que usei foi esse:
    Marcador Digital De Temperatura Do Motor Fixacao por Ima

  • #26
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    O tópico onde a galera falou do sistema com injeção de Metanol e H20 foi este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-bi-turbo.html (MB-914 Bi-Turbo). Da uma olhada lá o Felipe que implantou na Band dele, vou anexar umas fotos do motor e do painel dele, mas o kit dele não é feito em casa, pelo que entendi o kit dele atua com sensores das turbinas (o motor dele é bi-turbo) e temperatura do escapamento, assim ele dosa a quantidade de álcool x metanol / etanol a ser injetada na admissão. Olha as fotos ai


    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5168.jpg
    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5171.jpg
    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5174.jpg

    Agora, muito importante o que o Walter disse, não vacile e não ponha todo o trabalho do seu projeto a perder, os termômetros auxiliares são importantes, o meu me salvou há coisa de 1 mês quando uma mangueira de 10mm rompeu e perdi água, antes da temperatura chegar a 75ºC parei a viatura (subiu mais rápido que o conta-giros, percebi o comportamento estranho na hora). Entendo que todos queremos o melhor dos mundos e isto implica em mais dinheiro para tanto, contudo, há alguns que são muito baratos e você pode fazer em casa a instalação (há alguns com sensor tipo "parafuso" que você instala na flange da Termostática) este tipo de solução e barata e depois pode ser substituída.
    Boa sorte e boa empreitada.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #27
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Melo, recomendo fortemente instalar um termômetro digital. Fiz isso quando tive uma Sport 2010 e fiz uma expedição para o Atacama, já que tinha medo do 2.5 ferver subindo a cordilheira dos Andes e fritar um cabeçote a 3000 km de casa.
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Enquanto o termômetro digital variava mais de 20°C aquele picaretinha do painel nem se mexia.

    O termômetro que usei foi esse:
    Marcador Digital De Temperatura Do Motor Fixacao por Ima

    Vou colocar sim, aquele EVO digital da prosport. mas 20ºC!?! nao é muito pra variar e o ponteiro nao mexer n?? o meu da pra ver a variação. qnd a mangueira que esfria a egr estourou e o ponteiro ficou um pouquinho acima da metade ja desliguei o carro na hora. dai qnd abri o capo ja deu pra ver ela cuspindo agua.

  • #28
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    O tópico onde a galera falou do sistema com injeção de Metanol e H20 foi este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-bi-turbo.html (MB-914 Bi-Turbo). Da uma olhada lá o Felipe que implantou na Band dele, vou anexar umas fotos do motor e do painel dele, mas o kit dele não é feito em casa, pelo que entendi o kit dele atua com sensores das turbinas (o motor dele é bi-turbo) e temperatura do escapamento, assim ele dosa a quantidade de álcool x metanol / etanol a ser injetada na admissão. Olha as fotos ai


    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5168.jpg
    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5171.jpg
    Aumento de potencia L200/Pajero 4d56 na pratica!-img_5174.jpg

    Agora, muito importante o que o Walter disse, não vacile e não ponha todo o trabalho do seu projeto a perder, os termômetros auxiliares são importantes, o meu me salvou há coisa de 1 mês quando uma mangueira de 10mm rompeu e perdi água, antes da temperatura chegar a 75ºC parei a viatura (subiu mais rápido que o conta-giros, percebi o comportamento estranho na hora). Entendo que todos queremos o melhor dos mundos e isto implica em mais dinheiro para tanto, contudo, há alguns que são muito baratos e você pode fazer em casa a instalação (há alguns com sensor tipo "parafuso" que você instala na flange da Termostática) este tipo de solução e barata e depois pode ser substituída.
    Boa sorte e boa empreitada.
    Estou pensando em botar esse sistema antes mesmo de chipar. é muito mais seguro alem de diminuir a temp. da EGR. Prefiro tomar todas as medidas preventivas antes de chipar. a proxima facada vao ser os manometros (Pres. Turbina, Temp. Agua e temp. EGT). Dai faço o sistema de injeção e por fim o chip.

    Aquele Sprint Boster eu cortei do projeto. andei pesquisando evi que ele funciona como um encurtamento do acelerador....

  • #29
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Depende de onde é instalado o sensor de temperatura.
    Eu coloquei fixado na superfície do cabeçote, onde as variações ocorrem mais rápido, conforme o esforço do motor.
    O mesmo termômetro está hoje no meu Troller e varia de 93 a 110º sem alteração no ponteiro do painel.
    De alguns anos para cá, quando os instrumentos passaram a ter motor de passo, as fábricas fazem essa picaretagem de programar o termômetro para ficar estável dentro de determinada faixa de temperatura. Tive uma TR4 que parecia que o painel era de velotrol de criança, com o termômetro fixo na mesma posição na cidade, na estrada, subindo serra, descendo serra, etc...

    Citação Postado originalmente por rmelo87 Ver Post
    Vou colocar sim, aquele EVO digital da prosport. mas 20ºC!?! nao é muito pra variar e o ponteiro nao mexer n?? o meu da pra ver a variação. qnd a mangueira que esfria a egr estourou e o ponteiro ficou um pouquinho acima da metade ja desliguei o carro na hora. dai qnd abri o capo ja deu pra ver ela cuspindo agua.

  • #30
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Varia sim em 20C com muita facilidade, o meu eh de mercúrio que vai no fluido, a leitura eh muito precisa e vejo que eh uma reta andando em marcha baixa com giro em 1.500 rpm mesmo em um dia quente a temperatura cai no mínimo uns 5C.
    Esse sistema de injeção de metanol h2o não vai refrigerar seu motor ele vai impedir que a sua temperatura salte quando acionado / exigido, outra questão eh que os tanques senão me engalo são de 20 ou 30 litros, ou seja, não da muita coisa eh para uso pontual.

    Se for instalar o termômetro faça como o Walter e coloque no cabeçote, tem gente que usina e coloca direto na canaleta de água, dentro do cabeçote, fica show assim
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #31
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    A vantagem do termômetro na superfície metálica é que ele não depende da água para funcionar. Se estourar uma mangueira e perder água muito rapidamente, o termômetro que estava imerso na água não vai acusar aumento de temperatura, enquanto o de superfície vai soar um alarme sonoro, dando tempo de parar e salvar o motor.

    Na Camper eu tenho um Cronomac de "mercúrio" (na verdade não existe mais nenhum de mercúrio, que foi substituído por outra química) instalado no lugar do original, na água logo acima da válvula termostática. Uma vez, numa trilha, uma mangueira grossa rompeu-se e perdeu toda a água do radiador de uma só vez. O original do painel e o Cronomac começaram a cair a temperatura e eu rodei uns 5 km sem perceber que tinha algo errado. Até que a temp caiu demais e o motor começou a feder queimado, então eu parei para olhar e ví que estava sem água. Por sorte o cabeçote do motor 14B é de ferro e, por isso, não teve nenhuma consequência.
    Portanto, quem tem o termômetro com sensor imerso na água, deve desconfiar quando perceber uma diminuição anormal da temperatura, pois sem água ele não sente o aquecimento.

  • #32
    Usuário
    Entrada
    17/06/2015
    Local
    Ilhéus/BA
    Idade
    39
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Ola.voce pode dar mais detalhes como foi feita os furos no bloco para aumentar a passagem dq agua?? Foi necessário outra adaptação? Grato

  • #33
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por joaorafaeldp Ver Post
    Ola.voce pode dar mais detalhes como foi feita os furos no bloco para aumentar a passagem dq agua?? Foi necessário outra adaptação? Grato
    Cara, so pedi pra aumentar no limite da passagem da junta. O canal no bloco é redondo e na junta é oval. bota a junta em cima do bloco e aumenta no limite que ela permitir.

    Ainda assim, a alteração mais eficiente que fiz pra resfriamento foi a ventoinha auxiliar. Mesmo com o aumento do canal de agua no bloco, se a ventoinha do ar falhar, o carro vai esquentar parado.

  • #34
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Melo, como está o comportamento do Pajerão depois de quase 1 ano das modificações?

  • #35
    Usuário
    Entrada
    15/07/2016
    Local
    Recife/PE
    Idade
    37
    Posts
    17
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Melo, como está o comportamento do Pajerão depois de quase 1 ano das modificações?
    Cara, so maravilhas. A minha nunca esquentou, porem testei uma vez andar com a ventoinha do ar desligada pra ver como ela se conportava. Após um bom tempo de engarrafamento a temperatura começou a subir e o ar começou a ficar quente. Sou e dai que os furos no bloco nao era o suficiente. E que o real problema desses carros esta no ar condicionado. Re liguei a ventoinha e instalei uma auxiliar na frente do radiador de oleo. Dai em diante o ar condicionado ficou mais eficiente e o ponteiro da temperatura quando varia é da metade pra baixo. De la pra ca ja viajei mais de 600km em velocidade entre 140/160km/h. Nenhuma variação de temperatura. Também ja peguei engarrafamentos de mais de 2h. Sem variação de temperatura tb.
    Quanto ao desempenho, com a pressurizaçao da turbina com canos de inox ela ficou mais esperta. Ainda um pouco fraca entre 1000 a 2000rpm. Porem qnd chega em 2500 ela da um coice, chega ate cantar pneu. Acredito que ainda nao acertei na regulagem da geometria da turbina.
    quanto a economia, revrsti a tubulação fria do ar com manta térmica. O ar ta gelando muito mesmo no mínimo. Então no modo automático o compressor esta desligando com mais frequência. Estou fazendo perto de 9km/l na cidade e ja passei de 11km/l na estrada. Logico que dirigindo com calma.... Pisando ela bebe como nunca

  • #36
    Usuário
    Entrada
    29/04/2016
    Local
    Itabuna/BA
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rmelo87 Ver Post
    Galera tirei o carro faz dois dias. Ficou muito bom!!!! lembrando que ate agora so fiz as modificacoes de arrefecimento, o trabalho nas galerias de água do bloco e o comando de valvulas.
    Senti que o carro ta mais nervoso nas baixas, deve ter aumentado somente uns 5 a 7 HP no maximo... mas o torque deve ter subido muito!! qnd ta subindo ladeiras parece que ta no plano!
    Reparei que to pisando bem menos no transito do dia dia.. pisar mais um pouco ja levanta a frente.
    Proximo passo vai ser um chip, mas primeiro vou andar uns 10mil km so pra ter certeza que ta tudo ok. Vou dar uma pesquisada tb desse água/etanol na injeçao... quem sab n entra no projeto.

    Quanto a temperatura: Esta trabalhando com o ponteiro 0.5mm abaixo da metade. nao sobe de jeito nenhum.... ja pisei um bocado, ate subindo ladeira e ele n mexe.

    A capa termica da turbina coloquei T2, mas acho que a T3 caberia melhor. e tem que furar a capa para que ela caiba direito.. deu muiiiito trabalho pq nao consegui desconectar a turbina do escape..... mas funciona! da pra botar a mao na turbina! e o cofre do motor realmente fica mais frio.
    passei termotape no coletor de exaustao tb. como ele nao é dimensionado tive que usar cola de junta de motor pra fixar ele. o termotape foi ate o dissipador de escape, nao botei todo pq acabaram as presilhas... deu pra perceber que o calor no painel central diminuiu
    Segue algumas fotos importantes:
    Prezado, muito boas as informações. Quanto custou esses serviços iniciais?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Aumento de potência no motor da Pajero
      Por Murilo de Lima Pagels no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 17/07/2021, 21:58
    2. Aumento de Potencia no 3.0 V6 - 6G72
      Por Pajero GLS no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 15/09/2009, 12:28
    3. aumento de potência
      Por davidss6 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 23/03/2009, 13:41

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade