x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 55

Tópico: Flex ou diesel?

  • #37
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93



    Citação Postado originalmente por MarcoAG Ver Post
    E esse assunto é sempre discutido com extremismos. Eu tive ranger a gasolina 4 cilindros e ela NUNCA fez 4 a 5 km/l na cidade como foi citado lá atrás, minhas medidas na cidade sempre ficaram proximas de 7,5 km/l na gasolina. Na pista fazia 10 km/l andando a 100 - 110. Assim como diesel fazer 12 km/l é irreal, só faz isso 100% na rodovia andando a 100 - 110 km/h sem transito, o que não é o que acontece na media, não é sobre essa média que você paga a conta no fim de um ano.
    O que acontece é que na média mensal o diesel vai fazer 8,5 km/l (meu HR não faz mais que 8 no trabalho, cidade-estrada-terra) e gasolina 7,5 km/l, o que representa alguma economia no combustível, mas que no meu modo de ver, na minha experiencia, não compensa, prefiro gastar um pouco mais e ter um veículo que eu invisto menos, mais barato de arrumar, com mecanicos e peças em qualquer lugar.
    Isso no meu caso que rodo 3000 km/mes.
    Boa tarde Marco. Concordo contigo, mas tudo isso é devido ao preço do diesel estar próximo ao preço dá gasolina, principalmente se compararmos esta última ao preço do diesel S10, exigido nos motores diesel modernos. Se o diesel custasse metade do preco da gasolina, como no passado, não estaríamos discutindo isso aqui agora.ABS. Valter
    4X4 Brasil

  • #38
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por MarcoAG Ver Post
    E esse assunto é sempre discutido com extremismos. Eu tive ranger a gasolina 4 cilindros e ela NUNCA fez 4 a 5 km/l na cidade como foi citado lá atrás, minhas medidas na cidade sempre ficaram proximas de 7,5 km/l na gasolina. Na pista fazia 10 km/l andando a 100 - 110. Assim como diesel fazer 12 km/l é irreal, só faz isso 100% na rodovia andando a 100 - 110 km/h sem transito, o que não é o que acontece na media, não é sobre essa média que você paga a conta no fim de um ano.
    O que acontece é que na média mensal o diesel vai fazer 8,5 km/l (meu HR não faz mais que 8 no trabalho, cidade-estrada-terra, 500kg de carga) e gasolina 7,5 km/l, o que representa alguma economia no combustível, mas que no meu modo de ver, na minha experiencia, não compensa, prefiro gastar um pouco mais de combustivel e ter um veículo que eu invisto menos, mais barato de arrumar, com mecanicos e peças em qualquer lugar. Pago feliz um pouco mais na conta do posto de gasolina pra não receber orçamentos de 10.000 reais pra trocar um cabeçote diesel.
    Isso no meu caso que rodo 3000 km/mes e moro no interior de SP.
    Com essas médias não tem nem o que discutir, eh alcoolina mesmo, mas, cabe um adendo, apesar de ser um defensor atual do uso da gasolina ao invés do diesel, digo que a média de motor diesel varia muito, principalmente os de baixa cilindrada, o meu 2.0 fazia 10,5 km/l na cidade andando com o ac ligado, e a 13,5 na estrada. Mas mesmo assim com o preço atual do diesel não rola.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #39
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Com essas médias não tem nem o que discutir, eh alcoolina mesmo, mas, cabe um adendo, apesar de ser um defensor atual do uso da gasolina ao invés do diesel, digo que a média de motor diesel varia muito, principalmente os de baixa cilindrada, o meu 2.0 fazia 10,5 km/l na cidade andando com o ac ligado, e a 13,5 na estrada. Mas mesmo assim com o preço atual do diesel não rola.
    Segundo comentários de usuários aqui do fórum a Renegade diesel chega a fazer 17 km/l. Aí não há o que discutir, haja vista que a RN flex, além de não ser 4x4, não passa de 10 km/l. Abs

  • #40
    Usuário
    Entrada
    26/05/2016
    Local
    Xangri-lá/RS
    Posts
    58
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER Ver Post
    Segundo comentários de usuários aqui do fórum a Renegade diesel chega a fazer 17 km/l. Aí não há o que discutir, haja vista que a RN flex, além de não ser 4x4, não passa de 10 km/l. Abs
    Bah, o Renegade é um caso à parte...

    Apesar de que, o cara que faz 17km/l no diesel, fará 12km/l na gasolina.

    Sendo o veículo diesel o dobro do preço do mesmo versão à gasolina, para quem só quer o carro para passear por aí...

    ????

    Att.
    4X4 Brasil

  • #41
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER Ver Post
    Segundo comentários de usuários aqui do fórum a Renegade diesel chega a fazer 17 km/l. Aí não há o que discutir, haja vista que a RN flex, além de não ser 4x4, não passa de 10 km/l. Abs
    Poxa Valter quer comparar o motor da minha Sportage com o ultra moderno do RN? Sem contar que o RN que faz 17 km/l é o AT com cambio de 9 marchas, neste caso o cambio faz muito mais diferença que o motor.

    Além de tudo o que o nosso amigo Realbulldog disse, quanto custa o RN diesel versos o RN gasolina? só tirando essa diferença na compra deve levar uns bons anos para compensar o preço e no mínimo empatar o investimento, quando for compeçar a ter o lucro vai começar a ter as manutenções pesadas e neste caso da 0x0.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #42
    Usuário Avatar de americo_mattar
    Entrada
    28/08/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    176
    Agradecimento: 1
    Acompanhando o tópico, excelente discussão. Analisando a possibilidade de uma Pajero full, com mesmo dilema se gasolina ou diesel.
    Pajero Full 2011 Diesel 4p
    ex:SW4 2001 Turbo Diesel 4p, Traker 2.0 2009

  • #43
    Usuário
    Entrada
    31/05/2009
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Pois é, o preço do diesel não é mais o de outrora.
    Mas eu acho que tem outro fator que tem tornado o diesel um motor menos vantajoso: O custo de manutenção quando da alguma zebra.
    Ok, quem compra zero e roda até 100 mil km e depois troca, pouco vai ter que gastar na oficina, salvo algum azar. Mas e quem anda muito e vai rodar 300 mil km com o carro? Orçamentos na oficina de 10 mil reais são comuns nesses diesel atuais. Ou muito mais altos. Uma pesquisa no google mostra casos de Amarok tendo que trocar motor pela bagatela de 50 mil reais.
    E vai complicar, porque as cabine simples flex não são mais fabricadas, a ultima era a S10 que parou em 2016. Cabine simples agora só tres opções, S10, Hilux e Amarok, todas as três diesel.
    Então daqui 6 anos o dono do pet shop que precisar de uma picape para entregar ração, ou pega uma flex cabine simples de sete anos de uso, que em 99% dos casos tá um bagaço, ou vai pra uma diesel que custa 70 mil reais com dois anos de uso e ele não tem condições de investir tudo isso.
    Vai ter que entregar ração de Stradinha, espero que ela aguente o tranco.
    4X4 Brasil

  • #44
    Usuário
    Entrada
    26/05/2016
    Local
    Xangri-lá/RS
    Posts
    58
    Agradecimento: 1
    Flex ou diesel?-2015-chevrolet-coloradoz71-008-1.jpg

    Uma cabine estendida, motor 2.5, câmbio automático seria ideal para meu caso para uso comercial e particular!

    No Brasil até fabricam uma versão a diesel da mesma para exportação para Tailândia, etc.

    Por enquanto fico aqui desejando e optando por outras configurações...

  • #45
    Usuário
    Entrada
    25/04/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    47
    Agradecimento: 1
    Boa tarde, muito bom o tópico. Muito importante ver vários pontos de vista antes de tomar uma decisão. Muito importante divergir as opiniões, sem divergir das pessoas. Cada um tem o seu ponto de vista, os seus prós e contras. Li todos os posts e gostaria de adicionar um ponto de vista, sobre os carros a gasolina turbo; realmente ficaria mais interessante a primeira vista, porém, deve se ter em mente, que a durabilidade desse motor não vai ser a mesma e consequentemente a depreciação será mais forte.
    Acredito, que hoje em dia, é muito mais uma questão subjetiva e de paixão, que realmente técnica, pois está muito parelho em termos de valor; o diesel dilui o custo inicial com o tempo, porém com custo de manutenção superior (poderia enumerar N fatores, negativos e positivos) e na gasolina, o custo inicial é menor, porém o custo sobe muito com o tempo, pelo fato do combustível/autonomia e depreciação, com custo de manutenção menor (poderia enumerar N fatores, negativos e positivos). Acho que cada um deve optar pelo que é mais importante e a resposta vai aparecer naturalmente.

  • #46
    Usuário
    Entrada
    20/11/2017
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    5
    Agradecimento: 1
    Pessoal,

    Realmente esse negócio de Flex x Diesel dá pano pra manga. Eu já estive dos dois lados e agora estou de Flex.

    Sebe qual é o principal problema dessas dúvidas intermináveis sobre Flex ou Diesel? É que a maioria das pessoas que tem esta dúvida estão saindo de carros menores (sedans e hatches) para pickups médias.

    Na maioria das vezes eles querem escolheram caminhonete por uma decisão muito mais subjetiva (vinculada ao gosto pessoal), do que lógica (vinculada á necessidade). Olha eu não sou contra não. Cada um compra o veículo que quiser com a grana que tem. Se o cara gosta de pickup. P***a! Compra pickup e vai ser feliz.

    Agora quando o camarada começa com perguntas do tipo Flex ou Diesel, em 99% dos casos ele não está analisando a questão do ponto de vista lógico da necessidade e sim do ponto de vista econômico. No fundo ele sabe (ou finge que não sabe) que vai gastar um mais grana para manter. Obvio! Quanto mais capital empregado na aquisição, maiores serão os custos de manutenção. E não digo apenas a manutenção que fazemos na oficina. Impostos, seguro, pneus, acessórios, etc, serão mais caros se comparados aos carros menores. Claro! Carro popular não tem esse nome atoa, e não é atoa que não existe "Frontier 1.6 City".

    Vai gastar mais grana sim! Quando era aluno os professores diziam: "Não misture bananas com laranjas!"

    Pickups foram feitas para o trabalho. Lembram das primeiras? Eram cabines simples com motores truculentos á diesel ou V6 á gasolina (C10, D10, C20, D20, F100, F1000). Obviamente a necessidade urbana adaptou estes veículos para o uso familiar. Quem aí lembra das cabinadas com fibras, tipo Souza Ramos. Nascia ai um nicho de mercado no Brasil. Pick-up ideal para levar a família, os amigos vão juntos na pescaria, etc e tal.

    No meio do caminho... Os carros 4 portas ganharam o gosto dos brasileiros e as montadoras começavam a lançar suas pickups com 4 portas de fábrica. Sucesso total! Quando a Hilux de visual novo apareceu... boooom. O mercado de pickups explodiu. Uma corrida desenfreada de todas as montadoras para atrair seus clientes para carros caros e que sem sombra de dúvida, tem as melhores margens de lucro sobre os modelos menores. "Bobinho... Vc acha que o custo de fabricação de um carro sobre chassis é maior que o de um carro monobloco?" É maior sim, só que a margem de lucro é muito maior sobre este tipo de veículo também.

    O mais interessante é que as montadoras sabem disso. Seus clientes que antes compravam carros sedans de luxo agora estão migrando pra caminhonetes musculosas á diesel. Eles carregam peso? Perguntou o desavisado. Não! Mas com este tipo de carro eles dirigem em uma posição mais alta e influenciados por aqueles comerciais com musica de filme de gladiador e trilhas off road, a gente transforma nosso cliente em super piloto de rally.

    Uau! Que sacada. Estamos vendendo mais do que o que fisicamente vocês compram. Estamos vendendo super poderes, com um adesivos Turbo, 4x4, pneus mistos e ainda cobramos por isso. Ah! Vale dizer que é diesel. No Brasil diesel no transito urbano significa status. Já para os frotistas, caminhoneiros, ou o "Seu Zé", que carrega mais de 500 kg de saco de ração para fazenda dela lá no pé do morro, significam necessidade. Esses últimos não vão pagar pelo status. O negócio deles é o custo x beneficio.

    Já que os clientes que estão vindo para este segmento são ex donos de carros sedans de luxo. Que tal se a gente "amansar estas pickups". Cambio automático, 20 ABS, suspensão suave e macia, injeção eletrônica, motores mais silenciosos. Agora sim. Pegamos um brucutu que nasceu na roça, acostumado acordar cedo, apartar o rebanho, cortar lenha e que "mal mal" sabe ler e escrever e demos um banho de loja, com roupas de grife e perfumes caros para pessoas exigentes.

    Hoje pickups assim são muito resistentes, porque não são exigidas para a finalidade que foram projetadas. Eu acho até que elas estão é perdendo essas características para atender ao novo perfil do cliente final. Não vai demorar para essas pickup virem com itens de conveniência como porta trecos na caçamba para colocar a sacola de compras ou coisa do tipo.

    Mas contra isso não há argumento. É fato. O publico de pickups mudou. É outro. Realmente Hilux não quebra nunca, quem vai tacar mais de 140 mil reais em uma transamazônica.... Realmente são poucos. Talvez por este motivo os motores flex vendem bem nessas pickups. Esses sim, são domesticados de fábrica. Para quem vai fazer trechos urbanos e rodar pouco... OPA OPA OPA... Pouco quanto? Menos de 100 km (pouca ou nenhuma carga) por dia. COMPENSA SIM. Economicamente falando, não encontrei quem comprovasse para mim que a Diesel seja melhor.

    Bom eu escrevi essa história toda só pra dizer o seguinte:

    Pickup Flex ou Diesel?

    Faça a pergunta abaixo:

    Eu preciso de pickup ou eu quero uma pickup?


    Se a resposta for eu preciso porque a pickup é para trabalho e será um ativo e não um passivo. Vai de diesel!

    Se for porque vc quer: Siga seu coração e compre o que vc gosta. PQP, vc só tem uma vida então compra o que vc gosta.

    Ah mas eu tenho pouca grana!! Vai rodar em trecho urbano e abaixo de 100 km por dia. É flex! Carro a diesel é econômico na bomba de combustível, somente! A alegria do dono de pickup diesel acaba na oficina e no seguro.

    Depreciação?? Faça as contas:

    Olha o valor de uma pickup zero e olha o valor dela na tabela Fipe com 2, 3, 4, 5 anos de uso. A grana que o cara vai ter que desembolsar para comprar uma outra nova vai ser maior para quem optou pelo diesel na compra e na revenda.

    Abraços!!

  • #47
    Alaskan, belíssima explanação.

    Acho que agora a definição da escolha Flex ou Diesel deve ter sido resolvida, ou ficou beeeeemmmmm mais fácil fazer a escolha.

    Eu li este post agora por inteiro e até este momento na minha cabeça, a resposta era: SIM QUERO UM DIESEL PORQUE EU QUERO UM DIESEL.

    Confesso que fiquei tendencioso agora para o Flex. Minha TR4 faz 7km/l cidade e 9-10 km/l na estrada. Sem forçar muito e com a família ( 4 pessoas ).

    Só que ela agora está pequena pra nós viajarmos em 4 ( 2x por ano na Canastra ) e penso em um maior.

    Assim, em relação a combustível vou gastar a mesma coisa, mas com espaço bem maior (Pajero dakar ou Full).

    Então, a todos os colegas acima, obrigado pelas colocações em nível MUITO elevado.

    GRande abraço

  • #48
    Usuário Avatar de SavioBatista
    Entrada
    04/08/2015
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    42
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    Segundo comentários de usuários aqui do fórum a Renegade diesel chega a fazer 17 km/l. Aí não há o que discutir, haja vista que a RN flex, além de não ser 4x4, não passa de 10 km/l. Abs
    Temos um RN Trail, está com 7 mil km e nunca consegui fazer essa média na estrada, andando a 120 e 130 o maximo que fez foi 12,5km/l.
    ASX AWD 2015 / Pajero Dakar 2013 3.2
    Membro: Pajero Dakar Clube (Facebook)
    FORTALEZA-CE

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sw4 Flex, Sw4 diesel ou Sorento
      Por Rafael Pessoa no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 3
      Última resposta: 18/05/2013, 14:45
    2. S10 Flex ou Diesel
      Por guidojunior no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 64
      Última resposta: 11/04/2010, 19:29
    3. Diesel ou flex?
      Por carioca10 no fórum Picapes
      Respostas: 36
      Última resposta: 05/12/2009, 10:21
    4. GNV/Diesel: Bosch DG Flex
      Por carioca10 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/10/2008, 09:15

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade