x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 55

Tópico: Flex ou diesel?

  • #13
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74



    Citação Postado originalmente por realbulldog Ver Post
    ... Enasor ... faltou incluir o valor da diferença do investimento entre os dois bens de consumo ... R$ 18.448,00 ... caso do colega decidir adquirir uma L200 a diesel ...

    ... Glaicon ... IPVA ... onde for 4%, R$737,92, uma diferença menor, porém considerável ...

    ... tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo.
    Muito inteligente e perspicaz a sua observação, meu caro amigo realbulldog ...

    Mas, na minha análise, propositadamente, eu não coloquei esse investimento da diferença de R$ 18.448,00 no mercado financeiro ... Vou tentar explicar o motivo: Conforme explicitei, quando for revender o seu veículo, o proprietário do veículo movido a gasolina receberá ofertas de valores abaixo do tabelado na FIPE, enquanto que o proprietário do movido a diesel receberá propostas mais próximas do tabelado na FIPE (isso para não dizer que alguns, apesar da crise econômica, conseguem vender por valor superior à FIPE) ... e, ainda, há que se contemplar a perda pelo tempo de espera para a revenda do veículo movido a gasolina, bem superior ao tempo de espera para a revenda de um diesel. Digo isso, porque tenho um amigo tentando vender, há pelo menos um ano, um 4x4 à gasolina, muito bem cuidado, diga-se de passagem ... apesar de tudo, tem se mantido resistente às propostas aviltantes que tem recebido ... nessa hora a famosa lei da "oferta x procura" é implacável ... imagine o que ele já perdeu nesse tempo todo, só em razão da depreciação ... isso, sem contar a perda em razão de deixar de reaplicar o dinheiro da venda nesse período ... por outro lado, tenho aquele amigo de trabalho que citei no meu post anterior, proprietário da L200 Outdoor 2010 movida a diesel ... tem “fila de espera” aqui no meu trabalho, só aguardando ele “abrir a boca” para ficar sem ela ... isso, sem contar outro amigo daqui, que tem uma SW4 2012, também movida a diesel, também tirada zerada ... esse, uma vez falou em vendê-la, e não teve mais sossego para trabalhar em paz ... eu mesmo fui um dos que lhe causaram "aborrecimentos" ... e, juro, naquela oportunidade eu queria lhe pagar acima da FIPE ... portanto, tudo isso dilui o pequeno ganho financeiro daquela diferença aplicada no mercado financeiro pelo comprador do veículo movido a gasolina ... eis a razão pela qual não contemplei isso na minha análise ... mas, você tem absoluta razão ... eu deveria ter contemplado esse detalhe, porém, a análise iria ficando cada vez mais complexa, não é mesmo???!!!!! ... de qualquer forma, o importante mesmo é que estamos ajudando a nortear o caminho de nosso amigo Gederson, para que o "tiro" dele não seja "tão no escuro" assim ... rsrsrs ... este é o diferencial deste fórum ...

    Quanto à sua observação ao amigo Glaicon ... veja que a maior diferença de IPVA diz respeito à alíquota de 4% (R$ 732,92) ... ainda assim, se contemplados taxa de licenciamento e DPVAT, acredito que o somatório dos dispêndios para licenciamento não extrapole o valor da diferença de R$ 1.000,00 que foi contemplado em minha análise ...

    E lembrando: O enfoque foi uma picape L200 Triton HPE ... cada caso, é um caso, e devemos tomar cuidado para não generalizar ... por exemplo, uma SUV Land Rover Discovery 3 há que ser analisada sob outro ângulo, e sob outros números ... e assim por diante ... com todo o respeito, permita-me "roubar" sua inteligente citação: " ... tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo ..."

    Forte abraço e muito obrigado pelas observações ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #14
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por realbulldog Ver Post
    Bom dia!

    Agradeço ao colega Enasor por expor a sua análise, ajudou a incluir mais alguns detalhes para facilitar a racionalização da escolha para quem estiver em dúvida.

    Porém, na minha modesta opinião, faltou incluir o valor da diferença do investimento entre os dois bens de consumo, que acho importante na análise.

    O investimento inicial seria de R$ 18.448,00 maior no caso do colega decidir adquirir uma L200 a diesel.

    Caro colega Glaicon, mesmo o IPVA sendo igual, o veículo que custar mais, por motivos óbvios vai pagar mais de IPVA, no caso R$ 18.448,00 x 2%= R$ 368,96 a mais na diesel para o Estado de Santa Catarina. Onde for 3%, R$ 553,44, onde for 4%, R$737,92, uma diferença menor, porém considerável.

    Claro, tudo depende da aplicação e uso que o proprietário pretende para o veículo.

    Att.
    Realmente apesar da grande analise dos colegas, faltam alguns itens que geram diferenças, inclusive pequenas como na manutenção básica litros/valor óleo cárter gasolina x diesel, filtro de combustível/ar/óleo, se for mais afundo em manutenção preventiva/reparativa no longo prazo ainda tem velas, bobinas, bomba, catalizador, sondas, sensores X velas, egr, dpf, sondas, sensores, injetora, bicos, bombas, turbo, etc. ai já não são mais detalhes de modelo a modelo, já é coisa paesada que a médio longo prazo oneram bastante, mas ai o sujeito se descabela e não sabe pra onde correr, no frigir dos ovos vai muito da necessidade/uso de cada um e km/ano, outro detalhe que cada região tem suas particularidades, aqui por exemplo sempre vendi meus veículos gasolina em media 8% acima da fipe (mais pelo zelo/procedência que pelo combustível) e os diesel bem zelados ficam na média 10% acima da fipe, isso particular x particular, se tiver mau cuidado usasse a fipe como base e desconta tudo o que fazer pra levantar a maquina.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #15
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Realmente apesar da grande analise dos colegas, faltam alguns itens que geram diferenças, inclusive pequenas como na manutenção básica litros/valor óleo cárter gasolina x diesel, filtro de combustível/ar/óleo, se for mais afundo em manutenção preventiva/reparativa no longo prazo ainda tem velas, bobinas, bomba, catalizador, sondas, sensores X velas, egr, dpf, sondas, sensores, injetora, bicos, bombas, turbo, etc. ai já não são mais detalhes de modelo a modelo, já é coisa paesada que a médio longo prazo oneram bastante, mas ai o sujeito se descabela e não sabe pra onde correr, no frigir dos ovos vai muito da necessidade/uso de cada um e km/ano, outro detalhe que cada região tem suas particularidades, aqui por exemplo sempre vendi meus veículos gasolina em media 8% acima da fipe (mais pelo zelo/procedência que pelo combustível) e os diesel bem zelados ficam na média 10% acima da fipe, isso particular x particular, se tiver mau cuidado usasse a fipe como base e desconta tudo o que fazer pra levantar a maquina.
    Tens absoluta razão, meu caro amigo Arildo ...

    No caso em questão, se perda na revenda em razão dos fatores contemplados não forem fatores relevantes para o usuário, não há nem o que pensar ... gasolina “na cabeça”!!!!! ... tomo a liberdade de “roubar” as palavras de nosso amigo dojao campeão: “para passear a flex é mais "gostosa", mais ágil e mais silêncio” ... Tem gente que, verdadeiramente, privilegia isso acima de tudo, relegando perdas financeiras ao segundo plano ... portanto, é isso aí mesmo que você comentou: “vai muito da necessidade/uso de cada um e km/ano” ... eu, por exemplo, se a perspectiva de perda financeira na revenda não fosse problema, com certeza, estaria montado num Full a gasolina ... mas, veja o que acontece na realidade ... veja, no “link” abaixo, que o nosso nobre colega ficou 7 (sete) meses esperando para vender um maravilhoso Full a gasolina (lindo mesmo!!!!! ... e novinho ainda) ... se leres com atenção, verás que, num determinado momento, ele próprio chegou a oferecer um desconto de 20% do valor da FIPE ... se fosse um diesel, com certeza, isso não aconteceria ... pergunte ao nosso amigo Glaicon, que acabou de adquirir um Full diesel, também 2008, se ele teve essa "moleza" na compra do dele???!!!! ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...pe-2008-a.html (vendo pajero full hpe 2008)

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #16
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Resumindo, vai do bolso e gosto de cada um.
    Não entrarei em conversas tensas sobre esse ou aquele tipo de combustível.
    Estou na quarta marca de veículo 4X4 e sempre vem à tona esse tema, muitas vezes beirando a deselegância.
    Paro por aqui.
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Resumindo, vai do bolso e gosto de cada um.
    Não entrarei em conversas tensas sobre esse ou aquele tipo de combustível.
    Estou na quarta marca de veículo 4X4 e sempre vem à tona esse tema, muitas vezes beirando a deselegância.
    Paro por aqui.
    Verdade ... sigo pelo mesmo caminho do amigo, e também paro por aqui ... esse é um daqueles temas que estão no contexto daqueles de difícil discussão (política, religião, futebol, ...)

    Forte abraço a todos e peço desculpas a todos por alguma palavra mal colocada ... a intenção foi a melhor possível ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #18
    Usuário
    Entrada
    26/05/2016
    Local
    Xangri-lá/RS
    Posts
    58
    Agradecimento: 1
    Bom dia!

    Caros Glaicon e Enasor.

    Toda a participação é válida!

    Também acho que a ideia principal do fórum é essa mesmo, de registrarmos diferentes pontos de vista sobre assuntos diversos, além da oportunidade de debater sobre os mesmos.

    Não quero parecer ferrenho defensor de camionetes com motorização Flex, apenas procuro analisar sobre vários aspectos, assim como vocês, o colega Amatinho, o colega Dojão, o colega Arildo e o colega Alberto que também trouxeram as suas contribuições sobre essa opção disponibilizada no mercado.

    Como o colega citou, é complexa a análise, no final vai pesar o desejo e a finalidade de uso do proprietário.

    Em relação a considerar perdas financeiras, eu mesmo fui proprietário de uma camionete a diesel à pouco tempo... Me serviu até bastante no uso de transporte de cargas leves, descartar coisas velhas, estorvos do jardim, transportar meus cachorros, ir para o interior visitar parentes em chácaras em estradas de chão, etc.

    Mas, como não rodava o suficiente, me dava aquele remorso em desembolsar em torno de R$ 5.000,00 só pelo Seguro Total, mais R$ 2.900,00 de IPVA ao ano, mais a troca de óleo e filtros caros recomendada a cada 5 mil km, simplesmente para poder rodar com o conforto e os benefícios do veículo com câmbio automático que, ao final, não rendia mais que 6,5 km/litro de diesel na cidade e não fazia 10 km/litro de diesel na estrada, custando o combustível apenas R$ 0,50 a menos por litro que a gasolina.

    Agora, o proprietário que rodar bastante na estrada e fazenda, usar para trabalho, não tem jeito, vai ter que arcar com alto custo mesmo e investir!

    Mas, afinal, concordo com o colega, se o consumidor não relevar as perdas financeiras, vai investir de R$150.000,00 a R$180.000,00 para adquirir uma camionete a diesel, com custo bem maior entre Seguro e IPVA, ou de R$120.000,00 a R$130.000,00 em uma flex, com custo maior no consumo de combustível.

    De qualquer forma vai perder muito, mas muito dinheiro na hora de revender.

    Se não entrar o desejo no meio, não vai comprar.

    Abraço.

  • #19
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Verdade ... sigo pelo mesmo caminho do amigo, e também paro por aqui ... esse é um daqueles temas que estão no contexto daqueles de difícil discussão (política, religião, futebol, ...)

    Forte abraço a todos e peço desculpas a todos por alguma palavra mal colocada ... a intenção foi a melhor possível ...
    Calma lá pessoal, as discussões aqui estão seguindo saudável em alto nível com civilidade, contribuindo muito ao proposito do tópico, sem fanáticos, cada um expôs seus prós e contras democraticamente, afinal cada caso é um caso, eu mesmo sou muito fã de diversos modelos a diesel, gostaria de possui-los, apenas não os tenho por falta de verba pra mante-los já que não meu uso seria uma enorme subutilização pagando caro por isso, a discussão é tão ampla que existem discrepâncias enormes até na mesma marca/modelo, exemplo no meu caso de 4x4 gasolina, baseando na fipe no 1° ano meu modelo subiu a fipe oscilando entre 700,00/1.200,00, mas recebi propostas entre 10/20% acima da fipe para vende-lo (meu a 2,5 ano, não é do meu interesse no momento, pretendo ficar com mesmo por 5, 10 anos ou mais, salvo alguma emergência/necessidade), já este mesmo modelo que possuo sofre uma enorme repulsa/aversão do mercado (não s/ razão, apesar dos excessos) pela sua versão diesel atraindo apenas desavisados ou quem queira assumir os riscos e custos, no meu caso foi isso que enfatizei em expressar que nem tudo são flores de um lado ou de outro.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #20
    Usuário
    Entrada
    26/05/2016
    Local
    Xangri-lá/RS
    Posts
    58
    Agradecimento: 1
    Boa tarde!

    Faço uso das palavras do colega Arildo, também acho que não houve excessos até então nas postagens desse tópico!

    Também concordo que cada caso é peculiar.

    Em um tópico também desse fórum vi outros colegas denegrindo a camionete Amarok e afirmando que, podia se confirmar o quão ruim que era, pela sua alta desvalorização na revenda.

    O que não é verdade, pelo menos no RS, a procura por Amarok usada é alta e inclusive o preço de um modelo usado é mais alto que os praticados nos modelos do mesmo ano e configuração similar das marcas concorrentes.

    O que ocorre nas L200 HPE em questão, tanto as diesel, quanto as V6 flex anunciadas no RS estão acima da tabela FIPE.

    Att.
    4X4 Brasil

  • #21
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Goianésia/GO
    Idade
    39
    Posts
    115
    Agradecimentos: 2
    Melhores explicações sobre o tema "flex x diesel". Discussão de alto nível no Fórum! Parabéns senhores!

    Abraços.

  • #22
    Usuário
    Entrada
    27/12/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    aqui em santos o álcool ta mais em conta que o diesel

  • #23
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Exitem ainda muitos pré conceitos, sobre diesel, flex,etc., importado e v6 então alguns acham que são monstros malvados, não sabem o que perdem, grande parte da nossa população/mecânicos/concessionários são desinformados ou mal informados, criam-se mitos, lendas que muitas vezes não condizem com os fatos.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #24
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Exitem ainda muitos pré conceitos, sobre diesel, flex,etc., importado e v6 então alguns acham que são monstros malvados, não sabem o que perdem, grande parte da nossa população/mecânicos/concessionários são desinformados ou mal informados, criam-se mitos, lendas que muitas vezes não condizem com os fatos.
    As vezes para desmistificarmos as lendas é necessário encarar os monstros....
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sw4 Flex, Sw4 diesel ou Sorento
      Por Rafael Pessoa no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 3
      Última resposta: 18/05/2013, 14:45
    2. S10 Flex ou Diesel
      Por guidojunior no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 64
      Última resposta: 11/04/2010, 19:29
    3. Diesel ou flex?
      Por carioca10 no fórum Picapes
      Respostas: 36
      Última resposta: 05/12/2009, 10:21
    4. GNV/Diesel: Bosch DG Flex
      Por carioca10 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/10/2008, 09:15

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade