
Postado originalmente por
enasor
Prezado amigo Herbet ... se me permite, vão aqui algumas dicas ... que poderão ser reforçadas, corrigidas ou implementadas pelos demais amigos do forum ... e peço-lhe permissão também para estender esse comentário aos demais amigos Robson, Brinck e Josue, que também acabaram de adquirir seus Fulls ...
Preocupações básicas:
Corrosão no tanque de combustível, borras no tanque, carbonização da EGR e coletor de admissão, bomba e bicos injetores, ...
Você não sabe que “coisas” o proprietário anterior andou colocando no tanque do veículo, nem como era sua rotina de utilização do mesmo ... Portanto, logo que puder:
- Mande descer o tanque e mande fazer uma inspeção nele quanto à presença de corrosão, borras, sujeiras, etc. e aproveite a oportunidade para fazer uma limpeza nele a na sua linha ...
- Mande retirar a EGR e inspecionar o coletor de admissão quanto à presença de carbonização, a qual pode causar certa obstrução nesse sistema por causa de fuligem do escapamento recirculando através da EGR, principalmente se o proprietário antigo abastecia com S500, o qual contribui mais que o S10 para a emissão de particulados ...
Feito isso, se achar por bem, você pode escolher um aditivo de sua predileção (Teccom 10, Actioil, Bardahl, Etc.), com fins a inibir a carbonização do sistema de admissão de ar e o desenvolvimento de fungos/bactérias no tanque, responsáveis pelo desenvolvimento de borras no tanque e sua linha ... se optar pela colocação de tais aditivos, sugiro-lhe que não utilize super dosagens de nenhum deles, pois isso pode causar efeitos indesejáveis nos bicos injetores. No mais, é só tomar os cuidados básicos necessários preventivos que foram aventados em muitos comentários aqui do fórum por colegas mais experientes, tais como: Tanque sempre cheio ... Fidelize-se a um posto de abastecimento de bandeira, de confiança e de grande rotatividade de diesel ... Se você utiliza pouco o veículo, não o deixe parado ... rode o máximo que puder, se possível, diariamente com ele, e consuma pelo menos um tanque de diesel por mês ... Preserve a turbina, mantendo o veículo em funcionamento em “ponto morto” por pelo menos 30 segundos após cada partida e 30 segundos antes de desligar o motor ... Preserve o câmbio, por exemplo, sabendo estacionar o veículo (tem dicas aqui neste tópico) e, sempre que possível, não deixe o veículo nas mãos de manobristas ... Preserve o sistema 4x4 operando o sistema periodicamente objetivando a lubrificação do mesmo ... Pratique uma direção defensiva e preventiva, por exemplo, preservando o sistema de freios, coxins do motor, amortecedores, etc., evitando freadas bruscas, sabendo usar o freio-motor em descidas íngremes e tirando o pé do acelerador com antecedência razoável e prudente ao avistar um semáforo fechando ou já fechado, passando com velocidade reduzida sobre lombadas e buracos, em dias de chuva, muito cuidado com os discos de freio, pois, ao passar em áreas alagadas, estando eles superaquecidos, podem empenar ... Sempre em dia com calibragem de pneus, rodízios, alinhamento, balanceamento, filtros, fluidos em geral ... etc; etc; etc ...
Com cuidados básicos elementares, se tiver a sorte de poder contar com um bom mecânico de sua confiança, entendedor do veículo e honesto para lhe dar suporte quando for necessário, você estará no melhor dos mundos, pois veículo de excelente qualidade você já tem ... é só curtir ...
Forte abraço e boa sorte.