x
Convex Datacenter
  • #3529
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74



    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    No link de revisão acima fala em correia Poli V e "correia dentada".
    Não fala em corrente dentada, nem em correia da direção hidráulica.
    Estranhas as informações dessa tabela.
    Bom dia, meu caro.

    Essas correias auxiliares, em nossos Pajeros, são apenas do alternador e do compressor do ar condicionado ... Para inspecioná-las, e até mesmo trocá-las, é muito simples ... veja, no vídeo do “link” abaixo:



    Forte abraço.

    E.T.:

    Por falar em correias, apenas para constar, a título de conhecimentos gerais, vai mais uma informação para aqueles mais inexperientes ... trata-se da sincronização do motor ...

    O motor 4M41 de nossas Pajero Full utiliza corrente de sincronismo feita de aço (outra grande vantagem em relação a SUVs congêneres de outras marcas), ao invés de correia dentada feita de borracha e que tem uma vida útil predeterminada, as quais, se romperem, danificam seriamente o motor, coisa bem difícil de acontecer com a corrente de aço ... essas correntes dependem da lubrificação do mesmo óleo do motor ... portanto, para mantê-las adequadamente lubrificadas e aumentar sua longevidade, basta cuidar com zelo das trocas de óleo do motor (Óleo adequado e trocado na periodicidade recomendada no manual) de forma a manter o sistema adequadamente lubrificado, principalmente as pistas da corrente, tendo em vista que o desgaste nesses componentes por onde desliza a corrente, acarreta, também, o desgaste na mesma em razão de um maior tensionamento. Essa corrente de sincronismo tem uma vida útil praticamente equivalente à vida útil do motor (em muitos casos o motor vai para o recondicionamento bem antes dela), ou seja, é tranquilidade por muitíssimo tempo.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3530
    Usuário Avatar de eduardogpw
    Entrada
    25/06/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Bom dia. Já que estão falando em correia, tenho uma dica que acho que pode ajudar. Minha Pajero Full 2006 Diesel arrebentava toda hora essas correias que ligam o motor à bomba d`água e alternador. Depois de muito correr atrás de alguma correia mais justa, etc, resolvi colocar uma um pouco mais larga. Na forma original são duas correias de 10 mm de espessura trabalhando juntas. Substituí ambas por 02 correis de 13 mm de espessura e entraram muito bem. Acredito que agora não terei mais esse problema e trocarei apenas de forma preventiva. Segundo o senhor da casa de correias, a correia deve ficar um pouquinho pra fora da polia, e usando o modelo convencional a correia entra toda na polia e acaba desgastando mais rápido. Usei duas correias da Continental modelo AVX 13 x 1000 La. Outra dica fica em relação à Giroplastic para revestimento interno do tanque de combustível. Enviei meu tanque para eles por ter lido outros colegas aqui no Fórum que acharam uma boa alternativa, porém não vi feedback de nenhum após o serviço pronto, então resolvi tentar assim mesmo. Quem me atendeu foi a Sra Suzete, bastante atenciosa à princípio, porém informei que meu tanque possuía cash tank, quebra ondas e tubulação interna e só faria o serviço se o revestimento deles não interferisse nesses componentes do meu tanque. Para minha surpresa quando o tanque chegou, eles cortaram tudo do tanque fora (cash tank, todos os quebra-ondas) para realizarem o revestimento deles. Mesmo eu tendo colocado essa condição por escrito via WhatsApp antes do serviço. Então eu hoje não mandaria para lá de jeito nenhum. Na minha opinião, acredito que o melhor custo x benefício para resolver esse problema do tanque ainda seja a aplicação da resina como vi descrito que o colega Caporto fez. A Giroplastic também me cobrou para zincar o gargalo, aí a Suzete me enviou uma mensagem dizendo que o serviço tinha sido realizado, porém eu deveria passar mais removedor de ferrugem antes de instalar. Me cobraram pra zincar o gargalo e eu ainda deveria passar removedor de ferrugem? Como se zinca então se ainda está enferrujado? Recebi o gargalo ainda cheio de ferrugem. Então até agora também não vi nenhuma solução para o gargalo além da tal da resina. Alguém tem alguma informação sobre esse gargalo em plástico ou inox para venda ou de algum outro modelo que dê para adaptar no nosso carro? Meu carro funciona a tração 4x4, conferi por baixo e está tudo tracionando sim, porém a reduzida apesar de acender a luz no painel e fazer barulho como se estivesse engatando ela não entra, o carro continua sem estar reduzido. Estranhamente com a reduzida engatada quando arranco com o carro com o volante totalmente virado ele sai de fato travadão, depois que volto com o volante na posição normal já perco a redução. Alguém já teve esse tipo de problema ou faz ideia do que pode ser?

  • #3531
    Citação Postado originalmente por FTJunior Ver Post
    Bom dia!

    Meu caro Enasor,

    Recentemente chipei a minha full para melhorar o consumo e consequentemente aumentou alguma coisa em termos de cv e retomada, mas não a esse ponto de 250 cv.

    Pelo seu relato essa modificação foi feita para ,melhorar o desempenho e com isso ocorre um maior desgaste do carro.

    Mas tenho uma dúvida que preciso da ajuda de voces
    Preciso trocar os pneus da viatura, o meu uso é 90% rodoviário, os que tem preços melhores são

    Bridgestone - uso rodoviário
    Dunlop - uso misto
    kumho - uso rodoviário

    Estou na dúvida mesmo entre o kumho e o bridgestone

    Sds
    Apó o uso de vários pneus, seja em pajero full, ranger e outras, o último conjunto que comprei (e já rodei uns 60 mil km) é a MICHELIN LATITUDE LTX FORCE..... O FORCE..... de longe, é o melhor pneu que já usei... bridgestone muito druo, esgaste irregular...
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #3532
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,744
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Bom dia, meu caro.
    Essas correias auxiliares, em nossos Pajeros, são apenas do alternador e do compressor do ar condicionado.
    Matou a charada!
    Realmente, são apenas as correias do alternador e ar condicionado.
    Juntas, tocam também direção hidráulica e polia viscosa.
    Comprei também o filtro de combustível.
    Apesar do filtro atual ter rodado apenas 6.000 Km´s, não gostaria de ver luz amarela acesa no painel (cueca perdida), nem parar em oficinas desqualificadas, principalmente em datas de feriados prolongados, como o réveillon.
    Trocar tudo antecipadamente.
    Segue nota fiscal com os preços atuais da concessionária.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -nf-correias-e-filtro.jpg  

  • #3533
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... não gostaria de ver luz amarela acesa no painel (cueca perdida), nem parar em oficinas desqualificadas, principalmente em datas de feriados prolongados, como o réveillon.
    Trocar tudo antecipadamente ...
    Beleza!!!! ...

    Quanto a essas correias auxiliares, além da corrente de comando (no caso de Fulls Diesel), essa é outra coisa que acho legal em nossos Fulls, mostrando mais uma característica do DNA expedicionário desse veículo que dificilmente deixa seus passageiros na mão ... nossos veículos tem essas correias distintas para várias funções (alternador e ar condicionado) ... no caso do alternador, em vez de uma, tem duas correias!!!! ... assim, se uma romper na viagem (o que dificilmente acontece, pois começam a fazer barulho bem antes disso), a outra “aguenta o tranco” até o veículo chegar num ponto de apoio ... diferentemente de outros veículos que utilizam correia do tipo “Poly-V” (única, para várias funções), a qual, se romper numa viagem, é problema, pois aí vão parar vários acessórios ao mesmo tempo ... e aí é perda total da cueca, mesmo!!!! ... rsrsrs ...

    No seu caso, como estás trocando agora, será só tranquilidade ... que no retorno o amigo só tenha coisas boas e bonitas para nos contar e mostrar aqui no fórum ...

    Forte abraço, e tenha uma excelente viagem.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3534
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,744
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    que no retorno o amigo só tenha coisas boas e bonitas para nos contar e mostrar aqui no fórum ...

    Forte abraço, e tenha uma excelente viagem.
    Calma, que ainda faltam 17 dias.
    Tem muito fórum até lá.

  • #3535
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Calma, que ainda faltam 17 dias.
    Tem muito fórum até lá.
    Pois é, meu caro ... É que por aqui as coisas andam tão paradas e os comentários tão escassos que, por incrível que pareça, podem passar 17 dias sem ninguém se manifestar ... Lá no WattsApp as coisas são mais “aceleradas” ... de vez em quando também dou uns "pitacos" por lá, mas, em que pese o "Zapp" ser mais frequentado e com respostas mais rápidas aos questionamentos, particularmente, prefiro aqui, principalmente no caso de assuntos técnicos, tendo em vista que aqui as coisas ficam registradas e mais fáceis para serem consultadas futuramente ... Estou procurando conciliar as duas coisas, pois lá também "rolam" assuntos interessantes, em que pese muitas vezes repetitivos (já vi o Caporto dar uma mesma resposta sobre atuador da roda livre lá pelo menos umas 2 ou 3 vezes) ... se a indagação fosse feita por aqui, bastaria colocar o(s) "link(s)" onde o assunto foi comentado ... a vantagem de lá, conforme retro citei, é que as respostas são praticamente imediatas ... mas, acho que lá também pode ser colocado o "link" onde o assunto em questão já foi comentado por aqui ... o interessante, conforme já citei, seria conciliar as duas coisas ... Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3536
    Usuário
    Entrada
    29/11/2018
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Caro enasor, acompanhei vários posts seus aqui sobre o Teccom 10 e o Actioil. Comprei um Renegade Diesel e um amigo me indicou usar esses aditivos. Interessei pelo Actioil, o fabricante me passou confiança, trabalho de marketing bem executado rs..

    O representante comercial que atende o DF me indicou usar exatamente da forma como você faz, 1ml por litro em todo abastecimento, ao invés dos 0,5% de 6 em 6 meses.

    Vi que você mudou de novo para o Teccom 10, certo? Ao longo desses anos, recomenda o uso? Sua permanência com o Actioil foi tranquila, poderia ir nele sem medo?

    Grande abraço.

  • #3537
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Guibb Ver Post
    Caro enasor, acompanhei vários posts seus aqui sobre o Teccom 10 e o Actioil. Comprei um Renegade Diesel e um amigo me indicou usar esses aditivos. Interessei pelo Actioil, o fabricante me passou confiança, trabalho de marketing bem executado rs..

    O representante comercial que atende o DF me indicou usar exatamente da forma como você faz, 1ml por litro em todo abastecimento, ao invés dos 0,5% de 6 em 6 meses.

    Vi que você mudou de novo para o Teccom 10, certo? Ao longo desses anos, recomenda o uso? Sua permanência com o Actioil foi tranquila, poderia ir nele sem medo?

    Grande abraço.
    Caro amigo Guibb
    Boa noite.

    Se rodas pouco, como eu, é muito interessante pensar na aditivação do combustível com qualquer desses aditivos industrializados de boa referência (Teccom 10, XP3, Bardahl Max Diesel, Actioil, Etc.), PORÉM, evitando-se super-dosagens, que podem potencializar o caráter solvente do S10, prejudicando, principalmente os bicos injetores. Considero que 1ml para 1000ml em cada abastecimento é uma boa dosagem, utilizando qualquer um deles. A proposta dos fabricantes desses produtos é que esses aditivos contribuem para a redução de particulados (reduzindo a poluição no meio ambiente, bem como a carbonização do coletor de admissão e EGR), inibição do desenvolvimento de colônias de bactérias (que contribuem para a formação de borras no tanque do veículo), reposição da lubricidade perdida pelo S10 em razão de seu envelhecimento (seja nos tanques de armazenamento da cadeia de distribuição de combustíveis, seja no próprio tanque do veículo) e criação de uma película protetora e lubrificante nas partes e peças por onde circula o combustível (Paredes do tanque e sua linha, bombas e bicos, etc.). Essa última característica desses aditivos também acho legal, pois, uma aditivação equilibrada, feita sistematicamente em cada abastecimento, proporciona tranquilidade ao usuário do veículo na hipótese do veículo necessitar ficar parado na garagem por um período mais alongado por algum motivo de força maior (doença do usuário, viagem demorada, etc.), eis que, durante esse período de inatividade, não só o combustível presente no tanque estará tratado, como também as partes e peças por onde tal combustível tratado circulou.

    Quanto à minha experiência, posso lhe dizer que já estou utilizando esses aditivos praticamente desde que adquiri meu Pajero Full (há quase 4 anos). Estou satisfeito em todos os sentidos (carbonização, borras, ferrugem no tanque, etc.). Por falar em ferrugem, muitos reclamam de ferrugem no bocal do tanque e no próprio tanque desses Pajeros Full. Esses componentes em meu veículo estão absolutamente zerados, sem absolutamente nada de ferrugem, apesar desse veículo já estar rodando há mais de 5 anos (Sei de colegas de fórum que já trocaram esse bocal 3 vezes; outro caso, trocou esse bocal estando o veículo com apenas 14.000 kms, em que pese esse veículo ter circulado em região litorânea). No meu caso, não posso afirmar que essa conservação foi por causa do aditivo, mas, o aditivo pode ter ajudado, tendo em vista que aumenta a lubricidade do combustível e, por consequência, repele a umidade que fica incrustada no tanque. Mas, claro que outros cuidados contribuíram para isso (Manter o tanque cheio, abastecer só em posto idôneo e com bastante movimento de caminhões, manter o veículo sempre circulando movimentando o diesel no interior do tanque (Lembre-se sempre da máxima: Veículo diesel não pode ficar parado), abastecer regularmente renovando o diesel no tanque do veículo, etc.).

    Atualmente uso o Teccom 10, mas, posso lhe assegurar que o Actioil também é um bom produto, pois, já o utilizei. Deixei de utilizá-lo, em favor do Teccom 10 em razão do fato de que o Teccom tem registro ativo na ANP, enquanto que o Actioil, na oportunidade que deixei de utilizá-lo, estava com o registro revogado na ANP. Veja no “link” abaixo:

    DOU 8/04/2015 - Pg. 58 - Secao 1 | Diario Oficial da Uniao | Diarios Jusbrasil

    Entretanto, hoje, não sei lhe dizer se a Actioil já conseguiu revalidar seu registro junto à ANP (Se fores utilizar este produto, verifique isso com o revendedor). Outra coisa que não gostei no Actioil é que ele deixava um cheiro muito forte no meu depósito (Talvez a concentração de produtos anti-bactericidas nele seja mais elevada do que no Teccom). Porém, independentemente disso, posso lhe afirmar que é um produto excelente, sendo utilizado inclusive nas bases de armazenamento da própria Petrobrás para conservação do combustível a ser utilizado em seus próprios equipamentos. Fica só a recomendação para não abusar na dosagem deste produto, porque ele tem um poder detergente muito forte. Sabemos de casos de usuários que colocaram este produto numa dosagem muito forte em tanques de combustível que antes utilizavam o diesel S500 por muito tempo e, depois, colocaram esse produto juntamente com o S10 no tanque, sem uma prévia limpeza no tanque e sua linha. O efeito foi devastador em bicos injetores. Certamente o poder detergente deste produto, juntamente com o S10, diluiu crostas e resíduos antigos no incrustados no tanque em partículas muito finas que atravessaram o filtro de combustível e foram carreados para bomba e bicos, causando efeitos indesejáveis.

    Outra boa referência, muito utilizado por vários usuários do fórum, e que eu também usaria tranquilamente, é o Bardahl Max Diesel. Nunca ouvi falar nada contra ele, muito pelo contrário. Veja, no “link” abaixo, a experiência relatada por um respeitável colega nosso de fórum e usuário deste produto:

    bico injetor com defeito...

    Portanto, meu caro, com quaisquer desses produtos que relatei acima estarás bem servido, claro, se utilizados com bom senso e numa dosagem sistemática e equilibrada.

    Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte na escolha.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3538
    Usuário
    Entrada
    11/12/2018
    Local
    Erechim/RS
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Opa amigo! No Igo primo enterprise troquei no arquivos sys.txt o sound pelas configurações que aparece no arquivo original clarion_skypine.ini. O Sound funcionou no modo musica USB. No rádio não teve jeito, sem som. O caminho das pedras e este.

    Obrigado pelas dicas.

  • #3539
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Só complementando, ao amigo Guibb ...

    Agora, com mais tempo, acabo de verificar que já se encontra regularizado o registro do aditivo Actioil junto à ANP. Agora, tal como o Teccom 10, este aditivo também está em situação regular junto ao órgão fiscalizador competente. Veja nos "links" abaixo, e também em arquivos "PDF" anexos, os Despachos da ANP, relativamente a ambos:


    Pagina inicial


    Pagina inicial


    Abs.
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3540
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,744
    Agradecimentos: 167
    Correias trocadas após exatos 43.500 Km´s.
    Olhando as substituídas, estavam em excelente estado.
    Rodariam muito ainda.
    É bom ver as peças originais cumprindo bem sua função.
    Filtro de combustível também trocado.
    Na próxima semana, óleo do motor e filtro.
    Depois, estrada!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -correias-usadas.jpg   -correias-usadas1.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 827
      Última resposta: 01/04/2021, 18:59
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00
    5. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade