x
Convex Datacenter
  • #3169
    Usuário
    Entrada
    16/06/2018
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Rafael Galanti Ver Post
    É uma honra dizer que hoje me tornei o feliz proprietário de uma Pajero Full Gls 2003 3.2 Diesel (sonho de muito tempo).
    Vamos ver se alguém me ajuda rs.
    Rafael, estou na mesma linha. A minha quando pisa muito fundo corta o motor, sendo que não tenho histórico nenhum. Como não para o carro com frequência, estou com outras prioridades. Já tive que fazer o motor do abs, removido por mim e recuperada na rj cavalcanti, e a bomba da direção é óleo e pó puro. Mexendo na área da BI, posto aqui.

  • #3170
    Usuário Avatar de MUD ACE
    Entrada
    09/06/2018
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Posts
    93
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezado amigo MUD ACE
    Boa noite

    Quando adquiri minha Pajero Full em março/2015 a proprietária anterior calibrava os pneus de acordo com o manual do veículo, ou seja, 29 libras na frente e 32 libras atrás ... já adquiri esse veículo com os pneus gastos nas bordas e com uma terrível trepidação no volante quando atingia 110 a 120 kms/hora ... e assim ficou ... aumentei a calibragem para 30 e 32 e rodei com eles até chegarem no TWI com 50.700 kms, quando os substituí pelos mesmos originais (PIRELLI STR 265/50 R20 107V) ... ...



    Bom dia, confrade ENASOR! BOM DIA CONFRADES!!!

    pelo visto a vida útil de nossos PIRELLI não é lá essas coisas (no seu caso: chegou no TWI- (tread wear indicator- da ATMA) aos 50.700 kms). Calibrar conforme manda o Manual não adianta muito para ter um desgaste parelho... bem antes do TWI os seus pneus já estavam gastos nas bordas, causando uma terrível trepidação...

    Continuando e finalizando o meu post original, até parece que sou louco... ou um baita chato... Mas cara, ou você domina e resolve o que fazer, ou então larga pra lá e faz como 80% dos motoristas e vai de qualquer maneira... !

    De primeiro é bom frisar que por razões óbvias, quem dá a calibragem é a montadora do carro, no nosso caso a MMC, e não o fabricante de pneu!
    Resumo e conclusão:
    Recebi o carro com a recomendação de calibragem igual nas quatro rodas, de 33 ou até 35 psi. UM CHUTE empírico, sem fundamento técnico (manual, pelo menos), do ex- dono, dos caras na Suspentécnica e de borracheiros no trecho SP- MT.

    O fato é que com esta calibragem acho estes pneu muito duros, desconfortáveis, com desgaste excessivo (porém bem parelho) dos 2 pneus dianteiros com 43.000 kms! Se aproximando rapidamente dos TWI...
    Como visto nos posts anteriores, a tabelinha- em psi- colada na porta do motorista NÃO dá a calibragem do pneu original montado no carro- aro 20, e sim de pneus aro 17 e 18, respectivamente.
    Folheando o manual desisti, de início, pois o mesmo não me dizia nada de bate pronto, pois os valores lá estão em bar e kPa (quem usa estas nomenclaturas por estas bandas tropicais...???)... Além do mais não faz distinção alguma de calibragem entre as FULL 3D e as 5D!!! Assim mesmo preparei e postei a tabelinha psi que postei ontem...
    CONTINUANDO NO CHUTE dos outros, a idéia de calibragem igual nas quatro rodas, me pareceu plausível, já que se trata da Pajero 2 portas- 3D (peso bruto máximo 2.560 kgs); e não da Full 4 portas- 5D (2.865 kgs a diesel; e 2.765 kgs a gasolina). A diferença de peso com a 5D diesel é de 305 kgs; e com a gasolina, é 205 kgs. Bota 2 a 4 pessoas adultas a mais; ou um montão de carga....!!! E o pneu com a mesma pressão/ calibragem...?
    Além disto, a distribuição de pesos e cargas é bem diferente quando comparamos 3D e 5D. O entre eixos da 3D é de 1.075mm e o da 5D de 1.355mm. São 28 cm! Certamente só por isto não justifica uma calibração diferente nos pneus da frente e nos de trás. Por isto na 3 D - CALIBRAÇÃO IGUAL NOS 4 PNEUS! Já é um bom chute a que cheguei fazendo esta análise em público (se realmente não servir a ninguém, peço mil desculpas...)
    Se não tivesse importância alguma uns psi a mais... outros a menos, a Pirelli não especificaria 51 psi como pressão máxima... Não fala em 50 nem 55 nem 49, são 51 psi e, kabooomm.... rsrsrsss

    -img_9228.jpg


    Não sei quem fez essas tabelas, baseado no que... Mas vc vê diferenças de calibragem requerida entre tipos de pneu e até viaturas FULL...

    -img_9220.jpg

    Já que parece que estou vendo pelo em ovo...., vou me resignar de discutir o assunto e organizar o meu chute direcionado baseado em minha experiência...
    Agradeço a paciência de todos os feras! Gde abraço!
    Pajero Full 3D V6 3.8

  • #3171
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Como disse algumas postagens atrás, coloquei pneus Kumho AT KL 61, e estou usando 40 libras.
    Estou satisfeito.
    Como não sou de correr, não vejo necessidade de menor pressão e maior grip nas curvas.
    Com 40 libras dá para aliar conforto e menor atrito com o solo, gerando economia de combustível.

  • #3172
    Usuário
    Entrada
    16/06/2018
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    "Neste final de semana, realizei a troca do motor do HBB da minha FULL pelo motor original que eu recondicionei."
    Sou mais um que recondicionou.

    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    "Na hora do vamos ver fiz os procedimentos de pressurizar o sistema pressionando o pedal de freio 40 vezes e depois ligando a chave e o motor acionava e parava em aproximadamente 25 segundos após ligar, funcionando conforme diz o manual, já que o outro motor ficava funcionando por quase 1 minuto até desligar.
    As luzes do ABS e do Freio se apagaram e o freio estava funcionando normalmente, mas o pedal ficou um pouco mais macio, acredito eu que porque o sistema deve estar com entrada de ar, esta semana quero ver se consigo levar lá na Mitsam para eles fazerem a sangria e ai sim ver se vai ficar tudo 100%."
    A mesma com a minha. Só que sangrei eu mesmo. Pedal normal.

    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    "Meu custo para recondicionar o motor ficou em R$ 80,00 para trocar o coletor, R$ 5,00 um par de escovas ou seja gastei R$ 85,00 para deixar o carro operacional novamente."
    Uma diferença gritante. Aqui no Rio me custou 400 pratas. Meu erro talvez foi falar de onde era o motor. Como já vi no caso das CM, motor da pajero é mais caro que troca de coletor.

    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    "Agora com essa experiência que tive e pesquisando sobre o assunto, este problema deve ser enfrentado por todos os donos de Full com alta quilometragem."
    O meu está por volta de 285k.

    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    "Espero que este relato sirva para ajudar alguém que venha a passar por problema parecido em sua Full seja ela diesel ou gasolina de 2001 em diante."
    Ajudou e muito! Deixo mais um agradecimento aqui.

  • #3173
    Usuário Avatar de paulo henrique amorim
    Entrada
    16/07/2007
    Local
    Varginha/MG
    Idade
    56
    Posts
    55
    Agradecimentos: 0
    Boa noite. Acabei de adquirir uma Full 2011 Diesel. Vou fazer manutenção preventiva e gostaria de saber qual o óleo de câmbio devo usar! Quantos litros devo comprar?
    4X4 Brasil

  • #3174
    Usuário Avatar de MUD ACE
    Entrada
    09/06/2018
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Posts
    93
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Como disse algumas postagens atrás, coloquei pneus Kumho AT KL 61, e estou usando 40 libras.
    Estou satisfeito.
    Como não sou de correr, não vejo necessidade de menor pressão e maior grip nas curvas.
    Com 40 libras dá para aliar conforto e menor atrito com o solo, gerando economia de combustível.
    Qual o tamanho do pneu? Aro 18 ou 20? 40 psi nos 4? Abs
    Pajero Full 3D V6 3.8

  • #3175
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por MUD ACE Ver Post
    Qual o tamanho do pneu? Aro 18 ou 20? 40 psi nos 4? Abs
    Aro 18, original.
    Pneus 265X60X18.
    Sim, 40 libras nos quatro.
    Mas eu vi que há diferença na altura do pneu aro 18 e 20, o que deve gerar diferença de comportamento nas viaturas.
    Veja que no aro 18 o ombro possui 15,9 cm de altura, enquanto no aro 20 são 13,2 cm (265X50X20).
    É significativa a diferença.
    E pneu com menor altura de ombro deixa a viatura mais estável (aro 20), enquanto o aro 18 absorve melhor as imperfeições do piso.
    4X4 Brasil

  • #3176
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por paulo henrique amorim Ver Post
    Boa noite. Acabei de adquirir uma Full 2011 Diesel. Vou fazer manutenção preventiva e gostaria de saber qual o óleo de câmbio devo usar! Quantos litros devo comprar?
    Olá meu caro Paulo Henrique Amorim

    Bom dia.

    Parabéns pela aquisição.

    No post do “link” abaixo pude apreciar que há pouco tempo atrás você teve uma experiência com uma Discovery 4 com o problema “DESEMPENHO LIMITADO” ... poderia nos dar um “feedback” aqui sobre sua experiência com esse veículo em relação ao problema relatado?

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...ml#post2449212

    Obrigado.

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #3177
    Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    53
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Esse assunto é extremamente arduo... Creio que sao 11 litros e fique com os oleos originais Mitsubishi ( estao na etiqueta interna do capo do seu veiculo)..

  • #3178
    Usuário Avatar de MUD ACE
    Entrada
    09/06/2018
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Posts
    93
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Aro 18, original.
    Pneus 265X60X18.
    Sim, 40 libras nos quatro.
    Mas eu vi que há diferença na altura do pneu aro 18 e 20, o que deve gerar diferença de comportamento nas viaturas.
    Veja que no aro 18 o ombro possui 15,9 cm de altura, enquanto no aro 20 são 13,2 cm (265X50X20).
    É significativa a diferença.
    E pneu com menor altura de ombro deixa a viatura mais estável (aro 20), enquanto o aro 18 absorve melhor as imperfeições do piso.
    Bom dia Glaicon!
    Obrigado pelas suas dicas! É, realmente diferente aro 18 e 20... Sua viatura é long ou short- 3D ou 5D?
    Interessante é essa calibragem parelha que vc usa! Eu cheguei a essa conclusão empírica para a minha também, pois ela é mais curta e tem distribuição de pesos bastante diferente da 5D-é tudo mais no meio do carro, mais compacto...
    Ao longo de muitos e muitos anos com Pajeros, 5D e agora 3D, noto que o desgaste dos pneu SEMPRE é mais acentuado nas rodas da frente- só pode ser o peso do motor...?!? Mas se a sua for 5D, porque vc não calibra mais atrás (mais ou menos 10% a mais) do que na frente como recomenda o manual???
    Valeu amigo!!! Abs
    Pajero Full 3D V6 3.8

  • #3179
    Usuário Avatar de MUD ACE
    Entrada
    09/06/2018
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Posts
    93
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paulo henrique amorim Ver Post
    Boa noite. Acabei de adquirir uma Full 2011 Diesel. Vou fazer manutenção preventiva e gostaria de saber qual o óleo de câmbio devo usar! Quantos litros devo comprar?
    DO MEU MANUAL VERSÃO 02/2015

    [IMG]blob:http://www.4x4brasil.com.br/0287bf6d-9422-44ef-829d-e6808ea2c4ba[/IMG]
    PARA FULL DIESEL SÃO 10,9 LTS DE ÓLEO ATF PA- O MANUAL RECOMENDA O LUBRAX ATF PA. ESSES CARROS FABRICADOS NO JAPÃO... EU SÓ USO CASTROL- COMO SEMPRE FOI RECOMENDADO PELA MMC NAS ÚLTIMAS DÉCADAS...
    Pajero Full 3D V6 3.8

  • #3180
    Usuário Avatar de MUD ACE
    Entrada
    09/06/2018
    Local
    RIO DE JANEIRO/RJ
    Posts
    93
    Agradecimentos: 0
    AÍ VAI A CÓPIA NÃO TINHA COPIADO DIREITO...


    [IMG]blob:http://www.4x4brasil.com.br/87f05bf9-ef86-4344-b3da-5c9682c75b81[/IMG]
    Pajero Full 3D V6 3.8

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 11 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 11 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 827
      Última resposta: 01/04/2021, 18:59
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00
    5. Pajerinho Full HPE 3.8 V6 - Pajero Full 3p
      Por nelsonnrc no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 06/10/2010, 00:44

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade