
Postado originalmente por
Juarez Pontes
Olá Albert193,
Seja bem vindo ao mundo das Full...
Sugiro retornar uma página neste Post e vc já irá encontrar algumas considerações do nosso amigo Marlon sobre o assunto. Também irá encontrar muito mais inserido no meio das páginas. Com certeza alguns já contribuíram com esse tema de forma mais técnica, de repente podem até lhe direcionar melhor.
Eu particularmente passei por essas dúvidas há pouco. Após ler todas as colocações dos foristas e ponderar bastante, adequando às minhas expectativas e necessidades, optei pela Full 3D HPE à gasolina, 10/11, com 47 mil Km. Pesquisei bastante, conversei com mecânicos e proprietários e todos foram unanimes em afirmar: Zero problemas! Só trocar os óleos, observar as revisões e pronto. Pelo menos até agora não tenho conhecimento de nenhum problema recorrente desses carros. A minha fui buscar em SP em função de aqui na minha cidade existirem poucas e as boas não estarem à venda. Rodei quase 4 mil Km, de Sp para Brasília e depois Natal, viajem tranquila, com conforto e segurança. Como já tinha feito algumas vezes esse percurso na minha ex SW4 3.0 à diesel, só senti diferença quanto ao menor torque do motor à gasolina, mas contornava isso passando o câmbio para o manual, daí esticava mais as marchas nas ultrapassagens e compensava a diferença. Ah, teve tb algumas paradas a mais para abastecimento, no mais foi tudo tranquilo e dentro do esperado.
Vc também mora em cidade litorânea e deve ter mais cuidado ainda, aí como aqui em Natal a turma gosta de judiar as Pajeros, não pelo quesito de trilhas, lama e barro, e sim maresia, muita maresia. Tem gente que faz verdadeiros ralis pela beira mar, mete sem dó o carro na água salgada costumeiramente, e quando vai lavar na segunda (quando lava) a oxidação já começou seu trabalho, principalmente nas partes expostas de ferro, elétrica, sensores de roda, etc., dentre outros itens, por isso fui comprar em Sampa. E olha que o litoral do RN e CE concentram na água do mar um dos mais altos teores de sal do mundo...
Se vc roda menos que 1500 km por mês pode ter certeza que não irá tirar a diferença de preços dos carros só na economia de combustível do diesel. Então a coisa fica meio que subjetiva, aquele lance de gostar mais do barulho do motor, do elevado torque do diesel, etc. No quesito custo com certeza a VT à diesel é mais onerosa que a gasolina, sua manutenção é mais cara, seu seguro idem, sem falar no quesito segurança, por ser mais visada em roubos, etc. Pelo visto vc já se inteirou de alguns problemas nas BI, bicos, tanques, etc, de algumas VT à diesel, notadamente aquelas mais antigas. Alguém já até postou que a maioria já deu ou vai dar problemas nesses itens, e o custo é estratosférico considerando o ano e valor do veículo. Mas isso também não é o fim do mundo, pois existem sites de lojas nos Emirados Árabes que vendem e mandam peças pra cá a quase 1/3 do valor das CSS locais. Mas entendo que se o cara compra um veículo com esforço, cuida e zela pra logo depois tomar um tombo financeiro não é a melhor das situações, sem falar nos contra tempos de carro parado, oficinas, etc. Por isso a escolha tem que ser criteriosa, preferentemente com profissionais qualificados. Eu soube que em SP e outras capitais -- não sei aí em Fortaleza, já existem empresas especializadas em dar laudo para compra de carros, tem até seguro embutido. Olham da lataria, pintura, kms rodados, pneus, motor, caixa, amortecedores, suspensão, etc, etc, etc., até documentação e histórico do carro. Qualquer problema será relatado e se eles comeram bola em algum item, e caso venha a ter problema, o cliente é ressarcido do valor do prejuízo não observado. Em SP eles cobraram uns R$ 500, ou R$ 700, da loja onde comprei meu carro, acho até um valor justo pra o que oferecem.
Minha escolha pela Full 3D à gasolina, se deu, não só pra fugir desses prováveis futuros problemas, mas tb pelo fato de não necessitar de 5 portas nem tampouco de mala espaçosa. Quanto ao quesito consumo fiz 7 km/L na estrada de SP pra cá, na cidade faz em torno de 4 a 4,5, a depender do transito travado ou não. Como rodo muito pouco, pois na maioria das vezes estou de moto, esse quesito foi o que menos pesou. Outro fator que considerei foi o fator segurança, pelo menos aqui na minha cidade, pois carros à diesel são mais visados para roubos ou tomados de assalto à mão armada. A bandidagem não perdoa. Eu tinha uma SW4 SRV 2014 à diesel, passei pra frente pra não correr o risco de ter uma arma na minha cabeça a qualquer momento, pois aqui levam umas duas por dia, entre SW4 e Hilux. E a decisão não foi pelo valor do carro, pois isso é problema do seguro, mas sim pela preservação e segurança do condutor e passageiro. Infelizmente hoje moramos em um país da insegurança, onde até isso tem que ser observado na escolha de um veículo ou outro bem de consumo qualquer. Tô fora! E isso só vai tomar outro contorno quando derrubarem o famigerado Estatuto do Desarmamento e possamos nos defender e ao nosso patrimônio, já que o Estado não o faz. Bom, mas isso já é outra história. Por fim, como saí de um bom carro 5D à diesel e queria algo no mesmo nível, mas sendo 3D, entretanto com conforto, segurança e semelhante raça Off-Road, o único existente no mercado com essas características é a Pajero Full 3D, seja à gasolina ou diesel.
É isso amigo, espero que faça a escolha certa e encontre um bom carro, e que lhe traga só satisfação e alegria.
