x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    56
    Posts
    247
    Agradecimento: 1

    Conhecendo a Pajero Sport




    Prezados, sou o feliz proprietário de um TR4 2007/2008, que ficou comigo por dois anos. Peguei-o do primeiro dono, nunca tinha dirigido um, mas não levei nem em mecânico, nem fiz test-drive antes de comprar, por que sabia de quem estava comprando e já havia lido muito sobre ele. Absolutamente nenhuma reclamação, considerando que é um "jipe" e deve ser avaliado como tal. Por isso mesmo, agora vejo que está na hora de partir para algo "melhor" e minha opção natural é a Sport, por que a Dakar ainda está longe das minhas possibilidades. Embora tenha três filhos, creio que a Sport vai atender muito bem. No meu caso, percebi que ele estava sendo subaproveitado, por que a ideia inicial era para ir com mais frequência ao sítio do meu pai, que fica numa serra, mas isso não aconteceu. Resultado: ficou uma viatura praticamente de uso exclusivamente urbano, por que para longas viagens ele também não atende bem.

    Dentre algumas dúvidas, quero conhecer melhor o sistema de transmissão/tração da Sport. É fato que ela não tem o bloqueio central, mas no geral, o sistema é tão bom/robusto, quanto o do TR4, ou tirando o bloqueio, é melhor, mais moderno, ou ao contrário, é "pior"?

    Tem mais coisas que gostaria de esclarecer, mas para começar, já basta.

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #2
    Usuário
    Entrada
    30/07/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    311
    Agradecimentos: 0
    É maior, mais espaçosa e gasta mais, mas difícil encontrar carro com quase 2 Ton econômico.
    Os projetos devem ter nascido na mesma época, nos anos 90 e mudou muito pouco. Tem muito mais silimilaridades do que diferenças, principalmente no interior, lógico , tirando que o espaço interno , que é MUUUUUUUUUUITO maior na Sport .Se está acostumado a andar na cidade com a TR4, aí ela dá banho na Sport, devido a tamanho.
    A SPort NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL, ou seja, ligar 4x4 , só em piso escorregadio, sendo que dessa forma A tração tem uma função a menos do que a TR4, que tem 4x4 que pode ser usada no asfalto e tem alternativa de acionar o 4x4 com bloqueio para piso liso . Dependendo do ano, a Sport , vai ter diferencial traseiro com bloqueio parcial Automatico .

    Robustez delas é similar, mas tem que tomar alguns cuidados com câmbio Automatico da Sport quando for comprar.

  • #3
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    56
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Pois é, Amatinho, você já chegou onde eu queria. Mas se puder, esclareça melhor. Se eu estiver debaixo de chuva no asfalto, não dá para ligar o 4x4 em velocidade, como o TR4? Quando você cita o bloqueio parcial automático dependendo do ano, sabe a partir de qual ano já vem com esta função?

    Dá para esclarecer também a questão do câmbio? Já li que é um câmbio difícil de dar problema. Tem mais a ver com a troca do óleo no momento certo ou com o uso incorreto mesmo?

    Quanto à economia, sinceramente, do que já li a respeito, se já não me incomodava o consumo do TR4, embora muita gente fale contra, com uma viatura do padrão da Sport, aí é que não dá para reclamar!

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #4
    Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Idade
    51
    Posts
    640
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Pois é, Amatinho, você já chegou onde eu queria. Mas se puder, esclareça melhor. Se eu estiver debaixo de chuva no asfalto, não dá para ligar o 4x4 em velocidade, como o TR4? Quando você cita o bloqueio parcial automático dependendo do ano, sabe a partir de qual ano já vem com esta função?

    Dá para esclarecer também a questão do câmbio? Já li que é um câmbio difícil de dar problema. Tem mais a ver com a troca do óleo no momento certo ou com o uso incorreto mesmo?

    Quanto à economia, sinceramente, do que já li a respeito, se já não me incomodava o consumo do TR4, embora muita gente fale contra, com uma viatura do padrão da Sport, aí é que não dá para reclamar!

    Abraços,
    Também tenho curiosidade sobre a tração da Sport - meu provável upgrade no futuro. Meu mecânico disse que a minha antiga TR4 2005 tinha o mesmo câmbio da L200. Acho que com relação ao câmbio, pode ficar sossegado.
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)




  • #5
    Usuário
    Entrada
    30/07/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    311
    Agradecimentos: 0
    Pois é, Amatinho, você já chegou onde eu queria. Mas se puder, esclareça melhor. Se eu estiver debaixo de chuva no asfalto, não dá para ligar o 4x4 em velocidade, como o TR4?

    Não pode , infelizmente , no asfalto não. Como não tem "diferencial Central" a mesma potência e giro que vai para as rodas de trás vai para as rodas da frente. Imagine na curva a diferença de giro entre rodas dianteiras e trazeiras. Já experimentei e a diferença é tão grande que o carro chega a parecer que está com freio de mão puxado. A TR4 tem um sistema de tração SUPER SELECT com quatro posições , assim como a FULL e a DAKAR . 4x2, 4x4, 4x4 blocado e 4x4 blocado e com reduzida.
    a Sport e L200 tem o sistema SIMPLE SELECTE com TRÊS posições , 4x2, 4x4 blocado e 4x4 blocado e com reduzida. Na porta do motorista tem um adesivo amarelo esclarecendo isso é alertando de que o uso pode comprometer toda Transmissão e dar SUPER AQUECIMENTO.



    Quando você cita o bloqueio parcial automático dependendo do ano, sabe a partir de qual ano já vem com esta função?

    nas Sport Nacionais, 2006 para frente

    Dá para esclarecer também a questão do câmbio? Já li que é um câmbio difícil de dar problema. Tem mais a ver com a troca do óleo no momento certo ou com o uso incorreto mesmo?

    exato. Antes de comprar o carro, tire a vareta do ATF( fluido de câmbio ) e olhe a cor, se estiver PRETO, procure outro carro.



    Quanto à economia, sinceramente, do que já li a respeito, se já não me incomodava o consumo do TR4, embora muita gente fale contra, com uma viatura do padrão da Sport, aí é que não dá para reclamar!

    faço 5 Km/l na cidade e não me preocupo muito com o "pé" . Quando consigo não pegar trânsito, o consumo cai para 6Km/l

    Ate até onde sei o Câmbio pode ser o mesmo ou parecido com a L200 a DIESEL,pois utilizam o mesmo ATF. Na pPjero Sport a gasolina é outro câmbio, outro ATF

  • #6
    Usuário Avatar de PJR SPORT 08
    Entrada
    06/04/2015
    Local
    são paulo/SP
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0
    Edimar,

    Acabei de adquirir uma. Carro sensacional, dá vontade de sair de casa só para dirigir, mesmo sem destino certo. hehehe

    Mas me atentei bastante ao cambio automático dela também, e resumidamente o que li e o que conversei com mecânicos especializados é que deve-se atentar a esta troca dentro do período, que - para minha surpresa - varia de acordo com o ano de fabricação. Uns manuais dizem 40 mil e outros dizem 80...
    O que os mecânicos especializados me disseram é que o ideal é a cada 40, podendo ser trocada até o máximo de 80. E que a MIT alterou os manuais para diminuir os gastos do usuário durante os primeiros anos, e conseguir competir com a concorrência....

    Outra observação interessante é em relação ao tipo do óleo utilizado, que é um óleo próprio e mais caro (aqui em sp deve sair uns 1200 1300 reais com MO), e alguns usuários para gastar menos trocam fora da concessionária, onde colocam óleo padrão de cambio, e não este específico, e daí vem os problemas...

    Por fim, me disseram que esse cambio apresenta maior problema no motor diesel.

    Boa Sorte na escolha

    Abraços a todos

    Felipe

  • #7
    Usuário
    Entrada
    30/07/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    311
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por PJR SPORT 08 Ver Post
    Edimar,

    Acabei de adquirir uma. Carro sensacional, dá vontade de sair de casa só para dirigir, mesmo sem destino certo. hehehe

    Mas me atentei bastante ao cambio automático dela também, e resumidamente o que li e o que conversei com mecânicos especializados é que deve-se atentar a esta troca dentro do período, que - para minha surpresa - varia de acordo com o ano de fabricação. Uns manuais dizem 40 mil e outros dizem 80...
    O que os mecânicos especializados me disseram é que o ideal é a cada 40, podendo ser trocada até o máximo de 80. E que a MIT alterou os manuais para diminuir os gastos do usuário durante os primeiros anos, e conseguir competir com a concorrência....

    Outra observação interessante é em relação ao tipo do óleo utilizado, que é um óleo próprio e mais caro (aqui em sp deve sair uns 1200 1300 reais com MO), e alguns usuários para gastar menos trocam fora da concessionária, onde colocam óleo padrão de cambio, e não este específico, e daí vem os problemas...

    Por fim, me disseram que esse cambio apresenta maior problema no motor diesel.

    Boa Sorte na escolha

    Abraços a todos

    Felipe

    Realmente , nas pesquisas encontrei as mesmas informações.

    agora , a parte de dar mais problema nos câmbios de carros com motor Diesel me deixou BEEEEEEM mais tranquilo, reforça minha tese de que acertei em pegar uma a Gasolina mesmo sendo mais gastona

  • #8
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    56
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Prezados, desculpe, não tinha colocado acompanhamento para o tópico e acabei esquecendo-me de olhar.

    Amatinho, você sabe explicar como funciona o tal "bloqueio parcial automático"? Mal comparando é como se fosse um sistema do tipo "locker" da FIAT?

    Como o sistema é diferente do TR4, significa que só posso usar o 4x4 dela em situações fora de estrada, baixa aderência, tanto seco, quanto molhado, correto?

    Me parece bem difícil encontrar quem troque o óleo do câmbio pelo óleo original. Quando você cita que o óleo não pode estar preto, não importa o tempo da última troca, o óleo original nunca fica preto, é isso?? Se for assim, fica bem fácil mesmo de verificar.

    Qual a explicação para o câmbio das Sport a Diesel dar mais problemas do que a Gasolina?? Não é mais um mito não?

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    30/07/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    311
    Agradecimentos: 0
    Amatinho, você sabe explicar como funciona o tal "bloqueio parcial automático"? Mal comparando é como se fosse um sistema do tipo "locker" da FIAT?
    - não sei como funciona o "locker" da FIAT, mas eles não tem eixo Diferencial , certo? Existe um eixo saindo direto do Câmbio.
    Na Sport, tem eixo diferencial na frente e atrás. Na traseira existe o LSD HÍBRIDO que age quando existe diferença grande de Giro e Torque

    http://sopajerotr4.blogspot.com.br/2...mitado-um.html







    Como o sistema é diferente do TR4, significa que só posso usar o 4x4 dela em situações fora de estrada, baixa aderência, tanto seco, quanto molhado, correto?
    EXATO. Quando vc for entrar em uma Sport, na porta do Condutor, existe um Adesivo amarelo de 15 X 5 cm falando justamente isso e o que pode causar

    Me parece bem difícil encontrar quem troque o óleo do câmbio pelo óleo original. Quando você cita que o óleo não pode estar preto, não importa o tempo da última troca, o óleo original nunca fica preto, é isso?? Se for assim, fica bem fácil mesmo de verificar.
    oleo preto, não significa só que ele está velho, pode até ser MUITO velho, mas significa que tem partes danificadas dentro do câmbio. Ele tem uma série de Discos, Conversor de Torque e alguma coisa está no fim da vida ou danificada. Pode ter sido um carro em que houve um aquecimento excessivo do câmbio e continuou andando. O ATF que vai na Caixa Automática é de uma geração que praticamente não há similares de outras marcas. O ATF Original é Castrol TQM-SP3 e não há outro com especificações identicas. Hoje acho que a LUBRAX tem algo parecido e se não estou enganado, a Motul. Na TR4 e no Câmbio da Sport e L200 Diesel, vai o TQ-D e esse tem vários similares.
    Meu carro está chegando na hora de trocar o ATF e tenho pesquisado bastante. Não encontrei um substituto e Já li um monte de coisas, e quando for trocar, vai ser na CC ou algum mecânico Especializadassimo, pois parece que esse modelo de câmbio não aceita outro ATF, muito menos quantidade errada.


    Qual a explicação para o câmbio das Sport a Diesel dar mais problemas do que a Gasolina?? Não é mais um mito não?
    Pode ser muita coisa, fui ficar sabendo disso aqui. Pode ser uma união infeliz , Câmbio sub dimensionado para o carro , ou motor sub dimensionado, afinal um monte de gente considera o 2.5 um motor fraco para o carro. Acho que são gerações de câmbio diferentes. Um mecânico especializado poderia dizer ao certo.
    Acho que esse conjunto Motor3.5/câmbio 4Marchas vai em todos os carros MIT da Categoria desde 2006.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Edimar_Oliveira
    Entrada
    08/02/2013
    Local
    Lagoa Santa/MG
    Idade
    56
    Posts
    247
    Agradecimento: 1
    Amatinho, ajuda aí ... Eu tenho opção da Sport Flex, por exemplo, uma 2009 com 48.000 km, mas tenho algum receio com relação ao consumo. É muito discrepante em relação às Pajero a diesel? Considerando a qualidade do diesel, o preço e que eu não rodaria nem mil km por mês nela, exceto em viagens (tenho um Uno 2008 que é uma maravilha no dia a dia), como saber se vale a pena mesmo? O que você colocou na balança para optar pela 3.5 flex?

    Abraços,
    Edimar Oliveira
    Sport 2010/2011 AT "Preciosa"

  • #11
    Usuário
    Entrada
    30/07/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    311
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edimar_Oliveira Ver Post
    Amatinho, ajuda aí ... Eu tenho opção da Sport Flex, por exemplo, uma 2009 com 48.000 km, mas tenho algum receio com relação ao consumo. É muito discrepante em relação às Pajero a diesel? Considerando a qualidade do diesel, o preço e que eu não rodaria nem mil km por mês nela, exceto em viagens (tenho um Uno 2008 que é uma maravilha no dia a dia), como saber se vale a pena mesmo? O que você colocou na balança para optar pela 3.5 flex?

    Abraços,

    Opa, a minha apesar de 08/09 é só Gasolina. Quando comprei, me apertei para pegar a mais nova possível que meu dinheiro podia pagar.
    Eu Poderia pegar uma Diesel, mas , mais velha e muito mais rodada. Na época, o seguro da Diesel era bem mais alto, tanto devido ao ano, quanto pelo fato de ser a Diesel. Após conversar com pessoas que tinham o carro ou apenas andado, cheguei a conclusão que o 2.5 é um motor fraco para o carro. Acho que em 2010 eles chegaram a 150 cv, e ai ficou razoável. Uma outra coisa que comecei a pensar, todos falam da Durabilidade do Diesel, mas e o resto do carro?
    Se vc for comparar a quilometragem desse carro que está vendo, 2009 com 48mil Km , com um Diesel do mesmo ano, provavelmente, vai ser de 100mil Km para cima, aí como vai estar o resto do carro, como , câmbio, suspencao, interior??? Isso tudo com o tempo vai representar gastos de manutenção. Fora que a manutenção do carro a Diesel, pode ficar muito mais alta do que a gasolina. Nessa configuração de motor Diesel e câmbio, não ficou das mais econômicas , pois vai fazer uns 7 Km/l na cidade
    Vi também que o motor 2.5, não é assim tão durável, não vai andar 600km sem problemas.


    Eu fiquei na mesma dúvida, a tenho até hoje. Mas outro dia , estava conversando com um amigo que tem uma Diesel 2010 com 150cv e a reclamação dele era o "seguro". Ano passado, ele pagou 7000,00 por seguro anual, não lembo qual Seguradora. Eu acabei de renovar o da minha, a Gasolina, por 2400,00, na Porto, como descontos para meu perfil de morador em SP. Só essa diferença já não valeria a pena pegar a Diesel, pois ando menos do que 1000 Km/mês.

    Outra coisa que pus no papel é o valor dos carros. Se você for comparar os carros, de mesmo ano, vai ver que o carro a Diesel custa muito mais caro, com Quilometragem muito maior e é mais fácil encontrar uma a Gasolina em bom estado do que a Diesel.

    Até começo a pensar em instalar na minha, o GNV de 5 Geracao , pois está muito melhor e já não dá peoblemas como a 7 ou 8 anos. Mas como ando menos de 1000 km/mês , também nao está valendo muito a pena.
    Fica mais ou menos assim, menos de 1000km , vai de Flex
    Entre 1000 e 2000 Km/mês , vale a pena instalar GNV
    mais do que 2500 mês, pensa na Diesel

    Você já tem o Uno, fica com ele para rodar durante a semana, para trabalhar. Compra uma a Gasolina ou Flex , fazendo 8 Km/l na estrada e seja feliz. Pois para pegar uma a Diesel do mesmo ano , pagando seguro Maior, com Manutenção mais cara e pouca diferença no consumo de combustível , vai ter que andar bem mais do que os 1000 Km por mês para valer a pena e talvez vender o Uno.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    30/07/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    311
    Agradecimentos: 0
    Edimar_Oliveira, antes de comprar o carro, faça uma cotação dos seguros do carro a Diesel e gasolina para seu perfil na sua cidade. Não tenho acompanhado e evolução dos preços desses carros, mas acredito que a diferença de valor entre carros a Gasolina e Diesel deva ter aumentado

    Da uma olhada, pode ser interessante

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...2-5-hpe-2.html


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...pinioes-3.html (Pajero Sport HPE, opiniões)


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...essoes-11.html (L200 Triton 3.5 Gasolina 2009 , GNV 5ª Geração , Primeiras Impressões.)
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Respostas: 1
      Última resposta: 15/12/2014, 02:09
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 25/10/2013, 08:19
    4. Conhecendo Jpx
      Por falcanbhz no fórum JPX
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/12/2006, 22:08
    5. Conhecendo os jeepeiros de BH
      Por tlm67 no fórum Trilhas
      Respostas: 11
      Última resposta: 25/07/2006, 22:49

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade