tenho uma Pagero full 3.2 diesel e muita gente vem me alertando sobre a bomba de óleo do meu carro? qual seria a manutenção a ser feita na mesa? tem alguma indicação em Belo Horizonte?
E quanto ao tipo de diesel, qual devo usar, comun ou s-10, ele pode prejudicar o funcionamento da bomba?
use S10 e seu motor agradece, tenho usado só S10 na minha L200 e quando precisamos desmontar a EGR, vi a real situação, estava totalmente limpa, com muito pouca fuligem...Com ctz pelo diesel S10; Quanto a consumo e desempenho, não senti grandes diferenças;
use S10 e seu motor agradece, tenho usado só S10 na minha L200 e quando precisamos desmontar a EGR, vi a real situação, estava totalmente limpa, com muito pouca fuligem...Com ctz pelo diesel S10; Quanto a consumo e desempenho, não senti grandes diferenças;
A bomba injetora e o motor da L200 NÃO são os mesmos da Full!!! A recomendação quanto ao S10 na Full antiga, anos abaixo de 2007, é de evita-lo.
O uso do S-10 em motores mais antigos não prejudica em nada,uso há quase dois anos numa full 99/00 e nunca tive problemas,o problema é se já tiver depósitos e incrustações dentro do sistema(tubulações,filtro e bomba injetora)que o S-10 pode dissolver com o uso e dar problemas;mas se já está meio entupido,com "arterioesclerose",vai dar problema de qualquer jeito.Verifique como está o fundo do tanque de combustível que dá para ter uma idéia do geral.Na full 5 portas há uma tampa de acesso embaixo do carpete do porta malas.Abra ela que vai ver outra no tanque.limpe bem qualquer terra ou areia que tiver sobre o tanque com um pincel antes de abrir .
Ronaldo, excelente dica! Não conhecia essa " janela " de inspeção da Full.
Mas peegunto: o tanque estando sujo, o sistema todo + bomba injetora certamente também estará. Como limpar o sistema de combustível? E é possível limpar a bomba injetora?
Leo, não sei qual a melhor maneira de limpar o sistema de combustível da maneira menos "invasiva" (sem precisar abrir a bomba injetora (Tenho colocado 1 litro de querosene -de boa procedencia- a cada 5 a 7 mil km em um tanque cheio de combustível para dar uma limpada preventiva,tem funcionado,muitos indicam,mal não faz),não sou mecânico apenas curioso,mas faço todos os reparos que estão ao meu alcance.Espero que os conhecedores do assunto no forum possam ajudar.Mas a primeira coisa a fazer certamente é trocar o filtro de diesel junto com a inspeção no tanque.
Estou em viagem w assim que chegar em casa vou checar o tanque. Meu receio e colocar o querosene para limpar o tanque e sujar a Bomba Injetora.
Conhecido meu comprou uma Full cinza, (nunca tinha visto essa cor) e teve que refazer a bomba. R$6500,00. A única vez que que coloquei S10 acendeu luz da injeção.
Quando vejo uma Full semelhante a minha na rua, vou logo importunando o dono perguntando qual diesel usa... Muitos usam o S10 normalmente, mas ainda assim fixo com receio
Um amigo que trabalha na Petrobras recomenda que as viaturas antigas, cujas bombas injetoras sejam mecânicas e não eletrônicas, continuem usando o diesel comum, pois seu poder lubrificante é muito superior... O S-10 é mais limpo, contém menos enxofre e, por isso, seu poder lubrificante é menor...
Isso não quer dizer que vá detonar a bomba em pouco tempo, vai apenas reduzir o tempo entre as manutenções...
Ele também recomenda o uso de querosene, de vez em quando.
Eu sigo estas recomendações. Mas tem que tomar cuidado mesmo com o uso de querosene se o sistema estiver sujo. A sujeira pode ir parar na bomba. O ideal é fazer uma limpeza antes de adotar o uso do querosene.